Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Configurações e Campos da rotina
    1. Configurações iniciais e parâmetros
  3. Utilização da Rotina - Inclusão de Protocolos de Recurso de Glosa
    1. Inclusão de Recurso de Glosa por PEG
    2. Inclusão de Recurso por Guia
    3. Inclusão de Recurso por Itens
  4. Utilização da Rotina - Análise de Recurso de Glosa
    1. Análise do Protocolo de Recurso de Glosa do tipo PEG
    2. Análise do Protocolo de Recurso de Glosa do tipo Guia
    3. Análise do Protocolo de Recurso de Glosa do tipo Itens
  5. Exclusão do Protocolo e Análise de Recurso de Glosa
  6. Validações Realizadas
  7. Parâmetros
  8. Tabelas Utilizadas


Âncora
VIGERAL
VIGERAL

...

  1. Configurar o valor do campo BAU_MAXRG, campo responsável por limitar a quantidade de Recursos que o prestador pode realizar. Nesse campo, colocamos a quantidade de vezes que o prestador pode recursar uma mesma PEG/Guia, para limitar estes recursos. Exemplificando. se for colocado a quantidade 3, o prestador só pode recursar uma mesma PEG ou Guia até três vezes. Se tentar uma quarta vez, fica impedido pelo sistema. 
    Para configurar este valor de quantidade de tentativas de recursos, acesse o remote em: Atualizações / Operadora / Operadora de Saúde. Na tela, selecione a Operadora cadastrada e clique no botão Alterar. Na tela de cadastro, selecione a aba Operadoras de Saúde e depois, a aba Outros. Localize o campo Max Rec. Glo. (BAU_MAXRG) e insira o valor máximo de tentativas de recurso para uma mesma PEG/Guia. No final, clique no botão Salvar.


  2. Como é um processo novo, diferente do antigo presente no sistema, caso a Operadora nunca tenha usado o recurso de glosa antigo do sistema, é recomendado a exclusão das tabelas B4D - Cabeçalho Recurso de Glosa e B4E - Itens Recurso de Glosa, para não carregar dados anteriores ao novo módulo. A exclusão dos dados deve ser via APSDU, podendo utilizar o comando DELETE da ferramenta e na sequência, o ZAP, caso queira eliminar todos os registros.
    Caso a Operadora já utilize o sistema antigo de recurso  e glosa do sistema, recomendamos que finalize todas as análises antes da implantação do novo módulo. Após a finalização das análises pendentes, recomendamos que efetue o processo de deletar todos os registros da B4D - Cabeçalho Recurso de Glosa e B4E - Itens Recurso de Glosa, onde nos campos B4D_STATUS e B4E_STATUS estejam com o valor "0" (pelo status antigo, "0" significa Rec Glosa não protocolado), que significa que não foi protocolado Recurso de Glosa por parte do prestador.

    Aviso
    titleAtenção

    O processo de exclusão dos dados das tabelas B4D e B4E deve ser realizado por pessoa especializada no sistema e conhecimentos em Banco de Dados e na ferramenta APSDU. Além disso, antes do processo de deletar os dados, é prudente realizar o backup das tabelas, caso necessite para alguma consulta futura.

  3. O processo padrão é o prestador realizar o processo de inclusão de recurso de glosa apenas após a geração e baixa do título financeiro ao prestador. Ou seja, o prestador só pode recursar após receber o valor total ou parcial dos serviços executados.
  4. Contudo, a Operadora de Saúde pode querer que o prestador possa protocolar o recurso de glosa à partir do momento que a Operadora gerou o lote de pagamento (rotina de lote de pagamento do SIGAPLS - PLSA470), não sendo necessário a geração do título e seu pagamento para a geração.
  5. No caso do prestador pode gerar o protocolo de recurso glosa após a criação do lote de pagamento pela Operadora, configurar o parâmetro MV_PLRGACT com o valor "2", através do Configurador do ambiente. Abaixo, como executar o processo:
    1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017).
    2. Localize e configure o parâmetro MV_PLRGACT e insira o valor "2" (sem aspas)
  6. O padrão do parâmetro é "1", que indica que o processo a ser realizado é o padrão, onde o prestador somente criar o protocolo de recurso de glosa após o processo de geração de título financeiro e sua baixa - ou seja - o pagamento efetuado ao prestador
  7. Quando o parâmetro MV_PLRGACT estiver com o valor "2", após a geração do Lote de pagamento pela Operadora pela rotina PLSA470, já é possível incluir o recurso de glosa no sistema, conforme etapas normais. 



