Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ÍNDICE

Índice

01. VISÃO GERAL

Este documento de referência tem como objetivo explicar o funcionamento da integração do Protheus com o Suricato, desde a configuração dos parâmetros necessários e os WebServices envolvidos na integração, basicamente eles são os mesmos utilizado pelo TSA.

02. PARÂMETROS

Antes da configuração dos parâmetros, será necessário já possuir o Suricato instalado e configurado, pois existe um parâmetro que deve ser preenchido com o endereço do servidor onde se encontra o Suricato. Informações sobre o Suricato podem ser obtidas através de contato com a parceira mantenedora do produto, através de abertura de ticket.

ParâmetroDescriçãoExemplo de utilização
MV_TSREPDefine se haverá integração entre o modulo SIGAPON e o aplicativo Suricato. .T.
MV_TSASERVEndereço IP ou nome do servidor da instalação do aplicativo Suricato.  10.0.0.90:8080/tsa-ejb
MV_TSANDIADefine o Número de dias anteriores a data do sistema para que seja feito o sincronismo dos funcionários demitidos. 30
MV_TSATLOGDefine qual será o tipo de envio do Log de erros da integração do módulo Ponto Eletronico X Aplic. Suricato
(0=Não Gera, 1=E-mail, 2=Arquivo, 3=Ambos, 5=SaveXML).
3
MV_TSADARQDefine o nome do diretório onde serão gravados os arquivos de Log de erros gerados da integração do módulo Ponto Eletrônico X Aplicativo TSA. \logwsrhtsa\
MV_TSAIURBHabilita a integração do crachá do funcionário com o Suricato. .T.
MV_TSAMAILEndereço de E-mail para recebimento de mensagens do Log de integração. Caso esteja em branco o e-mail não é enviado. [email protected]

Atenção:


Informações
titleConfiguração necessária para envio de e-mail

MV_RELACNT - Conta utilizada para envio do e-mail
MV_RELSERV - Endereço do servidor de e-mail
MV_RELPSW - Senha da conta utilizada para envio do e-mail
MV_RELAUSR - Usuário de autenticação de e-mail
MV_RELAPSW - Senha do usuário de autenticação de e-mail
MV_RELFROM - Endereço de e-mail que ira disparar o e-mail
MV_RELAUTH - Faz autenticação no servidor de e-mail

Informações
title Log XML - MV_TSATLOG = 5

A opção 5 gera o xml de envio e retorno na pasta system, essa opção é útil para analisar erros porém consome muito espaço em disco, por isso é importante ativá-lo para realizar o teste necessário e logo depois desativá-lo.

Nome dos arquivos :
"Numero Sequencial"_SND.XML → XML enviado ao Suricato
"Numero Sequencial"_RCV.XML → XML recebido do suricato como retorno do XML SND

03. CADASTRO DO RELÓGIO

Para efetuar a leitura de marcações a partir do Suricato, deve-se alterar o cadastro do relógio e informar o conteúdo “R” no campo Tipo Arquivo (P0_TIPOARQ). Ao iniciar o processo de leitura de marcações, a rotina irá buscar os registros da tabela MSA_CONTROL_MARCAC de determinada data de/até que contém o campo LOG_IMPORT_PRODUT = 0.

Atenção: A leitura de marcações somente irá funcionar se a tabela MSA_CONTROL_MARCAC estiver cadastrada no mesmo banco de dados do Protheus.

Observação: Quando o Suricato coleta as marcações do relógio REP e grava os registros na tabela MSA_CONTROL_MARCAC, o número do REP gravado no campo COD_REP não possui os “0” (zeros) a esquerda. Por exemplo, caso o número do REP seja “00005001030033938”, o Suricato irá gravar no campo COD_REP somente “5001030033938”; dessa forma, é necessário alterar o conteúdo do campo P0_REP do Cadastro de Relógio para “5001030033938” também. Se esse processo não for efetuado, o processo de leitura não conseguirá buscar os registros de marcação da tabela MSA_CONTROL_MARCAC.

