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  • Criar os turnos e horários;
  • Criar da Matriz Aplicada do curso (Oferta em determinados turnos);
  • Criar do Período Letivo;
  • Criar a Parametrização por curso com os modelos de etapas de notas e faltas;
  • Vincular na Parametrização por Curso os documentos exigidos para a Matrícula.

Após estes cadastros realizados no Sistemas, a próxima etapa está relacionada ao planejamento e criação das turmas. O usuário deve verificar os ambientes que não estão disponíveis na Unidade Operacional, conforme processo abaixo.

Na turma terá um campo complementar para informar quem será o Orientador de Plano Pessoal de Estudos.

No caso de uma nova turma, o responsável pelo cadastro deverá cadastrar a turma do Novo Ensino Médio no SGE no SESI.

Conforme definição do DN, a sugestão para a composição dos códigos das Turmas é o seguinte:

Curso | Itinerário | Turno | Sequencial |

A descrição da turma deve ser informada no campo ‘Nome’

Exemplo:

NOVO ENSINO MÉDIO

Código da Turma: NEMHTELE1ºAM001

Descrição da Turma: Novo Ensino Médio, Itinerário, 1º ano, Manhã, 001

4.1. Consultar disponibilidade de Infraestrutura

Para o planejamento da organização de turma, é necessário consultar no SESI e SENAI a disponibilidade de infraestrutura interna (a exemplo de sala de aula, recursos audiovisuais, computador, data show, mesa, cadeira, equipamentos, Estrutura de internet (informar pré-requisitos para funcionamento do sistema), entre outros).

Para consultar a disponibilidade da infraestrutura (salas), o usuário deve seguir os passos a seguir.

O Sistema disponibiliza dois tipos de relatório para a consulta:

  • TOTVS-030 -> Cronograma do Ambiente;
  • TOTVS-031 -> Cronograma de Recurso.

4.2. Cadastro de Turnos e Horários 

Cadastrar os turnos conforme oferta dos cursos em cada Filial/Unidade.

O sistema TOTVS Educacional, após mudar o aluno de turma para uma turma de outro Turno, ou seja, outra Matriz Aplicada, o sistema gera:

Uma nova matrícula no período letivo;

  • Um novo contrato;
  • E novas parcelas (de acordo com o novo plano de pagamento)
  • Por esse motivo, sugerimos que seja criado um Turno único (que pode se chamar “Diurno” ou “Integral”, por exemplo) que contemplará todos os horários da manhã e tarde. Ao remanejar o aluno, o sistema não irá gerar esses registros e manterá o histórico dessa mudança conforme será parametrizado.
  • Para identificar o turno do aluno, informar no código da Turma as letras M para manhã ou T para tarde. (Mais detalhes quanto ao cadastro das turmas estão contidos no processo de Organização de Turmas).
  • Abaixo segue exemplo de horários para o turno Integral. Perceba que está contemplando todos os horários (manhã e tarde) do dia da semana.

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Hora Inicial

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Hora Final

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Dia da Semana

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Aula

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07:00

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07:50

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Segunda

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1

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07:50

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08:40

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Segunda

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2

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08:40

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09:30

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Segunda

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3

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09:50

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10:40

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Segunda

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4

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10:40

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11:30

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Segunda

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5

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11:30

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12:20

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Segunda

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6

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13:00

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13:50

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Segunda

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7

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13:50

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14:40

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Segunda

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8

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14:40

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15:30

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Segunda

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9

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15:50

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16:40

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10

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16:40

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17:30

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Segunda

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11

4.1. Consultar disponibilidade de Infraestrutura

Para o planejamento da organização de turma, é necessário consultar no SESI e SENAI a disponibilidade de infraestrutura interna (a exemplo de sala de aula, recursos audiovisuais, computador, data show, mesa, cadeira, equipamentos, Estrutura de internet (informar pré-requisitos para funcionamento do sistema), entre outros).

Para consultar a disponibilidade da infraestrutura (salas), o usuário deve seguir os passos a seguir.

O Sistema disponibiliza dois tipos de relatório para a consulta:

  • TOTVS-030 -> Cronograma do Ambiente;
  • TOTVS-031 -> Cronograma de Recurso.

4.2. Cadastro de Turnos e Horários 

Cadastrar os turnos conforme oferta dos cursos em cada Filial/Unidade.

