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ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização
  3. Estrutura - PCPA200
    1. Outras Ações / Ações relacionadas
    2. Principais Campos e Parâmetros
    3. Regras de Revisão

    4. Componentes da Estruturas com Quantidade Negativa

    5. Índice de Perda na Estrutura

    6. Operações x Componentes

    7. Gestão Ambiental

  4. Tabelas utilizadas


01. VISÃO GERAL

A estrutura ou "BOM" (bill of materials) demonstra Principais Campos e Parâmetroscomo um produto é montado em todos os seus níveis, apresentando seus componentes e quantidades em forma de árvore (tree-view) com cada elemento ligado ao nível superior (produto pai).

É com base nas estruturas que uma Ordem de Produção gera os empenhos dos componentes do produto para sua produção, permitindo a requisição automática deste material, baixa dos materiais e apuração do custo do produto.

Para determinar a fabricação/montagem é preciso que se tenha a relação dos componentes + mão de obra adequada e, se necessário, produtos fantasma para formação do produto acabado ou intermediário.


Para formação das estruturas são informados basicamente:

  • Conjunto: Produto a ser produzido - Produto Acabado ou Intermediário.
  • Componentes: Produtos ou materiais utilizados na produção do conjunto - Matéria-prima ou Produto Intermediário.
  • Quantidade: Quantidade utilizada para fabricação de uma unidade de conjunto. No caso de mão de obra, deve-se informar como quantidade, o tempo padrão gasto em cada centro de custo. Para empenho e compra do produto, é solicitada a quantidade normal que deve ser utilizada no conjunto acrescida do percentual de perda, se definido.


Importante: A rotina PCPA200 substitui o MATA200.

02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO


Cadastrar estruturas para todos os níveis de produção, do produto acabado, semi-acabados, mão de obra e matérias primas utilizadas.

  1. Primeiro passo é cadastrar os produtos no MATA010
  2. Se utilizar opcionais, cadastrar os grupos de opcionais e os itens opcionais no MATA256
  3. Realizar o cadastro da estrutura no PCPA200.



03. Estrutura - PCPA200


a) Outras Ações / Ações relacionadas

AçãoDescrição
Incluir

Quando acionado, permite efetuar a inclusão dos componentes na estrutura.

Procedimentos:

Para incluir uma estrutura de produto:

  1. Selecione a opção Incluir.
  2. Será apresentada a tela de montagem da estrutura.
  3. Preencha os campos conforme orientação do help de campo.
    Consulte a tabela Principais Campos e Parâmetros.
  4. Informe o código do produto, o sistema gera o primeiro produto da estrutura graficamente, com o desenho de uma pasta amarela na treeview de estrutura .

    Exemplo:


    Os produtos são representados na estrutura por intermédio de pastas identificadas pelo seu código e descrição. Após a rotina gerar o primeiro produto na treeview irá habilitar o cadastramento dos componentes na grid de componentes.



    Preencha os campos conforme orientação do help de campo. A cada componente digitado com a quantidade a rotina atualiza automaticamente a treeview.

    Exemplo: 



  5. O sistema permite a inclusão de componentes para todos os níveis da estrutura. Pode-se incluir um componente para o produto principal, para um dos produtos imediatamente intermediários, ou para os demais produtos selecionando a pasta desejada.

  6. Após selecionar a pasta à qual o componente a ser cadastrado pertencerá, repita a operação de inclusão de componentes no grid de componentes.

    Desta forma a estrutura do produto principal irá sendo montada de acordo com os componentes cadastrados para os diversos níveis da estrutura.

  7. Repita a operação quantas vezes for necessária para que a estrutura seja completamente montada, ou seja, até que todos os componentes do produto principal e dos produtos intermediários sejam cadastrados assim como todas as matérias primas.

  8. Confira a estrutura apresentada e confirme a inclusão clicando em Confirmar.

  9. Comportamentos específicos conforme parametrização:

    1. Quando parâmetros "MV_REVAUT desabilitado" e "F12 - Atualiza Arquivo de Revisões: Sim":

      1. A cada confirmação de inclusão de componentes na estrutura, o sistema propõe a criação de uma nova revisão.

      2. Após a gravação, o sistema permite também selecionar qual deve ser o código de revisão padrão para aquela estrutura, que será gravada no campo "Revisão Atual" no ''Cadastro de Produtos".

