Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

Índice
maxLevel2
excludeIMPORTANTE!



01. VISÃO GERAL

Disponibilizar no produto Datasul a funcionalidade para gerenciamento de campos pessoais e/ou sensíveis no sistema, possibilitando detalhar justificativas e outras informações para fins legais.

O cadastro de campos pessoais e/ou sensíveis foi acoplado dentro do programa de Dados protegidos html.protectedData para que dessa forma, as ações referente a dados pessoais e/ou sensíveis estejam centralizados, também está disponível o acesso direto a funcionalidade por meio do programa html.protectedData-fields.


02. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO

Existem duas maneiras de acesso ao programa de Campos Pessoais, sendo elas:

Expandir
titleAcessando o programa html.protectedData centralizador de funcionalidades

Após o acesso, localizar o programa Campos Pessoais e realizar o acesso:

Expandir
titleAcessando o programa html.protectedData-fields




Utilização do programa Campos Pessoais

Aviso

Requer a importação do arquivo JSON que contém o mapeamento de campos sugerido por todos os segmentos do produto. Vide este link.

Expandir
titleBusca rápida

Responsável pela busca exata do nome do campo informado, independente se o registro estiver ativo ou não.

Expandir
titleBusca avançada

Responsável pela busca dos campos considerando a combinação das seguintes opções:

  • Banco: Nome do banco de dados do campo pessoal
  • Tabela: Nome da tabela do campo pessoal
  • Campo: Nome do campo pessoal
  • Padrão: Opções "Sim", "Não", "Ambos"
  • Sensível: Opções "Sim", "Não", "Ambos"
  • Anonimiza: Opções "Sim", "Não", "Ambos"
  • Ativo: Opções "Sim", "Não", "Ambos"

Os filtros serão exibidos na tela principal e o usuário poderá retirá-los individualmente ou totalmente, se assim desejar:

Expandir
titleInclusão

Realizará a inclusão de um campo considerando as seguintes informações:

  • Banco: Nome do banco de dados do campo pessoal
  • Tabela: Nome da tabela do campo pessoal
  • Campo: Nome do campo pessoal
  • Tipo de documento: CPF, RG, E-mail ou branco
  • Sensível: Indica se o campo corresponde a um dado sensível
  • Anonimiza: Opções indica se o campo pode ser anonimizado
  • Classificações: Lista de classificações associadas ao campo. É necessário incluir ao menos uma, e cada classificação deverá ter uma justificativa.


Informações
  • O campo sempre será criado como Customizado.
  • O campo só será criado como Padrão pro meio da Rotina de importação.


Expandir
titleEdição

Realizará a edição de um campo permitindo a alteração dos seguintes campos:

  • Tipo de documento: CPF, RG, E-mail ou branco.
  • Sensível: Indica se o campo corresponde a um dado sensível.
  • Anonimiza: opções indica se o campo pode ser anonimizado.
  • Classificações: Lista de classificações associadas ao campo. Será possível remover e incluir novas. É necessário incluir ao menos uma, e cada classificação deverá ter uma justificativa.

Expandir
titleExclusão

Realizará a exclusão de um campo, somente quando for do tipo Customizado.

Campo Padrão só será excluído pro meio da Rotina de importação.

Expandir
titleAtivação/Inativação

Realizará a ativação ou inativação de um campo, seja ele Padrão ou Customizado.

Informações

Ao inativar um campo, serão feitas as seguintes operações:

  • Serão verificados os programas que utilizam este campo (tela Relacionamento de campos) e, para cada programa, se todos os campos relacionados a ele estiverem inativos, será desabilitado o log de execução para este programa.
  • Se o campo estiver marcado para ser auditado no AuditTrail, será emitida mensagem de alerta para que ele seja desativado manualmente em momento posterior.




