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  • Manual Operacional da Customização - Pronatec

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Projetos: FS008137

Nome do cliente: FIEP

Objetivo


O manual a seguir tem por objetivo orientar o usuário sobre as implementações realizadas para sua empresa. Todas as funcionalidades descritas neste manual se baseiam no que está descrito nos documentos de especificação dos projetos abaixo e alterações de escopo:

FS008137 - Assistência Estudantil


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titleParâmetros Assistência Estudantil

Disponível em: TOTVS Educacional | Customização| Pagamentos PRONATEC | Parâmetros Assistência EstudantilPRONATEC.

Neste local o usuário realizará todas as parametrizações referente às Assistências Estudantis. Dessa forma, será possível a realização dos cálculos e controle dos pagamentos dos diferentes tipos de benefícios: Benefício por Dia, Benefício por Premiação e Benefício por Hora/Aula.

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Na interface de Parâmetros o usuário deverá efetuar as seguintes parametrizações:

  • Dados Gerais: Será utilizado a mesma aba do escopo Pronatec.
    • WebService: Endereço do WebService da Assistência Estudantil (será utilizado o mesmo WS do Pronatec). O preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Chave: Chave criptografada de acesso ao WS da Assistência Estudantil (será utilizado a mesma chave do Pronatec). O preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Banco: Será exibido a listagem de todos os bancos (GBANCO) cadastrados no sistema. O preenchimento deste campo é opcional.
  • Relatório Conferência: Usuário deverá selecionar o relatório que será impresso ao solicitar a opção de impressão de relatório de conferência. O preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Faltas: Parâmetro geral e exclusivo para utilização do Pronatec, as demais Assistências Estudantis não verificarão este parâmetro.

Imagem 1: Dados Gerais


Situação de matrícula:  será exibida uma lista da tabela padrão de situação de matrícula (SSTATUS) para que seja informado quais situações de matrículas que serão consideradas no cálculo da Assistência Estudantil.

Observação: Para o cálculo de qualquer tipo de benefício da Assistência Estudantil pelo menos uma situação de matrícula deverá estar parametrizada.

Imagem 2: Situação de Matrícula


Situação de Reprovado Será exibida uma lista da tabela padrão de situação de matricula (SSTATUS) para que seja informado quais situações de matrículas que indicam reprovação.



  • Benefício por Dia: Aba exclusiva para as Assistências Estudantis cujo valor do Benefício seja por dia.
  • do Benefício: Deve ser informado o código referente ao benefício, letras e\ou números.
  • Nome do Benefício: Deve ser informado o nome do benefício que está sendo parametrizado. O preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Valor Aula/Dia: Deve ser informado o valor do dia do benefício que está sendo parametrizado. O preenchimento deste campo é obrigatório.
  • Faltas: Deve ser informado o número máximo de faltas permitido.
  • N° Máximo de alunos: Número máximo de alunos que podem ser associados ao benefício que está sendo parametrizado por período letivo. O preenchimento deste campo é opcional. Porém caso seja parametrizado o número máximo de alunos e este número seja atingido a customização não permitirá o vínculo de nenhum aluno ao benefício e retornará uma mensagem informativa que o número máximo de alunos para aquele benefício foi atingido.

Importante: Caso não seja preenchido nenhum valor neste campo, a customização entenderá que não existe número máximo de alunos para o benefício que está sendo parametrizado.

  • Desconsiderar Faltas: Serão exibidas duas opções para selecão, sendo:
    • Sim: Selecionando a opção sim, serão desconsideradas todas as faltas lançadas para o aluno e considerado como verdade 100% de presença.
    • Não: Selecionando a opção não, serão consideradas todas as faltas por dia do aluno, sendo assim, o aluno que faltar em todas as aulas de um dia, este dia deverá ser descontado no valor a ser pago ao aluno.
      • Desconsiderar faltas abonadas: Será habilitada esta opção somente quando selecionada a opção não. Selecionando o parâmetro “Desconsiderar faltas abonadas” não serão consideradas as faltas que estão abonadas.

Importante: Caso o aluno tenha 2 aulas em um mesmo dia e falte apenas em uma aula o sistema não considerará como falta.

Será considerado falta em um dia, somente para os alunos que não compareceram a nenhuma aula do dia.

O preenchimento deste campo é obrigatório.

  • Início data de Validade: deve ser informado pelo usuário a data início da validade do benefício que está sendo parametrizado. O preenchimento deste campo é obrigatório. É possível realizar a associação do benefício a um aluno somente se a data vigente for igual ou maior que a data cadastrada neste campo.
  • Término data de validade: deve ser informado pelo usuário a data término da validade do benefício que está sendo parametrizado. O preenchimento deste campo é obrigatório.É possível realizar a associação do benefício a um aluno somente se a data vigente for igual ou menor que a data cadastrada neste campo.
  • Desconsiderar valor do benefício para alunos reprovados?
    • Sim: O sistema verifica o resultado final do aluno no Período Letivo (SMATRICPL.CODSTATUSRES), e caso a situação esteja informada no parâmetro Situação de Reprovado é desconsiderado o valor da assistência estudantil a ser pago ao aluno.
    • Não: O sistema não realiza nenhuma validação no Status de Matrícula no Período letivo do aluno e nenhum valor é desconsiderado no valor a ser pago para o aluno.
    • O preenchimento deste campo é obrigatório.

Aba Condição do aluno (Campo exclusivo Pronatec)


Aba: Valor Hora/Aula (Campo exclusivo Pronatec)


Importante:

  • A parametrização é de responsabilidade do cliente.
  • Para o correto funcionamento da customização, todos os dados deverão ser parametrizados corretamente.



