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Manutenção de Inventário
O Inventário permite que seja informado no sistema o resultado da conferência física de mercadorias em estoque. Desta forma o processo de inventário garante os estoques da empresa com as quantidades corretas de seus produtos.  

Image AddedCadastro de Inventário

 
Ao incluir um novo inventário no sistema será apresentado ao usuário um assistente, o qual auxilia no processo de inclusão do inventário. No assistente são apresentados os seguintes campos:
 
Código do Inventário: deve ser informado o código do inventário de acordo com o parâmetro de "Máscara do Código do Inventário".
 

Saldo a ser Inventariado: deve ser informado qual dos saldos do(s) produto(s) deverá(ão) ser inventariado(s). O default deste campo é o Saldo 2.
 

Bloqueia Movimentação: este campo deve ser marcado caso seja necessário efetuar o bloqueio de movimentações dos produtos associados a este inventário.
Observação: Inventários do tipo Número de Série devem obrigatoriamente ter o campo "Bloqueia Movimentação" marcado.

Atenção:!
O campo "Bloqueia Movimentação" modifica o tratamento dos dados que serão gerados pelo Inventário.

  • Quando MARCADO, a diferença considerada no Inventário será o Valor Informado na Contagem subtraído do Saldo do Produto na TPRDLOC, na filial e local de estoque selecionados. O saldo pode ser o Saldo 2 e os Saldos de 5 a 10. Este saldo também está disponível através da Consulta de Saldos e Custos do Produto.
  • Quando DESMARCADO, a diferença considerada no Inventário será a soma dos campos SALDOANTERIOR + QTDECOMSINAL da tabela TRELSLD(Ficha Física Financeira). Será buscada a última movimentação do produto em questão para a filial e local de estoque escolhidos cuja data de movimentação seja igual ou menor que a data base do inventário. O saldo pode ser o Saldo 2 e os Saldos de 5 a 10.
     
     
    Data Base do Inventário: este campo ficará disponível somente quando o campo "Bloqueia Movimentação" estiver desmarcado.
     
    Observação: neste campo pode ser informado algum conteúdo necessário para a identificação do inventário.
     
    Tipo do Inventário: neste campo pode-se selecionar o tipo do inventário que será realizado. Esta informação será utilizada como filtro na inclusão de produtos, bem como na exibição das informações na etapa de inclusão de Produtos. O valor default do campo será o que está definido nos parâmetros de Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Inventário | Definições de inventário Inventário | Tipo do de Inventário.
    Em todos os processos do Inventário será considerado o Tipo do Inventário informado no momento da inclusão. Para os inventários que não possuir esta informação, ou seja, estiver nula na base (Inventários criados em versões anteriores), serão consideradas nas consistências o que está definido nos parâmetros de de  Gestão de Estoque, Compras e Faturamento | Inventário | Definições de inventário Inventário | Tipo do de Inventário..
    Ao salvar o Inventário é verificado se os itens incluídos já fazem parte de algum inventário, considerando o tipo informado. Caso já exista inventário com estes itens em alguma filial/local de estoque será apresentada mensagem informando que o produto já está incluído em algum inventário, conforme o tipo do inventário:
    • Produto: verifica se o produto já faz parte de algum inventário em aberto.
    • Lote: verifica se o lote informado para o item de inventário já faz parte de algum inventário em aberto.
    • Número de Série: verifica se o número de série informado para o item de inventário já faz parte de algum inventário em aberto.
    • Grade: verifica se o item de grade antiga já faz parte de algum inventário em aberto.

Observação: Quando selecionada a opção Tipo do Inventário Grade será considerado os produtos de grade antiga. Os produtos de Grade nova são considerados como Tipo do Inventário Produto.
 
Após informar os campos iniciais do inventário é apresentada a etapa para que se possa informar as Filiais, os  os Locais de Estoque e, opcionalmente os Centros de Custo onde serão realizados os processos de inventário.
 
 
Image AddedItens de Inventário
 

Para finalizar a criação de um novo inventário é preciso selecionar os produtos que serão inventariados.
De acordo com o tipo do inventário, podem ser selecionados para os produtos  ser selecionados para os produtos os Lotes, as Grades e os Números de Série para também serem inventariados.
 
Após a criação do Inventário é possível inserir Inventário é possível inserir novos produtos no mesmo, através da edição do Inventário, desde que o mesmo esteja mesmo esteja com status em aberto.
 
Ao incluir um novo item de inventário no sistema são apresentados os seguintes campos:
 

  • Filial: deve ser informada a Filial que se encontra o Local de Estoque do

...

  • produto a ser inventariado.

...

  • Local de Estoque: deve ser informado o Local de Estoque em que está o produto a ser inventariado.

...

  • Produto: Neste campo deve ser informado o código do produto que será inventariado.

 
Contagem (1º Contagem – 2º Contagem – 3º Contagem):  deve deve ser informado o resultado da contagem física do produto.
Observação:
Ao informar a 1ª contagem no inventário, as seguintes regras serão validadas:

  • A 2ª contagem só poderá ser informada se a 1ª já estiver preenchida.
  • A 3ª contagem só poderá ser informada se a 1ª e a 2ª foram informadas.

...

Unidade de Controle: deve ser informada uma unidade de controle vinculada ao produto.

...

Essa unidade de controle do item de inventário pode ser

...

alterada somente na primeira contagem.

...

Data (1º Contagem – 2º Contagem – 3º Contagem): este

...

campo é preenchido automaticamente pelo sistema de acordo com a data/hora que a contagem foi inserida no sistema.

...


Diferença: neste

...

campo é visualizado a diferença entre a quantidade física encontrada em um local de estoque e a quantidade inventariada para um acerto produto.
É preenchido após a execução do processo "Apurar Diferença do Inventário".

...

Gera Acerto: este campo deve ser marcado caso deseje gerar movimentos de acerto de estoque para o produto deste item de inventário ao executar o processo "Gerar Acertos e Encerrar o Inventário".

...

Movimento de Acerto: este

...

campo é preenchido com o número do movimento gerado,

...

após a geração do acerto e o encerramento do inventário.

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Adicionar Sorteando:

...

esse botão está disponível

...

no assistente de inclusão do inventário na etapa de inclusão de Produtos.
Nesta rotina são selecionados os produtos que não estão incluídos em inventário, ou seja, não inventariados.
São selecionadas informações de produto como Coligada, Identificador do Produto, Código do Produto, Código Reduzido, Nome Fantasia, Unidade de Controle e Código de Grade antiga.
O retorno dos dados realiza o filtro pela coligada, tipo do inventário e produtos que não estão incluídos em inventário até a data informada. Ao abrir a tela são exibidos a quantidade máxima de itens não inventariados e sugerido como sorteio a metade destes itens no campo "Nº de produtos a serem sorteados."

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Observação:

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Após a inclusão do inventário os produtos ficarão bloqueados nos locais de estoque, não deixando incluir movimentações para os mesmos, até que o inventário seja encerrado ou excluído.
O assistente de inventário não permite que sejam criados dois inventários distintos que possuam um mesmo produto em um mesmo local a ser inventariado.

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Informações Complementares

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Como Fazer

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Exibir filhos

Apurar Diferença do Inventário
 
Gerar Acertos e Encerrar o Inventário
 
Corrige Status "Em Processamento" do Inventário
 

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Livro Registro de Inventário