Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  1. Visão Geral
  2. Parâmetros da Rotina
  3. Área CabeçalhoCabeçalhO
  4. Área Itens
  5. Procedimento para utilização
  6. Opção Ações Relacionadas
  7. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

...

02. PARÂMETROS DA ROTINA

ParâmetroDescrição
MV_TESDRSe necessário, é possível efetuar o controle de estoque das mercadorias de terceiros em poder da transportadora. Para isto, deve ser informado, neste parâmetro, um TES de entrada que movimenta estoque.
MV_LOCALIZSe estiver preenchido com S (Sim) e o produto tiver controle de endereçamento, é possível endereçar a carga recebida em um endereço físico no estoque, facilitando assim, a separação da carga para o transporte. Consulte o tópico Apontamento Automático da Ocorrência de Coleta.
MV_TMSGREM

Indica se, após a confirmação da gravação da primeira nota fiscal de entrada do cliente, os campos Remetente, Loja Remet. e Nome Remet. deverão ser mantidos preenchidos automaticamente na tela da rotina, agilizando a digitação, podendo ser alterados, se necessário.

Quando configurado com T (True/Verdadeiro), após a confirmação de gravação da primeira nota fiscal, o Sistema mantém na tela o conteúdo dos campos Remetente, Loja Remet. e Nome Remet..

Quando configurado com F (False/Falso), os campos devem ser digitados manualmente.

MV_OCORCAN

Define a ocorrência, para o cancelamento automático utilizado na viagem de coleta do tipo planejada, de acordo com o código de ocorrência informado no parâmetro. Além disso, este parâmetro é utilizado para tratar as funcionalidades do processo de Carga Fechada, permitindo que um lote seja vinculado a uma Solicitação de Coleta que esteja em uma Viagem de Coleta Planejada com status Em Aberto.

Caso uma viagem não seja concretizada, o lançamento dos documentos de entrada do cliente pode ser vinculado à coleta. Neste caso, quando informado na guia “Coleta/Entrega”, é apresentada uma janela para que determinar se a viagem deve ser cancelada. Se afirmativo, a viagem é cancelada e automaticamente é gerado um registro de ocorrência do tipo CANCELAMENTO, conforme o código de ocorrência definido no parâmetro.

Deve-se informar neste parâmetro um código de ocorrência que esteja cadastrado em Reg. de Ocorrências. Exemplo: 605 (Cancelamento Viagem Planejada).

MV_LOTAUTPermite efetuar a criação automática dos lotes na inclusão de documentos do cliente. Esse parâmetro indica se a forma de inclusão do lote será automática ou não. Se o parâmetro estiver definido como T, não será necessário incluir o lote, que já ele será criado após o preenchimento do código do cliente. Os lotes podem ser visualizados na opção Fechar Lote em Cálculo do Frete.
MV_CDRORIIndica o código da região de origem da filial da transportadora que está utilizando o sistema.
MV_CLIGENIndica o código do cliente/loja padrão que será utilizado nos contratos genéricos do ambiente Gestão de Transportes.
MV_CONTVEIIndica se utiliza o controle de movimentos de veículos e motoristas.
MV_TESDRIndica o tipo de entrada e saída (TES) pré-determinado para geração de movimentos de  materiais remetidos de terceiros.
MV_TMSCLEPermite habilitar a CL-e (Capa de Lote Eletrônica), que possibilita identificar todas as NF-e das mercadorias numa unidade de carga, efetuando o controle e a agilidade para liberação de cargas nos postos de fiscalização de mercadorias em trânsito.
MV_MULTEND

Indica se permite múltiplo endereçamento (localização física) para cada nota fiscal do cliente. 

Se este parâmetro estiver habilitado, permite informar vários endereços físicos para a nota fiscal. Caso contrario, será permitido informar apenas um endereço por nota.

MV_PRDDIVIndica se poder ser informado mais de um produto na cotação de frete, nota fiscal ou solicitação de coleta.
MV_PRCPROD

Determina se o valor base para cálculo do frete será por produto ou pelo total das notas fiscais que irão compor o frete, podendo ser configurado com:

T -  O valor base para cálculo do frete será por produto.

