Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Integração Datasul x TOTVS MES 

Sumário 
Âncora
inicio
inicio

MJP

Quadro de compatibilidade: 

Versão DatasulVersão PC-FactoryConteúdo PC-Factory

ProductionQuantity12.1.14 + Pacote de Atualização*

12.1.15 + Pacote de Atualização*

12.1.16 + Pacote de Atualização*

4.0.1713.2002
  • Mensagens da fase 2 (alocação de materiais, reporte de movimentações, estrutura de produto, etc);
  • Timeout com reprocessamento (incluindo o ‘reprocessa’);

    <BusinessEvent>

                <Entity>productionappointment</Entity>

                <Event>upsert</Event>

                <Identification>

                  <key name="IDPCFactory">9o93049u88557</key>

                  <key name="Reprocess">true</key>

                </Identification>

            </BusinessEvent>

  • Implementação do SFC.
12.1.174.0.1714.1002
  • Mensagens do Bloco K (Subproduto, Coproduto, etc);
  • Recusa;
  • Estorno de mensagens em bloco;
  • Inclusão de tags de refugo na mensagem ProductionAppointment (dentro da tag WasteAppointment)
  • Importação de porcentagem de perda na lista de materiais;
  • Importação de Tempo Homem e Tempo Máquina;
  • Importação de campo de Mão de Obra.
12.1.18
12.1.224.0.1906.1000
12.1.244.0.1844.1001Tratamento de componentes negativos
12.1.25
12.1.29
  • Preenchimento das datas de início e término da Ordem quando a integração for apenas com o PCP no ERP.
  • Melhorias nos logs de execução no appserver do Datasul.
  • Permitir que o Reaproveitamento use também as referências de origem e destino (ProductionAppointment passou da versão 2_001 para 2_004).

*Pacote de atualização: Integração Datasul x TOTVS MES


Contexto de negócio

1. MES

Manufacturing Execution Systems, ou simplesmente MES, é o termo usado para designar os sistemas focados no gerenciamento das atividades de produção e que estabelecem uma ligação direta entre o Planejamento e o Chão de Fábrica. Os sistemas MES geram informações precisas e em tempo real que promovem a otimização de todas as etapas da produção, desde a emissão de uma ordem até o embarque dos produtos acabados.

A importância destes sistemas vem da lacuna que normalmente existe entre o ERP (Entreprise Resource Planning) e os softwares específicos da linha de produção. O MES pode importar dados do ERP e integrá-los com o dia a dia da produção, gerenciando e sincronizando as tarefas produtivas com o fluxo de materiais.

Considerando que na cadeia de suprimento o maior valor agregado costuma estar na produção, faz todo sentido investir em sistemas que otimizem o fluxo, controle e qualidade do material (Fonte: PPI-Multitask).

2. Planejamento e Controle de Produção

A reunião dos meios de produção (matéria-prima, mão de obra e equipamentos) possibilita a fabricação de produtos que surgem pela ação dos Sistemas produtivos.

Os planos que servem de guia na execução e no controle da produção são comandados pelo órgão auxiliar denominado Planejamento e Controle da Produção (PCP), que dita normas a linha de produção, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo.


Sistemas Envolvidos

  • TOTVS DATASUL 12
  • PC-FACTORY (PPI MULTITASK)


Integração

O objetivo da Integração PC Factory (software MES) X ERP Datasul é disponibilizar aos clientes TOTVS uma nova opção para controle da produção por meio da automação dos processos, permitindo a atualização e extração de informações de forma on-line de modo a simplificar o fluxo dos clientes, ao que chamaremos a solução como um todo de simplesmente: TOTVS MES.


Lista de Mensagens - Transações


4.0.1713.2002


Escopo


Âncora
prerrequisitos
prerrequisitos

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização

1. Datasul

Pré-requisitos de instalação da integração:

  • Datasul versão 12.1.13 (verificar a versão das mensagens existentes na base "XSD", pois este documento representa a liberação realizada na versão 12.1.17).
  • Módulo de produção ou produção com SFC implantados.
  • Servidor de Web Service, disponibilizado dentro do EAR Datasul 12.1.6.
  • Configuração de usuário de integração EAI.
  • Informar a relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PC-Factory (CD7003).
  • Validação do ambiente de integração via Diagnóstico (CP0106).

Retorna ao início

Pré-requisitos de negócio:

A integração padrão atende movimentos de quantidades produzidas e horas reportadas, ou seja, não estão inclusos ajustes de requisições, as requisições necessitam ocorrer de forma automática no momento de reporte de acordo com pelo menos um dos recursos abaixo:

  • Alocação de material;
  • Ordens de produção com linha do tipo serviço poderão agora utilizar a mensagem de requisição em momento diferente do reporte;
  • Ajustes nas reservas das ordens de produção para que cada componente possua depósito e localização de requisição informado.

Além dos requisitos listados acima, somente são atendidas na integração TOTVS MES as ordens com política de reporte do tipo "Ordem" ou "Operação", ou seja, reportes por item no Chão de Fábrica não são suportados nesta fase do projeto.

 


ATENÇÃO - Situações em que deve ser validar o processo utilizado pelo cliente.

a) PC-Factory não trata referência, no entanto, será possível visualizar itens com referência no mesmo (envio da mensagem de referências do item seja na carga CD7002 ou na relação item referência, CD1506). É possível utilizar itens controlados por referência para mensagens de Apontamento Produção, Requisição e Saldos, desde que o cliente não precise informar referência diferente das existentes como padrão no ERP. Já para a mensagem de Transferência entre depósitos, não é possível.

b) Ordens de produção com reporte por Item não serão integradas, pois não existe apontamento por item suportada pelo PC-Factory.

c) Operações de Roteiro de Produção e Listas de Componentes não serão integrados, pois o PC-Factory não trabalha com processo variável de fabricação.

d) O PC-Factory precisa da informação de qual operação cada componente será consumido, neste caso o cliente terá que informar na estrutura dos produtos a serem integrados, e no caso de OPs já abertas, manuteni-las antes da integração (carga inicial).

e) Para poder informar o consumo real na linha de Processo, deve ser enviado junto a mensagem de apontamento de produção. E para consumir o padrão, deve ser retirada toda a tag <ListOfSupplyOrders>. Caso apenas o PCP esteja ativo, obrigatoriamente para linha de processo deve ser enviada a lista de requisições com os mesmos componentes presentes na reserva, podendo zerar a quantidade (UsedQuantity), caso necessário, para não haver consumo. Obs.: o PC-Factory não envia as informações de OutflowWarehouseCode e OutflowLocationCode no apontamento, e caso o cliente deseje realizar o consumo pelo padrão na linha de Processo, deverá alocar as reservas antes, para que não ocorra erro.

f) Lembrando que a responsabilidade do uso das informações de Estrutura e Operações é do PC-Factory, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alteradas informações destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.

g) O ERP para indicar um co-produto ou sobra durante a produção utiliza quantidades negativas em sua estrutura ou lista de componentes da Ordem de Produção. Há restrições quanto ao seu uso na integração, caso não sejam informadas estas reservas no momento do apontamento. (ver DT_DMANFACTORY01-4220_INTEGRACAO_TOTVS-MES_SOBRA)

h) O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup: quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Na integração TOTVS-MES somente fará uso do segundo.

i) O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação (conforme a FASE 1 da integração).

Agora poderá também ser informado o consumo real (requisição componentes) juntamente a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição (quando a linha for de processo). A mesma mensagem será também utilizada para estorno.

j) O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção. Para o ERP, se durante a produção identificou-se que o produto resultante é realmente um refugo (consumiu-se componentes e o acabado ficou inutilizável), nesta situação pode-se informar durante o processo produtivo a Quantidade total produzida, e também a quantidade refugada.

Exemplo: Produzidas 5000 peças
              Refugadas     46 peças
         --> Saldo         4054 peças

Nota
titleNota:

O uso da nova mensagem Refusal_1_000, permite agora que realizar o refugo avulso sobre um reporte anteriormente já realizado. Maiores detalhes verificar na base de conhecimento: DMCP0075 - Refugo Avulso - Integração TOTVS MES

k) O ERP com o SFC, aceita apontamento de produção apenas de tempo sem quantidade, o contrário, não.

l) Os apontamentos de MOB e GGF, podem ser indicados na mensagem de apontamento de produção, do contrário, não serão feitos pelo padrão. O PC-Factory fará uso das mensagens de apontamento de MOB e GGF, já existentes na fase 1.

m) Na integração com SFC, os tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão. Atenção redobrada que caso se deseje o consumo real, ao ser enviado ao menos um componente consumido junto com o apontamento de produção, para não ser feito pelo padrão.

n) A mensagem utilizada para o envio de novo Lote será ItemStockLevel. Não serão enviadas quantidades.

o) Informar o tipo da linha de produção na ordem (Processo ou Serviço), para que o PC-Factory saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.

p) Tempo Máquina e Tempo Homem no ERP Datasul, são dois campos, no entanto o PC-Factory possui apenas um, que pode receber ou tempo homem ou tempo máquina. Como o PC-Factory integra com dois de nossos ERPs (Datasul e Protheus), e para o Protheus o conceito de Tempo Homem é diferente do Datasul, foi necessário efetuar a padronização, para que o PC-Factory recebesse de ambos ERPs a mesma informação (tempo máquina foi o eleito). Sendo assim, é orientado que no ERP os clientes tenham valor registrado no campo tempo máquina.

Nota
titleNota:
  • A partir da versão ProductionOrder_2_003, a mesma informação do campo TimeResource (tempo homem), passar a ser atualizado no TimeMOD. Assim os dois campos terão a mesma informação.
  • O indicador de tempo no MES (campo TimeIndMES) poderá ter os seguintes valores: 1 = Tempo Máquina; 2 = Tempo mão de obra; 3 = Escolha pelo MES. No Datasul, quando trabalha apenas com PCP o campo deve ser gerado como '3'.


q) O PC-Factory não trabalha com rede-pert, e sempre segue a ordem de numeração das operações da ordem. Quando o módulo SFC estiver ativo, o tipo de reporte da Ordem for por Operação (ou por Ordem parametrizado para seguir rede-pert), deve ser corrigida no ERP a numeração das Operações (Engenharia e Ordem de Produção) para que siga a sequência da Rede-pert.

Exemplo: Rede-pert de operações na Engenharia

Deverá ser corrigida para:


Demais recursos serão complementadas neste documento, conforme liberação das próximas fases.


Âncora
instalacao
instalacao

Instalação/Atualização

1. Servidor de Aplicação TOTVS

1.1 Servidor de aplicação legado (JBOSS)

A integração TOTVS x PPI-Multitask necessita de uma parametrização de qual usuário será utilizado para a integração durante a comunicação com o WebServices do TOTVS MES, essa configuração é importada das credenciais de login do framework metadados, localizada em datasul_framework.properties.

