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1.1. CADASTRO DO CURSO
Os Cursos serão criados da seguinte forma:
Código | Nome |
NEM-HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional |
NEM-CN | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza |
NEM-MT | Novo Ensino Médio - Matemática |
Sendo o código do curso lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário”
Obs.: Estes 3 cursos / séries serão criados por script
VISÃO NO SISTEMA
“Modalidade” => A modalidade será criada por script: Itinerários do Novo Ensino Médio
1.2. CADASTRO DA SÉRIE
Para cada curso será criado os 3 anos (séries)
- 1º Ano
- 2º Ano
- 3º Ano
Ao cadastrar as “Séries (Anos) ” do Curso, deverá ser informado o campo complementar “Produto/Serviço (SCAE) ” e Código do Curso no SCAE. Esse campo será exigido no momento do reporte de produção SCAE.
1.3 Cadastro das Matrizes Curriculares
Para cada Série inserir uma matriz curricular informando os campos:
- Código da Matriz
- Descrição da Matriz
- Carga Horária => colocar o total da série (incluindo a CH do Itinerário)
- Data de Início
- Data de Término
- Status *Importante* - Durante a elaboração do Pré-Projeto, o status da Matriz Curricular deverá ser informado como “Inativa”. Posteriormente, após aprovação da oferta do curso pela área responsável, o status deverá ser alterado para “Ativa”, fazendo com que a oferta dessa matriz curricular fique disponível.
- Controle de Vagas (Por Turma)
- Próximo Curso
- Próxima Série
- Próxima Matriz Curricular
Os códigos das Matrizes Curriculares deverão ser compostos pelo seguinte padrão:
Código | Nome |
NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-1ºAno |
NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno |
Sendo o código da matriz lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário” – Nº da Série - Sequencial da Matriz
Para os cursos do Novo Ensino Médio, nas Matrizes Curriculares deverão ser criadas somente com as Disciplinas (Áreas de Conhecimento – SESI) da Formação Geral.
Em cada Matriz Curricular deverá ser criado as opções de itinerários que serão ofertados pelo Regional.
Nos Itinerários serão vinculadas as Disciplinas (Unidades Curriculares – SENAI) do Mundo do Trabalho, Módulo Integradores e Módulo Específicos.
Exemplo de Estrutura Curricular para efetuar os cadastros no SGE para Novo Ensino Médio
Cód. Curso | Nome do Curso |
Cód. Série
| Nome da Série | Cód. Matriz | Matriz Curricular |
Itinerário Formativo |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 1 | 1º Ano | NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno | Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 1 | 1º Ano | NEM-HT-101 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno | Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 2 | 2º Ano | NEM-HT-201 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 2º Ano | Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano |
NEM – HT | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional | 3 | 3º Ano | NEM-HT-301 | Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 3º Ano | Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano |
NEM-CN | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza | 1 | 1º Ano | NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno | Ciências da Natureza - 1º Ano |
NEM-CN | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza | 2 | 2º Ano | NEM-CN-101 | Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-2ºAno | Ciências da Natureza - 2º Ano |
VISÃO NO SISTEMA
1.4. CADASTRO DAS DISCIPLINAS
Cadastrar todas as Áreas do Conhecimento - SESI e Unidades Curriculares – SENAI.
As Disciplinas que correspondem a “formação geral” serão criadas através de scripts nas bases dos regionais:
- Linguagens e suas Tecnologias
- Matemática e suas Tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
Obs.: As disciplinas serão as próprias Áreas do Conhecimento – SESI.
As disciplinas dos cursos do Novo Ensino Médio deverão ser criadas da seguinte forma:
Cód. Disc. | Descrição |
NEM-MAT | Matemática e suas Tecnologias |
NEM-CNT | Ciências da Natureza e suas Tecnologias |
NEM-CSA | Ciências Humanas e Sociais Aplicadas |
NEM-LIT | Linguagem e suas Tecnologias |
NEM-MT-AUT | Mundo do Trabalho - Autoconhecimento |
NEM-MT-MTR | Mundo do Trabalho - Mundo do Trabalho |
NEM-ME-CTC | Módulo Específico - Desenvolvimento de Sistemas |
NEM-MI-FBD | Módulo Integrador - Fundamentos de Banco de Dados |
NEM-MT-XXX NEM-ME-XXX MEM-MI-XXX | Outras: “Mundo do Trabalho, Módulo Específico e Módulo Integrador”. |
Dentro de cada “Disciplina”, deverá ser incluído posteriormente o (s) professor (es) responsável pela disciplina. Isso será possível por meio da opção “Anexos: Professor responsável pela disciplina”.