F - O valor base para cálculo do frete selo total das notas fiscais que irão compor o frete.

MV_OCORCOL

Define a ocorrência de coleta utilizada no apontamento automático de ocorrência, na geração da nota fiscal.

No conteúdo deste parâmetro deve ser informado o código de uma ocorrência cadastrada na “Tabela de Ocorrências”. A ocorrência deve ser do tipo “Encerra Processo” e para o serviço de transporte “Coleta”.

MV_SRVALIIndica os serviços de transporte da aliança com outras transportadoras para segundo percurso.
MV_TM050NF

Valida a inclusão de notas com mesmo número de Documento/Série/Produto em lotes diferentes.

T -  Não permite realizar a inclusão de notas com o mesmo número de Documento/Série e Produto em lotes diferentes.
F  - Permite realizar a inclusão de notas com o mesmo número de Documento/ Série e Produto em lotes diferentes.

MV_TMSVINFIndica se permite digitar o valor do frete informado na entrada de notas fiscais.
MV_TMSCFEC

Indica se as funcionalidades de carga fechada estão ativas.

MV_TMSGREMIndica se, após a confirmação da gravação da primeira nota fiscal de entrada do cliente, os campos “Remetente” (DTC_CLIREM), “Loja Remet.” (DTC_LOJREM) e “Nome Remet.” (DTC_NOMREM) deverão ser mantidos preenchidos automaticamente na tela da rotina Entrada de Nota Fiscal do Cliente, agilizando a digitação.
MV_TMSNFCDefine a descrição do Tipo da Nota Fiscal 6 e 7
MV_SELSERV

Permite a visualização de uma tela para seleção dos serviços cadastrados para um cliente, no momento da inclusão de um documento de entrada, na rotina Contrato Cliente.

Para que esta tela possa ser visualizada é necessário, também, que o campo Sel. Serviço, da rotina Contrato Cliente, esteja preenchido com a opção "Automático.

T - Ativa a tela de seleção de serviço na inclusão de Documento do Cliente.

F - Desativa a tela de seleção de serviço na inclusão de Documento do Cliente.

03. ÁREA CABEÇALHO

Nesta área, são apresentados os campos: filial origem, número do lote, número da solicitação de coleta, data de entrada, filial do despachante, CTRC do despachante, remetente, destinatário, número da cotação de frete), consignatário, despachante, filial aliança, devedor do frete, cliente de cálculo, o tipo de frete (CIF ou FOB), serviço de transporte contratado, tipo de transporte (rodoviário ou aéreo), a região origem, a região destino, a região de cálculo, entre outros.

Observe o preenchimento dos campos:

Nome do Campo Descrição
Fil. Origem(filial origem)Este campo será preenchido automaticamente com o código da filial que estiver incluindo a nota fiscal.
No. Lote (número do lote)

No registro de entrada da nota fiscal do cliente, o usuário pode selecionar um lote já existente que está em aberto ou incluir um novo lote.

A inclusão de um novo lote poderá ser efetuado através da consulta padrão disponível nesta tela, porém, é necessário cadastrar a mesma quantidade de notas informada no lote.

Mais detalhes da rotina de Lote de Entrada de NFS podem ser verificadas neste link.

Dt Entrada(Data Entrada)

Este campo será preenchido automaticamente com a data do sistema, podendo ser alterado.

Remetente

Neste campo deve ser informado o remetente da mercadoria.

Caso o remetente tenha mais de uma inscrição estadual cadastrada, será exibida uma lista com as inscrições disponíveis, permitindo a escolha. Se a inscrição estadual não for selecionada por esta lista, será assumida a do cadastro do cliente.

As notas fiscais podem ser enviadas por EDI (Electronic Data Interchange). Neste caso, ao informar o remetente, será exibida uma lista com as notas fiscais transmitidas. A partir desta, poderão ser selecionadas várias notas fiscais do remetente para o mesmo destinatário e o mesmo produto. Após a seleção, os dados de todas as notas fiscais do cliente serão automaticamente preenchidas.

Insc. Remetente

Este campo permite a consulta de endereço de redespachante.