Âncora
UTIROT
UTIROT

03. UTILIZAÇÃO DA ROTINA

...

  • No campo Número do Protocolo (PEG) - B4D_CODPEG, se o número do PEG existe no sistema.


  • No campo Número da guia dentro do PEG - B4D_NUMAUT, se o número da guia existe dentro do PEG ou so o campo do PEG está vazio.

  • Quando o Recurso for do tipo Por Itens, o sistema valida se houve a baixa do título financeiro do PEG onde a guia glosada está alocada. Enquanto não houver a baixa - que seria o pagamento ao prestador - não é possível inserir recurso por Itens. 
  • Quando for protocolado recurso, o sistema verifica se as justificativas estão preenchidas. Tanto por PEG, Guia ou Itens, é obrigatório preencher a justificativa do prestador ou Operadora.
  • Na inserção do protocolo de recurso Por Itens, caso o analista insira um valor negativo, o sistema emite um alerta que somente valores positivos são aceitos.
  • Na inserção do protocolo de recurso Por Itens, caso o analista insira um valor maior que o valor de glosa do evento, o sistema emite alerta que somente um valor igual ou menor que o valor de glosa é aceito.
  • No campo Número do Protocolo (PEG) - B4D_CODPEG ou Número da guia dentro do PEG - B4D_NUMAUT, se o número do PEG/Guia existe no sistema, mas não possuem glosa, o sistema alerta o usuário que o PEG/Guia não possui glosa.
  • Não é possível protocolar mais de um recurso idêntico, enquanto o primeiro não for analisado, ou seja, fique nos status Autorizado ou Autorizado Parcialmente.
  • Em caso de uma nova tentativa de recurso, na etapa de Análise, o sistema verifica o saldo restante - caso o evento tenha sido autorizado parcialmente - e não permite o analista lançar um valor maior que o restante, pois calcula o valor de glosa menos o que já foi acatado na análise anterior.
  • Caso o protocolo esteja no status Rec Glosa Edição e o botão de Analisar seja escolhido, o sistema avisa que não é possível prosseguir com a Análise, pois o Protocolo ainda não foi terminado.
  • Para os protocolos que foram acatados integralmente - ou seja, status Rec Glosa Autorizado - não é possível inserir outro Protocolo de Recurso de Glosa, pois foi acatado integralmente pela Operadora.
  • Quando a Operadora utilizar o parâmetro MV_PLRGACT com o valor "2", indicando que o protocolo de recurso de glosa pode ser lançado no sistema após a geração do lote de pagamento pela Operadora, caso tente excluir um lote de pagamento atrelado a um Recurso de Glosa já presente, o sistema não irá permitir a exclusão do lote, informando o usuário que o lote está atrelado a um Recurso de Glosa e não pode ser excluído, independente do status do Recurso de Glosa.
    • Caso realmente seja necessário excluir o lote de pagamento, será necessário excluir primeiro o protocolo de Recurso de Glosa e somente então, será possível excluir o lote.
      Image Added


Âncora
CONFPARAM
CONFPARAM

07. PARÂMETROS

  • Criação de Parâmetro no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_PLRGACT

Tipo

Caractere

Descrição

Informe quando gerar o Rec Glosa: 1- Apenas título baixado/ 2- Lote de Pag gerado.  

Valor Padrão

1



Âncora
TABUTI
TABUTI

08. TABELAS UTILIZADAS

...