    2. Quando parâmetros "MV_REVAUT habilitado" e "F12 - Atualiza Arquivo de Revisões: Sim" e há regra válida no cadastro Controle de Revisão (PCPA116):

      1. O sistema automaticamente gera novas revisões sem propor ao usuário durante a inclusão.

      2. O sistema automaticamente considera como revisão atual a revisão mais recente, ou seja, é gravado no campo "Revisão Atual" do cadastro de Produtos a revisão mais recente.
    3. Quando parâmetro "F12 - Atualiza Arquivo de Revisões: Não":
      1. O sistema não gerará novas revisões e as alterações serão salvas na revisão atual.
  10. Na finalização da rotina de Estrutura, o sistema apresenta um descritivo sobre o recálculo dos níveis dos produtos e seus componentes. Clique em Ok para confirmar.

Dicas:

  • O botão Revisão Estrutura permite consulta e realização de alterações a partir de revisões diferentes da Revisão Atual.

  • Observe na tela de manutenção que se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário, o sistema gerará uma revisão para esta estrutura também.

Alterar

Quando acionado, editar/alterar os dados dos componentes cadastrados na estrutura.


Procedimentos:

Para alterar uma estrutura de produto:

  1. Selecionar o produto que será alterado
  2. Aberta tela para informar a revisão do produto.


  3. Após informar a revisão será aberta a tela com a treeview e grid com os componentes, onde as alterações serão realizadas.
  4. Na alteração, antes de começar a editar os valores é possível mudar a revisão que está em tela. Para isso, deve-se acessar o botão "Outras Ações" opção "Alterar Revisão"
  5. Se editar algum campo a opção "Alterar Revisão" não fica mais ativa.
  6. Da mesma forma que a inclusão, as alterações realizadas na estrutura , como inclusão ou exclusão de novos componentes na grid serão automaticamente refletidas na treeview.

Dica:

  • Quando em parametrização válida para geração de revisão, observe na tela de manutenção que se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário que sofreu alteração com a inclusão ou exclusão de algum componente, o sistema gerará uma revisão para esta estrutura também.

Excluir

Quando acionado, exclui qualquer um dos componentes da estrutura.

Existem duas maneiras de excluir:

  1. Exclusão da Estrutura na tela principal, opção que irá efetuar a exclusão de toda a estrutura
  2. Exclusão dos componentes. Deve-se utilizar a opção "Alterar" e selecionar na grid o componente que será excluído e utilizar a tecla "Delete/Del"

Dica:

  • Quando em parametrização válida para geração de revisão, observe na tela de manutenção que se a estrutura de um Produto Acabado contém uma estrutura de um Produto Intermediário que sofreu alteração com a exclusão de algum componente, o sistema gerará uma revisão para esta estrutura também.

Visualizar

Quando acionado, exibir os dados do componente cadastrado.


Procedimentos:

Para visualizar uma estrutura de produto:

  1. Selecionar o produto.
  2. Aberta tela para informar a revisão do produto.
  3. Após informar a revisão será aberta a tela com a treeview e grid com os componentes.

Dica:

  • O botão Revisão Estrutura permite consulta de revisões diferentes da Revisão Atual.

Expandir

Recolher

Permite manipular os registros da treeview, possibilitando exibir ou esconder todos os componentes. Essa funcionalidade está é valida para o produto que estiver selecionado na treeview.

Comparar

O sistema apresenta a tela para a parametrização dos dados da estrutura a serem comparadas.


Procedimentos:

  1. Na tela de Manutenção de Estruturas, no botão Outras Ações, opção Comparar.
    O Sistema apresenta uma tela para parametrização dos dados das estruturas a serem comparadas.
  2. Informe os dados das estruturas: produto, número da revisão, opcionais e data de referência.
  3. Confira os dados e confirme a parametrização.

    O Sistema apresenta a tela de comparação, indicando os componentes das estruturas e suas diferenças.

  4. Possível apresentar as diferenças de quantidade e também pode exibir uma coluna com a previsão de consumo dos componentes
Nota:


Nota

Esta rotina facilita a análise das diferenças entre as estruturas cadastradas.