Esse arquivo pode ser localizado em: %JBOSS_HOME%\server\<instancia>\conf\datasul\datasul_framework.properties.

As seguintes linhas representam as credenciais que necessitam ser informadas corretamente:

#+-------------------------------------------+
#| CONFIGURACOES METADADOS |
#+-------------------------------------------+

<...>

java.naming.security.principal=<user>

java.naming.security.credentials=<password>


Também deverá ser parametrizado um role e user de integração no JBOSS, nos arquivos jbossws-roles.properties e jbossws-users.properties respectivamente, conforme exemplo:

Exemplo de arquivo jbossws-roles.properties:

# A sample roles.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai2allowed

Exemplo de arquivo jbossws-users.properties:

# A sample users.properties file for use with the UsersRolesLoginModule
eai=eai@123

Esses logins e senhas devem ser parametrizados na aplicação do PC-Factory.


O webservice disponibilizado para o TOTVS MES é encontrado por meio da URL: <hostname>:<porta>/mes-ws/MESService?wsdl


Além disso, é necessário informar a TAG totvs.datasul.mes no arquivo service_locator.properties, conforme exemplo abaixo:

totvs.datasul.mes=${datasul.framework}

1.2 Servidor de aplicação Novo Frame (Tomcat)

  • Caso o ambiente esteja configurado para utilizar Datasul for THF (Novo Framework), a URL de acesso ao webservice do MES é diferente, seguindo o padrão http://servidor:porta/totvsmes/public/ws/MESService.wsdl.
  • O usuário de integração não mais será conforme a parametrização do Jboss (descrito no item 1.1) mas sim através de um usuário do sistema através de autenticação direta.
  • Também deverá ser conferido a instalação do pacote totvsmes.war dentro do webapps do servidor de aplicação, conforme imagem abaixo:


Retorna ao início


Âncora
configuracao
configuracao

2. Datasul

Para ativação do TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, marcar a opção Ativo.
  4. Informar a URL do WebService.
  5. Verificar a conectividade do WebService por meio do botão Testar WS.
  6. Informar a Fase Integração como "2 - PCP + SFC".
  7. Configurar os parâmetros da integração por meio do botão Parâmetros.
  8. Confirmar a ativação por meio do botão OK.
Aviso
titleAviso:
Enquanto ainda estiver parametrizando a integração, é importante deixar desmarcada a opção "Ativo", assim é possível Testar o WebService e também efetuar a Carga, sem que as funções que geram mensagens comecem já a gerá-las.

O botão de Testar WS verifica se é possível realizar a conexão com o WebService informado no campo URL do WebService. Este botão tem dois retornos:

  • Teste realizado com sucesso.
  • Conexão com o WebService MES Channel falhou.

O botão de Parâmetros abre o programa CP0106B que permite o cadastro de filtros para a integração de:

 - Ordem de Produção:

  • Linha de produção.
  • Estabelecimento.
  • Planejador.
  • Reaproveitamento (linha de serviço específica para criação de ordem de produção interna para consumo de um acabado que trocou de código).

  - Item: 

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque

 - Saldo Item:

  • Código Item
  • Família Material
  • Grupo Estoque
  • Estabelecimento
  • Depósito
  • Localização
  • Espécie Documento

Pasta Ordem de Produção:

As situações a seguir exemplificam a utilização dos parâmetros. 

Situação 1 - Poderá ser criado mais de um filtro para um mesmo campo. Por exemplo: somente as ordens criadas ou alteradas com os planejadores João ou José, estabelecimento ALM e linhas de produção 1 ou 2 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 2 - Todas as ordens de produção criadas e alteradas serão enviadas para a PPI-Multitask se todos os filtros estiverem cadastrados com *.

Situação 3 - Somente as ordens de produção com estabelecimento 1 serão enviadas para a PPI-Multitask.

Situação 4 - Se não existir filtro cadastrado, então nenhuma ordem de produção será enviada para a PPI-Multitask.


Situação 1:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

João

Planejador

José

Estabelecimento

ALM

Linha de produção

1

Linha de produção

2

Situação 2:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

*

Linha de produção

*

Situação 3:

Código do Campo

Descrição Campo

Planejador

*

Estabelecimento

1

Linha de produção

*

Um filtro poderá ser removido por meio do botão Remover no canto inferior direito do programa.


Pasta Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Item.


Pasta Lote Item:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta, filtrarão os registros de Movimento que criaram um novo lote. Serão enviadas apenas as informações de criação deste novo lote. Quantidades não serão enviadas, por causa do risco de envio da mensagem XML de Saldo, em que o movimento foi desfeito por uma transação.


Pasta Estr/Oper:

A exemplo do que acontece com a pasta Ordem de Produção, esta pasta também aceita o asterisco "*" para considerar todos.

Os dados registrados nesta pasta filtrarão os registros de Estrutura e Operações.

As funções de estrutura (EN0105 e EN0109), sempre que alterarem algum componente da estrutura de um item, filtrarão pelos campos informados nesta pasta e enviarão a estrutura completa do item. Caso existaM referências relacionadas a estrutura, estas serão geradas também na mesma mensagem de estrutura em forma de lista.

Exemplo: 


Item
Família
Grupo Estoque
CanetaEscritórioVenda
CorpoEscritórioGeral
TampaPlásticosPlásticos
TuboPlásticosPlásticos
CargaProduto/ProcessoGeral
PontaCompradoGeral
TintaCompradoGeral

Apenas o filtro de Família foi indicado (família = "Escritório"), neste caso quando for alterado algum componente da Caneta, como este item é da família indicada, será gerada uma mensagem com todos os seus componentes (Corpo e Tampa), mesmo que a família dos componentes não seja a mesma.


Gerar Log mensagens XML da integração TOTVS MES é necessário:

  1. Abrir o programa de Parâmetros do Controle da Produção - CP0106.
  2. Selecionar a Página 5.
  3. Na área de Integração TOTVS MES, pressionar o botão Log XML.
  4. Na tela que abre pressionar o botão Ativa.
  5. A partir deste momento sempre que houver algum envio de XML a partir do ERP, será gerada a mensagem no diretório informado.
Nota
titleNota:
Para desativar, efetuar o mesmo processo, porém o botão estará como Desativa. Somente ativar o log para validação de mensagem, depois de validada, desativar para que não fique consumindo recurso desnecessariamente.

Retorna ao início

Controle de Versão

O grupo TOTVS representado por suas marcas administrará as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.


Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos RM Conector e Backoffice Protheus estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.



Programa de gerenciamento de pendências CD2900 - este programa tem por função administrar as pendências/exceções referentes à integração que são criadas quando ocorre um erro no envio. Permite o reprocessamento de uma mensagem, exclusão de uma pendência e a visualização do XML, além de possuir filtro por data de envio, transação, usuário e tipo de pendência.


Programa de Carga inicial CD7002 - permite o envio das informações do item, depósito, grupo de máquina e ordem de produção e tem o objetivo de efetuar uma carga inicial no momento da implantação do PC Factory, ou então para sincronizar os dois produtos. Cada transação disponibiliza filtros para que o usuário decida o que quer enviar para a PPI-Multitask, esses filtros são apresentados conforme a transação escolhida. 

Nota
titleNota:
Para ordem de produção, é possível a seleção também do estado das ordens. (O estado "Não Iniciada" somente será habilitada quando o módulo de SFC não esteja implantado no Datasul).


Programa de cadastro de-para CD7003 - permite o cadastro da relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PPI-Multitask. Possuem os campos tipo de conteúdo, conteúdo ERP e conteúdo MES. 

Transações/Entidades/Mensagens únicas 

1.a Fase - Integração com Controle de Produção

As seguintes transações usadas no TOTVS MES:

Âncoralistamensagenslistamensagens

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

01

Item

Totvs

PPI-Multitask

Item_3_001.xsd

02

Depósito

Totvs

PPI-Multitask

Warehouse_1_000.xsd

03

Grupo de Máquina

Totvs

PPI-Multitask

WorkCenter_1_000.xsd

04

Ordem de Produção

Totvs

PPI-Multitask

ProductionOrder_2_005.xsd

Processos

05

Apontamento de Produção

PPI-Multitask

Totvs

ProductionAppointment_2_004.xsd

06Apontamento MOB/GGFPPI-MultitaskTotvsWorkforceAndOverheadAppointment_1_000.xsd

2.a Fase - Integração com Chão de Fábrica

Método

ID

Descrição

Origem

Destino

XSD (versões podem variar)

Cadastros

03Localização/EndereçoERP DatasulPPI-MultitaskAddressStock_1_000.xsd

04

Centro de Trabalho

ERP Datasul

PPI-Multitask

Machine_1_000.xsd

05

Motivo de Parada

PPI-Multitask

ERP Datasul

StopReason_1_000.xsd

06

Motivo de Refugo

PPI-Multitask

ERP Datasul

WasteReason_1_000.xsd

14Estrutura de Produto ERP DatasulPPI-MultitaskItemStructure_1_001.xsd15Roteiro de Operações ERP DatasulPPI-MultitaskItemScript_1_000.xsd16FerramentaERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd17Operador ERP DatasulPPI-MultitaskResource_1_000.xsd20Referência do ItemERP DatasulPPI-MultitaskItemReference_1_000.xsd

Saldos

01

Solicitação de Saldo Item

PPI-Multitask

ERP Datasul

StockLevel_2_000.xsd

18

Envio de Lote Item

ERP DatasulPPI-MultitaskItemStockLevel_1_000.xsdMovimentos
02

Transferência de Depósito

PPI-MultitaskERP Datasul

TransferWarehouse_1_003.xsd

08

Ordem de Produção/Alocação PCP

ERP DatasulPPI-MultitaskProductionOrder_2_005.xsd09

Ordem de Produção/Alocação SFC

ERP DatasulPPI-MultitaskProductionOrder_2_005.xsd11

Requisição Componente

PPI-MultitaskERP Datasul

MovementsInternal_1_001.xsd

Apontamentos
10

Reporte de Parada

PPI-MultitaskERP Datasul

StopReport_1_001.xsd

12Reporte de Produção via PCPPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_2_004.xsd

13Reporte de Produção via SFCPPI-MultitaskERP Datasul

ProductionAppointment_2_004.xsd

14Refugo Avulso (Recusa)PPI-MultitaskERP DatasulRefusal_1_000.xsd

Retorna ao início

Fluxo das Informações

A integração ocorrerá no momento de cadastro ou alteração de cada transação, onde será criado um arquivo XML no diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” com as informações que foram enviadas. O nome do arquivo XML iniciará com OK, ERROR ou PEND, seguido pela transação, hora/minuto/segundo e um código identificador.