Importante:
Somente os professores que estiverem vinculados como responsável pela disciplina poderão incluir os complementos de disciplina (Metodologia, Referências, Objetivos, dentre outros) considerando o período inicial e final para alteração no Portal.
1.5. CADASTRO DA ÁREA DE CONHECIMENTO
Os cadastros das Áreas do Conhecimento serão criados através de Scripts nas bases dos regionais:
- Linguagens e suas tecnologias
- Matemática e suas tecnologias
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
- Mundo do trabalho
- Módulo Específico
- Módulo Integrador
1.6. CADASTRO DO PÉRIODO
Considerar o período como a Série.
Exemplo: Período 2 equivalentes ao 2º Ano.
Conforme exemplo acima, no campo “Período” informar número 2 e no campo “Descrição” 2º Ano.
1.7. CADASTRO DE DISCIPLINAS NA MATRIZ CURRICULAR.
Criar as disciplinas (Áreas de Conhecimento) vinculando ao Período.
- Cadastrar a Carga Horária, número de casas decimais (1) e tipo de Nota (numérica ou conceitual).
- Marcar a opção de “Indica se imprime no boletim e Exibe no Portal”
- Na Atividade selecionar “Disciplina”
- Vincular a Área do Conhecimento
1.8. ASSOCIAR HABILIDADES ÀS DISCIPLINAS
Novo!
Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.
https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=572007324
ATENÇÃO: Liberar a funcionalidade para o Perfil dos Usuários.
1.9. CADASTRO DE ITINERÁRIOS
Cadastrar os Itinerários e estes deverão ser separados por série conforme abaixo:
Exemplos:
- Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano
- Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano
- Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano
- Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano
- Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 2º Ano
- Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 3º Ano
- Habilitação de Técnico em Redes de Computadores - 1º Ano
- Ciências da Natureza - 1º Ano
- Ciências da Natureza - 2º Ano
- Ciências da Natureza - 3º Ano
Atenção:
Para enviar para aprovação o Campo “Itinerário” deverá estar inativo.
1.10. CADASTRO DAS DISCIPLINAS DOS ITINERÁRIOS
Criar as disciplinas (Unidades Curriculares - Senai)
- Cadastrar a Carga Horária, número de casas decimais (1) e tipo de Nota (numérica ou conceitual).
- Marcar a opção de “Indica se imprime no boletim e Exibe no Portal”
- Na Atividade já será preenchido com Itinerário Informativo.
- Marcar as disciplinas que forem obrigatórias ao Itinerário.
- Vincular a Área do Conhecimento
Obs.: Nos Itinerários serão vinculadas as Disciplinas (Unidades Curriculares – SENAI) do Mundo do Trabalho, Módulo Integradores e Módulo Específicos.
1.11. ITINARÁRIOS VINCULADOS NAS MATRIZES CURRICULARES
Em cada Matriz Curricular deverá ser criado as opções de itinerários que serão ofertados pelo Regional.
- O cadastro do itinerário formativo na matriz curricular:
- Cadastre os itinerários formativos que são os cursos de habilitação técnica.
- E nos anexos dos itinerários formativos, serão cadastradas as disciplinas que pertencem ao itinerário
Obs.: Este é um exemplo de estrutura curricular do Curso de Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas no SENAI.
1.12. COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
O cadastro de competência permite que sejam informadas quais as competências desejadas que o aluno desenvolva em determinada área do conhecimento.
Uma vez definida a competência para a área do conhecimento, deve-se cadastrar as habilidades que o aluno precisa demonstrar para que seja considerado apto
naquela competência. O cadastro das habilidades e o vínculo com a competência deve ser feito através do anexo Habilidades, existente no cadastro de Competência.
Observações: Tanto as disciplinas normais/obrigatórias da matriz curricular quanto as disciplinas de itinerário formativo, além do registro de avaliações (que já contemplam atualmente no sistema -notas de etapa e avaliações-), passam a ter o recurso de registro de habilidades e competências.
O vínculo das habilidades nas disciplinas normais/obrigatórias é realizado nas disciplinas da matriz curricular, conforme imagem abaixo:
E nas disciplinas do Itinerário também vincularemos as habilidades de acordo com as competências de cada disciplina;
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