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titleAnexos Assistência Estudantil –Turma/Periodo Letivo/Aluno
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titleAnexo Assistência Estudantil - Turma

Disponível em:

TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas | Aba Campos Complementares

Este anexo tem como objetivo permitir informar qual o tipo da Assistência Estudantil que será aplicada para aquela turma, sendo eles: 

  • Benefício por Dia
  • Benefício por hora/aula.
  • Importante: Não é permitido o vínculo do tipo de benefício por premiação a uma turma. Este vínculo é permitido apenas aluno por aluno.
  • É permitida a seleção dos dois tipos de benefício, uma vez que os alunos matriculados na turma podem participar de vários tipos de benefícios.

IMAGEM TURMA campo complementar

Para as turmas que possuem um dos dois tipos de benefício da Assistência Estudantil, existe uma interface no anexo da turma, disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas | Anexos | Assistência Estudantil.



Neste anexo fica registrado o vínculo e o cancelamento dos benefícios aos alunos matriculados na turma.

Na interface são gravadas as seguintes informações:

  • Tipo de Benefício: visualização do tipo de benefício associado aos alunos a turma.
  • Nome do Benefício: visualização do nome do Benefício associado aos alunos da turma, conforme parametrização Req.01.
  • Nome do Aluno: visualização do nome do aluno vinculado ao benefício.
  • Turma: visualização do nome da turma que o aluno está matriculado.
  • Status: visualização dos dois tipos de status: Ativo/Inativo.
  • Ativo: O benefício está vinculado ao aluno.
  • Inativo: O benefício não está vinculado ao aluno, o benefício foi cancelado.
  • Data e hora do processo: Data e hora que o processo foi executado.
  • Usuário responsável: Nome do usuário que executou o processo.


Além dos campos citados, ficará registrado todo o histórico de vinculação e cancelamento dos benefícios associados aos alunos matriculados naquela turma.

Não será possível incluir, editar ou excluir um cadastro manualmente nesta interface, todos os dados serão apenas para visualização.

Importante:

  • A criação do campo complementar será feita pela customização através de script e disponibilizada ao regional. Para utilização, o DR precisará liberar a visualização do campo por nível de ensino (funcionalidade nativa).


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titleAnexo Assistência Estudantil - Matrícula no Período Letivo

Disponível em: TOTVS Educacional | Matrícula e Avaliação | Matrícula no Período Letivo | Aba Campos Complementares.

Permite que seja informado qual o tipo da Assistência Estudantil que será aplicada para o aluno. Sendo os tipos de benefício:

  • Benefício por Dia
  • Benefício por Premiação
  • Benefício por hora/aula.

 

O novo anexo da Matrícula no Período Letivo esta disponível em TOTVS Educacional | Matrícula e Avaliação | Matrículas | Anexos | Assistência Estudantil.

Seu uso é limitado apenas aos alunos que possuem algum tipo de benefício da Assistência Estudantil (Beneficio por Dia | Benefício por Premiação | Benefício por hora/aula).

Este anexo armazena todos os vínculos e cancelamentos dos benefícios do aluno. Dessa maneira, serão gravadas as seguintes informações:

  • ID do Benefício: visualização do ID do benefício associado aos alunos.
  • Tipo de Benefício: visualização do tipo de benefício associado aos alunos.
  • Nome do Benefício: visualização do nome do Benefício associado ao aluno, conforme parametrização Req.01.
  • Turma: visualização do nome da turma que o aluno está matriculado.
  • Status: visualização dos dois tipos de status: Ativo/Inativo.
  • Ativo: O benefício está vinculado ao aluno.
  • Inativo: O benefício não está vinculado ao aluno, o benefício foi cancelado.
  • Data e hora do processo: Data e hora que o processo foi executado.
  • Usuário responsável: Nome do usuário que executou o processo.


Além das informações descritas anteriormente, também fica registrado todo o histórico de vinculação e cancelamento dos benefícios associados ao aluno.

Não é possível incluir, editar ou excluir um cadastro manualmente nesta interface, todos os dados são apenas para visualização.

Importante:

  • A criação do campo complementar é feita pela customização através de script e disponibilizada ao regional. Para utilização, o DR precisara liberar a visualização do campo por nível de ensino (funcionalidade nativa).
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titleAnexo Assistência Estudantil – Cadastro Aluno

 

Disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Aluno | Anexos | Assistência Estudantil.

Seu uso é limitado apenas aos alunos que possuem algum tipo de benefício da Assistência Estudantil     (Beneficio por Dia | Benefício por Premiação | Benefício por hora/aula).

O anexo mantém todos os vínculos e cancelamentos dos benefícios associado ao aluno. Dessa maneira, são gravadas as seguintes informações:

  • ID do Benefício: visualização do o ID do benefício associado aos alunos.
  • Tipo de Benefício: visualização do tipo de benefício associado aos alunos.
  • Nome do Benefício: visualização do nome do Benefício associado ao aluno, conforme parametrização Req.01.
  • Período Letivo: Período letivo que o aluno esteve matriculado no momento da associação, desvinculo do benefício.
  • Turma: visualização do nome da turma que o aluno está matriculado.
  • Status: visualização dos dois tipos de status: Ativo/Inativo.
  • Ativo: O benefício está vinculado ao aluno.
  • Inativo: O benefício não está vinculado ao aluno, o benefício foi cancelado.
  • Data e hora do processo: Data e hora que o processo foi executado.
  • Usuário responsável: Nome do usuário que executou o processo.

Além das informações descritas anteriormente, também é registrado todo o histórico de vinculação e cancelamento dos benefícios associados ao aluno.

Não é possível incluir, editar ou excluir um cadastro manualmente nesta interface, todos os dados são apenas para visualização.