O sistema TOTVS Educacional, após mudar o aluno de turma para uma turma de outro Turno, ou seja, outra Matriz Aplicada, o sistema gera:

Uma nova matrícula no período letivo;

  • Um novo contrato;
  • E novas parcelas (de acordo com o novo plano de pagamento)
  • Por esse motivo, sugerimos que seja criado um Turno único (que pode se chamar “Diurno” ou “Integral”, por exemplo) que contemplará todos os horários da manhã e tarde. Ao remanejar o aluno, o sistema não irá gerar esses registros e manterá o histórico dessa mudança conforme será parametrizado.
  • Para identificar o turno do aluno, informar no código da Turma as letras M para manhã ou T para tarde. (Mais detalhes quanto ao cadastro das turmas estão contidos no processo de Organização de Turmas).
  • Abaixo segue exemplo de horários para o turno Integral. Perceba que está contemplando todos os horários (manhã e tarde) do dia da semana.

Hora Inicial

Hora Final

Dia da Semana

Aula

07:00

07:50

Segunda

1

07:50

08:40

Segunda

2

08:40

09:30

Segunda

3

09:50

10:40

Segunda

4

10:40

11:30

Segunda

5

11:30

12:20

Segunda

6

13:00

13:50

Segunda

7

13:50

14:40

Segunda

8

14:40

15:30

Segunda

9

15:50

16:40

Segunda

10

16:40

17:30

Segunda

11

4.3. Cadastro do Período Letivo

Este cadastro é utilizado para definir o período letivo da instituição, ou seja, o período de atividades desta. É possível definir neste o modelo da avaliação da instituição assim como o calendário escolar. A importância da definição do período letivo é relevante uma vez que diversos cadastros e processos serão baseados neste, principalmente o que diz respeito à oferta.

4.4. Cadastro da Parametrização por Curso 

  • A cada período letivo, é necessário que seja feito a parametrização do curso. Nesse momento será ofertada no período letivo a matriz aplicada, ou seja, estaremos disponibilizando o Curso/Série/Turno para o período letivo em questão.
  • Os Itinerários Informativos serão ofertados através das turmas.
  • Além disso, já poderá ser definido o período de matrícula, datas limites para numeração de turmas, modelos de etapas/avaliações, documentos que serão exigidos para matricula, etc.
  • Sem essa parametrização não é possível: Cadastrar turmas, vincular disciplinas e docentes nas turmas, gerar os horários e planos de aulas, bem como matricular alunos, pois a mesma não estará disponível para o período letivo em questão.
  • Ainda no cadastro da Parametrização por Curso, deverá ser informado o período para “Alteração de complemento disciplina via Portal”.
  • O calendário poderá ser vinculado à Parametrização por Curso. Isso porque haverá situações em que serão cadastrados um calendário para cada modalidade.


Nesse momento é realizada a junção da “Estrutura Curricular” a “Estrutura de Oferta”, uma vez que se vincula a “Estrutura Curricular” a um “Período Letivo”.

A partir da conclusão desse cadastro, torna-se possível ofertar uma Matriz Curricular em um Período Letivo.

O Calendário pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular, por meio do campo “Calendário” a seguir. Desta forma, é permitido usar um calendário diferente para cada Matriz, de acordo com a necessidade de cada Departamento Regional.

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Novo!

 Novo campo => Max. Itinerários a cursar

Atualmente para o SESI – CNI deverá ser informado apenas 1 itinerário por Matriz.

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ANEXOS:

Anexo Modelo de Etapas da Matriz Aplicada (modelos definidos no Rendimento Escolar)

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O Modelo de Etapas pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular (Parametrização por Curso), caso haja a necessidade de definição de um modelo de etapa por Matriz.

Anexo Disponibilidade do Itinerário:

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Nessa tela é possível cadastrar o período que o itinerário formativo ficará ofertado na matriz aplicada selecionada.

Após finalizado o período de oferta, o itinerário formativo ofertado na matriz aplicada não ficará disponível na tela de matricula para ser selecionado.

Se não estiver preenchido a “disponibilidade”, o itinerário ficará sempre disponível.

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4.6-Cadastro da Turma

No caso de uma nova turma, o responsável pelo cadastro deverá cadastrar a turma do Novo Ensino Médio no SGE no SESI.

Conforme definição do DN, a sugestão para a composição dos códigos das Turmas é o seguinte:

Curso | Itinerário | Turno | sequencial |

A descrição da turma deve ser informada no campo ‘Nome’

Exemplo:

 NOVO ENSINO MÉDIO

Código da Turma: NEMHTELE1ºAM001

Descrição da Turma: Novo Ensino Médio, Itinerário, 1º ano, Manhã, 001

Será necessário vincular os tipos de processo seletivo (por exemplo: ordem de chegada, prova, classificação). Nesse momento ou posteriormente, poderão ser preenchidos os campos referentes à localização da turma: Prédio/Bloco/Sala.