O Sistema exibe a seqüência de endereços cadastrados para o destinatário para seleção  do endereço de entrega. Caso o endereço de redespachante tenha sido cadastrado em End. Solic./Cliente, este poderá ser utilizado como endereço de entrega.

Para efeito de cálculo de impostos, será considerada a região informada na seqüência de endereço, ou seja, o cálculo dos impostos será efetuado até o local de entrega da mercadoria.

Destinatário

Caso o destinatário tenha mais de uma inscrição estadual cadastrada, será exibida uma lista com as inscrições disponíveis, permitindo a escolha. Se a inscrição estadual não for selecionada por esta lista, será assumida a do cadastro do cliente.

Se o código do destinatário selecionado for igual ao código do remetente, será apresentada uma mensagem de advertência ao usuário informando que a processo não pode continuar. Isto ocorre, quando o transporte é efetuado para uma empresa que não tem filial no local destino.

Consignatár. (consignatário)Este campo poderá ser informado manualmente ou será preenchido automaticamente caso exista regra de consignatário associado ao cliente, remetente ou destinatário.
Dev, Frete(Devedor Frete)

Informe quem é o Devedor do Frete; O Sistema traz as Opções : Remetente, Destinatário, Consignatário e Despachante.

Este campo será preenchido automaticamente, se for informada Cotação de Frete na Nota Fiscal, se existir regra de Consignatário, se existir regra de Pagadores do Frete, se o serviço for de 2o. Percurso ou se for Nota Fiscal enviada por EDI. É através deste Cliente que ocorre a Integração com o módulo do Financeiro.

Cli. Cálculo(Cliente de Cálculo)

Cliente de Calculo; Este campo será preenchido automaticamente, se for informada Cotação de Frete na Nota Fiscal, se existir regra de Consignatário ou se o serviço for de 2o. Percurso.

Este Cliente é o Responsável em determinar para o Calculo do CTRC, a Tabela de Frete e os valores utilizados na Composição do Frete.

Tipo Frete

Tipo de Frete (CIF / FOB). Este Campo será preenchido automaticamente, de acordo com o Devedor do Frete da Nota Fiscal.

Serv. Transp. (Serviço de Transporte)

Serviço de Transporte a ser utilizado - Poderá ser informado Serviço de Transporte ou Serviço de Entrega.

Cód. Reg. Ori. (região origem)Este campo será preenchido automaticamente conforme o conteúdo do campo "Selec. Origem" (seleção origem).
Selec. Orig. (seleção origem)

Este campo é utilizado para selecionar a região de origem a ser considerada no cálculo do frete e da quilometragem, quando utilizado uma tabela de frete a pagar por km. Podendo ser configurado com:

  • Transportadora - considera como região origem para cálculo do frete a região da filial que esta emitindo a nota fiscal, conforme configurada no parâmetro "MV_CDRORI".
    Atualiza o campo "Cod. Reg. Ori" com o conteúdo do parâmetro "MV_CDRORI".
  • Cliente Remetente - considera como região origem para cálculo do frete o campo Reg. Cliente  do cadastro do cliente remetente.
    Atualiza o campo Cod. Reg. Ori com o conteúdo do campo Reg. Cliente.
  • Coleta - considera como região de origem para o cálculo do frete a região onde foi realizada a coleta.

Veja também o exemplo do uso desse campo. Nele, demonstra-se que o cálculo do frete pode ser efetuado de formas diferentes conforme a configuração do campo Selec. Origem.

Cod. Negociac (Código da negociação)

Código da negociação do contrato do cliente.

Cód. Reg. Des. (região destino)Este campo será preenchido automaticamente ao informar o destinatário. Porém, se necessário, pode ser alterado.
Cód. Reg. Cal. (região de cálculo)Este campo será preenchido automaticamente ao informar o destinatário. Porém, se necessário, pode ser alterado.
Fr. Informado (frete informado)Se este campo for preenchido pelo usuário, será gerada automaticamente uma cotação de frete com o valor informado vinculada à nota fiscal.
Tipo Nf. Cliente

Este campo identifica o tipo de documento do cliente para cobrança das devidas tributações. O campo contém as seguintes opções:

0 - Normal

1- Devolução

2 -Subcontratação

3 - Docto Não Fiscal

4 - Exportação

04. ÁREA ITENS

Nesta área, são informados os dados relacionados à nota fiscal do cliente, tais como: número da nota fiscal, série, data de emissão, quantidade de volumes, peso, peso cubado, valor, base de seguro, etc.