Além de comparar a estrutura de produtos iguais em situações distintas (comparar as estruturas de um mesmo produto, porém, cada uma delas utilizando opcionais diferentes, revisões diferentes e data de referencia para validação de componentes diferentes), pode-se também comparar produtos distintos.


b) Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Quantidade BaseÉ a quantidade utilizada como base para cálculo das quantidades de toda a estrutura a ser cadastrada, ou seja, ao ser executada toda a estrutura, ou seja, ao ser produzida, a quantidade de produto acabado PA é a Quantidade Base.
ComponenteCódigo do componente. Indica o código do componente que será utilizado para fabricação do produto pai.
SequênciaIndica a ordem de utilização do produto na confecção da estrutura. A sequência serve apenas para ordenar os produtos que se repetem na estrutura de produtos, dentro do mesmo nível; a ordem de montagem do produto é realizada a partir das operações definidas pelo usuário por meio do Cadastro de Operações.
QuantidadeIndica a quantidade total do componente a ser utilizada na montagem do produto principal. Observe que as quantidades de matéria-prima e/ou produtos intermediários utilizados na fabricação deste produto dependem desta informação para serem calculadas, empenhadas, solicitadas, etc., por outras rotinas do Sistema que se baseiam na estrutura.
Índice de PerdaIndica o percentual de perda estrutural do componente, se houver. Alguns produtos pode sofrer alguma perda durante o processo de fabricação/montagem.

Data Inicial

Data Final

Indica a data de validade dos componente na estrutura. O empenho do componente somente será gerado se estiver válido na data de utilização.
Quantidade Fixa/Variável

Selecione a opção Variável se a quantidade deste componente variar de acordo com o volume requerido do produto; ou então, Fixa caso a quantidade do componente a ser empregada na produção não varie, não importando a quantidade a ser produzida.

Exemplo:

Variável - n Lanternas para n automóveis produzidos. A quantidade de lanternas a ser utilizada varia e acordo com o número de carros a ser produzido. Fixa 1 ml de catalizador químico para n ml da substância a ser produzida. A quantidade de catalizador utilizada no processo é a mesma não importando o volume da substância a ser preparada.

Grupo de OpcionaisOs campos Grupo de Opcional e Item de Opcional, possibilitam selecionar a partir do cadastro de estrutura os opcionais previamente cadastrados, ou seja, dentre os opcionais para este produto, é possível definir um em especial que será utilizado na estrutura que esta sendo definida.

Revisão Inicial

Revisão Final

Indica a revisão do componente na estrutura. O empenho do componente somente será gerado de acordo com a revisão.
ArmazémIndica o armazém de consumo do produto. Permite informar o armazém onde o componente será consumido.
FantasmaIndica se o componente tem propriedades de um item fantasma para a estrutura.


Parâmetros

  • MV_NEGESTR: 
  • MV_TPHR: 
  • MV_REVFIL: 
  • MV_CONSDUM: 
  • MV_REVALT: 
  • MV_ALTREV: 


c) Regras de Revisão

O cadastro de Manutenção de Estruturas pode ser configurado para geração de revisões manuais ou automáticas, conforme  parâmetro do configurador MV_REVAUT - habilitado: revisão automática; desabilitado: revisão manual.

Indicamos o uso do controle de revisão:

  • Automática para as empresas que desejam manter o histórico de todas as alterações realizadas no cadastro de estruturas automaticamente, conjunto a utilização do parâmetro F12 "Atualizar o Arq. de Revisões" = Sim.
  • Manual para as empresas que não precisam controlar o histórico de todas as alterações de sua estrutura ou desejam controlar manualmente os dados existentes em cada revisão da estrutura.

É importante que durante a implantação seja definido o modo de utilização abordado para evitar possíveis necessidades de manutenção da base de dados devido a alteração do parâmetro após o início do uso.

A seguir, detalharemos o comportamento de cada um destes modos de revisão.

c.1) Parâmetros de tela - Tecla F12

  • Na tela de Manutenção de Estruturas, pressione [F12] para definir os parâmetros.
  1. Preencha os parâmetros conforme a orientação a seguir.
    1. Atualizar a Data da Revisão? 
      1. Sim para atualizar a data da revisão no cadastro de produtos (B1_UREV) sempre que houver uma alteração na revisão. 
      2. Não para não atualizar;
    2. Atualizar o Arq. de Revisões?
      1. Sim para atualizar o arquivo de revisões - Avalie a documentação em Revisão da Estrutura (MATA201).
      2. Não para não atualizar;

Avalie a documentação em Controle de Revisões (PCPA116).