Importante:

  • A customização realiza a inserção do histórico de vinculação e cancelamento de benefícios apenas para novos registros, isto é, os registros de assistência estudantil realizados anteriormente a customização não ficam visíveis no anexo customizado.
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titleProcesso – Vincular/Cancelar Assistência Estudantil
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titleVincular/Cancelar o benefício por turma

Para realização do processo customizado Vincular/Cancelar Assistência Estudantil do benefício aos alunos matriculados em uma turma, deve ser executado o processo disponível em: TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Turmas | Anexos | Assistência Estudantil | Processos | Vincular/Cancelar Assistência Estudantil.

Ao clicar no menu customizado, é exibida uma nova tela onde fica disponível dois processos customizados, sendo eles:

  • Vincular benefício em todos os alunos matriculados na turma
  • Cancelar benefício dos alunos matriculados na turma.

Deve ser selecionado apenas um processo customizado e em seguida clicar no botão Avançar.

Importante: A customização permite a seleção de apenas de um processo por vez.


Caso seja selecionado o processo customizado vincular benefício em todos os alunos matriculados na turma a tela seguinte será para selecionar o benefício que deverá ser vinculado a todos os alunos matriculados naquela turma. Estes benefícios serão listados pela customização de acordo com os dados configurados nos parâmetros.

Ao selecionar o Nome do Benefício o usuário deve clicar no botão avançar e posteriormente é exibida uma nova tela. Nesta tela a customização retorna dois filtros para seleção de alunos, sendo eles:

  • Todos os alunos: considera o vínculo do benefício para todos os alunos matriculados naquela turma. Por padrão este item estará marcado.
  • Selecionar alunos: apresenta uma lista para seleção com todos os alunos matriculados naquela turma, podem ser selecionados mais de um aluno.

Importante: São considerados para exibição dos alunos, as matrículas cujo situações de matrículas estejam definidas no parâmetro Situação de Matrícula.

Ao finalizar o processo customizado com sucesso, os dados da execução (usuário, data e hora, etc.), os dados da Turma TOTVS Educacional e dados do benefício são gravados em tabela customizada e ficam disponíveis para consulta através do anexo da turma e também no cadastro do aluno. 

Para realização do processo de cancelamento do benefício de todos os alunos matriculados na turma, é necessário selecionar a opção: Cancelar benefício dos alunos matriculados na turma.

Dessa forma, a customização retorna uma tela que exibe o (s) nome (s) do (s) benefício (s) vinculados aos alunos matriculados naquela turma.

O usuário deve selecionar qual(is) o(s) benefício (s) que deseja cancelar e o motivo do cancelamento.

Importante: A customização habilitará o botão Avançar somente se for selecionado pelo menos um benefício e informado o motivo do cancelamento.


Preenchido os dados, deve-se avançar a tela para que seja feita a seleção dos alunos matriculados na turma. Há duas possibilidades de filtro:

  • Todos os alunos: neste filtro o sistema irá cancelar o vínculo do benefício para todos os alunos matriculados naquela turma. Por padrão essa opção fica marcada.
  • Selecionar alunos: apresenta uma lista para seleção com todos os alunos matriculados naquela turma, podem ser selecionados mais de um aluno. O usuário deve selecionar os alunos que o vínculo do benefício será cancelado.

Importante: São consideradas para exibição dos alunos, as matrículas cujo situações de matrículas estejam definidas no parâmetro Situação de Matrícula.


Ao finalizar o processo customizado com sucesso, os dados da execução (usuário, data e hora, etc.), os dados da Turma e os dados do cancelamento do benefício são gravados em tabela customizada e ficam disponíveis para consulta através do anexo da turma.

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titleVincular/Cancelar o benefício por Matrícula no Período Letivo

Para realização do processo customizado Vincular/Cancelar Assistência Estudantil de benefício aos alunos matriculados, deve ser executado o processo disponível em: TOTVS Educacional| Educacional |Matrícula e Avaliação |Matrícula |Processos | Vincular/Cancelar Assistência Estudantil. Para execução do processo, deve ser selecionado pelo menos um registro na tela de matrícula no período letivo.

Importante: Para realização do vínculo do benefício em diversas matrículas, todos os alunos selecionados deverão possuir o mesmo benefício da Assistência Estudantil. Para cada nome de benefício o processo de vínculo deve ser realizado.

Ao clicar no processo, é exibida uma nova tela onde ficam disponíveis duas ações:

  • Vincular benefício no (s) aluno (s) selecionado (s)
  • Cancelar benefício do (s) aluno (s) selecionado (s)

Deve ser selecionado apenas um processo customizado e posteriormente clicar no botão Avançar.

Importante: A customização permite a seleção apenas de um processo por vez.

Selecionando a opção vincular benefício no (s) aluno (s) selecionado (s) a customização retorna uma nova tela. Nela tela, o usuário deve selecionar o benefício a ser vinculado aos alunos selecionados. 

Para seleção do benefício, o usuário deve buscar o nome de todos os benefícios cadastrados e parametrizados.


Importante: Caso seja selecionado um benefício que o pagamento seja por premiação, a customização habilitará uma opção, onde é retornada todas as colocações e valores preenchidos.

A customização retorna somente as colocações que possuem valores preenchidos e permite apenas uma colocação por aluno para cada benefício.


Deve-se selecionar o Benefício e caso seja selecionado um benefício que o tipo seja por premiação, deve ser selecionada a colocação da premiação, somente após a seleção é habilitado o botão Executar. Ao clicar em Executar o processo é finalizado.

Dessa forma, o sistema se encarregará de gravar os dados do benefício, bem como usuário, data e hora, na tabela criada para essa finalidade.

