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O Configurador é a principal ferramenta de apoio ao desenvolvimento e personalização dos módulos integrados do Sistema.

Este módulo permite ao usuário adaptar o sistema às necessidades de sua empresa. Dada sua flexibilidade, possibilita a manutenção do dicionário de dados, parametrizações, gatilhos, além de outras funcionalidades restritas ao Administrador do Sistema.

O ambiente do SmartERP Protheus possui o mesmo comportamento de um ambiente on-premisse.


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Configurador - Protheus 12
Configurador - Protheus 12


Aqui, demonstramos a utilização do sistema e as particularidades do SmartERP Protheus.

Acesso ao ambiente

O acesso do ambiente é idêntico ao on-premisse, a diferença é somente o acesso via o Smartclient electron, conforme demonstrado abaixo:

Aviso

Devido estarmos em um ambiente Cloud Protheus é impreterível que a latência da sua rede esteja abaixo de 70ms.

Caso esteja acima disto, poderá ocorrer perda de pacotes e o sintoma de lentidão ao navegar no ambiente.

Configurador

O configurador foi centralizado em um único endpoint, onde é possível realizar todas as operações do ambiente. 

Coletando os endereços para acessar o configurador:

Acesse o painel TCLOUD e clique no ambiente de produção. Após isto, role a página e clique no botão de "meus ambientes", conforme imagem abaixo:


Colete os endereços disponíveis no painel TCLOUD e configure o smartclient Electron conforme a imagem abaixo:


Acessando o configurador Protheus:

Para que todas as ações dentro do ambiente SmartERP sejam controladas (e para que não haja duplicidade de operações), optamos em centralizar todas as ações de configurador em um único endereço, para isto, adicionamos uma trava no sistema cujo irá bloquear qualquer acesso ao configurador de fora do endereço do CFG.

Caso o usuário tente acessar o configurador de dentro do ERP, será exibido uma mensagem indicando que o configurador não está disponível neste endereço, conforme imagem abaixo:



Este mesmo conceito vale para o acesso ao ERP de dentro do endereço do configurador. Caso o usuário tende acesso ao módulos de dentro do endereço do configurador, será exibido a mensagem que não permitido, conforme a mensagem abaixo:



Realizando operações dentro do configurador

Dentro do configurador do SmartERP, o usuário terá ação em todas as funcionalidades do ambiente, como:

  • A manutenção dos usuários;
  • A criação de novas filiais;
  • A manutenção dos dicionários de dados;
  • A manutenção dos parâmetros do sistema (SX6 e SX5);
  • A manutenção dos menus do sistema;
  • Instalação/Remoção das procedures;
  • A manutenção dos agentes do schedule;


Informações
titleImportante

O Ambiente do cliente já vem com a Gestão de empresas, ligada com o seguinte layout: EEFFFF, sendo o EE referente à disponibilização de empresas (de 00 à zz) e FFFF referente à disponibilização de filiais (de 0000 à zzzz).

Este é o padrão de criação de empresas para os ambientes SmartERP Protheus, pois com isto reduzimos os custos em:

  • Implantação
    • O ambiente já vem pré configurado para o implantador, não necessitando criar as tabelas de dicionário e a instalação de procedures, apps, agendamentos automáticos e etc. 
  • Manutenção
    • A usabilidade da gestão nos proporciona uma melhor gestão dos dicionários e a manutenção com as viradas de versão e atualizações pontuais.
  • Espaço de disco
    • Clientes da modalidade Intera, são tarifados conforme o consumo da topologia. Com a criação de diversas empresas (grupos), o Protheus realiza a criação de novos dicionários no banco e estes serão contabilizados na contagem do espaço utilizado.

Com o modelo entregue, sugerimos a criação das filiais no seguinte modelo:

Grupo de Empresa: 01
Empresa: 01 
Filial: 0001
Nome: MINHA PRIMEIRA EMPRESA - FILIAL 01

Grupo de Empresa: 01
Empresa: 01 
Filial: 0002
Nome: MINHA PRIMEIRA EMPRESA - FILIAL 02

Grupo de Empresa: 01
Empresa: 02 
Filial: 0001
Nome: MINHA SEGUNDA EMPRESA  - FILIAL 01

Grupo de Empresa: 01
Empresa: 02 
Filial: 0002
Nome: MINHA SEGUNDA EMPRESA  - FILIAL 02

  • Para este exemplo, há duas empresa com duas filiais cada.