Exemplo de configuração dos campos no Cadastro de Relógios para integração de marcações no Suricato:

04. INTEGRAÇÕES REALIZADAS ENTRE OS PRODUTOS

Totvs custom tabs box
tabsEmpresa,Funcionário,Função,Turno,Feriádos,Sindicatos,Exceções,Afastamentos,Centro de Custo,Transferências,Cálculo de Férias,Cálculo de Rescisão,Regra de Apontamento,Leitura de Marcações,Fechamento do Ponto
idsempresa,funcionario,funcao,turno,feriados,sindicatos,excecoes,afastamentos,centrosdecustos,transferencias,ferias,rescisao,regradeapontamento,leiturademarcacoes,fechamentodoponto
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaempresa

Cadastro de Novas Empresas/Filiais

Ao incluir uma empresa/filial no Cadastro de Empresa, deve-se executar novamente o processo de Carga Inicial de Empresa, Unidade e Lotação para atualização da informação da empresa/filial no Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciafuncionario

Cadastro de Funcionário

Ao realizar a admissão de um funcionário ou alteração de seus dados no Cadastro do Funcionários o mesmo será integrado com o Suricato. Para confirmar se a integração foi realizada com sucesso, verifique se o Cadastro de Funcionário no Suricato foi atualizado.

Observação: Por meio do parâmetro MV_TSAIURB, é possível definir se será enviado o crachá do funcionário do Protheus para o Cadastro de funcionário do Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciafuncao

Cadastro de Cargo/Função

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de uma uma função no Cadastro de Funções, a função será integrada com o Suricato. Também será integrada a troca de função de um funcionário. Se for realizada a troca de função essa informação será integrada com o Suricato e ele irá manter histórico do função anterior e do atual. Para confirmar se a integração funcionou, verifique no Suricato se o Cadastro de Cargo ou o Cadastro do Funcionário foram atualizados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaturno

Cadastro Turno de Trabalho

Ao incluir um turno de trabalho no Cadastro de Turnos de Trabalho, não haverá integração do turno com o Suricato pois é necessário o preenchimento da tabela de horário padrão. Caso seja realizada a troca de turno de trabalho do Funcionário a mesma será integrada e o Suricato irá manter histórico do turno anterior e do atual. Para confirmar se a integração funcionou, verifique no Suricato se a Escala, Horário da Escala ou o Cadastro do funcionário foram atualizados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaferiados

Cadastro de Feriados

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de um feriado no Cadastro de Feriados, ele será integrado com o Suricato. Para confirmar a se a integração funcionou, verifique se o cadastro de Feriados no Suricato foi atualizado. 

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciasindicatos

Cadastro de Sindicato

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de um sindicato no Cadastro de Sindicatos, ele será integrado com o Suricato. Para confirmar se a integração funcionou verificar se o cadastro de Pessoa Jurídica no Suricato foi atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaexcecoes

Cadastro de Exceções

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de uma exceção por funcionário/período, ela será integrada com o Suricato. Para confirmar se a integração funcionou verificar se o cadastro de Situações no Suricato foi atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaafastamentos

Cadastro de Afastamentos

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de um afastamento para o Funcionário, ela será integrada com o Suricato. Para confirmar se a integração funcionou verificar se o cadastro de Afastamentos no Suricato foi atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciacentrosdecustos

Cadastro de Centros de Custo

Ao realizar a inclusão, alteração ou exclusão de um Centro de Custo no Cadastro de Centros de Custos, ele será integrado com o Suricato. Para confirmar se a integração funcionou verificar se o cadastro de Centro de Custo no Suricato foi atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciatransferencias

Cadastro de Transferências

Ao realizar a transferência de um Centro de Custo de um funcionário, essa informação será integrada, alterando o cadastro do funcionário no Suricato. O Suricato irá manter histórico do centro de custo anterior e do atual.

Quando a transferência de um funcionário for entre Empresas/Filiais o cadastro do funcionário no Suricato será atualizado.
Observação: O Suricato manterá os dois registros do funcionário (devido mudança na chave externa), onde o registro anterior terá data de demissão com um dia anterior ao da transferência e o registro atual manterá o crachá do usuário.