Para realização do processo de cancelamento do benefício dos alunos matriculados, deve ser selecionada a opção: Cancelar benefício (s) do (s) aluno (s) selecionado (s).

Ao clicar no item, o sistema retorna em tela o (s) nome (s) do (s) benefício (s) vinculados aos alunos matriculados selecionados. Assim, deve-se selecionar qual (is) o (s) benefício (s) que deseja cancelar. 

Importante: A customização habilitará o botão Avançar somente se for selecionado pelo menos um benefício e informar o motivo do cancelamento.

Após finalização do processo, as informações da execução (usuário, data e hora, etc.), bem como os dados do benefício, são gravados em uma tabela customizada e ficam disponíveis para consulta através do anexo da Matrícula Período Letivo .

Validações do processo:

  • A customização permite a participação/vínculo de um aluno matriculado no período letivo vigente em diferentes tipos de benefícios da Assistência Estudantil, assim ele tem direito ao recebimento do valor de todos os benefícios vinculados.

Se não houver matrícula no período letivo corrente, a customização não permite vincular e retorna uma mensagem: “Para participação na Assistência Estudantil é necessário que o aluno esteja matriculado no período letivo ativo”.


TOTVS Educacional | Currículo e Oferta | Período Letivo | Período Letivo.

  • O aluno que estiver matriculado em duas turmas distintas no mesmo período letivo poderá participar do mesmo tipo de benefício da assistência estudantil, a customização retorna um alerta para o usuário informando que aquele aluno já possui algum benefício já associado no período letivo para outro curso.

Exemplo: O aluno João Francisco está matriculado no período letivo 2020 em dois cursos distintos, sendo Curso A e Curso B. Neste cenário a customização permite a utilização do benefício nas matrículas do aluno João Francisco. Porém o usuário deverá dar um aceite no alerta emitido pela customização.

Caso o usuário tente utilizar o mesmo benefício para o mesmo aluno no mesmo período letivo e mesmo curso mais de uma vez a customização retorna a seguinte mensagem: Benefício já associado ao aluno.

 

Importante:

  • A criação do campo complementar é feita pela customização através de script disponibilizado aos regionais. Para utilização, os DRs precisarão liberar a visualização do campo por nível de ensino (funcionalidade nativa).
  • O campo Motivo cancelamento permite no máximo 255 caracteres.
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titleDados Bancários
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titleAnexo dados bancários

O objetivo deste requisito é detalhar como é  realizado o cadastro das informações do responsável pelo aluno e seus dados bancários e como posteriormente esses dados são enviados para o ERP.

Para as definições dos dados bancários da Assistência Estudantil, foi criado um anexo com o nome de Dados Bancários Assistência Estudantil na tela de Matrícula no Período Letivo. Sua interface faz referência à integração do Pronatec já existente (TOTVS Educacional | Matricula e Avaliação | Matrícula no período letivo | Anexos | Dados Pronatec).



Dessa forma, os campos a seguir serão demonstrados sem a possibilidade de edição com finalidade apenas de visualização:

  • RA: Registro Acadêmico do aluno.
  • Aluno: Nome do aluno.
  • Período Letivo: Período Letivo no qual a matrícula foi realizada.
  • Curso: Curso para o qual a matrícula foi realizada.
  • Turno: Turno para o qual a matrícula foi realizada.
  • Turma: Turma para a qual a matrícula foi realizada.

Em seguida é necessário cadastrar as informações do Titular da Conta (Nome + CPF). Estes dados são de preenchimento obrigatório:

  • Nome: Seleção do nome do Responsável Legal. Ao clicar no opção para procurar, uma lista é exibida com o nome de todos clientes/fornecedores (FCFO) cadastrados no TOTVS.
  • CPF do Titular: Selecionando o Nome, automaticamente o CPF será preenchido.

Sobre as informações do Titular da Conta, atente para os itens importantes:

  1. O aluno pode ser cadastrado como seu responsável legal.
  2. Se o usuário não localizar o cliente/fornecedor (FCFO), é permitido que seja cadastrado. A inclusão faz parte da funcionalidade nativa do TOTVS. Sendo assim deve estar habilitado no Educacional o acesso para tal inserção.

Após a seleção do Responsável Legal (Titular da Conta) existem as informações dos Dados Bancários para recebimento dos valores do benefício:

  • Dados Bancários: Opção indicando se os dados bancários serão informados. Por default estará sempre marcado, uma vez que o recebimento do benefício será através da Dados Bancários informados.

Caso queira realizar o cadastro das informações bancárias em outro momento, é necessário que desmarque a opção referente aos Dados Bancários. Ao realizar esse procedimento a customização desabilita os campos Banco, Tipo de Conta, Agência e Conta. Entretanto, se houver necessidade, em qualquer momento poderá ser marcado para preenchimento e/ou alterações.

É permitido apenas um registro no anexo Dados Bancários da Assistência Estudantil para cada registro de matrícula no período letivo vinculados a um benefício da Assistência Estudantil.

Se a opção Dados Bancários foi marcada, são habilitados os campos de Banco, Agência, Conta e Tipo de Conta:

  • Banco: cadastro do banco por onde será realizado o pagamento do benefício da assistência estudantil. Somente é habilitado se a Flag Dados bancários estiver marcada.
  • Agência: Agência para pagamento do benefício da assistência estudantil. Somente é habilitado se a Flag Dados Bancários estiver marcada. Uma vez habilitado, campo de preenchimento obrigatório a ser informado pelo usuário.

Os campos de Banco e Agência, fazem referência às tabelas nativas do sistema (GBANCO e GAGENCIA). Desta forma, como premissa, é necessário este Menu esteja habilitado e preenchido no TOTVS.