Exemplos de arquivos XML gerados:
Sucesso: OK_Item_14_55_38_<código do item>.xml
Erro: ERROR_Item_14_46_38_<código do item>.xml
Pendente: PEND_ProductionOrder_15_07_38_<número da ordem>.xml

Fluxo das informações das transações:

  • Item, depósito e grupo de máquina: no momento da criação ou alteração de um item no programa CD0204, de um depósito no programa CD0601 ou de um grupo de máquina no programa CD0111, o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida questionando se deseja criar uma pendência de envio no programa CD2900. Em ambas as situações, um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho. 
  • Ordem de produção: no momento da criação ou alteração de uma ordem de produção, ou durante a alteração da situação de uma ordem (eliminação, alocação, requisição), o programa irá verificar se a integração está ativa e, se estiver ativa, irá efetuar o envio do cadastro para a PPI-Multitask, com exceção para as ordens criadas pelo MRP e/ou APS. Se não ocorrer erro o cadastro não apresentará nenhuma mensagem, se ocorrer erro uma mensagem será exibida e uma pendência de envio será criada no programa CD2900. Em ambas as situações um arquivo XML será gerado na pasta temporária de trabalho.

Ordens criadas pelo MRP e/ou APS não são integradas automaticamente, estas geram pendências para execução posterior pelo programa CD2900.

Os programas afetados pela integração são apresentados na tabela abaixo:

Transação

Programa

Item

CD0204

Depósito

CD0601

Grupo de máquina

CD0111

Ordem de Produção

CP0301 / CPAPI001

Localização de EstoqueCE0105
Estrutura ItemEN0105
Onde se Usa ItemEN0109
Centro de TrabalhoSF0104
FerramentasCD0124
OperadorSF0108
Processo de Fabricação (Operações)EN0507
Motivo de ParadaBOMF510 (SF0106)
Motivo de RefugoSF0107

Programa de gerenciamento de pendências CD2900 - este programa tem por função administrar as pendências/exceções referentes à integração que são criadas quando ocorre um erro no envio. Permite o reprocessamento de uma mensagem, exclusão de uma pendência e a visualização do XML, além de possuir filtro por data de envio, transação, usuário e tipo de pendência.

Programa de Carga inicial CD7002 - permite o envio das informações do item, depósito, grupo de máquina e ordem de produção e tem o objetivo de efetuar uma carga inicial no momento da implantação do PC Factory, ou então para sincronizar os dois produtos. Cada transação disponibiliza filtros para que o usuário decida o que quer enviar para a PPI-Multitask, esses filtros são apresentados conforme a transação escolhida. 

Nota
titleNota:
Para ordem de produção, é possível a seleção também do estado das ordens. (O estado "Não Iniciada" somente será habilitada quando o módulo de SFC não esteja implantado no Datasul).

Programa de cadastro de-para CD7003 - permite o cadastro da relação entre o estabelecimento do ERP Datasul e o estabelecimento da PPI-Multitask. Possuem os campos tipo de conteúdo, conteúdo ERP e conteúdo MES. 

Cadastros

Transação Item: Item_3_001.xsd Âncoraitemitem

Identificador da Mensagem: Item

Versão: 3_001

Módulo Datasul: Engenharia

Tipo de Envio: Síncrona

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryActiveTipo Obsolescênciaitem.cod-obsoletoTBLInProduct.FlgEnableBranchIDCódigo Estabelecimentoitem.cod-estabelTBLInProduct.PlantCodeCodeCódigo Itemitem.it-codigo TBLInProduct.CodeComercialFamilyCodeitem.fm-cod-comComercialFamilyDescriptionfam-comerc.descricaoCompanyIdestabelec.ep-codigoCompanyInternalIditem.cod-estabelControlTypeitem.tipo-contrDeployDateitem.data-implantDetailitem.narrativaEconomicLotitem.lote-economiFamilyClassificationCodefamilia.idi-classif-itemFamilyCodeCódigo Família Materialitem.fm-codigoTBLInProduct.FamilyProductCodeFamilyDescriptionDescrição Família Materialfamilia.descricaoTBLInProduct.FamilyProductNameFormulaTypeitem.tipo-formulaFractionalQuantityitem.fracionaGrossWeightitem.peso-brutoInternalIditem.it-codigoIsScrapFiscalPriceitem.log-refugo-preco-fiscIsScrapStockControlitem.log-control-estoq-refugoMinimumLotitem.lote-minimoMultipleLotitem.lote-multiplMultiplicationFactorValueFator de Conversãoitem.fator-converTBLInProduct.Unit2FactorNAMEDescrição Itemitem.desc-itemTBLInProduct.NameNetWeightitem.peso-liquidoObtainingTypeitem.compr-fabricPerMillionitem.per-ppmQualityControlitem.contr-qualidReleaseDateitem.data-liberacScrapItemCodeitem.cod-item-refugoScrapItemQuantityitem.val-relac-refugo-itemStandardWarehouseCodedeposito-padStandardWarehouseDescriptiondeposito.nomeStockControlTypeitem.tipo-con-estStockGroupCodeitem.ge-codigoStockGroupDescriptiongrup-estoque.descricaoUnitOfMeasureCodeUnidade de Medidaitem.unTBLInProduct.Unit1code

Retorna Lista Mensagens

Transação Depósito: Warehouse_1_000.xsd  Âncoradepósitodepósito

Identificador da Mensagem: Warehouse

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Depósitodeposito.cod-deposTBLInWarehouse.CodeDescriptionDescrição Depósitodeposito.nomeTBLInWarehouse.NameTypeTipodeposito.ind-tipo-depIsFinalItemAcabadodeposito.ind-acabadoIsQualityControlQualidadedeposito.ind-dep-cqIsProcessProcessodeposito.ind-processoIsWasteRejeitodeposito.ind-dep-rejIsRecycledRecicláveldeposito.log-reciclagemIsBalanceAvailableSaldodeposito.cons-saldoWarehouseClassificationClassificaçãodeposito.char-1

