Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Consideramos uma API o agrupamento de endpoints que façam parte da mesma unidade de negócio, criar um novo grupo de endpoints implica em preocupações como versionamento, disponibilidade e documentação. Usamos como base a estrutura "{protocolo}://{host}/{api}/{agrupador}/{dominio}/{versao}/{recurso}". Ex: https://fluig.totvs.com/api/ecm/sucurity/v1/users. A partir deste ponto deve-se considerar como regra básica a complexidade necessária para descobrir estes endpoints, ou seja, o agrupamento deve facilitar e não complicar a descoberta dos serviços.


Informações

Importante entender a diferença entre o agrupador e o domínio no nome da API.

O Agrupador, é geralmente definido o segmento de atuação da API, é uma maneira de facilitar a localização das API, EX.: Financeiro, Contábil.

Já o domínio é uma subdivisão especifica de determinado módulo, criando assim o escopo de uma determinada API, separando somente seus endpoints, facilitando o uso de ferramentas de gerenciamento de API EX.: Financeiro/ContasPagar, Financeiro/ContasReceber, Contábil/Lançamentos, Contábil/Balanço.

Informações

APIs escritas utilizando o protocolo de mensagem padronizada não devem definir o nome do produto na URL. A ideia de APIs padronizadas é que a mesma assinatura atenda diferentes produtos.

A assinatura de API padronizada segue a nomenclatura abaixo:

 "{protocolo}://{host}/{api}/{agrupador}/{dominio}{versao}/{recurso}"

...


...