03. TELA CAMPOS PESSOAIS


Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
AdicionarBotão para adicionar campo pessoal 
Busca avançadaBotão para abertura da busca avançada de campos pessoais
Listagem de campos
  • Exibe os registros dos campos pessoais, a exibição é composta por:
    • Banco: Exibe o nome lógico do banco de dados.
    • Tabela: Exibe o nome da tabela.
    • Campo: Exibe o nome do campo.
    • Tipo Registro: Informativo para o tipo do registro, Padrão ou Customizado.
    • Sensível: Indica se o campo corresponde a um dado sensível.
    • Anonimiza: Indica se o campo pode ser anonimizado.
    • Situação: Indica a situação do campo, Ativo ou Inativo.
    • Documento: Informa o tipo do documento.
  • Para cada registro existe o botão de ações com as opções: Editar, Remover e Mudar situação.




04. TELA INCLUSÃO/EDIÇÃO DE CAMPOS PESSOAIS

Principais Campos e Parâmetros

CampoDescrição
Tipo Registro

Informativo para o tipo do registro.

  • Toda inclusão de campo será informado Customizado
Nome Banco
  • Modo de inclusão:
    • Zoom listando os bancos de dados conectados no ambiente.
    • A exibição é composta por:  
    • Nome físico
    • Nome lógicoExibe o nome físico
    • Atentar para troca de empresa caso o banco de dados não apareça na listagem.
  • Modo de edição:
    • Exibe o nome lógico do banco de dados.
    • Campo é bloqueado para edição do registro.

Nome Tabela

  • Modo de inclusão:
    • Zoom listando as tabelas existente no banco de dados selecionado no item anterior Nome Banco.
    • A exibição é composta por:  
      • Nome 
      • Descrição
  • Modo de edição:
    • Exibe o nome da tabela.
    • Campo bloqueado para edição do registro.
Nome Campo
  • Modo de inclusão:
    • Zoom listando os campos existente na tabela selecionada no item anterior Nome Tabela.
    • A exibição é composta por:
      • Campo
      • Descrição
      • Tipo
      • Parte de índice?
  • Modo de edição:
    • Exibe o nome do campo.
    • Campo bloqueado para edição do registro.
Tipo do Documento

Campo de seleção para o tipo de documento:

  • Documentos disponíveis:
    • CPF
    • RG
    • E-mail
    • Branco/Sem valor.
SensívelIndica se o campo corresponde a um dado sensível.
Anonimiza

Indica se o campo pode ser anonimizado.

  • Não utilizar essa opção para campo que faça parte de um índice único.
Incluir

Botão para incluir classificações:

  • Realiza a abertura da janela de inclusão de classificação, opções disponíveis.
    • Execução de contrato,
    • Obrigação Legal
    • Consentimento
    • Execução de políticas públicas
    • Estudo por órgão de pesquisa
    • Exercício regular de direito
    • Para a proteção da vida
    • Para tutela de saúde
    • Interesse legítimo
    • Proteção de crédito
  • É obrigatário informar a justificava para a classificação selecionada. 
Listagem de classificações
  • Exibe os registros de classificações relacionadas ao campo, a exibição é composta por:
    • Descrição
    • Justificativa
    • Tipo registro: Padrão ou Customizado
  • Para cada registro é disponibilizado o botão remover, permitindo a remoção do registro.
    • É necessário possuir ao menos uma classificação, não é possível remover todas as classificações de um campo.


Card documentos
InformacaoDisponível para releases 12.1.27.5, 12.1.28.1, 12.1.29 e superiores.
TituloIMPORTANTE!



HTML
<!-- esconder o menu --> 


<style>
div.theme-default .ia-splitter #main {
    margin-left: 0px;
}
.ia-fixed-sidebar, .ia-splitter-left {
    display: none;
}
#main {
    padding-left: 10px;
    padding-right: 10px;
    overflow-x: hidden;
}

.aui-header-primary .aui-nav,  .aui-page-panel {
    margin-left: 0px !important;
}
.aui-header-primary .aui-nav {
    margin-left: 0px !important;
}
</style>