c.2) Revisão Manual

O controle manual de revisão de estruturas, MV_REVAUT desabilitado, é indicado para as empresas que não precisam controlar o histórico de todas as alterações de sua estrutura ou desejam controlar manualmente os dados existentes em cada revisão da estrutura. Regras específicas:

  • Parâmetro de tela - Tecla F12 - "Atualizar o Arq. de Revisões?":
    • Quando habilitado e a operação for de Inclusão; Ou quando habilitado e for operação de Alteração com a inclusão ou exclusão de novos componentes; Após confirmação, apresenta ao usuário questionamento se deseja gerar uma revisão para o cadastro:

      • Gerar Revisão da Estrutura: Sim: o sistema gerará uma nova revisão no arquivo de Revisão da Estrutura (MATA201) e possibilitará a seleção da revisão atual do produto:

        • Após a seleção, o sistema atualiza o campo Revisão Atual (B1_REVATU) do cadastro do produto.
        Nota: o

        Nota

        O usuário deverá alterar os campos revisão inicial e revisão final dos itens da estrutura manualmente;


        Image Modified

      • Gerar Revisão da Estrutura: Não: o sistema apenas confirma a alteração da estrutura sem gerar uma nova revisão;
    • Quando desabilitado, o sistema não apresenta o questionamento e não gera nova revisão;
  • Exclusão de componente da estrutura: ao excluir um item da estrutura, o registro será excluído do banco de dados em todas as estruturas que ele fizer parte (revisão inicial à revisão final);
  • Exclusão de uma estrutura, ao selecionar a opção Excluir através do cadastro, o sistema irá excluir todas as revisões da estrutura. 
    • Caso o parâmetro de tela - Tecla F12 - "Atualizar o Arq. de Revisões?" estiver marcado como "Sim", os dados do arquivo de revisão serão excluídos, entretanto, não será atualizado o campo Revisão Atual do cadastro do produto (B1_REVATU) para que em futuras inclusões de estruturas a numeração seja continuada.
    • O parâmetro de tela - Tecla F12 - "Atualizar a Data de Revisão?" não é considerado durante a exclusão, ou seja, o campo Última Revisão (B1_UREV) do cadastro do produto não é atualizado.


c.3) Revisão Automática

O controle automático de revisão de estruturas, MV_REVAUT habilitado, é indicado para as empresas que desejam manter o histórico de todas as alterações realizadas no cadastro de estruturas automaticamente. Regras específicas:

  • Parâmetro de tela - Tecla F12 - "Atualizar o Arq. de Revisões?":
    • Quando habilitado o sistema gerará uma nova revisão no arquivo de Revisão da Estrutura (MATA201) e gravará a revisão atual mais recente no campo Revisão Atual do cadastro do produto (B1_REVATU);
    • Quando desabilitado o sistema gerará uma nova revisão e gravará a revisão atual mais recente no campo Revisão Atual do cadastro do produto (B1_REVATU), entretanto não atualizará o arquivo de Revisão da Estrutura (MATA201);
  • Inclusão de componentes na estrutura: o sistema automaticamente gerará uma nova revisão para o produto;
  • O sistema poderá ser configurado para geração de novas revisões durante a alteração da estrutura conforme documentação da rotina Controle de Revisão (PCPA116).
  • Exclusão de componente da estrutura: a revisão final do produto será alterada para a atual e o sistema gerará uma nova revisão para o produto;
  • Exclusão de toda uma estrutura, ao selecionar a opção Excluir através do cadastro, o sistema irá excluir todas as revisões da estrutura. 
    • Caso o parâmetro de tela - Tecla F12 - "Atualizar o Arq. de Revisões?" estiver marcado como "Sim", os dados do arquivo de revisão serão excluídos, entretanto, não será atualizado o campo Revisão Atual do cadastro do produto (B1_REVATU) para que em futuras inclusões de estruturas a numeração seja continuada.
    • O parâmetro de tela - Tecla F12 - "Atualizar a Data de Revisão?" não é considerado durante a exclusão, ou seja, o campo Última Revisão (B1_UREV) do cadastro do produto não é atualizado.
  • Os campos Revisão Atual e Revisão Final dos itens da estrutura estão bloqueados para alteração, sendo o seu preenchimento automático conforme utilização;
Nota

A revisão atual pode ser alterada a qualquer momento diretamente no Cadastro de Produtos (MATA010), campo B1_REVATU.