Para confirmar se a integração funcionou verificar se o cadastro de Funcionário no Suricato foi atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaferias

Cálculo de Férias

Ao realizar o cálculo de férias para um funcionário, o cadastro do funcionário no Suricato será atualizado com a informação do afastamento. Para confirmar se a integração funcionou verificar se o cadastro de Funcionário no Suricato foi atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciarescisao

Cálculo de Rescisão

Ao realizar o cálculo de rescisão para um funcionário, essa informação será integrada, atualizando a informação sobre o desligamento do funcionário no Suricato.
Observação: Serão gerados dois registros do crachá, um com a data final até às 23:59 do dia da demissão.

Ao excluir o cálculo de rescisão, a mesma será integrada, atualizando o funcionário no Suricato.
Observação: Será incluído um novo histórico do crachá sem data final.

Para confirmar se a integração funcionou, verificar se o cadastro do funcionário ou o histórico de crachá foram atualizados.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaregradeapontamento

Cadastro de Regra de Apontamento

Ao alterar o intervalo móvel de uma regra na rotina de Cadastro de Regras de Apontamento o campo Tipo de Escala no Cadastro de Escala no Suricato será atualizado.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencialeiturademarcacoes

Cadastro de Relógios e Leitura de Marcações

Para efetuar a leitura de marcações a partir do Suricato, deve-se alterar o cadastro do relógio e informar o conteúdo R no campo Tipo Arquivo (P0_TIPOARQ). Ao iniciar o processo de leitura de marcações, a rotina irá buscar os registros da tabela MSA_CONTROL_MARCAC de determinada data de/até que contém o campo LOG_IMPORT_PRODUT = 0.

Atenção: A leitura de marcações somente irá funcionar se a tabela MSA_CONTROL_MARCAC estiver cadastrada no mesmo banco de dados do Protheus.

Observação: Quando o Suricato coleta as marcações do relógio REP e grava os registros na tabela MSA_CONTROL_MARCAC, o número do REP gravado no campo COD_REP não possui os “0” (zeros) à esquerda. Por exemplo, caso o número do REP seja 00005001030033938, o Suricato irá gravar no campo COD_REP somente 5001030033938; desta forma é necessário alterar o conteúdo do campo P0_REP do Cadastro de Relógio para 5001030033938 também. E quando o relógio for REP, é obrigatório que o campo P0_NOVO do Cadastro de Relógio esteja cadastrado com conteúdo 1 = Sim. Se este processo não for efetuado, o processo de leitura não conseguirá buscar os registros de marcação da tabela MSA_CONTROL_MARCAC.

Observação: O Suricato não grava o horário da marcação em horas e minutos no campo NUM_HORAR_MARCAC_ACES da tabela MSA_CONTROL_MARCAC. É necessário converter o conteúdo para horas e minutos efetuando a seguinte conta:

NUM_HORAR_MARCAC_ACES / 3600 (para encontrar as horas);
Resto da divisão X 60 (para encontrar os minutos);
Resto da divisão X 60 (para encontar os segundos).
Exemplo: NUM_HORAR_MARCAC_ACES = 59730:

59730 / 3600 = 16,59166666666667;
0,59166666666667 X 60 = 35,5;
0,5 X 60 = 30.
Resultado: 16:35:30.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciafechamentodoponto

Fechamento do Ponto

Caso haja alteração na sequencia inicial do turno de trabalho, haverá atualização do cadastro de Usuário no Suricato.

Este processo somente será executado caso a nova sequencia inicial do turno seja diferente da anterior.

