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As pesquisas dividem em dois grupos principais:
Quantitativa | Qualitativa |
Sendo que o segundo tipo pode ser realizado de duas formas:
Qualitativa em grupo |
Qualitativa em profundidade |
O tipo de pesquisa controlado pelo ambiente Gestão de Pesquisa e Resultado do Protheus é a "Pesquisa Quantitativa", que define-se por medir opiniões, reações, sensações, hábitos e atitudes de um universo (público-alvo) através de uma amostra que o represente de forma estatisticamente comprovada.
Fonte: Pesquisa de Mercado
Marina Rutter & Sertório A. de Abreu
Para analisar ou avaliar um item, com relação a uma população (conhecida ou não, finita ou infinita) deve-se extrair uma amostra dela. A amostra de uma pesquisa é fator básico para validar ou não um trabalho.
Segundo Marina Rutter & Sertório A. de Abreu, os tipos de amostra existentes são:
- Probabilística
- Aleatória
- Estratificada
- Sistemática
- Conglomerado
- Cotas
Utilizamos o tipo de amostra "Estratificada", onde seus elementos são retirados de determinado segmento que possui características comuns.
Por exemplo:
Clientes do segmento de indústria química que possuem mais de 500 colaboradores estabelecidos no estado de São Paulo.
Exemplos de pesquisas realizadas no mercado:
- Supermercados
- fluxo de consumidores e avaliação de setores da loja
- rapidez e/ou eficiência dos caixas
- qualidade dos produtos e atendimento dos setores
- perfil do consumidor e outros
- Universidades/escolas
- perfil dos inscritos em vestibular, alunos matriculados e ex-alunos
- avaliação da instituição, cursos e professores
- situação da concorrência
- Mídias
- avaliação de audiência de rádio e TV
- levantamento de perfil do público leitor de jornais e revistas
- pesquisas temáticas
- perfil do público
A esta pesquisa, dá-se o nome de Pesquisa de Mercado, que pode ser também voltada a novos negócios, atendendo as necessidades de empreendedores que desejam abrir ou ampliar empresas e negócios, e precisam saber sobre, por exemplo:
- fluxo de clientes
- características do entorno
- viabilidade do empreendimento
- perfil de clientes