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Índice

1.1 Cadastro do Curso

Os Cursos serão criados da seguinte forma:

Código

Nome

NEM-HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

NEM-MT

Novo Ensino Médio - Matemática

Sendo o código do curso lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário”

Obs.: Estes 3 cursos / séries serão criados por script

“Modalidade” => A modalidade será criada por script: Itinerários do Novo Ensino Médio

1.2. Cadastro da Série

 Para cada curso será criado os 3 anos (séries)        

  • 1º Ano
  • 2º Ano
  • 3º Ano

Ao cadastrar as “Séries (Anos) ” do Curso, deverá ser informado o campo complementar “Produto/Serviço (SCAE) ” e Código do Curso no SCAE. Esse campo será exigido no momento do reporte de produção SCAE.              

1.3 Cadastro das Matrizes Curriculares           

Para cada Série inserir uma matriz curricular informando os campos:

  • Código da Matriz
  • Descrição da Matriz
  • Carga Horária => colocar o total da série (incluindo a CH do Itinerário)
  • Data de Início
  • Data de Término
  • Status *Importante* - Durante a elaboração do Pré-Projeto, o status da Matriz Curricular deverá ser informado como “Inativa”. Posteriormente, após aprovação da oferta do curso pela área responsável, o status deverá ser alterado para “Ativa”, fazendo com que a oferta dessa matriz curricular fique disponível.
  • Controle de Vagas (Por Turma)
  • Próximo Curso
  • Próxima Série
  • Próxima Matriz Curricular

            Os códigos das Matrizes Curriculares deverão ser compostos pelo seguinte padrão:


Código

Nome

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional-1ºAno

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno

Sendo o código da matriz lido como: Novo Ensino Médio – “Itinerário” – Nº da Série - Sequencial da Matriz

Para os cursos do Novo Ensino Médio, nas Matrizes Curriculares deverão ser criadas somente com as Disciplinas (Áreas de Conhecimento – SESI) da Formação Geral.

Em cada Matriz Curricular deverá ser criado as opções de itinerários que serão ofertados pelo Regional.

Nos Itinerários serão vinculadas as Disciplinas (Unidades Curriculares – SENAI) do Mundo do Trabalho, Módulo Integradores e Módulo Específicos.

  Exemplo de Estrutura Curricular para efetuar os cadastros no SGE para Novo Ensino Médio

Cód. Curso 

Nome do Curso

Cód. Série

 

Nome da Série

Cód. Matriz

Matriz Curricular

 Itinerário Formativo

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

1

1º Ano

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano


NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

1

1º Ano

NEM-HT-101

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional - 1ºAno

Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional

2

2º Ano

NEM-HT-201

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 2º Ano

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano

NEM – HT

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional


3


3º Ano

NEM-HT-301

Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional – 3º Ano

Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

1

1º Ano

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-1ºAno

Ciências da Natureza - 1º Ano

NEM-CN

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza

2

2º Ano

NEM-CN-101

Novo Ensino Médio - Ciência da Natureza-2ºAno

Ciências da Natureza - 2º Ano

VISÃO NO SISTEMA

1.4. Cadastro das Disciplinas

Cadastrar todas as Áreas do Conhecimento - SESI e Unidades Curriculares – SENAI.

As Disciplinas que correspondem a “formação geral” serão criadas através de scripts nas bases dos regionais:

  • Linguagens e suas Tecnologias
  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

Obs.: As disciplinas serão as próprias Áreas do Conhecimento – SESI.

As disciplinas dos cursos do Novo Ensino Médio deverão ser criadas da seguinte forma:

Cód. Disc.

Descrição

NEM-MAT

Matemática e suas Tecnologias

NEM-CNT

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

NEM-CSA

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas

NEM-LIT

Linguagem e suas Tecnologias

NEM-MT-AUT

Mundo do Trabalho - Autoconhecimento

NEM-MT-MTR

Mundo do Trabalho - Mundo do Trabalho

NEM-ME-CTC

Módulo Específico - Desenvolvimento de Sistemas

NEM-MI-FBD

Módulo Integrador - Fundamentos de Banco de Dados

NEM-MT-XXX

NEM-ME-XXX

MEM-MI-XXX

Outras:

“Mundo do Trabalho, Módulo Específico e Módulo Integrador”.

Dentro de cada “Disciplina”, deverá ser incluído posteriormente o (s) professor (es) responsável pela disciplina. Isso será possível por meio da opção “Anexos: Professor responsável pela disciplina”.

 

Aviso

Somente os professores que estiverem vinculados como responsável pela disciplina poderão incluir os complementos de disciplina (Metodologia, Referências, Objetivos, dentre outros) considerando o período inicial e final para alteração no Portal.

