Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Índice

...

1. A evolução da expedição Protheus

Para melhor atender os seus clientes, a TOTVS vem buscando, ao longo dos anos, a melhor forma de realizar a expedição da linha Microsiga Protheus, com o objetivo de facilitar a entrega de correções e inovações do produto.

...

O desafio de entregar qualidade aos nossos clientes, norteou as nossas ações e nos levou a desenhar uma nova forma de expedição, chamada de Expedição Contínua Protheus

2. Objetivos da expedição contínua 

Visto a constante evolução da linha Microsiga Protheus, a crescente complexidade dos módulos e os desafios dos clientes, criou-se um novo processo de expedição, baseado na divisão do Protheus em seus diversos segmentos.

...

Com esta nova forma de expedir, buscaremos reduzir a quantidade dos modos atuais de expedição, limitando-os a dois processos: release semestral e Expedição Contínua Protheus.

3. Módulos participantes

Em um primeiro movimento, foram selecionados dois produtos para a Expedição Contínua Protheus: TAF e RH Protheus.

...

Gradualmente, a Expedição Contínua Protheus será expandida para os demais módulos. Durante este período de transição, as formas de expedição que já existem serão mantidas, entretanto, a tendência é que os processos convirjam para a Expedição Contínua Protheus no médio prazo.

4. Composição do pacote

Cada um dos pacotes é composto por um arquivo de atualização (patch) contendo a lista completa de códigos fontes do módulo e, eventualmente, podem conter outros arquivos, caso o módulo necessite, como RDMAKES, arquivos de configuração e/ou arquivos magnéticos e etc. Estes arquivos caso existam, serão encontrados dentro de uma pasta de arquivos compactados dentro do pacote.

No processo de criação do pacote, sempre é considerada a última versão de cada um dos códigos fontes que tenham passado pelo processo completo de teste até a data de corte. A data de corte é semanal, fixa e segue um calendário interno separando os módulos ao longo da semana.

5. Autorização da expedição 

A fase final da expedição é baseada na análise dos resultados da execução dos testes automatizados, a partir da análise dos resultados, os responsáveis por cada um dos módulos devem tomar uma das seguintes decisões.

...

Desta forma, é possível que um pacote deixe de ser expedido em uma determinada semana, caso os resultados não sejam satisfatórios.

6. Publicação

Os pacotes da expedição contínua serão disponibilizados sempre nos mesmos links do Portal do Cliente e apenas o último pacote publicado estará disponível.

...