Retorna Lista Mensagens

Transação Grupo de máquina: WorkCenter_1_000.xsd  Âncoragrupogrupo

Identificador da Mensagem: WorkCenter

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

Code

grup-maquina

gm-codigo

CalendarCode

grup-maquina

cd-calen

CalendarDescription

calen-gener

descricao

CapacityUnit

grup-maquina

cod-unid-capac

CostCenterCode

grup-maquina

cc-codigo

Description

grup-maquina

descricao

HasAlternative

grup-maquina

log-controle-alt

IsSetup

grup-maquina

log-possui-prepar

IsReported

grup-maquina

log-pto-control

LoadQuantity

grup-maquina

qtd-carga-batch

MODReportType

grup-maquina

ind-reporte-mod

OperationOverlap

grup-maquina

log-overlap

ProcessorType

grup-maquina

ind-tip-ctrab

ProductionAreaCode

grup-maquina

cod-area-produc

ProductionAreaDescription

area-produc

des-area-produc

QualityControlReport

grup-maquina

ind-reporte-cq

ReportOperationTime

grup-maquina

log-reporte-tempo-operac

TimeTreatmentType

grup-maquina

ind-tempo-operac

Type

grup-maquina

tipo

UnitsPerHour

grup-maquina

nr-up-hora

UsesExtraHour

grup-maquina

log-utiliza-hext

Retorna Lista Mensagens

Transação Ordem de Produção: ProductionOrder_2_005.xsd Âncoraordempcpordempcp

Identificador da Mensagem: ProductionOrder

Versão: 2_005

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

ListaCampo XSDDescriçãoApenas SFCCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeAbbreviationProviderNameNome Clienteord-prod.nome-abrevBusinessContentTypeAllocationTypeTipo Alocaçãoord-prod.sit-alocBusinessContentTypeApprovedQuantityQuantidade Aprovadaxop-sfc.qtd-aprov-sfcBusinessContentTypeAuxiliarItemCodeCódigo Item auxiliarxop-sfc.cod-item-aux-sfcBusinessContentTypeBusinessUnitCodeUnidade de Negócioord-prod.cod-unid-negocBusinessContentTypeCustomerGroupCodeGrupo de Clienteord-prod.cod-gr-cliBusinessContentTypeCustomerRequestCodeNr. do Pedidoord-prod.nr-pedidoBusinessContentTypeDeliveryNumberNr. Entrega pedidoord-prod.nr-entregaBusinessContentTypeEndLaterDateTimeData/Hora Fim Atividadexop-sfc.dat-fmtBusinessContentTypeEndOrderCPDateData/Hora Fim Atividadexop-sfc.dat-fim-op-cpBusinessContentTypeEndOrderDateTimeData Fim Ordem Produção CPxop-sfc.dat-fim-opTBLInWOHD.DtPlanEndBusinessContentTypeEndOrderQuantitySegs Fim Ordem Produçãoxop-sfc.qtd-segs-fim-opBusinessContentTypeFamilyCodeCódigo da Famíliaitem.fm-codigoBusinessContentTypeFamilyDescriptionDescrição da Famíliafamilia.descricaoBusinessContentTypeGrossWeightPeso Bruto do itemitem.peso-brutoBusinessContentTypeIsItemCoproductCoprodutoxop-sfc.log-possui-coprodutBusinessContentTypeIsStatusOrderReporte Fecha Ordem Produçãoxop-sfc.log-reporte-fecha-opBusinessContentTypeItemCodeCódigo Itemord-prod.it-codigoTBLInWOHD.ProductCodeBusinessContentTypeItemDescriptionDescrição do itemitem.desc-itemBusinessContentTypeLaborCalculationTypeCálculo Custo Mão de Obraord-prod.calc-cs-mobBusinessContentTypeLaborCostTypeCusteio Proporcional Mão de Obraord-prod.custeio-prop-mobBusinessContentTypeLaborTypeReporta Mão de Obraord-prod.reporte-mobBusinessContentTypeLastPertNumberÚltima sequênciaord-prod.nr-ult-seqBusinessContentTypeLotCodeCódigo Loteord-prod.lote-serieBusinessContentTypeMaterialCalculationTypeCálculo Custo Materialord-prod.calc-cs-matBusinessContentTypeMaterialCostTypeCusteio Proporcional Materialord-prod.custeio-prop-matBusinessContentTypeMaterialListCodeLista Componenteord-prod.cod-lista-componBusinessContentTypeMaximumQuantityQuantidade Máximaxop-sfc.qtd-op-maxBusinessContentTypeMinimumLotQuantityLote Mínimooper-ord.lote-minBusinessContentTypeMinimumQuantityQuantidade Mínimaxop-sfc.qtd-op-minBusinessContentTypeNetWeightPeso Líquidoitem.peso-liquidoBusinessContentTypeNumberNúmero Ordem Produçãoord-prod.nr-ord-produTBLInWOHD.CodeBusinessContentTypeOverheadCalculationTypeCálculo Custo Gastos Gerais de Fabricação: 1-proporcional, 2-totalord-prod.calc-cs-ggfBusinessContentTypeOverheadCostTypeCusteio Proporcional GGF: 1-proporcional quant da ordem, 2-proporcional quant inicial, 3-proporcional quant operaçãoord-prod.custeio-prop-ggfBusinessContentTypeOverheadTypeTipo GGFord-prod.reporte-ggfBusinessContentTypePertRequestNumberSequência pedidoord-prod.nr-sequenciaBusinessContentTypePlannerUserPlanejadorord-prod.cd-planejadBusinessContentTypePriorityPrioridadeord-prod.prioridadeBusinessContentTypeProductionLineCodeLinha de Produçãoord-prod.nr-linhaBusinessContentTypeProductionLineDescriptionDescrição Linha de Produçãolin-prod.descricaoBusinessContentTypeQuantityQuantidadexop-sfc.qtd-opTBLInWOHD.TotalQtyBusinessContentTypeReferenceCodeReferênciaord-prod.cod-referBusinessContentTypeReleaseOrderDateData Liberação Ordem Produçãoxop-sfc.dat-liber-opBusinessContentTypeReportOrderTypeTipo de Reporteord-prod.rep-prodBusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportadaxop-sfc.qtd-reptda-sfcBusinessContentTypeRequestOrderCodeCódigo Pedido Ordem Produçãoxop-sfc.cod-ped-opBusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhadaxop-sfc.qtd-retrab-sfcBusinessContentTypeScrapItemCodeQuantidade Retrabalhadaord-prod.cod-item-refugoBusinessContentTypeScrapItemValueRelação Refugo/Itemord-prod.val-relac-refugo-itemBusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugadaop-sfc.qtd-refgda-sfcBusinessContentTypeScriptCodeCódigo Roteiroord-prod.cod-roteiroBusinessContentTypeSiteCodeFilialord-prod.cod-estabelBusinessContentTypeStartEarlierDateTimeData/Hora Início Mais Cedoxop-sfc.dat-imcBusinessContentTypeStartOrderCPDateData/Hora Início Atividadexop-sfc.dat-inic-op-cpBusinessContentTypeStartOrderDateTimeData Início Ordem Produção CPxop-sfc.dat-inic-opTBLInWOHD.DtPlanStartBusinessContentTypeStartOrderQuantitySegs Início Ordem Produçãoxop-sfc.qtd-segs-inic-opBusinessContentTypeStartRealDateTimeData/Hora Início Programaçãooper-ord.dt-inirealBusinessContentTypeStatusOrderTypeEstado da ordemord-prod.estadoTBLInWOHD.StatusBusinessContentTypeStatusTypeEstado: 1-não iniciada, 2-liberada pcp, 3-iniciada, 4-suspensa, 5-finalizadaord-prod.estadoBusinessContentTypeStockGroupCodeCódigo grupo estoqueitem.ge-codigoBusinessContentTypeStockGroupDescriptionDescrição grupo estoquegrup-estoque.descricaoBusinessContentTypeTimeReleaseQuantityTempo Pós Processoxop-sfc.qtd-segs-liber-opBusinessContentTypeTypeTipo da Ordemord-prod.tipoTBLInWOHD.WoTypeCodeBusinessContentTypeUnitOfMeasureCodeUnidade Medidaord-prod.unTBLInWoDet.Unit1CodeBusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo Depósitoord-prod.cod-deposTBLInWOHD.AuxCode1ListOfActivityOrdersActivityCodeCódigo Operaçãoquando na fase 1, usar o campo oper-ord.op-codigo; quando na fase 2 usar split-operac.num-operac-sfc;TBLInWoDet.WODetCode(ActivityCode + "." + Split)ListOfActivityOrdersActivityControlCodeCódigo ponto controleoper-ord.pto-controleListOfActivityOrdersActivityDescriptionDescrição Operaçãooper-ord.descricaoTBLInWoDet.WODetNameListOfActivityOrdersActivityIDID Operaçãoquando na fase 1 ou fase 2 com PCP, usar o campo oper-ord.num-id-operacao; quando na fase 2 com SFC usar split-operac.num-operac-sfc;ListOfActivityOrdersSplitID Operaçãoquando na fase 1 ou fase 2 com PCP, usar o campo oper-ord.num-id-operacao. Obs.: apenas na integração com Protheus é que esta informação é diferente, pois indica desdobramento da operação.TBLInWoDet.WODetCode(ActivityCode + "." + Split)ListOfActivityOrdersActivityItemValueRelação Operação/Itemoper-ord.val-operac-itemListOfActivityOrdersActivityQuantityQuantidade Previstaoper-ord.qtd-previs-operacListOfActivityOrdersActivityTypeTipo Operação(1-Reporta; 2-Não Reporta)Quando o Tipo Reporte da Ordem for por Ponto de Controle, e <ActivityControlCode> não estiver marcado será carregado como 2. Para as outras situações, será sempre 1.ListOfActivityOrdersAlternativeActivityCodeCódigo Operação Alternativaoper-ord.op-alternListOfActivityOrdersApprovedQuantityQuantidade Aprovadaoper-ord.qtd-aprov-sfcListOfActivityOrdersEndLaterDateTimeData/Hora Fim Mais Tardeoper-ord.dat-fmt-operacListOfActivityOrdersEndPlanDateTimeData/Hora Fim Programaçãoxsplit-operac.dat-progda-fim-operacTLBInWODet.EndPlanDateTimeListOfActivityOrdersEndRealDateTimeData/Hora Fim Realoper-ord.dt-fimrealListOfActivityOrdersIsActivityEndÚltima Operaçãooper-ord.log-operac-finalTLBInWODet.ReportTriggerListOfActivityOrdersIsActivityStartPrimeira Operaçãooper-ord.log-operac-inicListOfActivityOrdersIsLastReportReporte Fecha Operaçãooper-ord.log-fecha-operacListOfActivityOrdersItemCodeCódigo Itemoper-ord.it-codigoListOfActivityOrdersItemDescriptionDescrição Itemitem.desc-itemListOfActivityOrdersLaborCodeCódigo Mão de Obra Diretaoper-ord.cd-mob-dirListOfActivityOrdersLoadQuantityCarga Bateladaoper-ord.qtd-carga-batchListOfActivityOrdersMachineCodeCódigo Máquinaoper-ord.gm-codigoListOfActivityOrdersMaterialItemValueRelação Item Operac/Itemoper-ord.val-compon-itemListOfActivityOrdersMultipleLotQuantityLote Múltiplooper-ord.lote-multiploListOfActivityOrdersOrderReferenceNumberNúmero Ordem Referênciaoper-ord.nr-ord-referListOfActivityOrdersPercentageOverlapValue% Overlapoper-ord.fator-sobrepListOfActivityOrdersPercentageScrapValue% Refugooper-ord.refugo-opListOfActivityOrdersPercentageValueProporçãooper-ord.proporcaoListOfActivityOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produçãooper-ord.nr-ord-produListOfActivityOrdersProductionQuantityQuantidade Prevista da Operaçãooper-ord.qtd-previs-operacTLBInWODet.QtyListOfActivityOrdersReportQuantityQuantidade Reportadaoper-ord.qtd-reptda-sfcListOfActivityOrdersResourceQuantityQuantidade Recursooper-ord.numero-homemListOfActivityOrdersReworkQuantityQuantidade Retrabalhadaoper-ord.qtd-retrab-sfcListOfActivityOrdersScrapItemCodeCódigo Item Refugooper-ord.cod-item-refugoListOfActivityOrdersScrapItemValueRelação Refugo/Itemoper-ord.val-relac-refugo-itemListOfActivityOrdersScrapQuantityQuantidade Refugadaoper-ord.qtd-refgda-sfcListOfActivityOrdersScriptCodeCódigo Roteirooper-ord.cod-roteiroListOfActivityOrdersStandardLotQuantityLote Padrãooper-ord.lote-padraoListOfActivityOrdersStartEarlierDateTimeData/Hora Início Atividadeoper-ord.dat-imc-operacListOfActivityOrdersStartPlanDateTimeData/Hora Início Programaçãoxsplit-operac.dat-progda-inic-operac caso tenha informação, senão será usado o campo split-operac.dat-progda-inic-setupTLBInWODet.StartPlanDateTimeListOfActivityOrdersStartPlanSetupDateTimeData/Hora Início Setup programadoxsplit-operac.dat-progda-inic-setupListOfActivityOrdersStatusTypeEstado da Operaçãooper-ord.estadoListOfActivityOrdersTimeMachineTempo Máquinaoper-ord.tempo-maquinTLBInWODet.StdSpeedListOfActivityOrdersTimePostprocessingTempo Pós Processooper-ord.qtd-tempo-pos-procesListOfActivityOrdersTimeResourceTempo Recurso (Tempo padrão para um lote)oper-ord.tempo-homemTLBInWODet.StdSpeedListOfActivityOrdersTimeSetupTempo Preparaçãooper-ord.tempo-preparTLBInWODet.SetUpTimeListOfActivityOrdersTreatmentTimeTypeTipo Tratamento Tempo: 1-proporcional, 2-fixo, 3-por lote, 4-dep ferramentaoper-ord.ind-tempo-operacListOfActivityOrdersUnitActivityCodeUnidade de medidaoper-ord.cod-un-operacTLBInWODet.Unit1CodeListOfActivityOrdersUnitItemNumberUnidadesoper-ord.nr-unidadesTLBInWODet.StdSpeedListOfActivityOrdersUnitTimeTypeTipo Unidade Tempooper-ord.un-med-tempoTLBInWODet.StdSpeedFormatListOfActivityOrdersUsedCapacityCapacidade Utilizadaoper-ord.qtd-capac-operacListOfActivityOrdersWorkCenterCodeCentro de Trabalhooper-ord.gm-codigoTLBInWODet.ManagerGrpCodeListOfActivityOrdersWorkCenterDescriptionDescrição Centro de Trabalhogrup-maquina.descricaoListOfActivityOrdersTimeMODMesma informação de TimeResourceListOfActivityOrdersTimeIndMES1 = Tempo Máquina; 2 = Tempo mão de obra; 3 = Escolha pelo MES. No Datasul, quando trabalha apenas com PCP o campo deve ser gerado como '3'.ListOfActivityOrderToolsToolCodeCódigo Ferramentaoper-ord.cod-ferramListOfAllocatedMaterialActivityCodeCódigo Operaçãoaloca-reserva.op-codigoTBLInMovMat.WoDetCodeListOfAllocatedMaterialAllocationTypeComo esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto
Ex.: Caso já tenha sido alocado 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas. 
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.3TBLInMovMat.AllocationTypeListOfAllocatedMaterialAllocationQuantityQuantidade Alocada (Quantidade no ERP, deverá verificar se o tipo é AllocationType 1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto).aloca-reserva.quant-aloc quando não usa controle de potência, senão usa aloca-reserva.qt-aloc-loteTBLInMovMat.QtyListOfAllocatedMaterialLocationCodeLocalização/Endereçoaloca-reserva.cod-localizTBLInMovMat.AddressCodeListOfAllocatedMaterialLotCodeCódigo Lotealoca-reserva.lote-serieTBLInMovMat.LotCodeListOfAllocatedMaterialLotDueDateValidade Lotelote.dt-validadeTBLInMovMat.LotDtValidityListOfAllocatedMaterialScriptCodeCódigo Roteiroaloca-reserva.cod-roteiroListOfAllocatedMaterialWarehouseCodeCódigo armazémaloca-reserva.cod-deposTBLInMovMat.WarehouseCodeListOfMaterialOrdersActivityCodeCódigo Atividadereservas.op-codigoTBLInBillMat.WODetCodeListOfMaterialOrdersFatherItemCodeCódigo Item Paireservas.item-paiListOfMaterialOrdersFatherItemDescriptionDescrição Item Paiitem.desc-itemListOfMaterialOrdersLocationCodeLocalização/Endereçoreservas.cod-localizListOfMaterialOrdersLotCodeCódigo Lotereservas.lote-serieListOfMaterialOrdersMaterialCodeCódigo item reservareservas.it-codigoTBLInBillMat.ProductCodeListOfMaterialOrdersMaterialDateData Reservareservas.dt-reservaListOfMaterialOrdersMaterialDescriptionDescrição item reservaitem.desc-itemListOfMaterialOrdersMaterialIDID ReservaiMaterialCountListOfMaterialOrdersMaterialListCodeCódigo Lista Componentereservas.cod-lista-componListOfMaterialOrdersMaterialQuantityQuantidade Reservareservas.quant-origTBLInBillMat.TotalQtyListOfMaterialOrdersOrderReferenceNumberNúmero Ordem Referênciareservas.nr-ord-referListOfMaterialOrdersProductionOrderNumberNúmero ordem produçãoreservas.nr-ord-produTBLInBillMat.WocodeListOfMaterialOrdersReferenceCodeCódigo referênciareservas.cod-referListOfMaterialOrdersReportQuantityQuantidade Atendidareservas.quant-atendListOfMaterialOrdersRequestTypeIdentifica se a requisição pode ser feita separadamente do reporte da produção, quando enviado: 
Datasul - identifica o tipo de linha de produção utilizado (1- Processo, 2 - Serviço)
Protheus - identifica o tipo de apropriação do componente (1-Direta, 2-Indireta).lin-prod.sum-requisTBLInBillMat.CommentsListOfMaterialOrdersScriptCodeCódigo Roteiroreservas.cod-roteiroListOfMaterialOrdersStatusTypeEstadoreservas.estadoListOfMaterialOrdersUnitOfMeasureCodeUnidade Medidareservas.unListOfMaterialOrdersWarehouseCodeCódigo armazémreservas.cod-deposTBLInBillMat.ExtCodeListOfPertOrdersActivityCodeCódigo operaçãopert-ordem.op-codigoListOfPertOrdersItemCodeCódigo Itempert-ordem.it-codigoListOfPertOrdersNextActivityIDID Operação Sucessorapert-ordem.num-operac-sucesListOfPertOrdersPercentageOverlapValue% Overlappert-ordem.overlapListOfPertOrdersPreviousActivityCodeCódigo Operação Predecessorapert-ordem.op-predecListOfPertOrdersPreviousActivityIDID Operação Predecessorapert-ordem.num-operac-predecListOfPertOrdersPreviousItemCodeCódigo Item predecessorpert-ordem.it-predecListOfPertOrdersPreviousScriptCodeRoteiro predecessorpert-ordem.rot-predecListOfPertOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produçãopert-ordem.nr-ord-produListOfPertOrdersScriptCodeCódigo Roteiropert-ordem.cod-roteiroListOfPertOrdersTimeTransportTempo Transportepert-ordem.transporteListOfQuotaActivityActivityIDCódigo Operação SFCxsplit-operac.num-operac-sfcListOfQuotaActivityQuotaActivityIDNr. do splitxsplit-operac.num-split-operacActivityCode+TBLInWODet.WODetCode

