Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Ajustes conforme repassado pelo Rafael Vanat

...

Essa documentação apresenta os passos necessários para realizar a importação do certificado de outros sistemas nas pastas de configuração do JDK do fluig.

Visão geral

Cada JDK JVM possui uma configuração de certificados HTTPS disponíveisdigitais reconhecidos. Ao consumir algum serviço ou endereço disponíveis em HTTPS via JAVA pode ocorrer falha , podem ocorrer falhas de handshake por exemplo, ao acessar um site com HTTPS e certificado não instalado ou comunicação ao consumir um endereço com certificado não reconhecido.

Normalmente os certificados ficam armazenados no arquivo <path>\jdk-64\jre\lib\security\cacerts. Também é possível que exista um .keystore no perfil do usuário da máquina, porém este é usado pela instalação JAVA da máquina. No caso de executar algum programa com uma JDK específica, por padrão será utilizado o .keystore dessa aplicação e não o do fluig.   Atenção, cada instalação de JAVA possui um arquivo cacerts. Ao trabalhar com certificados na JVM, importante especificar o caminho do arquivo cacerts correto.

Para interagir com o arquivo cacerts, existe uma ferramenta padrão na JDK JAVA chamada keytool. Para interagir com o arquivo cacerts via keytool, é preciso especificá-lo bem como a senha de acesso. Normalmente a A senha padrão é changeit.

Listar certificados


Bloco de código
titleLista os certificados instalados
keytool -list -v -keystore cacerts

...