05. TABELAS E ROTINAS ENVOLVIDAS NA INTEGRAÇÃO

Totvs custom tabs box
tabsTabelas,Rotinas
idstabelas,rotinas
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciatabelas

Segue abaixo as tabelas envolvidas na integração com o Suricato:

TabelaDescrição
CTT Centro de Custo
RCE Sindicatos
SPA Regra de Apontamento
SPJ Tabela de Horário Padrão
SP2 Exceções
SP3 Feriados
SPF Transferência de Turno
SPJ Horário Padrão
SR6Turnos de Trabalho
SR8 Controle de Ausências
SRA Funcionários
SRG Rescisões
SRH Férias e SRJ – Funções
Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciarotinas

Segue abaixo as rotinas envolvidas na integração com o Suricato:

RotinaDescrição
CSAM080 Cadastro de Aumento programado
CTBA030 Cadastro de Centro de Custos
GPEA010 Cadastro de Funcionários
GPEA030 Cadastro de Funções
GPEA080 Cadastro de Turno de Trabalho
GPEA180 Cadastro de Transferência de Funcionários
GPEA240 Cadastro de Afastamentos
GPEA265 Cadastro de Autônomos
GPEA340 Cadastro de Sindicatos
GPEM030 Cadastro de Férias
GPEM040 Cadastro de Rescisão
GPEM060 Férias Coletivas/Programadas
GPEXFUN1 Biblioteca de Funções do SIGAGPE
PONA020 Cadastro de Feriado
PONA080 Manutenção da Tabela de Horário Padrão
PONA090 Cadastro de Exceções por Período
PONA140 Cadastro de Exceções por Funcionário
PONA160 Troca de Turno
PONM430 Integração TSA
PONXFUN Biblioteca de Funções do SIGAPON
PONXFUN1 Biblioteca de Funções do SIGAPON
PTSREPOBJ Biblioteca de Funções do SIGAPON
RHUPDPON Atualizador do Ponto Eletrônico
TRMA100 Cadastro de Funcionários
TRMA210 Cadastro de Funções

06. PRINCIPAIS FONTES E WEB SERVICES

Totvs custom tabs box
tabsFontes,Web Services
idsfontes,webservices
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciafontes
Totvs custom tabs box
tabsCarga Incial,PTSREPOBJ
idscargainicial,ptsrepobj
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciacargainicial

Carga Incial - POMM430

Para a primeira integração com o Suricato, será necessário realizar a carga inicial. A rotina de Carga Inicial (POMM430 - Miscelânea → S.r.e.p. → Integração Tsa), será responsável por enviar todas as informações necessárias para a utilização do Suricato. Nela é possível selecionar quais informações serão enviadas inicialmente, que vão desde o cadastro da empresa até Férias/Afastamentos dos funcionários, porém a rotina possui uma ordem de execução que NÃO deve ser alterada, mas não há obrigatoriedade de enviar todos os cadastros de uma vez. É recomendado enviar primeiramente os cadastrados da Empresa, Unidade e Lotação.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaptsrepobj

PTSREPOBJ

Este fonte possui todos os métodos que irá fazer a chamada de um Web Service para realizar a integração com o Suricato. Como por exemplo o método WSNatural, este método irá realizar a inclusão/alteração de um funcionário no Suricato. O método irá buscar as informações da tabela envolvida e enviará elas para o Web Service NaturalPerson, que irá enviar para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciawebservices
Totvs custom tabs box
tabsAbsenceReason,AllocationUnit,CostCenter,DayNotWorked,Exception,LegalPerson,LocationIntegration,NaturalPerson,PositionLevel,ScaleIntegration,ShiftWork,Unit,UserIntegration
idsabsencereason,allocationunit,costcenter,daynotworked,exception,legalperson,locationintegration,naturalperson,positionlevel,scaleintegration,shiftwork,unit,userintegration
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciaabsencereason

WSClient_WSRHTSAAbsenceReason

O AbsenceReason é o Web Service responsável por enviar as informações referentes as ausências. Os métodos que fazem a chamada desse Web Service são os WSAbsenceReason, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações na tabela tipo de ausências (RCM), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaallocationunit

WSClient_WSRHTSAAllocationUnit

O AllocationUnit é o Web Service responsável por enviar as informações referentes as Unidades de Lotações. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSAllocation, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações no cadastro de Unidade de Lotação, manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciacostcenter

WSClient_WSRHTSACostCenter

O CostCenter é o Web Service responsável por enviar as informações referentes aos Centros de Custos. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSCostCenter, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações na tabela dos Centros de Custos (CTT), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciadaynotworked

WSClient_WSRHTSADayNotWorked

O DayNotWorked é o Web Service responsável por enviar as informações referentes aos Feriados. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSDayNotWorked, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações dos Feriados cadastrados (SP3), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaexception

WSClient_WSRHTSAException

O Exception é o Web Service responsável por enviar as informações referentes as Exceções. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSException, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações das Exceções cadastradas (SP2), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencialegalperson

WSClient_WSRHTSALegalPerson

O LegalPerson é o Web Service responsável por enviar as informações referentes as Empresas. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSLegal, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações das Empresas cadastradas, manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Observação: O Web Service LegalPerson também é responsável por enviar os Sindicatos cadastrados, através do método WSSindicatoLegal.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencialocationintegration

WSClient_WSRHTSALocationIntegration

O LocationIntegration é o Web Service responsável por enviar as informações referentes as Localizações (Cidades). O método que faz a chamada desse Web Service é o WSLocation, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações das Localizações cadastradas, manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencianaturalperson

WSClient_WSRHTSANaturalPerson

O NaturalPerson é o Web Service responsável por enviar as informações referentes aos Funcionário. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSNatural, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações dos Funcionário cadastrados (SRA), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapositionlevel

WSClient_WSRHTSAPositionLevel

O PositionLevel é o Web Service responsável por enviar as informações referentes as Funções do funcionário. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSPositionLevel, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações das Funções cadastradas (SRJ), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciascaleintegration

WSClient_WSRHTSAScaleIntegration

O ScaleIntegration é o Web Service responsável por enviar as informações referentes a Tabela Horário Padrão. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSSCale, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações da Tabela de Horário Padrão cadastradas (SPJ), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciashiftwork

WSClient_WSRHTSAShiftWork

O ShiftWork é o Web Service responsável por enviar as informações referentes ao Turnos. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSShiftWork, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações da Tabela de Turnos cadastrados (SR6), manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciaunit

WSClient_WSRHTSAUnit

O Unit é o Web Service responsável por enviar as informações referentes a Unidade. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSUnit, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações da Unidade cadastrada, manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciauserintegration

WSClient_WSRHTSAUserIntegration

O UserIntegration é o Web Service responsável por enviar as informações referentes aos Usuários. O método que faz a chamada desse Web Service é o WSUser, localizado no fonte PTSREPOBJ. Neste método o sistema irá receber as informações dos Usuários, tais como Nome, Centro de Custo, Papéis (Permissões) e etc, manipulará os dados e enviará para o Suricato.

Observação: Este Web Service é diferente dos demais, pois ele possui vários métodos para inserir informações diferentes, como por exemplo Centro de Custo e Função, utilizando os métodos insertUserShiftWork e insertUserPositionLevel respectivamente, localizados no Web Service.

07. RELACIONAMENTO ROTINAS X WEB SERVICES

Seguem abaixo os nomes das rotinas e seus serviços relacionados:

RotinaWeb Services

Schedule Empresa

LegalPerson

Schedule Unidade

Unit

Schedule Unidade de Lotação

AllocationUnit

Schedule Localidade

LocationIntegration

Schedule Tabelas 30/31 – Módulo Configurador

AbsenceReason, UnitAbsenceReason

Cadastro de Aumento Programado (CSAM080)

UserIntegration

Cadastro de Centro de Custos (CTBA030)

CostCenter

Cadastro de Funcionário (GPEA010)

UserIntegration, UserShiftWork, UserLocation, UserRoleBadge, UserCostCente, UserAllocationUnit, UserAbsenceReason, RemoveUserAbsenceReason

Cadastro de Funções (GPEA030)

PositionLevel

Cadastro de Turno de Trabalho (GPEA080)

ShiftWork

Cadastro de Transferência de Funcionário (GPEA180)