 


 1.5. Cadastro da Área de Conhecimento

Os cadastros das Áreas do Conhecimento serão criados através de Scripts nas bases dos regionais:

  • Linguagens e suas tecnologias
  • Matemática e suas tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias
  • Ciências Humanas e Sociais Aplicadas
  • Mundo do trabalho
  • Módulo Específico
  • Módulo Integrador

1.6.  Cadastro do Período

    Considerar o período como a Série.

    Exemplo:

Período 1 equivalentes ao 1º Ano.

Conforme exemplo acima, no campo “Período” informar número 1 e no campo “Descrição” 1º Ano.

1.7. Cadastro de Disciplinas na Matriz Curricular

Criar as disciplinas (Áreas de Conhecimento) vinculando ao Período.

  • Cadastrar a Carga Horária, número de casas decimais (1) e tipo de Nota (numérica ou conceitual).
  • Marcar a opção de “Indica se imprime no boletim e Exibe no Portal”
  • Na Atividade selecionar “Disciplina”
  • Vincular a Área do Conhecimento

1.8. Associar as Habilidades e Competências

 Novo!

Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.

 https://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=572007324

Aviso
Liberar a funcionalidade para o Perfil dos Usuários.

1.9. Cadastro de Itinerários

Cadastrar os Itinerários e estes deverão ser separados por série conforme abaixo:

Exemplos:

  • Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 1º Ano
  • Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 2º Ano
  • Habilitação de Técnico em Desenvolvimento de Sistemas - 3º Ano
  • Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 1º Ano
  • Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 2º Ano
  • Habilitação de Técnico em Eletrotécnica - 3º Ano
  • Habilitação de Técnico em Redes de Computadores - 1º Ano
  • Ciências da Natureza - 1º Ano
  • Ciências da Natureza - 2º Ano
  • Ciências da Natureza - 3º Ano


Aviso

Para enviar para aprovação o Campo “Itinerário” deverá estar inativo.


1.10. Cadastro das Disciplinas dos Itinerários

 Criar as disciplinas (Unidades Curriculares - Senai)

  • Cadastrar a Carga Horária, número de casas decimais (1) e tipo de Nota (numérica ou conceitual).
  • Marcar a opção de “Indica se imprime no boletim e Exibe no Portal”
  • Na Atividade já será preenchido com Itinerário Informativo.
  • Marcar as disciplinas que forem obrigatórias ao Itinerário.
  • Vincular a Área do Conhecimento

Obs.: Nos Itinerários serão vinculadas as Disciplinas (Unidades Curriculares – SENAI) do Mundo do Trabalho, Módulo Integradores e Módulo Específicos.

1.11.   Itinerários Vinculas nas Matrizes Curriculares

Em cada Matriz Curricular deverá ser criado as opções de itinerários que serão ofertados pelo Regional.

  • O cadastro do itinerário formativo na matriz curricular:

  • Cadastre os itinerários formativos que são os cursos de habilitação técnica.

  • E nos anexos dos itinerários formativos, serão cadastradas as disciplinas que pertencem ao itinerário

Obs.: Este é um exemplo de estrutura curricular do Curso de Habilitação Técnica em Desenvolvimento de Sistemas no SENAI.

1.12.  Competências e Habilidades

O cadastro de competência permite que sejam informadas quais as competências desejadas que o aluno desenvolva em determinada área do conhecimento.

Uma vez definida a competência para a área do conhecimento, deve-se cadastrar as habilidades que o aluno precisa demonstrar para que seja considerado apto naquela competência. O cadastro das habilidades e o vínculo com a competência deve ser feito através do anexo Habilidades, existente no cadastro de Competência.


Observações:

Tanto as disciplinas normais/obrigatórias da matriz curricular quanto as disciplinas de itinerário formativo, além do registro de avaliações (que já contemplam atualmente no sistema -notas de etapa e avaliações-), passam a ter o recurso de registro de habilidades e competências.

O vínculo das habilidades nas disciplinas normais/obrigatórias é realizado nas disciplinas da matriz curricular, conforme imagem abaixo:


E nas disciplinas do Itinerário também vincularemos as habilidades de acordo com as competências de cada disciplina;

Caminho: Currículo e Oferta > Mais> Itinerário >Anexo> Disciplinas do Itinerário> Anexo>Habilidades

Após realizar todos os cadastros necessários, é preciso gerar o relatório do Pré-Projeto de Curso, este contendo as primeiras informações básicas que um Projeto de Curso necessita.

Dica

 Atentar para o preenchimento correto das informações necessárias no Pré-Projeto de Curso. Estas estão localizadas na aba “Campos Complementares” do cadastro do Curso.