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rootGestão de Transportes - TMS (SIGATMS)

VISÃO GERAL

A abreviação "TMS" significa Transportation Management System, ou seja, é o sistema de gerenciamento de transportes que tem como objetivo principal controlar todos os processos fiscais e gerenciais envolvidos na operação de transportes, bem como, controlar os veículos, motoristas, fretes e viagens da empresa e de terceiros.

Dentre as atividades mais importantes, destacam-se: controle das despesas dos veículos, viagens, fretes, emissão de CTRC (Conhecimento de Transporte Rodoviário de Cargas), nota fiscal de serviço, manifesto, entre outros.

O ambiente Gestão de Transportes controla todos os processos de um transportador, abrangendo as áreas: operacional, comercial, seguros, faturamento, logística e SAC. É uma solução totalmente integrada com a área administrativa (financeiro, fiscal e contábil).

Entre suas inúmeras funções, permite os seguintes controles dentro da gestão de transportes:

Logística

  • Estruturação das regiões atendidas, definindo os níveis de subordinação entre elas e o tipo de serviço executado em cada uma.
  • Mapeamento setorizado dos clientes, dividindo-os em rotas de atendimento.
  • Definição, nas rotas, das rodovias e praças de pedágio percorridas.
  • Definição dos prazos de atendimento por região.
  • Definição dos tipos de serviços prestados, com as respectivas tarefas e atividades.

Comercial

  • Criação de componentes de frete, de acordo com as modalidades de serviços prestados e com as características de negócio de cada empresa.
  • Estabelecimento de configurações de tabelas de preços com variação de componentes, de acordo com os tipos de negociação praticados.
  • Tabelas de frete com possibilidade de inclusão de ajustes por cliente.
  • Uso de tarifação.
  • Ferramentas para manutenção e reajuste de tabelas de frete.

Gerenciamento de Contratos

  • Cadastro dos Contratos de clientes, estabelecendo todas as condições de relacionamento para a prestação de serviços.
  • Tipos de serviços prestados.
  • Tabelas de preço praticados.
  • Número de Notas Fiscais por CTRC.
  • Peso máximo por CTRC.
  • Contrato para o cliente genérico – cliente esporádico.
  • Contratos com terceiros e agregados para gerenciamento do pagamento de serviços contratados pela empresa.

Operacional

  • Gerenciamento dos processos de coleta e entrega.
  • Geração e emissão do conhecimento de frete, AWB (Air Waybill ou Conhecimento de Transporte Aéreo) e nota fiscal de serviço.
  • Geração e emissão do manifesto de carga.
  • Controle da movimentação de veículos e motoristas.
  • Recepção e carregamento de cargas.
  • Abertura, fechamento e encerramento de viagens de coleta, transporte e entrega.
  • Controle de pendências e gerenciamento de ocorrências.
  • Contrato de Carreteiro.
  • Controle dos indicadores de desempenho no setor de transportes:
    1. Análise de
Carregamento
    1. carregamento.
    2. Análise de
Ocorrências
    1. ocorrências.
    2. Custo KM rodado.
    3. Aging.

Seguro

  • Criação dos componentes de seguro.
  • Definição das tabelas de seguro de acordo com produtos, regiões de origem e destino, vigências, entre outros.
  • Averbação e processo de fechamento de seguro.
  • Gerenciamento de indenizações e solicitações de reembolso.

Faturamento

  • Geração manual ou automática das faturas.
  • Faturamento com base no perfil previamente cadastrado para o cliente.
  • Condição de Pagamento.
  • Periodicidade de Faturamento.
  • Número de CTRCs por fatura.
  • Valor máximo da fatura.
  • Separação por tipos de transporte.
  • Separação CIF e FOB.

Tracking e Relatórios

  • Consultas sobre os detalhes da operação, apontadas até o nível de serviços, tarefas e atividades.
  • Exemplos:
    1. Saída da Viagem de Coleta.
    2. Chegada da Viagem de Coleta.
    3. Recebimento / Triagem.
    4. Carregamento.
    5. Saída da Viagem de Transporte.
    6. Transporte.
    7. Chegada de Viagem de Transporte.
    8. Relatórios de acompanhamento – operacionais e gerenciais.

Integrações

  • Integração com o ambiente Livros Fiscais: geração de impostos e livros.
  • Integração com o ambiente Financeiro: Contas a Receber, Contas a Pagar e controle de caixa.
  • Integração com agentes externos: clientes, postos fiscais e parceiros – EDI.

Vantagens

  • Exatidão e disponibilidade das informações relativas ao transporte, facilitando o atendimento e a prestação de serviços.
  • Flexibilidade e alto grau de parametrização, possibilitando a configuração de diversas regras de negociação, tanto com clientes quanto com fornecedores.
  • Elevado grau de integração.
  • ERP e demais soluções Microsiga.
  • Configurador de EDI.
  • Acuracidade e confiabilidade no processo de cálculo de frete.
  • Acompanhamento detalhado das operações executadas na prestação de serviço – performance e produtividade.
  • Agilidade e acuracidade nos processos de faturamento.
  • Acompanhamento detalhado de ocorrências e pendências.
  • Informações para apoio das decisões operacionais e gerenciais.

Requisitos do Módulo

Para utilização do Gestão de Transportes é exigido o ambiente TOTVS DBAccess e banco de dados relacional.

Portal TMS

O Portal TMS é um recurso disponível no sistema para realizar funcionalidades como o monitoramento de cargas (tracking), inserção e consultas de suas cotações de frete e inclusão de solicitações de coleta, sendo que o acesso é realizado via WEB.

Para mais informações sobre instalação e configuração do Portal TMS, acesse o tópico Portais.



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