Importante: O campo "Peso Cubado" somente poderá ser informado se, no cadastro do perfil do cliente de cálculo, o campo 'Cubagem' estiver configurado como 'Sim' ou 'Obrigatório' (em "Perfil do Cliente").

Este campo será preenchido automaticamente quando:

  • Em Complemento de Produto for informado o campo Perc. Cubagem (percentual de cubagem).
    Neste caso, o campo Peso Cubado será preenchido com o percentual de cubagem aplicado sobre o peso informado na nota fiscal.

  • Em Perfil do Cliente o campo Cubagem estiver configurado como "M3".
    Neste caso, o campo Peso Cubado será preenchido com o valor informado no campo "M3" (metro cúbico) dividido pelo fator de cubagem informado no contrato de prestação de serviços do cliente de cálculo (em"Contrato de Cliente", campo "Fat. Cubagem").


  • Quando o peso cubado não for calculado automaticamente conforme citado nos casos acima, poderão ser preenchidas, manualmente, as medidas do produto através da opção Peso Cubado  [F4].

    Na opção Peso Cubado, deve-se informar a quantidade de volumes, a altura, a largura e o comprimento de cada um dos volumes. Ao confirmar, o campo de Peso Cubado será preenchido com o valor total da quantidade de volumes * total da altura * total da largura * total do comprimento * fator de cubagem (informado no contrato de prestação de serviço do cliente de cálculo, em "Contrato de Clientes").

    O campo Chave da NF-e identifica os dados de lotes de Notas Fiscais Convencionais e Eletrônicas, para a execução de importação de dados de carga (Manifesto e Conhecimento) para gerar arquivos XML válidos para importação por meio da aplicação WS Sinal, disponibilizada pela SUFRAMA.


05. PROCEDIMENTO PARA UTILIZAÇÃO

Para registrar a entrada das notas fiscais do cliente:

  1. Em Entrada Notas Fiscais do Cliente, selecione a opção Incluir.
    O Sistema apresenta a janela Notas Fiscais do Cliente - Incluir, dividida em áreas:
    - Área Cabeçalho;
    - Área Itens;

  2. Na área Cabeçalho, preencha os dados conforme orientação do help de campo.
  3. Em seguida, na área Itens, preencha os dados das notas fiscais do cliente conforme orientação dos helps de campo.
  4. Para cadastrar outra nota, pressione Seta para baixo.
  5. Confira os dados e confirme.
  6. O próximo passo é efetuar o Cálculo do Frete para o transporte das mercadorias, conforme entrada das notas fiscais do cliente.


06. OPÇÃO AÇÕES RELACIONADAS


OpçãoDetalhe
Vis. FreteEsta opção permite visualizar os componentes de frete e seus respectivos valores.
Fret. Inf

Esta opção permite que o valor de frete e o valor dos componentes sejam alterados quando necessário.

Exemplo de Utilização neste link.

Peso Cubado????
Tip. Vei.????
Cot. Real.????
Docto de Carga????
Leitura por Código de Barras?????


07. TABELAS UTILIZADAS

  • AAM - Contrato de Prestação de Serviço
  • DE5 - Notas Fiscais EDI
  • DT9 - Conf. Componentes por Contrato
  • DTC - Notas Fiscais dos Clientes
  • DTD - Prazos de Regiões
  • DTI - Consignatários
  • DTJ - Pagadores do Frete
  • DTP - Lote de Entrada das Notas Fiscais
  • DUK - Operações de Conferência
  • DUG - Itens da Regra de Tributação
  • DUH - Endereçamento das Notas Fiscais
  • DUO - Perfil do Cliente
  • DUX - Itens da Prestação de Serviço TMS
  • DUY - Grupos de Região
  • SA1 - Cadastro de Clientes
  • SBE - Cadastro de Endereços


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>