Retorna Lista Mensagens

Transação 03 – Localização/Endereço Âncoralocalizaçãolocalização

Cada criação de localização no ERP, gerará mensagem para integração. Alterações e eliminação não serão tratadas.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryAddressInternalIdInternalId da chave completa de empresa do produtocod-estabel, cod-depos, cod-localizAddressStorckDescriptionDescrição do Endereçolocalizacao.descricaoTBLInAddress.ExtCodeBranchIdCódigo da Filiallocalizacao.cod-estabelCompanyIdCódigo da EmpresaNALocationCodeCódigo do Endereço (Localização de Estoque)localizacao.cod-localizTBLInAddress.CodeWarehouseCodeCódigo Armazém(Depósito)localizacao.cod-deposTBLInAddress.WarehouseCode

Retorna Lista Mensagens

Transação 04 – Centro de Trabalho – Machine Âncoracentrocentro

Importante observar os campos IsSetup (Possui Preparação) e LaborType (Reporta MOD), pois no apontamento da produção o primeiro exigirá informar o tempo da preparação e Ferramenta (caso parametrizado) e no segundo exigirá Operador ou Equipe, caso assim parametrizado (1=Não Reporta;2=Operador;3=Equipe).
Soluções:
Preparação - No ERP não exigir preparação, ou a mensagem recebida deve enviar os tempos de preparação junto com o apontamento(ProductionAppointment)
Reporta MOD (Datasul) – No ERP não existir lista de especialidade ligada a máquina (SF0104), assim, qualquer operador ligado a mesma área de produção pode ser informado na mensagem de apontamento.
Reporta MOD (Protheus) – No ERP não existir lista de recurso ligada a máquina, somente os recursos da lista poderão ser informados. Assim a mensagem de apontamento terá que informá-lo.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Máquinactrab.cod-ctrabTBLInResource.codeDescriptionDescrição Máquinactrab.des-ctrabTBLInResource.Name + TBLInResource.NicknameWorkCenterCodeCódigo Centro Trabalhoctrab.gm-codigoTBLInResource.ManagerGrpCodeWorkCenterDescriptionDescrição Centro Trabalhogrup-maquina.descriçãoTBLInResource.WorkCenterDescriptionProcessorTypeTipo Processamentoctrab.ind-tip-ctrabLaborTypeTipo MODctrab.ind-reporte-modOperatorMachineQuantityQuantidade Operador Máquinactrab.num-operador-ctrabSimultaneousActivityQuantityQuantidade Operações Simultâneasctrab.num-operac-simultIsSetupPossui Preparaçãoctrab.log-possui-preparIsControlPertConsidera Evento Anteriorctrab.log-consid-event-antIsReportEventReporta Contadorctrab.log-reporte-contador

Retorna Lista Mensagens

Transação 05 – Motivo de Parada ÂncoramotivoparadamotivoparadaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Motivo Paradamotiv-parada.cod-paradaTBLOutResourceStatus.CodeDescriptionDescrição Paradamotiv-parada.des-paradaTBLOutResourceStatus.NameIsEfficiencyAltera Eficiênciamotiv-parada.log-alter-eficienIsEmailEquipmentE-mail Planejadormotiv-parada.log-mail-plandorIsServiceRequestEmite Solicitação Serviçomotiv-parada.log-emite-ssIsSetupParada Setupmotiv-parada.parada-setupTBLOutResourceStatus.FlgSetup

Retorna Lista Mensagens

Transação 06 – Motivo de Refugo ÂncoramotivorefugomotivorefugoCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Refugomotiv-refugo.cod-motiv-refugoTBLOutScrap.CodeDescriptionDescrição Refugomotiv-refugo.des-motiv-refugoTBLOutScrap.NameIsReworkRetrabalhomotiv-refugo.log-retrabalhoIsScrapMaterialRefugo Materialmotiv-refugo.log-material

Retorna Lista Mensagens

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção

Mensagem será disparada para criação:
Sem SFC implantado na criação da OP. (Transação 08)
Com SFC implantado somente na liberação da OP (Transação 09)

Mensagem será disparada na alteração:
Do split (alocação de split, divisão, etc) (Transação 09)
Da OP (cabeçalho, reservas, operações, etc) (Transação 08 e 09)
Alocação de reserva da ordem (tanto manual, quanto automática) – OBS: somente previsto na etapa 3

Nota
titleNota:
Ordens com tipo de Reporte por Item não serão integradas, logo não terão mensagens para reporte.
Informar o tipo da linha de produção na ordem (Processo ou Serviço), para que o TOTVS-MES saiba quando pode devolver apenas as requisições, sem necessidade de apontamento da produção.
Transação 14 – Estrutura de Produto ÂncoraestruturaestruturaQuando o item estiver relacionado a uma ou mais listas de componentes, não será integrada a estrutura.
Logo apenas os componentes ligados aos itens serão integrados.
Nota
titleNota:
O PC-Factory não trata referência, no entanto as referências serão levadas na lista da estrutura, e o PC-Factory irá usá-las juntamente ao código do item (ItemCode+ListOfReferenceCombination.ItemReference e ItemComponentCode+ListOfReferenceCombination.ComponentReference).
Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryItemCode

Código do Item Pai

estrutura.it-codigoTBLInWOHD.ProductCodeTBLInWOHD.WOCodeItemAmountQuantidade do Item Paiestrutura.qtd-itemTBLInWOHD.TotalQTYItemSequenceSequência de montagem do componenteestrutura.sequenciaTBLInBillMat.BillMatExtCodeItemComponentCodeCódigo do Item Componenteestrutura.es-codigoTBLInBillMat.ProductCodeInitialDateData em que o componente passa a ser válido na estruturaestrutura.data-inicioTBLInWOHD.DtPlanStartFinalDateData em que o componente deixa de ser válido na estruturaestrutura.data-terminoTBLInWOHD.DtPlanEndIsGhostMaterialIndica se a relação item x componente é fantasma ou nãoestrutura.fantasmaItemComponentAmountQuantidade do Item Componenteestrutura.qtd-componItemComponentProportionIndica a proporção de uso de um componenteestrutura.proporcaoLossFactorFator de perda do componente em relação a quantidade usadaestrutura.fator-perdaScriptCodeCódigo Roteiro - Este campo não precisa ser enviado nunca, pois não será integrado roteiro de operação. Deve apenas validar que o campo estrutura.cod-roteiro não tenha informação, pois caso tenha informação, não será enviado também o campo abaixo "ActivityCode".estrutura.cod-roteiroTBLInWOHD.ExtCodeActivityCodeCódigo Operaçãoestrutura.op-codigoTBLInWodet.CodeListOfReferenceCombination.ItemReferenceReferência do Item Pai (não obrigatório)ref-estrut.cod-ref-itListOfReferenceCombination.ComponentReferenceReferência do Componente (não obrigatório)ref-estrut.cod-ref-es