  • Conta: Somente é habilitado se a opção Dados Bancários estiver marcada. Uma vez habilitado, campo é de preenchimento obrigatório e deve ser informado.
  • Tipo de Conta: campos para marcar qual o tipo de conta por onde será realizado o pagamento. É possível selecionar:
  • Poupança
  • Conta Corrente

Assim como os demais, será habilitado somente se a Flag Dados Bancários estiver marcada. Entretanto, existem outras validações para permitir sua edição:

  1. Se no campo Banco for informado Caixa Econômica, é habilitado para que o usuário selecione o tipo. Além disso, é verificado se é igual ao parâmetro “Banco” cadastrado anteriormente;
  2. Se no campo Banco for informado um banco diferente de Caixa Econômica, por default o valor do Tipo de Conta será “Conta Corrente”, e não poderá ser alterado;
  3. Dependendo do tipo de conta marcada, uma Operação é realizada sendo:
  • Tipo de Conta = “Poupança” => Operação = 013
  • Tipo de Conta = “Conta Corrente” => Operação = 001

Ao salvar os dados a customização valida se todas as informações obrigatórias foram preenchidas.

Importante:

  • Para informação de período letivo vigente é considerado o parâmetro nativo Período Letivo, disponível em TOTVS Educacional | Ambiente | Parâmetros | Secretaria | Período letivo.
  • É consumido o mesmo WebService disponibilizado pelo ERP já disponibilizados para envio dos dados bancários e do responsável legal ao ERP para o Pronatec.
  • Caso o usuário realize alguma alteração é gerado um registro no Monitor de Log.
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titleAtualização de Dados Bancários no ERP

Aqui objetivo é detalhar como ocorre o envio das atualizações dos Dados Bancários de um responsável legal do SGE para o ERP.  

  • Assim, a customização deve consumir o WebService informado nos parâmetros. A atualização deve ser realizada pelo método atual do ERP e atualiza as informações bancárias do responsável dos alunos matriculados que estiverem vinculado algum tipo de benefício da Assistência Estudantil.
  • Neste momento deve ser gerado registro no Log de status no Monitor de Log.
  • Importante: Somente serão enviadas para o ERP as atualizações de dados bancários do responsável legal caso já exista pelo menos uma apuração dos valores dos benefícios. As demais informações são enviadas juntamente com os dados para pagamento no momento da integração financeira.
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titleCadastro do Período de cálculo

O objetivo é detalhar como é realizado o cadastro das informações referente aos Períodos de Cálculo da Assistência Estudantil.

É utilizada a interface já existente na integração do Pronatec (TOTVS Educacional | Customização | Pagamentos PRONATEC | Períodos PronatecPRONATEC) renomeado para Períodos.

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Podem ser cadastrados/parametrizados os períodos de cálculos para cada tipo de benefício parametrizado nos parâmetros. Os dados abaixo devem ser parametrizados para cada tipo de benefício, sendo eles:

  • ID Período: Sequencial automático. Este campo será apenas exibido na tela, e não pode ser editado.
  • Nome: campo que retorna todos os tipos de benefícios parametrizados nos parâmetros. Deve ser selecionado o tipo de benefício por processo.
  • Data Início: o preenchimento deste campo é de forma automática a partir da seleção do tipo de benefício.
  • Data Fim: o preenchimento deste campo é de forma automática a partir da seleção do tipo de benefício.
  • Início data de Apuração: Data de início da Apuração do Período, deve ser informado manualmente.
  • Fim data de Apuração: Data de término da Apuração do Período, deve ser informado manualmente.
  • Data de Pagamento: Data de pagamento do Período, usuário deverá informar manualmente.

Todos os campos acima são de preenchimento obrigatório e devem ser parametrizados por coligada, filial e nível de ensino.



Caso exista algum registro na tabela referente ao Pagamento da Assistência Estudantil, a customização não permite nenhum tipo de alteração.

Importante:

  • As informações acima são parametrizadas por Coligada, Filial e Nível de Ensino.
  • O controle de acesso a esta funcionalidade pode ser feito utilizando funcionalidades nativas de segurança do TOTVS Educacional.
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titleProcessos de apuração dos valores dos Benefícios

Aqui serão detalhadas as regras dos cálculos nos diferentes tipos de assistências estudantis. Esses cálculos determinam o valor a ser pago para os alunos que possuem algum benefício da Assistência Estudantil. Para que ocorra de maneira correta é necessário que previamente sejam realizadas todas as parametrizações dos tipos de assistências nos parâmetros independe de qual seja.

A apuração do benefício deverá calcular o valor (monetário) a ser pago ao aluno. Para realizar este processo haverá uma tela dentro do Menu Customização, cujo nome é Calcular Valor. Ela será uma adaptação da interface já existente (Calcular subsídio).

Ao acessar o processo customizado “calcular valor” a customização retorna uma tela customizada onde deverá ser informado os seguintes dados:

  • Benefício: São listados todos benefícios cadastrados que estão com período vigente parametrizados.

Importante: Para os benefícios referentes ao Pronatec, retornará com o nome do benefício como Pronatec.

  • ID Período: Ao selecionar o tipo de benefício, o sistema retorna todos os períodos de cálculos vigentes cadastrados para aquele benefício selecionado anteriormente.

Os campos Data Início | Data Fim | Data Início Apuração | Data Fim Apuração | Data Pagamento são de preenchimento automático a partir da seleção dos campos informados acima (Benefício e Id Período).

A informações desses campos são apenas para visualização, conforme parametrizações, sendo assim, a customização não permitirá nenhum tipo de alterações/inclusões desses dados neste processo.