Unidades de Medidas

Integração com Chão de Fábrica

d) Grupos de opcionais

A utilização de opcionais no cadastro de Estruturas permite a montagem de estruturas dinâmicas em que o usuário pode cadastrar todas as opções possíveis para um determinado produto.

Os grupos de opcionais são utilizados para cadastrar os produtos disponíveis que servem como alternativas para uso no cadastro de Estruturas.

Exemplo: Uso do grupo de opcionais no cadastro de estruturas. Considere o cadastramento do grupo de opcionais a seguir:

Grupo de opcionais

001 - Opcionais da placa de DVD

Produto Opcional

Desc. Opcional

Preço de Venda (R$)

0001

Placa eletrônica DVD Nacional

100,00

0002

Placa eletrônica DVD Importada

160,00


Observe o cadastro de estruturas com o uso de itens opcionais:

mata200_grupo_opcional


Cadastro da estrutura do produto "20202":

Produto Acabado

20202 - Monitor

Componente

30316

Seqüência

001

Quantidade

1

Data inicial

30/01/07

Data final

31/12/49

Qtd. F1x./Var.

Variável

Grupo de opcional

001

Item Opcional

0001 (Placa DVD Nacional)

Produto Acabado

20202 - Monitor

Componente

30316

Seqüência

002

Quantidade

1

Data inicial

30/01/07

Data final

31/12/49

Qtd. F1x./Var.

Variável

Grupo de opcional

001

Item Opcional

0002 (Placa DVD Importada)

Nesse exemplo, observe que foi cadastrada a estrutura de fabricação do produto "20202 - Monitor" utilizando os seguintes dados:


Produto

Componente

Seqüência

Opcional

20202

30316

001

0001 - Placa DVD Nacional

20202

30316

002

0002 - Placa DVD Importada

O campo Sequência foi utilizado para identificar o item opcional.

Dica:

Na abertura da ordem de produção ou pedido de vendas, o grupo de opcionais permite selecionar um dos componentes cadastrados.


d) Componentes da Estruturas com Quantidade Negativa

O sistema permite o cadastro de componentes da estrutura com quantidade negativa para atender às diversas situações reais que ocorrem na produção.

Contudo, para isto, é necessário alterar o conteúdo do parâmetro MV_NEGESTR para .T. (True), pois o conteúdo deste parâmetro originalmente é .F. (False), o que não permite a inclusão de componentes negativos na estrutura.

Quando a produção de uma estrutura com componentes negativos é efetuado pelo sistema, ele gera devoluções ao invés de requisições para estes produtos. Isto é útil quando, por exemplo, a produção do produto principal gera um subproduto.

Exemplo:

Da destilação do licor de fermentação do álcool de cana-de-açucar resulta um subproduto que é chamado de vinhoto (vinhaça). Este subproduto da cana gerado durante a produção do álcool pode ser utilizado, por exemplo, no preparo de rações animais.

Assim, se cadastrarmos a estrutura:

Estrutura

Descrição do Componente

Quantidade Base

PA01

Álcool

1 litro

MP01

Cana-de-Açucar

5 quilos

PA02

Vinhoto

-3 quilos

O sistema irá interpretar que para a produção de 1 Litro de álcool serão requisitados 5 Kg de cana-de-açúcar e devolvidos 3 quilos de vinhoto.


e) Índice de Perda na Estrutura

O indice de perda na estrutura identifica qual a perda padrão na utilizaçãoo de determinado componente, dessa forma o sistema efetua o cálculo de necessidade do material considerando que vai ocorrer a perda do percentual indicado.

Exemplo:

Estrutura

Quantidade Base

Índice de Perda

PA01

1

-

MP01

1

50%

De acordo com esta estrutura cadastrada, é indicado ao sistema que para produzirmos 1 produto PA1 é utilizado 1 produto MP1, porém a quantidade de perda do componente MP1 é de 50%, assim, a quantidade a ser empenhada pode ser calculada da seguinte forma:

(Quantidade/(100-INDICE DE PERDA))*100

Substituindo temos:

(1/100 - 50) * 100 = 1/50 * 100 = 2

Portanto a quantidade a ser empenhada pelo sistema é de 2 unidades de MP01.


f) Operações x Componentes



g) Gestão Ambiental




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05. TABELAS UTILIZADAS

    • SG1 - Arquivo de Estruturas.
    • SB1 - Arquivo de Descrição Genérica do Produto+
    • SGF - Amarr Operação x Componente.
    • SD4 - Requisições Empenhadas.




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