Retorna Lista Mensagens

Transação 15 – Roteiro Operações ÂncoraroteiroroteiroQuando o item estiver relacionado a um ou mais roteiros de fabricação, não será integrada a operação.
Logo apenas as operações ligadas aos itens serão integradas.
Será integrado também a Rede-Pert das Operações.
Nota
titleNota:
Lembrando que a responsabilidade do uso destas informações é do TOTVS MES, pois o ERP somente tratará as Ordens de Produção que ele mesmo tenha criado. Sempre que forem alterados alguma informação destas rotinas, será enviada a mensagem “Upsert” com a lista completa, exceto quando não existir mais lista, que usará “Delete”.
Campo XSDDescriçãoCampo ERP Campo PC-FactoryItemCodeCódigo Itemoperacao.it-codigoTBLInWOHD.ProductCodeTBLInWOHD.WOCodeItemDescriptionDescrição Itemitem.desc-itemScriptCodeCódigo Roteiro - Este campo não precisa ser enviado nunca, pois não será integrado roteiro de operação.operacao.cod-roteiroScriptDescriptionDescrição Roteirorot-fabric.descricaoListOfActivityActivityCodeCódigo Operaçãooperacao.op-codigoTBLInWodet.CodeActivityDescriptionDescrição Operaçãooperacao.descricaoTBLInWodet.NameMachineCodeCódigo MáquinaTBLInWodet.ResourceWorkCenterCodeCódigo Centro de Trabalhooperacao.gm-codigoTBLInWodet.ManagerGrpCodeActivityTypeTipo Operaçãooperacao.tipo-operInitialDateData Iníciooperacao.data-inicioTBLInWodet.DtPlanStartFinalDateData Fimoperacao.data-terminoTBLInWodet.DtPlanEndPercentageScrapValue% Refugooperacao.refugo-opPercentageValueProporçãooperacao.proporcaoUnitItemNumberUnidadesoperacao.nr-unidadesTimeResourceTempo Recursooperacao.tempo-homemTBLInWodet. StdSpeedTimeMachineTempo Máquinaoperacao.tempo-maquinTBLInWodet. StdSpeedTimeSetupTempo Preparaçãooperacao.tempo-preparTBLInWodet. SetUpTimeUnitTimeTypeTipo Unidade Tempooperacao.un-med-tempoTBLInWodet. StdSpeedFormatResourceQuantityQuantidade Recursooperacao.numero-homemUnitActivityCodeCódigo Unidade Operaçãooperacao.cod-un-operacActivityItemValueRelação Operação/Itemoperacao.val-operac-item ListOfPertOrdersNextActivityIDID Operação Sucessorarede-pert.num-id-operacao-sucessActivityCodeCódigo Operaçãorede-pert.op-codigoPreviousActivityIDID Operação Predecessorarede-pert.num-id-operacao-predecPreviousActivityCodeCódigo Operação Predecessorarede-pert.op-predecesTimeTransportTempo Transporterede-pert.transportePercentageOverlapValue% Overlaprede-pert.overlapOverlapQuantityQuantidade Overlaprede-pert.qtd-overlap

Retorna Lista Mensagens

Transação 16 – Ferramenta ÂncoraferramentaferramentaAs ferramentas que podem ser utilizadas durante a produção.Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Recursoferr-prod.cod-ferr-prodTBLTooling.CodeTypeTipo Recurso2NameNome Recursoferr-prod.des-ferr-prodTBLTooling.NameUnitCycleQuantityUnidades Cicloferr-prod.un-cicloToolCodeCódigo Item Ferramentaferr-prod.it-codigoToolDescriptionDescrição Item Ferramentaitem.desc-itemStartExpirationDateNão usado no Datasul, mas PPI precisaData AtualTBLTooling.PeriodEndExpirationDateNão usado no Datasul, mas PPI precisaData AtualTBLTooling.Period

Retorna Lista Mensagens

Transação 17 – Operador Âncoraoperadoroperador

Operadores que possam fazer parte de uma produção.

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCodeCódigo Recursooperador.cod-operadorTypeTipo Recurso1NameNome Recursooperador.nom-operadorProductionAreaCodeCódigo Área Produçãooperador.cod-area-producProductionAreaDescriptionDescrição Área Produçãoarea-produc.des-area-producProductionShiftNumberNúmero Turnooperador.num-turnoLaborCodeCódigo Mão de Obra Diretaoperador.cd-mob-dirStartExpirationDateData Início Validadeoperador.dat-inic-validEndExpirationDateData Fim Validadeoperador.dat-fim-valid

Retorna Lista Mensagens

Processos

  1. Saldos

  2. Movimentos

  3. Apontamento

1.Saldos

Transação 01 – Solicitação de Saldo Item Âncorasaldosaldo

Solicitação de Saldo Item, poderá ser realizada informando apenas o Item, o Item e Depósito, ou completo por Item Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização, porém o retorno será sempre no nível mais baixo de estoque(completo Item / Estabelecimento / Referência / Depósito / Lote / Localização), ou seja, não apresentará quantidades sumarizadas, por item ou por item/depósito e sim uma lista de saldos.

Nota
titleNota:
O PC-Factory não trata referência, logo quando recebe a lista de saldos deverá somar as quantidades do item que tiver mais de uma referência.

Retorna Lista Mensagens

Transação 18 – Envio de Lote Item Âncoraenvioloteenviolote

Somente na criação de um novo lote é que poderá ser gerada a mensagem para integração. As regras para seleção de quais saldos serão integrados estão parametrizadas no CP0106B (Parâmetros de Integração).
Neste caso, somente itens controlados por lote é que poderão ser integradas.
No Datasul, não será possível enviar quantidades, pois o XML é gerado antes do término de transações que efetivam na base de dados.

 

Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryCompanyIdNABranchIdCódigo Filialsaldo-estoq.cod-estabelItemCodeCódigo Itemsaldo-estoq.it-codigoTBLInMovMat.ProductCodeItemDescriptionDescrição Itemitem.descricaoReferenceCodeCódigo Referênciasaldo-estoq.cod-referWarehouseCodeCódigo Depósitosaldo-estoq.cod-deposTBLInMovMat.WarehouseCodeLotCodeCódigo Lotesaldo-estoq.loteTBLInMovMat.LotCodeSubLotCodeSub-loteNANumberSeriesNúmero de SérieNAAddressCodeLocalização/Endereçosaldo-estoq.cod-localizTBLInMovMat.AddressCodeLotDueDateValidade do Lotesaldo-estoq.dt-vali-loteTBLInMovMat.LotDtValidityCurrentStockAmountSaldo AtualNAQuantityUpdatedQuantidade AtualizadaNATBLInMovMat.QtyInputOutputEntrada(Verdadeiro) ou Saída(Falso)NATBLInMovMat.ClassificationBookedStockAmountQuantidade Reservada(Alocada ProduçãoNAAvailableStockAmountQuantidade DisponívelNA

Retorna Lista Mensagens

2. Movimentos

Transação 02 – Transferência de Depósito Âncoratransferênciatransferência

O ERP recebe uma solicitação de transferência, e de uma única mensagem serão gerados dois movimentos (saída e entrada).

Nota
titleNota:
O PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração.
ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeBranchIdCódigo da Filialtt-movto.cod-estabelBusinessContentTypeCompanyIdCódigo da empresaNABusinessContentTypeCompanyInternalIdInternalId da chave completa da empresaNABusinessContentTypeInternalIdInternalId da transferênciaNABusinessContentTypeNumberNúmero da Movimentaçãott-movto.nro-doctoBusinessContentTypeRegisterDateTimeData de Emissão da solicitaçãott-movto.dt-transListOfTransferWarehouseItemAddressFromEndereço Origemtt-movto.cod-localiz quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.Address1CodeListOfTransferWarehouseItemAddressToEndereço Destinott-movto.cod-localiz quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLOutInteg.Address2CodeListOfTransferWarehouseItemEmissionDateData de Emissãott-movto.dt-transTBLOutInteg.DtTimeStampListOfTransferWarehouseItemInternalIdInternalId da transferênciaNAListOfTransferWarehouseItemItemCodeFromItem/Produto Origemtt-movto.it-codigo quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.ProductCodeListOfTransferWarehouseItemItemCodeToItem/Produto Destinott-movto.it-codigo quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.ProductCodeListOfTransferWarehouseItemLotExpirationDateFromData de validade do Lotett-movto.dt-vali-lote quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLLot.DtDueListOfTransferWarehouseItemLotExpirationDateToData de validade do Lotett-movto.dt-vali-lote quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLLot.DtDueListOfTransferWarehouseItemLotNumberFromNúmero do Lote de Origemtt-movto.lote quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.LotCodeListOfTransferWarehouseItemLotNumberToNúmero do Lote de Destinott-movto.lote quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.LotCodeListOfTransferWarehouseItemNumberSeriesNúmero de sériett-movto.serie-doctoListOfTransferWarehouseItemQuantityQuantidadett-movto.quantidadeTBLOutInteg.QtyListOfTransferWarehouseItemReferenceCodeFromReferência Origemtt-movto.cod-refer quando tt-movto.tipo-trans = 2ListOfTransferWarehouseItemReferenceCodeToReferência Destinott-movto.cod-refer quando tt-movto.tipo-trans = 1ListOfTransferWarehouseItemSubLotNumberNúmero do SubLoteNAListOfTransferWarehouseItemUnitOfMeasureFromUnidade de Medida Origemtt-movto.un quando tt-movto.tipo-trans = 2ListOfTransferWarehouseItemUnitOfMeasureToUnidade de Medida Destinott-movto.un quando tt-movto.tipo-trans = 1ListOfTransferWarehouseItemWarehouseCodeFromCódigo do Armazém de Origemtt-movto.cod-depos quando tt-movto.tipo-trans = 2TBLOutInteg.WarehouseCodeListOfTransferWarehouseItemWarehouseCodeToCódigo do Armazém Destinott-movto.cod-depos quando tt-movto.tipo-trans = 1TBLMovEv.WarehouseCode

Retorna Lista Mensagens

Transação 08 e 09 – Ordem de Produção

Mensagem será disparada na alteração:
Alocação de reserva da ordem (tanto manual, quanto automática).
Como esta mensagem pode ser utilizada tanto para Alocação, quanto para Desalocação, informar o tipo torna a decisão do que fazer com a quantidade mais rápida.
1-Soma, 2-Diminui, 3-Absoluto (por padrão o Datasul sempre enviará 3-Absoluto).

Exemplo: Caso já tenham sido alocadas 50 unidades do componente previsto na OP, e seja necessário desalocar uma parte, a mensagem poderá vir de duas formas.
40 unidades com Tipo 2, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando apenas 10 unidades ainda alocadas na OP.
10 unidades com tipo 3, fará com que seja desalocada 40 unidades, restando exatamente 10 unidade ainda alocadas na OP.

Transação 11 – Requisição Componente (MovementsInternal_1_001.xsd) Âncorarequisiçãorequisição

Identificador da Mensagem: MovementsInternal
Versão: 1_001
Módulo Datasul: Produção
Tipo de Envio: Síncrona

Observar o tipo da linha de produção na ordem (Processo ou Serviço).

Esta mensagem somente será aceita para OPs com linha de Serviço.

Lembrando que este movimento somente é feito para a Ordem de Produção informada, podendo ocorrer a produção antes ou após as requisições.

