Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Informações
iconfalse
titleContabilização do Reajuste


Para contabilizar o reajuste é necessário informar no Contrato de Venda no grupo Dados Gerais, item Contabilidade, os eventos contábeis para Reajuste. Estes eventos podem ser por percentual ou por fórmula. 

Eventos por Percentual

É necessário escolher no item do evento o valor de incidência que será usado na contabilização e o percentual dele que será considerado. São várias possibilidades, escolha atentamente de acordo com sua necessidade.


Eventos por Fórmula

Nessa opção a fórmula é sempre executada duas vezes. Uma para o contexto de Correção Monetária e outra para o contexto de Juros de Contrato. É necessário que a fórmula identifique qual contexto do reajuste está sendo executado no momento e com esta informação proceda com o cálculo correto da contabilização para este contexto. Para isso é necessário ter um item para Correção Monetária e outro para Juros de Contrato. E em cada item, deve ser usada uma fórmula específica para ele. Sendo assim, no item de Correção Monetária, deve ser verificado qual o contexto de contabilização está sendo executado. Se for de Correção Monetária, a fórmula deve fazer o cálculo e retornar o valor esperado. Se for o contexto de Juros de Contrato, a fórmula deve retornar 0. Assim se garante que o valor gerado na fórmula de Correção Monetária, seja contabilizado apenas no lote de Correção Monetária evitando que ele seja incluído também no lote de Juros de Contrato. Para a contabilização de Juros de Contrato deve-se proceder de forma análoga. 

A verificação de qual contexto está sendo executado é feita pela variável de contexto TIPOREAJUSTE que terá um dos dois valores, CM para Correção Monetária e JUROS para Juros de Contrato.

Exemplo de Fórmula a ser usada no item de contabilização de Correção Monetária:

SE CONTEXTO('TIPOREAJUSTE') = 'CM' ENTAO

     1000

SENAO

     0

FIMSE;


Exemplo de fórmula a ser usada no item de contabilização de Juros de Contrato:

SE CONTEXTO('TIPOREAJUSTE') = 'JUROS' ENTAO

     500

SENAO

     0

FIMSE;

Nos exemplos acima foram usados valores fixos, sendo 1000 para Correção Monetária e 500 para Juros de Contrato. Porém, é possível fazer vários cálculos para se chegar no valor desejado, declarando e usando variáveis, usando funções de fórmulas, chamada de outras fórmulas, chamadas de consultas SQL, além claro de operações matemáticas.

Os trechos dos códigos que retornam 0 são para garantir que quando o contexto não é o desejado para aquela fórmula o valor considerado seja 0.  Isso faz com que não seja gerada nenhuma linha de contabilização em lotes indesejados.


Informações

ATENÇÃO:

1 - O processo de reajuste será executado automaticamente pelo módulo financeiro, ao executar os processos de baixa e cancelamento de baixas de parcelas. Também será executado a contabilização do reajuste desta parcela alterada Ao baixar uma parcela no Financeiro, será executado o reajuste do Imobiliário, verificando a data da baixa, para que esta parcela fique reajustada até a data da baixa da parcelas. Ao cancelar uma baixa de parcelas, será executado o reajuste do Imobiliário, verificando a ultima data de reajuste do grupo, para que esta parcela fique reajustada igual as demais parcelas do seu grupo de financiamento.

2 - Ao reajustar todos os componentes do plano de financiamento de uma venda a data de último reajuste será atualizado tanto na parcela quanto na venda.

Observação: Com o reajuste on-line somente a data de último reajuste da parcela é atualizado.

Observação: Alguns parâmetros de reajuste serão retirados do sistema a partir da versão 12.1.23. Caso esses parâmetros estiverem habilitados, ao executar um reajuste, aparecerá no log do processo uma mensagem de aviso, informando quais parâmetros serão descontinuados do TIN. São eles:

...