Ao clicar no botão Avançar, é retornada uma segunda tela customizada, onde a customização retorna apenas os alunos que estiverem dentro das seguintes regras:

  • O Status de Matrícula associado ao aluno deve indicar que está matriculado, conforme situações de matriculas (S.STATUS) informadas no parâmetro.
  • Alunos que estiverem vinculado a algum tipo de benefício da Assistência Estudantil no período letivo vigente.

Os alunos são listados apenas para visualização, não podendo ser adicionado/excluído nenhum registro da lista. Nas colunas constam as seguintes informações:

  • ID do benefício: A customização retorna o ID referente ao benefício selecionado na etapa
  • Nome do benefício: A customização retorna o nome do benefício selecionado na etapa
  • RA: A customização retorna o RA do aluno beneficiário.
  • Aluno: A customização retorna o nome do aluno beneficiário.
  • Cód. Curso: A customização retorna o código do curso que o aluno está matriculado.
  • Curso: A customização retorna o nome do curso que o aluno está matriculado.
  • Cód. Turma: A customização retorna o código da turma que o aluno está matriculado.
  • Período letivo: A customização retorna o código do período letivo que o aluno está matriculado.
  • Nome do responsável legal: A customização retorna o nome do responsável legal do aluno, podendo ser ele mesmo.

CPF: A customização retorna o CPF do responsável legal do aluno.


O usuário deve selecionar um ou mais alunos retornados pela customização para a execução do processo de apuração customizado.

Para execução do processo de apuração a customização exige a seleção de pelo menos um aluno.

Ao clicar no botão executar a customização inicia o cálculo do valor da assistência estudantil a ser pago para cada aluno retornado na lista.

Este cálculo depende das configurações realizadas no parâmetro.


Benefício por Dia

Quando o benefício é por Dia, são calculados os dias de aula conforme o período selecionado na apuração.

Exemplo:

  1. Valor Aula/Dia informado nos parâmetros foi de $10.
  2. O Período de Apuração informado foi de 04 ao dia 29 de novembro.
  3. Neste tempo, houveram 20 dias com aulas.
  4. Se não foi registrada nenhuma ausência, o aluno receberá R$200,00 reais de Benefício.

Entenda a seguir as nuances deste tipo de cálculo:

  • Parâmetro Desconsiderar Faltas informado como não: A customização considera a falta dia, sendo assim, caso o aluno falte em todas as aulas de um dia, este dia deve ser descontado do valor a ser pago ao aluno. De modo que, a ausência em uma única aula não conta como falta no dia.
  • De acordo com o exemplo anterior, considere a seguinte situação:
  • Dia 04/11: 4 aulas.

 Aluno A ausentou em 2 aulas.

Não é considerado falta para o cálculo.

Valor a receber:  R$ 200 reais de Benefício.

  • Dia 04/11: 4 aulas.
    Aluno B ausentou durante todas as 4 aulas.
    Neste caso é considerado como Falta cálculo.
    Valor a receber: R$ 190 reais de Benefício.
  • Parâmetro Desconsiderar Faltas, informado como sim: a customização não verifica as faltas dos alunos e considera como verdade 100% de presença para o aluno.
  • Parâmetro Desconsiderar faltas abonadas marcado: a customização considera as faltas que estão abonadas.
  • Dia 04/11: 4 aulas.
    Aluno B ausentou durante 2 aulas.
    As duas ausências foram abonadas, ou seja, teve 100% de presença.
    Parâmetro MARCADO de Desconsiderar Faltas Abonadas.
    Valor a receber: R$ 400,00 reais de Benefício.

Ou seja, caso na parametrização esteja para desconsiderar as faltas abonadas e exista algum registro de falta de ausência justificada, está ausência não será considerada no cálculo.

  • Será considerado como aluno presente aqueles que na tabela a frequência estiver preenchida como “P”. Um aluno será ausente quando  a mesma  estiver definida como “A”.


  • Dados Bancários do Responsável Legal: se não houver registro o cálculo não será processado e será registrada notificação através da mensagem no log do processo.

Benefício por Premiação

Quando o benefício é por premiação, o valor do prêmio a ser pago corresponde ao valor base multiplicado pelo fator de premiação em que o aluno foi classificado.

Dessa forma, nos parâmetros foram cadastrados os valores para cada colocação.

Cada aluno irá receber conforme o valor do prêmio da sua colocação.

  • Dados Bancários do Responsável Legal: se não houver registro o cálculo não será processado e o usuário será notificado através da mensagem no log do processo.


Benefício por Hora-Aula

Para o benefício por Hora-Aula o sistema calcula o valor da hora/aula cadastrada nos parâmetros e multiplica pela quantidade de hora/aula que o aluno cursou.

Exemplo:

  1. Valor Hora/Aula informado nos parâmetros foi de $5.
  2. O Período de Apuração informado foi de 04 ao dia 29 de Novembro.
  3. Neste tempo, houveram 80 aulas na soma de todas as turmas/disciplinas (STURMADISC) que o aluno estiver matriculado no período letivo vigente.

Se não foi registrado nenhuma ausência, o aluno receberá  R$ 400,00 reais de Benefício.

Entenda a seguir as nuances deste tipo de cálculo:

  • Parâmetro Desconsiderar Faltas informado como Não: a customização verifica na tabela de frequência (SFREQUENCIA) se o aluno estava presente ou ausente em cada aula. Do contrário (SIM) irá desconsiderar todas as faltas lançadas para o aluno e considerar como verdade 100% de presença.
  • De acordo com o exemplo anterior, considere a seguinte situação:
  • Dia 04/11: 4 aulas.
    Aluno A ausentou em 3 aulas.
    Sendo assim, esteve presente em 77 aulas.
    Parâmetro DESMARCADO de Desconsiderar Faltas.
    Valor a receber: R$ 385 reais de Benefício.
  • Parâmetro Desconsiderar faltas abonadas marcado: a customização considera as faltas que estão abonadas.
  • Dia 04/11: 4 aulas.
    Aluno B ausentou durante 2 aulas.
    As duas ausências foram abonadas, ou seja, teve 100% de presença.
    Parâmetro MARCADO de Desconsiderar Faltas Abonadas.
    Valor a receber: R$ 400,00 reais de Benefício.