Aviso

A alteração deste layout poderá acarretar diversos problemas estruturais em seu ERP, causando à indisponibilidade do ambiente para utilização.

Caso isto ocorra, iremos restaurar o backup do dia anterior à alteração, sem a possibilidade de demais manutenções.

Deck of Cards
idcfg1
Card
id1
labelCadastro de usuários

O comportamento do cadastro de usuários não mudou, ou seja, todas as ações seguem o mesmo padrão do ambiente on-premisse. Conforme imagem abaixo:

A diferença é somente no que encontra-se cadastrado no ambiente padrão. Hoje o ambiente já sai com dois usuários cadastrados, o ADMIN e o TOTVS. Ambos possuem uma senha forte para acesso dos administradores do ambiente SMART.

Importante: Pedimos que não alterem a senha do usuário TOTVS, pois é nele que realizamos as manutenções programadas em seu ambiente quando necessário.

Card
id2
labelAgendamentos do Scheduler:

O Scheduller do Protheus foi configurado para sempre executar no endereço do configurador, desta forma, todas as ações de schedule deverão ser pensadas nesta centralização. Abaixo o acesso e os agentes configurados do schedule.

Importante: Caso seja cadastrado uma nova empresa, deve-se lembrar que configurar mais agentes de schedules.

Card
id3
labelConfigurando e-mail

Os envios de informações de dentro do SmartERP utilizam o canal de e-mail configurado no ambiente. Devido a isto, o ambiente sai com uma configuração padrão de e-mail. Recomendamos que efetuem a configuração para o gerenciador de e-mail de sua empresa, desta forma, todas as ações de envio de informação ficam guardadas em seus servidores de mail.


Importante: A liberação do e-mail já encontra-se disposta para um serviço do tipo GMAIL, com o SSL2 ligado e TLS desligado. Caso o seu servidor de e-mail exija uma configuração diferente de segurança, recomendamos que entrem em contato com o suporte TOTVS e solicite a alteração.


Realizando uma personalização de dicionário no Protheus:

O ambiente do SmartERP possui uma única diferença em comparação com ambiente on-premisse, não existe a possibilidade de parar os serviços do ambiente. Isto ocorre pois o SmartERP encontra-se em uma plataforma de auto-gerenciamento/controle de quedas. Na prática, temos um agente de monitoramento que varre o sistema todo à cada 'x' segundos e se este agente encontrar um problema e/ou a falta de conexão em um dos componentes instalados no ambiente, este irá tentar restabelecer o serviço de forma autônoma. Caso o mesmo não consiga, nos envia um alerta de queda para analise e ação manual.

Se o usuário tentar realizar a execução de uma manutenção de banco e/ou dicionário de dados, o agente entrará em ação, bloqueando a operação do usuário. Isto pois entende que há um problema de conexão entre os seus componentes.

Para liberarmos a ação de personalização dentro do dicionário de dados, criamos uma ferramenta de atualização manual do usuário, cujo tem a função de avisar o agente de monitoramento que há uma manutenção programada pelo usuário e para que não entre em ação até o término do processo solicitado pelo usuário. Alem disto, o usuário escolherá qual o ambiente irá executar a manutenção do ambiente.


Para utilizar esta funcionalidade, iremos utilizar duas ferramentas (ou etapas) para isto. A primeira é o gerenciador de ambiente Protheus (Marter Metadata) e a segunda é o TCLOUD.


Gerenciador de ambiente Protheus ou Master Metadata:

O gerenciador de ambiente ou master metadata é uma ferramenta que visa controlar em projetos todas as alterações em dicionário de dados e a criação de parâmetros e menus, assim poder replicar a mesma informação de forma simples em todos os ambientes do cliente.





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