Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Wiki Markup
Através desta funcionalidade é possível gerar os relatórios de Cronograma e Histograma de acordo com os filtros escolhidos.
*Relatório de Cronograma*
*+Cenário:+* serão mostrados todos os cenários disponíveis (filtrado pela coligada corrente e projeto corrente). 
*+Tipo de Planilha{+}:* os dados mostrados nesse lookup são fixos: "Planilha de atividades" e "Planilha de serviços";
*+Tipo:+* opções disponíveis \[Planejado, Realizado, Medido, Apropriado, Linha Base\] - essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção.
*Observação:*
Caso seja marcada a opção de "Apropriado", então o usuário poderá marcar as opções "Backoffice (e) (ou) Obras e Projetos". De acordo com as opções selecionadas, serão mostrados dados de apropriação do Backoffice e Obras e Projetos.
Para o cronograma apropriado do Backoffice, são considerados os movimentos que têm o parâmetro "Gera apropriação" marcado na parametrização do tipo do movimento no Backoffice. Caso a apropriação tenha sido feita, no Backoffice, numa data anterior ao primeiro período, a mesma será visualizada no primeiro período. Se a data da apropriação for posterior a data do último período, a mesma será visualizada no último período. Caso as requisições sejam por obra (campo acima desmarcado), no relatório periódico de Cronograma Apropriado do Backoffice, as apropriações só ficarão visíveis para obras.   Para o cronograma apropriado, o valor das apropriações para a tarefa é somado e depois se calcula o percentual que o mesmo representa em relação ao valor da tarefa. Desse percentual chega-se à quantidade e ao valor. No relatório de cronograma planejado a quantidade apresentada está na unidade do Obras e Projetos. O preço é o valor do Obras e Projetos. No relatório de cronograma apropriado a quantidade apresentada está na unidade do Obras e Projeto. O preço é o da compra efetivada no Backoffice.  Se o parâmetro 'Vigência de Preços' estiver ativo, os cronogramas previsto, medido e realizado são calculados considerando a vigência e a aplicação do preço dos insumos para cada período.  Esse parâmetro é acionado através do menu Projetos > Construção e Projetos > Projetos (Ou atalho F6) > Cálculo > Fator K. Caso o cronograma previsto não esteja 100 % programado haverá diferença entre os cronogramas com e sem vigência das etapas e obras
*+De: \[subprojetos, etapas, serviços\]:+*
*Primeira opção \[subprojetos\]:* aparecerá somente informações da obra. Ex: 001 - Fundação prédio; 002-Prédio de 10 pavimentos;      
*Observação*
O nome da primeira opção "subprojetos" será buscado da tabela de parâmetros. Caso esteja vazio, aparecerá o nome "Obra"
*Segunda opção \[Etapa\]:{*}aparecerá somente informações de etapa. Ex: 001.01 - Serviços iniciais;
*Terceira opção \[Serviço\]:{*}aparecerá somente informações de serviços. Ex: 001.01.01 - Escavação de tubulões;
*+Opção de "Incluir serviços de custo indireto":+* Marque essa opção se desejar incluir os serviços de custo indireto no relatório de cronograma.  
*+Nível para totalização:+* Informe qual nível deve ser totalizado. Essa opção só fica habilitada quando está sendo gerado o cronograma por etapas.
*+Visualizar: \[Percentual, Quantidade, Valor\]:+* ao configurar essas opções, as informações de "percentual, quantidade e valor" do cronograma aparecerão na linha do relatório;
*+Representação:+*
*Com barra:* incluir uma barra de cor nos valores de percentuais no cronograma, para efeito de melhora de visualização;
*Sem barra:* não incluir a barra de cor;
*+Rep. Períodos:+* 
*Num.dias:* o cabeçalho do cronograma será impresso através do número de dias do período;
*Data:* o cabeçalho do cronograma será impresso através do intervalo de dados do período;
*+Períodos:+* seleção de número de períodos (inicial e final) a ser impresso no cronograma;
*Observação*
O período maior será buscado do maior período incluído nas tabelas de cronograma por coligada e projeto.
O usuário somente poderá mudar o "período maior" para um valor menor que o calculado acima;
*+Campos disponíveis:+* campos a serem visualizados no cabeçalho de relatório (informações de tarefas) \[Código, nome, descrição, unidade, código auxiliar, código recurso associado\];
*+Tarefas:+* faixa de tarefas a serem impressas no cabeçalho do relatório. 
 * *
*Relatório de Histograma*
*+Cenário:+* serão mostrados todos os cenários disponíveis (filtrado pela coligada corrente e projeto corrente). 
*+Tipo de Planilha:+* os dados mostrados nesse lookup são fixos: "Planilha de atividades" e "Planilha de serviços";
*+Tipo:+* opções disponíveis \[Planejado, Realizado, Medido, Apropriado\] - essas colunas aparecerão ou não de acordo com a opção de seleção.
*Observação*
Caso seja marcada a opção de "Apropriado", então o usuário poderá marcar as opções "Backoffice (e) (ou) Obras e Projetos". De acordo com as opções selecionadas, serão mostrados dados de apropriação do Backoffice e Obras e Projetos.
Para o Relatório Periódico do Histograma, os valores e quantidades apresentados é calculados com percentual Planejado no Cronograma Base sobre os valores dos insumos.
*+De: \[Insumos, Serviços\]+*
*Insumos:* aparecerão dados do histograma de insumos e utilização desses insumos (quantidade e valor) nos períodos selecionados.
*Observação*
O usuário poderá marcar ou desmarcar a opção "Acumular valores". Com essa opção os dados dos períodos serão acumulados nos períodos (planejado, realizado, medido e apropriado) subsequentes;
O usuário poderá marcar ou desmarcar a opção "Valor improdutivo";
*+Ordenado:+* forma de ordenação do detalhe do relatório. Aparecerão as seguintes opções:
*Código do insumo:* O detalhe do relatório será ordenado por "código do insumo";
*Grupo de Custo:* O relatório será agrupado por grupo de custo \[código - descrição\];
*Moeda:* Ao selecionar a ordenação por moeda, o sistema irá gerar um relatório ordenado pela moeda corrente e vigente no período de cada insumo. 
*+Serviços:+* aparecerão dados do histograma de serviços.
*Observação*
Selecionando esta opção, a opção de "Apropriado" ficará desabilitada e a opção de "Acumular serviços" ficará habilitada.
Com essa opção selecionada, os dados serão agrupados por "composição" e por "insumo". Ou seja, esses recursos não repetirão no detalhe do relatório. Com essa opção desmarcada, esses dados poderão repetir no detalhe do relatório.
Outro ponto de atenção é que caso o projeto utilize o parâmetro de "Vigência" os campos "Acumula Valores" e "Valor improdutivo" serão inabilitados.
*+Representação:+* 
*Com barra:* incluir uma barra de cor nos valores de percentuais no cronograma, para efeito de melhora de visualização;
*Sem barra:* não incluir a barra de cor;
Após selecionar as opções de filtro, basta clicar no botão 'Executar' para que o relatório seja gerado.