Ou seja, caso na parametrização esteja para desconsiderar as faltas abonadas e exista algum registro de falta de ausência justificada, está ausência não será considerada no cálculo.

  • Será considerado como aluno presente aqueles que na frequência estiver definido como “Presente”. Um aluno será ausente quando a frequência estiver definida como “Ausente”.
  • Dados Bancários do Responsável Legal: se não houver registro o cálculo não é processado e o usuário é notificado através da mensagem no log do processo.

Importante:

  • As informações acima são parametrizadas por Coligada, Filial e Nível de Ensino.
  • A customização não realiza nenhum tipo de arredondamento nos valores dos benefícios da Assistência Estudantil.
  • O controle de acesso a esta funcionalidade pode ser feito utilizando funcionalidades nativas de segurança do TOTVS Educacional.

 

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titleAtualização de Dados Bancários no ERP
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titleInterface de Pagamento da Assistência Estudantil

Detalhe de como os registros referente aos Pagamentos dos tipos de benefícios da Assistência Estudantil serão exibidos no TOTVS. Para visualização desses registros é utilizada as duas Interfaces já existentes e utilizadas pela integração Pronatec que estão disponíveis em:

  • TOTVS Educacional | Customização | ERP | Financeiro | PRONATEC - Pagamentos - Geral
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  • TOTVS Educacional | Customização | Pagamentos PRONATEC | Pagamentos - Unidade
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Cada interface possui um objetivo, sendo eles:

  • Pagamentos - Geral: Ao acessar essa opção, são retornados todos os Pagamentos da Assistência Estudantil da coligada do contexto atual, ou seja, de todas as filiais da coligada logado. Em Processos, é possível executar:
  • Libera ou Bloqueia Pagamentos do Período
  • Integração Financeira
  • Pagamentos - Unidade: Ao acessar essa opção a customização retorna todos os Pagamentos da Assistência Estudantil do contexto (Coligada | Filial | Nível de Ensino) logado. Em Processos, é possível executar:
  • Impressão de relatório de conferência


Ao acessar uma das opções Pagamento – Geral ou Pagamento - Unidade, são listados todos os registros de Pagamento para todos os tipos de benefícios da Assistência Estudantil.

Assim, a interface é composta por duas grids, sendo que a Grid da esquerda retorna todos os Períodos de Cálculos para os tipos de Assistência Estudantil e a Grid da direita retorna todos os Pagamentos da Assistência Estudantil gerados através do processo calcular valor.

No Grid referente aos Períodos de Cálculos da Assistência Estudantil, a customização retorna os seguintes campos:

  • ID Período: Identificador do período para o qual o cálculo foi processado.
  • Unidade Operacional: Unidade Operacional (Filial) do contexto no momento do cálculo.
  • Nível de Ensino: Nível de Ensino do contexto no momento do cálculo.
  • ID Pagamento: Identificador do pagamento
  • Nome do Benefício: Nome do Benefício da Assistência Estudantil que o cálculo foi processado.
  • Data Início: Data de Início do período.
  • Data Fim: Data de Fim do período.
  • Data de Apuração: Data de apuração.
  • Data de Pagamento: Data do pagamento.
  • Valor Total: Valor total dos itens.
  • Status do Pagamento: São utilizados três tipos de status, sendo eles:
  • Calculado: O valor foi calculado e não integrado com ERP.
  • Bloqueado: O valor foi calculado e bloqueado.
  • Integrado: O valor foi calculado e integrado com ERP.

No Grid referente aos Pagamentos Assistência Estudantil, a customização retorna os seguintes campos:

  • ID Pagamento: Identificador do período para o qual o cálculo foi processado.
  • Cód. Ciente/Fornecedor:
  • Nome do Benefício da Assistência Estudantil:
  • CPF Responsável Legal: Unidade Operacional (Filial) do contexto no momento do cálculo.
  • RA: Identificador do pagamento
  • Aluno: Nome do aluno
  • CPF: CPF do aluno
  • Curso: Curso que o aluno está matriculado.
  • Cód. Turma: Código da turma que o aluno está matriculado.
  • Matriz Aplicada: Matriz aplicada que o aluno está matriculado.
  • Período Letivo: Período letivo que o aluno está matriculado.
  • Data Início: Data de Início do período.
  • Data Fim: Data de Fim do período.
  • Valor a pagar: Valor que o beneficiário receberá.
  • Horas Calculadas: Horas calculadas.
  • Status:
  • Calculado: Registro foi calculado, porém não foi integrado com o sistema financeiro ERP.
  • Bloqueado: Registro calculado e está bloqueado para que o usuário envie para pagamento no ERP.
  • Integrado: Registro enviado para pagamento no ERP, porém o pagamento ainda não foi realizado.
  • Recusado: Pagamento do registro foi rejeitado.
  • Liquidado: Registro foi pago.
  • Usuário: Usuário que executou o cálculo.
  • Data/hora processamento: Data Hora que o Cálculo foi processado.

Importante: Ao navegar no grid Períodos de Cálculos da Assistência Estudantil os dados da grid Pagamentos Assistência Estudantil são atualizados de acordo com o período selecionado.

Ainda nesta interface, é possível executar os seguintes processos:

  • Libera ou Bloqueia Pagamentos do Período

Para execução deste processo customizado deve ser selecionado no grid Períodos de Cálculos da Assistência Estudantil um ou mais registro (s) e acessar o menu Processos | Libera ou Bloqueia Pagamentos do Período.

