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  • 00 - CNAB o que é?

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A sigla CNAB quer dizer Centro Nacional de Automação Bancária.

O CNAB pode servir para troca de informações de cobrança (boletos bancários), pagamentos, extrato (para conciliação), débito em conta, vendor e custódia de cheques. Cada uma dessas trocas tem seu próprio fluxo de informação e, portanto um layout diferente.

Geralmente, o arquivo CNAB contém texto puro e colunas fixas definidas pela FEBRABAN - Federação Brasileira de Bancos e cada banco, por possuir suas próprias peculiaridades, têm suas variações que são previstas dentro do padrão, gerando diferentes layouts para cada instituição bancária. Os arquivos são enviados (remessa) ou recebidos (retornos) de diversas formas, mas principalmente pelo site do banco.

Para segurança de dados, o arquivo CNAB não deve ser compactado para ser encaminhado ao banco. A empresa que ainda não dispõe desse recurso deve entrar em contato com seu banco para saber qual o meio disponibilizado para envio desse arquivo e qual layout deverá utilizar.

 Arquivo de Remessa: quando tivermos de enviar alguma operação a ser realizada (cobranças a receber ou pagamentos a efetuar) estaremos enviando uma remessa. Ao final, são gerados lotes de remessa de cobranças e pagamentos e estes arquivos gerados são exportados para dentro do sistema do banco.

 Arquivo de Retorno: gerados os arquivos de remessa precisamos saber quem nos pagou, e quem nós pagamos certo? Com isso, utilizamos o arquivo de retorno!

Atualmente temos 2 tipos de arquivos no mundo CNAB

  • CNAB 400 posições;
  • CNAB 240 posições;

CNAB 400: é um arquivo que possui uma quantidade menor de informações a serem utilizadas e estão limitadas em 400 posições para cada registro.

CNAB 240: possui uma quantidade muito maior de informações, pois para cada titulo as informações são segmentadas em 4 segmentos de 240 posições para cada um dos títulos dentro do mesmo arquivo.

Importante: O objetivo desses arquivos é fazer o intercâmbio de informações digitalmente entre o sistema do banco e o do cliente.

Após falar um pouco sobre CNAB agora vamos entender que tipo de operação o nosso Software atende.

  1. O nosso modelo de CNAB é de COBRANÇA, ou seja, no linguajar popular RECEBIMENTO;
  2. O arquivo (remessa e retorno) utilizado é de CNAB 400;
  3. Dentro do arquivo de remessa podem ser incluídos os seguintes tipos de documentos a RECEBER (orçamento venda consignação e faturamento);

O que é necessário para o cliente trabalhar com a integração CNAB

    1. Precisa ter habilitado o modulo tesouraria, caso ainda não tenha o cliente deve procurar o executivo de contas;
    2. Para ter essa consolidação bancaria, o cliente precisa ter um convenio com o BANCO, nesses casos oriente o cliente a procurar o GERENTE da agencia para mais informações; 

 

 

AGÊNCIA/BANCO

Primeiramente precisamos ter um Banco para podermos seguir com as configurações é possível ter vários Bancos e cada banco terá sua respectiva configuração.

Na imagem abaixo Cadastrar Bancos temos a opção de cadastrar um novo banco e ou uma nova agencia, contudo o sistema já possui diversos bancos cadastrados e poderá ser utilizado através da opção selecionar F7.

Além do banco pode-se também amarrar o numero da agência da conta que vai receber os valores pagos dos títulos.

 Importante: Caso precise cadastrar um Banco diferente dos exemplos, o código do mesmo segue padrões, portanto será necessário consultar o próprio layout fornecido pelo banco onde nos é mostrado o código utilizado.

CONTAS

 Precisamos ter cadastrado também uma conta para que no momento em que for enviada a remessa para o banco o mesmo direcione para a conta correta, ou seja, o cadastro da conta é obrigatório para darmos sequencia no módulo tesouraria.

Para a criação de uma nova conta devemos acionar a opção Inserir F6.

Após acionar a opção inserir a seguinte tela é acionada. Vide Imagem abaixo.

Nela vamos inserir: numero da conta, digito da conta, tipo de conta (corrente, investimento, poupança ou salário), banco, agência, nome do gerente e contato além dos telefones.

 

TABELA DE PARÂMETROS CNAB

A rotina Tabela de Parâmetros CNAB serve para configurarmos o arquivo que será enviado para o banco, como poderá ver temos 2 tipos sendo (REMESSA / RETORNO) cada um dos tipos possui uma configuração diferente pois um se refere ao arquivo que iremos ENVIAR(REMESSA) para o banco e o outro que RECEBEREMOS(RETORNO) do banco com os dados.

Para um novo parâmetro CNAB devemos acionar a opção inserir F6.