Nota
titleNota:
O PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.
Campo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryActivityCodeCódigo OperaçãottReqOrd.op-codigoTBLOutInteg.WODetCodeAddressEndereçottReqOrd.cod-localizTBLOutInteg.Address1CodeEmissionDateData de EmissãottReqOrd.dt-saidaTBLOutInteg.DtTimeStampFamilyCodeFamíliaNAFatherItemCodeCódigo Item PaittReqOrd.item-paiInputOrOutputMovimento de Entrada ou SaídattReqOrd.tipo-trans = S Requisita, E DevolveTBLOutInteg.MovTypeCodeItemCodeItem/ProdutottReqOrd.it-codigoTBLOutInteg.ProductCodeLotExpirationDateData Validade do LotettReqOrd.dt-vali-loteTBLLot.DTDUELotNumberLotettReqOrd.lote-serieTBLOutInteg.LotCodeNumberSeriesNúmero de sérieNATBLOutInteg.LotCodeProductionOrderNumberNr. Ordem ProduçãottReqOrd.nr-ord-produTBLOutInteg.WOCodeQuantityQuantidadeCaso utilize Controle de Potência e o Item for de Controle de Potência 
Então atualiza campo ttReqOrd.qtd-requisitd-lote
Senão atualiza campo ttReqOrd.qt-requisTBLOutInteg.QtyReferenceCodeCódigo ReferênciattReqOrd.cod-referScriptCodeCódigo RoteirottReqOrd.cod-roteiroSubLotNumberSub-loteNATypeMovementCodeCódigo do Tipo de Movimento internoNAUnitOfMeasureCodeUnidade de MedidaNAWarehouseCodeCódigo do ArmazémttReqOrd.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCode

 

Retorna Lista Mensagens

3. Apontamento

Transação 10 – Reporte de Parada (StopReport_1_001.xsd) Âncorareporteparadareporteparada

Identificador da Mensagem: StopReport
Versão: 1_001
Módulo Datasul: Chão de Fábrica
Tipo de Envio: Síncrona

O ERP trabalha com dois tipos de parada: setup e não setup
Quando a parada for de setup, pode utilizar a mesma mensagem de Reporte de Produção, do contrário, usar o próprio Reporte de Parada. Para eliminar um reporte de parada utilizar o campo <ReversedReport> como true.

 

ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeEndDateTimeData/Hora Fimtt-import-rep-parada.dat-fim-parada E tt-import-rep-parada.hr-fim-paradaTBLOutRSEv.ShiftDtEndBusinessContentTypeGeneralStopCodeCódigo Parada GeralNA BusinessContentTypeIntegrationReportReporte IntegraçãoNABusinessContentTypeMachineCodeCódigo Máquinatt-import-rep-parada.cod-ctrabTBLOutRSEv.ResourceCodeBusinessContentTypeMachineDescriptionDescrição MáquinaNA BusinessContentTypeOperatorCodeCódigo Operadortt-import-rep-parada.cod-operadorTBLOutRSEv.UserCodeStartBusinessContentTypeOperatorNameNome OperadorNA BusinessContentTypeProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA BusinessContentTypeProductionShiftDescriptionDescrição TurnoNABusinessContentTypeProductionShiftNumberNúmero TurnoNA BusinessContentTypeProductionTeamCodeCódigo Equipett-import-rep-parada.cod-equipeBusinessContentTypeProductionTeamNameNome EquipeNA BusinessContentTypeReportDateTimeData/Hora ReporteNA TBLOutRSEv.DtTimeStampBusinessContentTypeReportSequenceSequência ReporteNA TBLOutRSEv.IDOutRSEvBusinessContentTypeReversedReportReporte Estornado (True ou False)Indica que deve ser estornado um reporte já realizadoBusinessContentTypeStartDateTimeData/Hora Iníciott-import-rep-parada.dat-inic-parada E tt-import-rep-parada.hr-inic-paradaTBLOutRSEv.ShiftDtStartBusinessContentTypeStopReasonCodeCódigo Motivo Paradatt-import-rep-parada.cod-paradaTBLOutRSEv.ResourceStatusCodeBusinessContentTypeStopReasonDescriptionDescrição Motivo ParadaNA BusinessContentTypeStopTypeTipo Parada(1=Programada;2=Não Programada)2BusinessContentTypeToolCodeCódigo FerramentaNA BusinessContentTypeToolDescriptionDescrição FerramentaNA ListOfDirectLaborsEndDateTimeData/Hora FimNA ListOfDirectLaborsOperatorCodeCódigo OperadorNAListOfDirectLaborsProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNA ListOfDirectLaborsProductionShiftNumberNúmero TurnoNA ListOfDirectLaborsStartDateTimeData/Hora InícioNA ListOfDirectLaborsStopReasonCodeCódigo Motivo ParadaNA 

 

Retorna Lista Mensagens

Transação 12 – Reporte de Produção PCP (ProductionAppointment_2_004.xsd)

Identificador da Mensagem: ProductionAppointment

Versão: 2_004

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona 

O ERP com o PCP apenas, Ordens com tipo de reporte por Operação, também podem ser produzidas, informando apenas a quantidade produzida na última operação (conforme a FASE 1 da integração).
Agora poderá também ser informado o consumo real (requisição componentes) juntamente a produção. Caso não seja informada, ficará sem a requisição (quando a linha for de processo).
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.
Nota
titleNota:

O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.

O PC-Factory envia a hora de início e término com segundos, o Datasul deverá ignorar os segundos.

O PC-Factory não trata referência, logo, é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

Transação 13 – Reporte de Produção SFC (ProductionAppointment_2_004.xsd) Âncorareportesfcreportesfc
O ERP com o SFC pode reportar por Ordem, por Operação e por Ponto de Controle.
Quando apontado por Ordem, pode enviar apenas a última operação (desde que parametrizado no SFC), é similar ao apontamento do PCP.
Já nos outros tipos de reporte, quando a OP for da linha de Processo, observar para envio do consumo real e refugo, na operação correta, para evitar que seja feito o consumo pelo padrão.
A mesma mensagem será também utilizada para estorno.
Nota
titleNota:
O refugo deve estar na mesma mensagem da produção, mesmo que seja para refugar toda a produção.
Os apontamentos de MOB e GGF, devem ser indicados na mensagem, do contrário, não serão feitos pelo padrão.

O PC-Factory não trata referência, logo é desaconselhado utilizar estes itens na integração. Nesta situação é possível usar o dado padrão já no ERP.

ListaCampo XSDDescriçãoCampo ERPCampo PC-FactoryBusinessContentTypeActivityCodeOperaçãosplit-operac.num-operac-sfcTBLOutInteg.WODetCodeBusinessContentTypeActivityIDID Operaçãosplit-operac.num-operac-sfcBusinessContentTypeApprovedQuantityQuantidade Aprovadarep-prod.qt-apr-cond ou rep-oper-ctrab.qtd-operac-aprovTBLOutInteg.QtyBusinessContentTypeCloseOperationEncerra Operaçãott-param-reporte.l-msg-finaliza-split-operacBusinessContentTypeDocumentCodeDocumentorep-prod.nro-doctoTBLOutInteg.DocNumberBusinessContentTypeDocumentSeriesSérie Documentorep-prod.serie-doctoBusinessContentTypeEndReportDateTimeData/Hora Fim Reporterep-oper-ctrab.dat-fim-reporte + rep-oper-ctrab.qtd-segs-fim-reporteTBLMSGERP.EndBusinessContentTypeEndSetupDateTimeData/Hora Fim PreparaçãoBusinessContentTypeIntegrationReportRegistro a ser estornadoCaso informado este campo ele será utilizado para posicionar rep-oper-ctrab.num-seq-rep = ReversedReport e rep-oper-ctrab.nr-ord-produ = ProductionOrderNumberTBLOutInteg.TransacTypeBusinessContentTypeItemCodeProdutosplit-operac.it-codigoTBLOutInteg.ProductCodeBusinessContentTypeLocationCodeLocalizaçãorep-prod.cod-localizTBLOutInteg.Address1CodeBusinessContentTypeLotCodeLote/Sérierep-prod.lote-serieTBLOutInteg.LotCodeBusinessContentTypeLotDueDateData Validade Loterep-prod.dt-vali-loteTBLLot.DtValidityBusinessContentTypeMachineCodeMáquinarep-oper-ctrab.cod-ctrabTBLOutInteg.ResourceCodeBusinessContentTypeOpTimeIntTempo OperaçãoBusinessContentTypeOutflowLocationCodeLocalização Saídarep-prod.cod-local-saiBusinessContentTypeOutflowWarehouseCodeDepósito Saídarep-prod.cod-depos-saiBusinessContentTypeProductionOrderNumberOrdem de Produçãorep-prod.nr-ord-prodTBLOutInteg.WOCodeBusinessContentTypeProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNABusinessContentTypeProductionShiftNumberNúmero TurnoNATBLOutInteg.ShiftBusinessContentTypeReportDateTimeData/Hora Reporterep-prod.dataTBLOutInteg.DtEvBusinessContentTypeReportQuantityQuantidade Reportadarep-prod.qt-reporteBusinessContentTypeReversalDateData do estornoTBLOutInteg.DTEvBusinessContentTypeReversedReportEstorno do ApontamentoSe for "true", então tem que observar campo IntegrationReportBusinessContentTypeReworkQuantityQuantidade Retrabalhadarep-oper-ctrab.qtd-operac-retrabBusinessContentTypeScrapQuantityQuantidade Refugadarep-prod.qt-refugo ou rep-oper-ctrab.qtd-operac-refgdaTBLOutInteg.QtyBusinessContentTypeSetupCodeCódigo PreparaçãoBusinessContentTypeSplitSplitsplit-operac.num-split-operacTBLOutInteg.WODetCodeBusinessContentTypeStartReportDateTimeData/Hora Início Reporterep-oper-ctrab.dat-inic-reporte + rep-oper-ctrab.qtd-segs-inic-reporteTBLMSGERP.StartBusinessContentTypeStartSetupDateTimeData/Hora Início PreparaçãoBusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo Depósitorep-prod.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCodeListOfReportToolActivitiesGGFTimeDecTempo Gastos Gerais de Fabricaçãott-apont-mob.tempoListOfReportToolActivitiesGGFTimeIntTempo Gastos Gerais de Fabricaçãott-apont-mob.minutos-reportListOfReportToolActivitiesToolCodeCódigo Ferramentacod-ferr-prodListOfReportToolActivitiesWorkCenterCodeCentro Trabalhott-apont-mob.gm-codigoListOfReportToolActivitiesWorkCenterDescriptionDescrição CTNAListOfReportToolActivitiestt-apont-mob.tipo-movto = 2 (GGF)ListOfResourceAppointmentsEndDateTimeData/Hora FimSe informado EndDateTime então tt-apont-mob.hora-fim = HH; tt-apont-mob.min-fim = MM; tt-apont-mob.minutos-report =  EndDateTime - StartDateTimeTBLMSGERP.EndListOfResourceAppointmentsExtraTimeTempo ExtraNAListOfResourceAppointmentsMOBTimeTempo Mão de Obra DiretaNAListOfResourceAppointmentsOperatorCodeCódigo Operador

tt-apont-mob.cd-mob-dir = π operador.cd-mob-dir  (? operador.cod-operador = OperatorCode (operador)).