Ao executar o processo, a customização verifica:

  • Se o status do período estiver calculado, a customização modifica o status do período Bloqueado.
  • Se o status do período estiver bloqueado, a customização modica o status do período para calculado.

Importante: A customização executa este processo apenas para os registros com o status Calculado ou Bloqueado. Caso seja executado o processo para os demais status, a customizarão retorna uma mensagem informando que o processo não poderá ser executado para aquele status.


  • Impressão de relatório de conferência

Para execução deste processo customizado o usuário deve selecionar no grid Períodos de Cálculos da Assistência Estudantil um ou mais registro (s) e acessar o menu Processos | Impressão de relatório de conferência.

Ao executar esse processo a customização verifica o relatório de conferência parametrizado e exibe o relatório com os dados do (s) registro (s) selecionado (s) em formato de PDF.

Caso não exista nenhum relatório parametrizado no Req.01 a customização retorna uma mensagem informando que não existe relatório parametrizado.

Importante:

  • O relatório parametrizado possui como filtro o contexto do Educacional.
  • É aconselhável que durante a conferência do relatório Período Assistência Estudantil seja bloqueado, evitando assim, que o cálculo seja gerado novamente e existem divergências entre as informações da base e do relatório. Caso identificado algum ajuste durante a conferência basta liberar o pedido e processar o cálculo novamente.

Através do grid de Períodos Assistência Estudantil o campo Valor Total exibirá o valor total da assistência estudantil na forma pecuniária apurado por período.

  • Caso um aluno possua mais de um tipo de assistência estudantil vinculado a sua matrícula, a apuração deverá ser realizada para cada tipo de assistência estudantil.
  • O administrador do sistema deverá criar perfis diferenciados para acesso a cada menu, garantindo assim, que os usuários tenham acesso de acordo com suas permissões e tarefas.
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titleProcesso de Consulta Status do Pagamento

Para consulta dos status de pagamento será utilizado a mesma interface da Integração do Pronatec que está disponível em: TOTVS Educacional | Customização | Pagamentos PRONATEC |  Consultar Status Pagamento ERP. 
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O pagamento é realizado através do ERP, porém todos os pagamentos realizados e recusados devem ser retornados para o SGE (TOTVS Educacional).

Para realizar a consulta a customização utiliza o WebService informado no parametrizador e consume o método atual utilizado pelo ERP no momento da consulta. 

Ao acessar o menu Consultar Status Pagamento ERP a customização retorna uma interface customizada, onde deve ser informado obrigatoriamente o período da consulta e opcionalmente o nome do benefício a ser consultado o status de pagamento no ERP.

Importante: Caso não seja informado o nome do benefício a customização retorna todos os benefícios no Período selecionado. 

O registro do pagamento realizado com sucesso é enviado para o SGE (TOTVS Educacional) com o status Liquidado.

O registro que o pagamento foi recusado, é enviado para o SGE (TOTVS Educacional) com o Status Recusado.

Abaixo segue resumo de todas os Status:

  • Calculado: Registro calculado.
  • Bloqueado: Registro calculado e disponível pode envio para pagamento no sistema financeiro ERP.
  • Integrado: Registro enviado para pagamento no ERP, porém o pagamento ainda não foi realizado.
  • Liquidado: Registro foi pago.
  • Recusado: Pagamento do registro foi recusado.

 

Importante:

  • O processo customizado é apenas para consulta (leitura). Não havendo nenhum processamento automático para correção de dados, caso exista divergências.
  • O processo customizado não é automático, sendo necessária a execução manual de acordo com a necessidade.
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titleMonitor de Log

Foi criado um processo Monitor de Log da Assistência Estudantil no menu Customização do TOTVS Educacional. Neste local é possível consultar os LOGs das operações de importação e exportação executadas pela integração do SGE com o ERP e também o processo de reenvio dos registros.

É utilizada a funcionalidade de log genérico padrão. Os históricos das exportações e importação de dados para o ERP são registrados e podem ser visualizados no menu TOTVS Educacional | Customização | Assistência Estudantil | Monitor de Log.

Na tela de log estão disponíveis os seguintes campos:

  • Id Log: Identificador sequencial de Log.
  • Campos Chave: Descrição dos campos utilizados para gerar o registro integrado.
  • Valores Chave: Chave primária do registro integrado.
  • Status: Situação da Integração (Sucesso ou Erro).
  • Funcionalidade: Tipo de Processo que está sendo feito.
  • Módulo: Tipo da integração que está sendo feita.
  • Data de Criação: Data de Criação do registro.
  • Data da última alteração: Data da última alteração do registro.

É apresentada uma visão com a relação de registros importados e exportados.

Obs: Não é possível incluir, editar ou excluir informações através dessa interface.

O campo processo é exibido de acordo com os respectivos códigos:

  1. Envio dados bancários para ERP.
  2. Envio atualização dos dados bancários para o ERP
  3. Envio dos pagamentos para o ERP.
  4. Consulta dos pagamentos realizados pelo ERP.

Ao acessar o anexo de um registro é possível visualizar todos os registros relacionados ao cadastro integrado. Estão disponíveis os seguintes campos:

  • Item Log: Identificador sequencial de log.
  • Log: Identificador sequencial de log.
  • Mensagem: Mensagem com o status da integração do item.
  • Status: Situação da integração do item selecionado.
  • Dados Enviados: Relação dos dados enviados para integração.
  • Dados Recebidos: Relação dos dados recebidos.
  • Data de Criação: Data de criação do registro.
  • Data da última Alteração: Data da última alteração do registro.