UserIntegration, NaturalPerson

Cadastro de Afastamentos (GPEA240)

UserAbsenceReason

Cadastro de Autônomos (GPEA265)

UserIntegration, UserShiftWork, UserLocation, UserRoleBadge, UserCostCente, UserAllocationUnit, UserAbsenceReason, RemoveUserAbsenceReason

Cadastro de Sindicato (GPEA340)

SindicatoLegal

Cadastro de Férias (GPEM030)

UserIntegration, UserAbsenceReason

Cadastro de Rescisão (GPEM040)

UserIntegration, UserShiftWork, UserLocation, UserRoleBadge, UserCostCente, UserAllocationUnit, UserAbsenceReason

Férias Coletivas/Programadas (GPEM060)

UserIntegration, UserAbsenceReason

Cadastro de Feriado (PONA020)

DayNotWorked

Manutenção da Tabela de Horário Padrão (PONA080)

ShiftWork,Scale

Cadastro de Exceções por Período (PONA090)

Exception

Cadastro de Exceções por Funcionário (PONA140)

Exception

Troca de Turno (PONA160)

UserIntegration, UserShiftWork

Integração TSA (PONM430)

Todos

Cadastro de Funcionários (TRMA100)

UserIntegration, UserShiftWork, UserLocation, UserRoleBadge, UserCostCente, UserAllocationUnit, UserAbsenceReason, RemoveUserAbsenceReason

Cadastro de Funções (TRMA210)

PositionLevel

08. MONTAGEM DO CONTEÚDO DO XML

Neste tópico iremos abordar como é feita a montagem do conteúdo do XML, na qual será enviado para o Web Service. Lembrando que caso haja a necessidade de pegar o XML completo, com as informações do Cabeçalho e etc, será necessário ativar o parâmetro MV_TSATLOG com o valor 5 e verificar o arquivo gerado na pasta System, conforme descrito anteriormente no tópico de Parâmetros. Neste exemplo iremos realizar a integração do a partir da rotina de Carga Inicial (Integração TSA - PONM430), integrando o Centro de Custo.

  1. Ao acessar a rotina de integração, quando selecionamos apenas o turno, podemos observar que o valor da opção é 06.


  2. Sabendo disso, podemos localizar qual função que irá realizar essa integração, no caso é função ProcP08 no fonte da Carga Inicial (PONM430)


  3. Verificando a função ProcP08, ela está chamando outra função, que neste caso é a WSRHCostCenter.


  4. Vamos então procurar onde a função WSRHCostCenter está, após a pesquisa, descobrimos que ela está localizada no fonte PONXFUN1.


    Nela podemos verificar que ela faz a busca das informações dos Centro de Custos diretamente na tabela.


    Após realizar a consulta na tabela CTT, o sistema irá enviar essas informações para o método WSCostCenter.


  5. O método WSCostCenter, está localizado no fonte PTSREPOBJ.


    Antes de enviar as informações para o Web Service, podemos verificar que o sistema está montando as informações do Centro de Custo, como a Descrição e a Chave Externa.


    Observação: O método do Web Service chamado, foi o insertOrUpdate.

  6. O método insertOrUpdate localizado no Web Service WebWSClient_WSRHTSACostCenter, está realizando a integração com o Suricato. 


  7. Antes de enviar as informações da integração, conseguiremos verificar o conteúdo do XML, no caso as informações do Centro de Custo, verificando o conteúdo do objeto oWSarg0.


Após todo esse processo, conseguimos verificar de fato quais informações estão sendo integradas com o Suricato. Este mesmo processo pode ser realizado com as demais integrações, como por exemplo as integração de Funcionários, Funções, Turnos e etc. Para isso só será necessário identificar qual é a opção selecionada e posteriormente a função desta opção. Em outros casos como por exemplo a integração de funcionário realizadas após a inclusão ou alterção do mesmo, precisaremos localizar no fonte de Cadastro de Funcionário, qual função ou método está sendo chamado para a integração. Por exemplo, no cadastro de funcionário os métodos WSNatural e WSUser estão sendo chamados.


HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>