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  • Cloud - Passos para ativação do Middleware e configuração do Relatório de Conferência

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idpassos
Card
labelPremissas

Para realizar a ativação deve-se, primeiramente, atender às premissas abaixo:

  • Não utilizar o TAF para consolidação de eventos: todas as informações necessárias para geração dos eventos eSocial devem estar no produtos da linha RM. Caso utilize softwares terceiros ou outras linhas de produto TOTVS (ex.: Datasul, Protheus, etc) que gerem dados ao eSocial, será necessário o uso do TAF Full para consolidação, não podendo utilizar o Middleware no momento;
  • Possuir o ambiente RM e TAF atualizados: TAF atualizado com o último pacote acumulado e RM atualizado com o Patch mais atual da sua respectiva release;
  • Não possuir eventos pendentes de atualização: não pode existir eventos na fila do RM com o status 3 - Enviado TAF e/ou 4 - Aceito TAF. Necessário atualizar os status antes da ativação;
  • Recibo de entrega dos eventos atualizados: atualizar os recibos do eSocial no RM antes de realizar a ativação ¹.


Sendo necessária a atualização do RM, deve-se abrir um Ticket para Cloud RM, indicando o ambiente (produção ou homologação) e o Patch a ser aplicado. Já para atualização do TAF, deve-se abrir um Ticket para Cloud Protheus também indicando o ambiente e pacote a ser aplicado. Todos os pacotes de atualização encontram-se disponíveis na Central de Download do portal do cliente.


As atualizações de status e de recibo podem ser feitas dentro do TOTVS Folha de Pagamento.

¹ Caso possua eventos na Fila Complementar, realize a restauração desses eventos antes de atualizar os recibos.

Card
labelAtivação

Atendendo às premissas anteriores, o processo de ativação do Middleware poderá ser iniciado. Siga os passos abaixo:

1. No TOTVS Folha de Pagamento, acesse o menu eSocial | Outros Processos | Ativar Integração com Middleware;
1.1. Será exibida a tela abaixo, sendo necessário o preenchimento dos campos conforme detalhamento:

Web Service Middleware:
   - Servidor e Porta de instalação do TAF: o servidor e porta do TAF podem ser validados através do parametrizador de integração com o TAF (menu Configurações | Parametrizador | eSocial | Integração com TAF).
   - Usuário e senha utilizados para acesso ao TAF: importante ser um usuário administrador.


Web Service do TSS:
   - URL WebService TSS: link URL com servidor e porta do TSS. Dados podem ser encontrados no arquivo appserver.ini do diretório [...]TSS\bin\appserver conforme exemplo abaixo:

   URL: http://localhost:8080


Certificado Digital: arquivo certificado utilizado para transmissão ao governo. Serão aceitos certificados nos formatos *.pfx ou *.p12.


• Identificador da tabela de rubricas utilizado pelo TAF: esse campo apenas é necessário quando já foram transmitidos eventos de tabela de rubricas (S-1010) através do TAF OnPremisse (TAF padrão). Deve-se verificar no TAF acessando o menu "Atualizações | Eventos eSocial | Tabelas | Rubricas", o valor da coluna "Iden.Tab Rub".

Sugerimos sempre realizar o teste conexão também através do Browser, conforme exemplos abaixo:

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titleTAF: http://localhost:8081/rest

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titleTSS: http://localhost:8080/ 


Os dados de servidor e porta do TAF e URL do TSS também podem ser obtidos com a equipe Cloud Protheus


Caso possua o RM em Cloud, será necessário abrir um Ticket para Cloud RM e enviar o arquivo do certificado digital, pois o certificado deve estar em um ambiente que o Host possua acesso. A equipe Cloud RM compartilhará o arquivo em uma pasta e o certificado poderá ser excluído desse caminho após ativação. Sendo necessário alteração ou atualização do certificado através do parametrizador, deve-se abrir um novo Ticket com Cloud RM, reenviando anexo o arquivo do certificado.

A partir dos Patches 12.1.27.274, 12.1.28.188 e 12.1.29.112 não há necessidade de envio do certificado para Cloud, devendo ser seguido o procedimento abaixo:
Middleware - Certificado Digital


Ao concluir a ativação com êxito, será possível visualizar as informações através do menu Configurações | Parametrizador | eSocial | Integração com Middleware:


Card
labelRelatórios de Conferência e Edição de XML

Após concluir a ativação do Middleware, será necessário realizar mais algumas configurações para utilização dos relatórios de conferência e também para edição do XML no RM. Siga os passos abaixo:


1. Realize a configuração do DefaultDB no config do Host. Informações em: Configurando DefaultDB;

2. Acesse o menu Configurações | Parametrizador | eSocial | Integração com Middleware e selecione a aba Outros Parâmetros;

2.1. Preencha os dados de Relatório de conferência conforme orientações abaixo:

 


Servidor API
   - Servidor e porta onde o serviço de API"s RM está sendo executado. Esta informação pode ser encontrada dentro dos arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config, através da TAG ApiPort. Quando a ApiPort não estiver discriminada nos configs do Host, informar na Porta API o mesmo valor da porta APP.

Servidor APP
   - Servidor e porta onde o aplicativo THF está sendo executado. Esta informação pode ser encontrada dentro dos arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config, através da TAG HttpPort

Obs.: Quando utilizar DNS, não deverá ser informado o trecho "http://" ou "https://" no campo Servidor. Exemplo: DNS "http://teste.rmcloud.com.br", informar no campo somente "teste.rmcloud.com.br".

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titleVeja exemplos das tags


(aviso) Se estiver executando o RM.Host.exe o mesmo deve ser executado como administrador.


Para mais informações sobre ApiPort e HTTPPort acesse:
     • O que é e como configurar a HttpPort e ApiPort?


As informações de ApiPort e HttpPort poderão ser obtidas junto ao time Cloud. Sendo assim, deve-se abrir um Ticket para Cloud RM solicitando os dados necessários.


Sugerimos realizar testes para validação se o servidor e porta estão acessíveis conforme exemplos abaixo:

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titleTeste API (ApiPort)

http://servidor:porta/api/swagger/ui/index#/


Expandir
titleTeste APP (HttpPort)

http://servidor:porta/wspageindex/ 




Informações
titleImportante


Nas versões e patches iguais e superiores a 12.1.28.147, 12.1.27.237 e 12.1.26.255 é imprescindível a execução do sistema RM.Atualizador.exe para a criação da tabela PESOCIALTOTALIZADORESAUTONOMOS, que será utilizada no relatório de conferência de INSS para comparação dos autônomos cadastrados no TOTVS Gestão Financeira ou autônomos externos. 

A partir da 12.1.29 não é necessário executar o RM.Atualizador.exe.


Os relatórios podem ser acessados através do menu eSocial | Conferência INSS/FGTS:


Para mais detalhes sobre os relatórios de conferência, acesse:

• Middleware - Relatório de Conferência de INSS
• Middleware - Relatório de Conferência de FGTS


Já a edição de XML estará disponível dentro da Fila de Eventos, conforme print:


Para mais detalhes sobre a edição de XML, acesse:

• Middleware - Edição de XML's



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