Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Incluir Página
Pasta Cadastrais (MATA010 - SIGACOM)
Pasta Cadastrais (MATA010 - SIGACOM)

Nessa pasta são informados os dados de identificação do produto como código, tipo de produto, unidade de medida primária e secundária, uso de controles específicos por produto como uso de rastreabilidade, alçada, endereçamento e outras.

Principais Campos e Controles

  • Alternativo

Determina um produto alternativo para compra, caso ocorra falta do produto no mercado. Esse dado é apenas informativo e será impresso nas solicitações de compras.

O Sistema permite a movimentação de saldos dos produtos em diferentes armazéns dentro de uma mesma filial, porém através desse campo pode ser sugerido que o armazém padrão gere o empenho, entrada e retirada desses produtos.

Todavia, nas rotinas de entrada e saída é possível informar armazéns diferentes do padrão para o produto. Nesse caso, o Sistema solicita a confirmação da criação do armazém.

...

Image RemovedImportante:

  • O campo Armazém Pad. pode ser configurado com até 6 posições, alfanuméricas, permitindo a criação de um código inteligente, no qual visa facilitar o controle/administração do armazém.
  • Pode ser utilizado nos cadastros, consultas e somente nos relatórios personalizáveis.

O tamanho do campo Armazém Pad. deve ser alterado por meio da tabela SXG - Grupo de Campos do módulo Configurador.

O custo standard ou custo padrão do produto pode ser informado apenas para matérias-primas.

O Cálculo do Custo de Reposição calcula o custo standard (reposição) dos produtos baseado em qualquer das cinco moedas do Sistema, considerando a taxa de referência diária ou mensal da moeda. O cálculo é realizado a partir do último preço de compra do produto ou a partir da estrutura de montagem. O custo de reposição é utilizado para formação do preço de venda do produto. No caso do cálculo pelo último preço de compra, os campos do cadastro de produtos relativos aos cálculos de impostos, tais como Alíq. ICMS, Aliq. IPI e o TE Padrão são considerados na composição do custo standard.

  • Custo Standard

O Endereçamento permite o controle de estoque mais detalhado nos armazéns, ou seja, em qual prateleira, fila, etc., encontra-se seu produto.

  • Contr.Potenc

Potência de Lote

  • Código 

Informe o código da família criado no Configurador de Produtos.

  • Fantasma

Produto Fantasma

  • Fornecedor Canal

Esse campo é utilizado para definir se a distribuição de um produto é efetuada por um fornecedor exclusivo. Nesse caso, os campos Fornecedor Padrão e Loja Padrão também devem ser preenchidos.

Ao informar que o fornecedor é canal, não é mais possível efetuar movimentações do produto com outros fornecedores.

  • Fornecedor Padrão/Loja Padrão

Nesses campos são informados os códigos do fornecedor/loja padrão de compras, ou seja, qual o fornecedor dos produtos que geralmente atende a empresa.

O preenchimento desses campos se faz necessário quando o departamento de Compras utiliza os conceitos de Contrato de Parceria e Autorização de Entregas, nesse caso, existe o interesse de definir qual é o fornecedor utilizado no contrato de parcerias. O campo Contrato (Contrato de Parceria) também deve ser preenchido como Sim.

Caso a empresa trabalhe com os conceitos de Contrato de Parceria e Autorização de Entregas, na análise das necessidades de reposição de estoque pelos módulos de Estoque/Custos e Planejamento e Controle de Produção, os campos Forn. Padrão e Loja Padrão devem estar preenchidos com o mesmo código do fornecedor informado no contrato de parceria, caso contrário, são geradas Solicitações de Compras ao invés das autorizações de entregas.

  • Gr.Compras / Restrição

Controle de Alçadas

  • Rastro

Rastreabilidade de Lote / Sublote

  • TE e TS padrão

Os campos TE Padrão e TS Padrão permitem atribuir um TES padrão para as movimentações de entrada e saída deste produto para cálculo dos impostos aplicáveis, atualização de estoque e movimentação financeira e outras definições associadas ao Cadastro de TES.

  • Tipo do Produto

Os produtos podem ser agrupados segundo um tipo, para que em determinados processamentos, relatórios e consultas, seja possível restringir a execução, através da parametrização disponível.

Exemplo:

BN - Beneficiamento; CG - Gastos Gerais; MO - mão de obra; MP - Matéria-prima; PA - Produto Acabado; PI - Produto Intermediário; MC - Material de Consumo.

É possível criar os próprios tipos através da tabela 02 definida no módulo Configurador. Caso a empresa utilize o tipo de produto nas regras de lançamento contábil, o ideal é que os tipos de tabelas sejam definidas de forma coerente com o plano de contas.

...

Image RemovedDica:

  • Os tipos de produtos são apenas informativos e devem ser utilizados para facilitar a filtragem. O único tipo que recebe tratamento especial no Sistema é o tipo BN que identifica os produtos que serão beneficiados pela empresa ou enviados para beneficiamento (estes produtos não são empenhados na abertura das ordens de produção).
  • O tratamento para compra ou produção de um produto não está vinculado ao seu tipo. Esses tratamentos são identificados pelo Sistema, através da existência do cadastro e suas estruturas.

Integração com Chão de Fábrica

Com a integração, os dados cadastrados de Produtos (PCP) serão replicados para o cadastro de itens do SFC.