Caso não informado o código do Operador, será usado o mesmo código de mão de obra da operação da ordem (LaborCode)

TBLOutInteg.UserCodeListOfResourceAppointmentsProductionShiftCodeCódigo Modelo TurnoNAListOfResourceAppointmentsProductionShiftNumberNúmero TurnoNATBLOutInteg.ShiftListOfResourceAppointmentsStartDateTimeData/Hora InícioSe informado StartDateTime então tt-apont-mob.tipo-relogio =  1; tt-apont-mob.hora-ini = HH; tt-apont-mob.min-ini = MM; tt-apont-mob.minutos-report =  EndDateTime - StartDateTimeTBLMSGERP.StartListOfResourceAppointmentsUtilTimeTempo ÚtilNAListOfResourceAppointmentstt-apont-mob.tipo-movto = 1 (MOB)ListOfSupplyOrdersActivityCodeCódigo Operaçãott-reservas.op-codigo (no campo da msg vem o ActivityID e precisa buscar no oper-ord.op-codigo)TBLOutInteg.WODetCodeListOfSupplyOrdersLocationCodeLocalizaçãott-res-neg.cod-localizTBLOutInteg.Address1CodeListOfSupplyOrdersLotCodeLote/Sériett-res-neg.lote-serieTBLOutInteg.LotCodeListOfSupplyOrdersMaterialCodeCódigo Item Reservatt-res-neg.it-codigoTBLOutInteg.ProductCodeListOfSupplyOrdersProductionOrderNumberNúmero Ordem Produçãott-res-neg.nr-ord-produTBLOutInteg.WOCodeListOfSupplyOrdersScriptCodeRoteiroNAListOfSupplyOrdersUsedQuantityQuantidade Utilizadatt-res-neg.quantidadeTBLOutInteg.QtyListOfSupplyOrdersWarehouseCodeCódigo Depósitott-res-neg.cod-deposTBLOutInteg.WarehouseCodeListOfWasteAppointmentsReworkQuantityQuantidade Retrabalhadatt-ret.qtd-operac-retrabListOfWasteAppointmentsScrapQuantityQuantidade Refugadatt-ref.qtd-operac-refgdaTBLOutInteg.QtyListOfWasteAppointmentsWasteCodeCódigo Refugott-ref.cod-motiv-refugoTBLOutInteg.ScrapCodeListOfWasteAppointmentsWasteDescriptionDescrição RefugoListOfWasteAppointmentsScrapProductCódigo Produto RefugadoCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsScrapProductReferenceReferência OrigemUsado no Reaproveitamento, junto ao campo ScrapProductReferenceToListOfWasteAppointmentsWarehouseCodeDepósito ProdutoCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsAddressCodeEndereço OrigemCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsNumberSeriesNúmero de série origemCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsScrapProductTo ÂncorareaproveitareaproveitaCódigo produto refugado destino

Este campo indica que deve ser criada uma OP de reaproveitamento e que a quantidade refugada (ScrapQuantity) não gerará movimento de refugo(REF) no Datasul.

DMCP0076 - Reaproveitamento Interna Troca Código - Integração TOTVS MES

ListOfWasteAppointmentsScrapProductReferenceToReferência DestinoUsado no Reaproveitamento, junto ao campo ScrapProductToListOfWasteAppointmentsWarehouseCodeToDepósito DestinoCaso preenchido, senão é utilizado o depósito do acabado no apontamentoListOfWasteAppointmentsAddressCodeToEndereço DestinoCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsNumberSeriesToNúmero de série destinoCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsReportSequenceSequência ReporteCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsLoteCodeNúmero LoteCaso seja preenchido, e o item informado em ScrapProductTo use o conceito de lote, será usado para o apontamento da produção.ListOfWasteAppointmentsSubLotCodeSubloteCampo é ignorado na integração com DatasulListOfWasteAppointmentsLotDueDateDatas validade loteCaso o lote seja novo, então, o campo LotDueDate será também aproveitadoListOfWasteAppointmentsCostCenterCodeCentro de custoCampo é ignorado na integração com DatasulListOfReversalAppointmentsIntegrationReportReporte IntegraçãoQuando o apontamento for de quantidade zero(0), este valor será buscado no Datasul usando o nr. da ordem + sequência.ListOfReversalAppointmentsReversalTypeTipo de reversão1 - Produção / 2 - RecusaListOfReversalAppointmentsReversalQuantityQuantidade revertida(estorno)

Retorna Lista Mensagens

Transação 06 - Apontamento MOB/GGF: WorkforceAndOverheadAppointment_1_000.xsd Âncorareportemobreportemob

Identificador da Mensagem: WorkforceAndOverheadAppointment

Versão: 1_000

Módulo Datasul: Produção

Tipo de Envio: Síncrona

Mensagem Padrão

DATASUL

Tabela

Campo

ListOfProductionOrders/ProductionOrderNumber

ord-prod

nr-ord-prod

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/InternalId

sequencia

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentType

ggf/mob

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentCode

movto-dir

nro-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/DocumentSerie

movto-dir

serie-docto

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ItemCode

movto-dir

it-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityID

movto-dir

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ActivityCode

movto-dir

op-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/RoutingCode

movto-dir

cod-roteiro

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/WorkCenterCode

movto-dir

gm-codigo

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AppointmentDate

movto-dir

dt-trans

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/AmountAppointed

movto-dir

tempo-homem

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/OperatorID

movto-dir

matr-func

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/LaborCode

movto-dir

cd-mob-dir

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/ReversedReport

movto-dir

ListOfProductionOrders/ListOfManufactureAppointments/ManufactureAppointment/IntegrationReport

movto-dir

IntegrationReport

InternalIdType/NAME

InternalIdType/Origin

InternalIdType/Destination

Retorna Lista Mensagens

Transação 14 - Apontamento Refugo Avulso (Recusa): REFUSAL_1_000 ÂncorarefugoavulsorefugoavulsoBlocoTagDescriçãoTipoTamanhoObservação/OrigemBusinessContentTypeProductionOrderNumberOrdem de Produçãoxs:string20Obrigatório, ord-rep.nr-ord-produ (inteiro >>>,>>>,>>9)BusinessContentTypeItemCodeProduto Recusadoxs:string20NABusinessContentTypeWarehouseCodeCódigo do depósitoxs:string02NABusinessContentTypeAdressCodeEndereçoxs:string15NABusinessContentTypeNumberSeriesNúmero de Sériexs:string20NABusinessContentTypeTypeTipo Perdaxs:string01NABusinessContentType
WasteCode
Motivo de Perdaxs:string02

Obrigatório (PCP como código rejeição - ref-ordem.codigo-rejei inteiro >>9, SFC como motivo de Perda - rep-refugo-oper.cod-motiv-refugo caracter 8x )

BusinessContentTypeWasteDescriptionDescrição da Perdaxs:string40NABusinessContentTypeLossQuantityQuantidade de Perdaxs::decimal11,2

obrigatório

rep-prod.qt-refugo (decimal >>>,>>>,>>9.9999)

BusinessContentTypeCostCenterCodeCentro de Custoxs:string09NABusinessContentTypeItemCodeToProduto Geradoxs:string20NABusinessContentTypeWarehouseCodeToDepósito destinoxs:string02NABusinessContentTypeAdressCodeToEndereço Destinoxs:string15NABusinessContentTypeNumberSeriesToNr. de Série Destinoxs:string20NABusinessContentTypeQuantityToQuantidade destinoxs::decimal11,2NABusinessContentTypeActivityCodeOperaçãoxs:string10Não usa PCP, obrigatório SFC rep-oper-ctrab.num-operac-sfc (inteiro >,>>9)BusinessContentTypeResourceCodeMáquina/Recursoxs:string20Não usa PCP, obrigatório SFC rep-oper-ctrab.cod-ctrab (caracter 16x)BusinessContentTypeLossDateData da Perdaxs::dateNABusinessContentTypeLotCodeLotexs:string10NABusinessContentTypeSubLotCodeSubLotexs:string06NABusinessContentTypeLotDueDateData de Validadexs::dateNABusinessContentTypeIdReportNr. Reporteopc, ord-rep.nr-reporte (inteiro >>>>>>>>9)

Retorna Lista Mensagens

Transação 20 - Referência do Item: ItemReference_1_000 Âncoraitemreferenceitemreference

Envio de mensagem ao relacionar uma referência ao item (CD1506). O PC-Factory recebendo esta informação irá criar um novo item, em que o código do item será o ItemCode+ReferenceCode.

A mensagem também é disparada quando for realizada a eliminação de uma relação itemXreferência.

Durante a carga de dados (CD7002), a mensagem somente será disparada caso esteja selecionado para envio de item.

BlocoTagDescriçãoTipoTamanhoObservação/OrigemBusinessContentTypeReferenceCodeCódigo da Referênciaxs:string8Obrigatório, ref-item.cod-referBusinessContentTypeItemCodeCódigo do Itemxs:string16Obrigatório, ref-item.it-codigoRetorna ao início




Checklist de suporte da aplicação 
Âncora
final
final

Checklist de Verificações:

  • No programa CP0106, página 5:
       - Verificar se o checkbox Ativo da Integração PPI-Multitask está seleiconado.
       - Testar conexão com o WebService informado por meio do botão Testar WS.
       - Verificar se os parâmetros da integração foram preenchidos, acessando o botão de Parâmetros.
  • Acessar o diretório “<Pasta temporária de trabalho>\INTEGR_MES” para verificar se o envio de uma transação foi executado sucesso ou se ocorreu um erro. (Válido por meio da rotina de carga inicial CD7002).
  • Verificar se o cadastro De-para Totvs - MES foi preenchido corretamente no programa CD7003.
  • Caso ocorra algum erro no envio de uma transação será gerada uma pendência no programa CD2900. Neste programa é possível ver o arquivo com as informações da mensagem XML enviada e também fazer o reprocessamento do envio.

Verificação do LOG de Integração 

Âncora
log
log

      A função CD7004 gera um arquivo *.CSV do log gerado durante a integração, por isto o relatório apresentado em tela é apenas um demonstrativo da seleção realizada para a execução.

      A localização e nome do arquivo *.CSV estão logo no começo do demonstrativo: "Log gerado em:"

      Para facilitar a performance aconselha-se utilizar um intervalo de datas reduzido, e informar também o ID específico ou a transação desejada. 

Nota
titleNota:
Um IDPCFactory pode ser apenas reprocessado em caso de erro em processamento anterior.