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Nesta tela é possível que o usuário personalize informações referentes ao número de horas produtivas em uma determinada tarefa, esta opção esta disponível em Cadastros | Planilhas | Atividades na aba Funções Principais | Outros | Calendário de Atividade.

Para visualização correta do calendário é necessária a seleção da tarefa no momento da abertura do calendário de atividade.

Na tela do Calendário da Atividade temos as abas Geral, Equipamento, Mão-de-Obra e Transporte. Para todas estão disponíveis os botões "Preencher valores default", "Calcular", "Copiar calendário para" e "Importar Calendário via Excel":

1) Preencher valores default:

Esse botão busca as informações básicas definidas no calendário do projeto, essas informações são: números de dias, parâmetros do projeto e o número de horas por turno.

2) Calcular:

Esse botão fará o cálculo do número de horas produtivas da atividade período a período.

Os usuários ainda podem indicar o "número de dias parados", ou seja, mesmo que o período tenha um determinado "número de dias" pelo calendário padrão, alguns dias desse período não serão produtivos.

Pode-se determinar o "número de turnos para o período" e ainda um "fator de correção", que indicará o quanto será produtivo o número de dias que temos no calendário da atividade. Com estas informações será feito o cálculo do número de horas produtivas para o período.

O campo "Quantidade de Horas Produtivas" pode ser informado ou calculado através da fórmula de dias trabalháveis:

=((Número de dias - Número de dias parado) * Número de horas do turno * Número de turnos*Fator de Correção / 100).

O campo "Número de horas do turno" pode ser definido pelo usuário.

3) Copiar calendário para:

Com esta opção é possível copiar o calendário da tarefa selecionada para outras tarefas.

4) Importar Calendário via Excel:

A importação de Calendário via Excel consiste em incluir informações referente ao numero de horas produtiva em determinada tarefa de uma forma simplificada.

Para executar o Processo deve-se preencher os seguintes campos:

  • Arquivo: Local onde o arquivo a ser importado se encontra;
  • Linha inicial: Linha inicial do Excel que o processo irá utiliza para início da leitura dos dados, sendo que, não é um campo obrigatório e caso não haja o preenchimento o sistema utiliza como padrão a linha 1 (um).
  • Código da Tarefa: Coluna onde se encontra o código da Tarefa; 
  • Código do Campo: Coluna onde se encontra o código referente ao campo a ser importado, estes campos serão fixos de acordo com o calendário. Ex. A, B, C etc..;
    • A - Número de dias;
    • B - Número de dias parados;
    • C - Número de horas do turno;
    • D - Número de Turnos;
    • E - Fator de Correção (%);
    • F - Qtde. Horas Produtivas;
  • Início dos Lançamentos: Coluna onde se encontra os dados dos Lançamentos a serem importados;
  • Período: Coluna onde se encontra os dados dos Períodos que irão ser importados os dados, sendo que, não é um campo obrigatório e caso não haja o preenchimento o sistema utiliza como padrão a linha 1 (um).
  • Calcular Calendário: Calcula o calendário, este processo pode substituir lançamentos da Quantidade de Horas Produtivas pois o mesmo é um campo calculados

O Excel a ser importado deve seguir o seguinte padrão:

  • Deve conter uma coluna para as tarefas das quais será importado os lançamentos;
  • Uma coluna informando o Código do Campo que será importado os lançamentos sendo que sua descrição não se faz obrigatória;
  • Período a ser informado;
  • Preenchimento dos lançamentos;

  • Caso já exista no calendário lançamento no período que será importado o mesmo será substituído;
  • Caso o usuário deseja limpar um campo no calendário, basta deixar o mesmo em branco no Excel;
  • O Número de dias parados não pode ser maior que o Número de Dias;

Preenchimento do calendário default

Número de dias

Número de dias parado
 

Número de horas do turno
 

Número de turnos
 

Fator de Correção (%)
 

Quantidade Horas Produtivas
 

O número de dias do calendário adotado para o projeto, considerando a parametrização definida no projeto (Trabalho aos sábados, Trabalho aos Domingos e Trabalho aos Feriados). Se não existir um calendário para o projeto, o sistema considerará os períodos do cronograma, considerando a mesma parametrização.
 

Em branco.
 

Jornada de trabalho definida nos parâmetros do projeto. Se não existir essa parametrização valor será 0(zero).
 

1(um).
 

Em branco.
 

Em branco.
 

Ainda temos a "Atualização Múltipla" que possibilita atualizar os valores das atividades que estiverem selecionadas, estes valores podem ser definidos pelo usuário.
Atenção:
Utilize o filtro por período para que os defaults e a atualização múltipla sejam aplicados apenas para os períodos filtrados. Tomando este atitude, apenas os períodos selecionados serão atualizados.
Utilize a atualização múltipla para preencher o campo selecionado, para vários períodos, com valor informado.
Observação:
Na Alocação de Recursos em Opções | Alocação de Recursos, ao aplicar o calendário de tarefas, será considerado o Grupo DNIT do recurso associado à tarefa, ou seja, se o recurso estiver associado aos Grupos DNIT Equipamento, Mão de Obra ou Transporte, os respectivos calendários serão aplicados.
Caso o calendário referente ao Grupo DNIT associado ao recurso não esteja preenchido, será aplicado o calendário Geral.