Importante: as opções (exportar CNAB, exportar TODOS e importar CNAB) são responsáveis por todo o layout do arquivo, sendo ele parâmetro CNAB, conta e agencia isso pode ser útil para utilizar, por exemplo, em outro Vitrine/Simples e assim vice-versa.

Ao inserir F6 a tela abaixo vai aparecer para cadastro do parâmetro. Nessa tela vamos inserir a conta e que tipo de arquivo será composto para esse parâmetro (remessa ou retorno) após isso acionamos a opção F10.


Observação: o formato do arquivo EXPORTADO e IMPORTADO é XML.

Após será apresentada a tela onde configuraremos os campos para o arquivo.

 Header, Detalhe e Trailler: campos do arquivo onde vamos inserir as configurações. Esses se dividem em 3 partes sendo:

 (Cabeçalho), Detalhe (Corpo do Arquivo) e Trailler (Fechamento do Arquivo)

 Seq. Reg: sequencia de registro automático.

Pos. Ini e Pos. Fim: são campos editáveis, será configurado conforme o manual do BANCO.

Tam.: campo automático, que obedece o tamanho da Pos.Ini e Pos.Fim. Exemplo do ultimo campo. Pos.Ini 47 até Pos.Fim 76 tem o tamanho de 30.

Cód. Cont./ Campo: campo editável, nele será definido se o campo Desc.Cont./Campo será.

 1 = campo numérico, só números Ex: 1;

2 = campo alfanumérico, aceita letras e números Ex: 1N

Desc. Cont./ Campo: campo automático será recuperado conforme no campo Cód.Cont./Campo

Continuação dos campos abaixo.

 Desc. Campo Digitado: Campo editável, através dele será descrito que tipo de informação o campo ira assumir. No ultimo campo utilizamos o NOME DO CEDENTE.

Cont. Campo: Uma vez determinado que o campo seja numérico campo (Cód.Cont./Campo) somente números podem ser inseridos, caso ao contrario terá rejeição por parte do BANCO.

Nesta mesma tela temos a opção de Exportar e Importar a Estrutura do modelo.Temos já pronto na pasta CNAB do sistema os modelos dos bancos Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Santander.

Observação: em caso de duvidas verifique o manual do banco.

Abaixo a tela para a importação. Selecione o banco desejado e em seguida clique na pasta amarela conforme abaixo.

Abaixo selecione o arquivo desejado e depois confirme F10.

Feito isto as informações de “estrutura CNAB” são importadas automaticamente.

Observação: lembramos que todas essas informações partem diretamente do manual do BANCO.


CADASTRO DE REMESSA

 Para enviar as informações para o banco precisamos Cadastrar uma REMESSA inserindo os documentos para serem passados ao banco.

Para cadastrar uma nova remessa acione a opção F6 inserir.

 

Observação: só podemos Eliminar uma Remessa se ela estiver como pendente.Após acionar a opção inserir basta efetuar a amarração dos documentos a remessa.

 Loc. Emissão: campo opcional.

Observação: campo opcional.

Qtd. Doc: quantidade de documentos arramados a remessa.

Tipo de Documento: a qual documento a remessa será amarrada. Nesse exemplo usamos nota fiscal.

Nro. Conta: numero da conta para envio ao banco. Ao inserir a conta (banco e agencia) são recuperados automaticamente.

Serie: serie da nota fiscal.

 

 













Documentos inseridos na remessa. Caso necessite adicionar mais utilize a tecla F4 do teclado. Após a conclusão de todos os campos pressione confirmar F10.

CANCELAR REMESSA

 Rotina destinada para Cancelar a remessa. Selecionar a remessa desejada e confirmar, para que quando esta, com status Transmitido, ela volta para Pendente permitindo que seja excluída.

TRANSMISSÃO CNAB REMESSA

A rotina serve para gerarmos o arquivo de Remessa que será enviado ao banco.

Nro. Remessa: numero da remessa selecionada. Lembrando que é possível ter varias remessas com documentos diferentes!

Banco e Agência: ao inserir a remessa serão recuperados automaticamente.

Nome do arquivo: todo o arquivo de remessa terá a extensão .REM.

Diretório ou caminho para geração: c:\remessa

 Após confirme F10.

Observação: a pasta Remessa não esta criada no diretório e precisa ser criada manualmente ou ser selecionado outra pasta para salvar o arquivo.

TRANSMISSÃO CNAB RETORNO

A rotina serve para recebermos o arquivo de Retorno que será enviado pelo banco.

Número da Conta: selecione o numero da conta para transmissão. Com isso Banco, agências são recuperadas automaticamente.

Nome do arquivo: Arquivo de retorno do BANCO.

Baixa de títulos e listagem das restrições: Faz a baixa dos títulos e listagem das restrições.

Somente listagem dos títulos referentes ao arquivo de retorno: apenas lista os títulos que estão no arquivo de retorno fornecido pelo BANCO.

 

Observação: O arquivo de Retorno devera sem baixado no site do Banco ou em link disponibilizado pelo mesmo.