Na turma terá um campo complementar para informar quem será o Orientador de Plano Pessoal de Estudos.

As turmas devem ser cadastradas obedecendo ao critério de codificação determinado pelo DR. Lembrando que, caso a sugestão da utilização do turno único seja aceito, é de extrema importância que se inclua no código da Turma as letras M ou T para se identificar o turno daquela turma.

Conforme definido no cadastro da Matriz Curricular, o controle de vagas será realizado por turma. Sendo assim, o preenchimento do campo “Número máximo de alunos” se torna obrigatório.

Outra informação que deverá ser preenchida no cadastro das turmas é o período/data inicial e final da turma.

Para que posteriormente seja possível realizar consulta de disponibilidade de infraestrutura, seja por relatórios ou por filtros de exibição, é importante que sejam preenchidos os campos referente à localização da turma:

  • Prédio;
  • Bloco;

Esses dados são cadastrados no TOTVS Educacional, em “Currículo e Oferta | Acadêmico | Auxiliares | Prédios/Blocos/Salas”.

Também nos Campos Complementares do cadastro de Turmas, poderão ser vinculadas as informações referentes ao Plano de Ação da Turma (5W2H).

  • What – O que será feito (etapas): (campo texto)
  • Why – Por que será feito (justificativa): (campo texto)
  • Where – Onde será feito (local): (campo texto)
  • When - Quando será feito (tempo): (campo texto)
  • Who – Por quem será feito (responsabilidade): (campo texto)
  • How – Como será feito (método): (campo texto)
  • How much – Quanto custará fazer (custo): (campo texto)

Levar em consideração o seguinte anexo dentro do cadastro de Turmas:

Anexos: Dados para o Censo Escolar e SISTEC.

Incluir todas as informações necessárias para que, posteriormente, seja possível a geração do arquivo para Censo Escolar e SISTEC.

As turmas são formadas a partir das parametrizações realizadas para os cursos. Logo, estão vinculadas a um período letivo, herdando as configurações da parametrização definida para a matriz em questão.

Toda turma criada gera uma oferta. Dessa forma, diversas informações como vagas, sala da turma, são contempladas nesse momento.

A vinculação de uma Matriz à Turma não é obrigatória, porém não é comum utilizar uma turma sem este vínculo no contexto do Ensino Básico.

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Aviso
O preenchimento dos campos “Data inicial” e “Data final” é de extrema importância por se trataram de informações necessárias para a geração do SCAE. Já o campo “Código da próxima turma” se faz necessário para o processo de Rematrícula.

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Aviso
As informações presentes a seguir em “Períodos de matrícula” devem ser preenchidas no cadastro de Parametrização por Curso, não sendo necessário informa-las na Turma/Disciplina.

4.7 - Cadastro das Turmas/Disciplinas

Após cadastrar a turma, utilizar o Processo “Cadastrar Turmas/Disciplinas”.

Esse processo incluirá todas as disciplinas do Período/Série selecionado e que foi previamente cadastrado em “Disciplinas da Matriz Curricular”. E também deverá ser selecionado o Itinerário onde serão incluídas as disciplinas do Itinerário. Os campos que forem comuns entre as disciplinas poderão ser informados durante o processo, como por exemplo: Duração da aula (minutos), Tipo da Turma.

Caso seja necessário, após a criação das Turmas/Disciplinas, edite e altere os dados necessários.

O campo “Tipo de Mediação” (modalidade) sempre deverá ser preenchido para geração do SCAE.

Os tipos da turma são:

  • Presencial;
  • Distância;
  • Semi-Presencial.

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Aviso
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As informações presentes a seguir em “Períodos de matrícula” devem ser preenchidas no cadastro de Parametrização por Curso, não sendo necessário informa-las na Turma/Disciplina.

4.8- Vincular Professor (es) às Turmas/Disciplinas

Para vincular os professores à Turmas/Disciplinas, edite a disciplina desejada e através do Anexos:  Professores, faça o vínculo informando os campos:

  • Professor;
  • Tipo professor;
  • Aulas por semana;
  • Data de Início.

4.9 - Geração de Horários

Para geração dos horários das Turmas/Disciplinas, edite a disciplina desejada e através do Processo: Geração do Horário, selecione os horários em que a disciplina é lecionada e os parâmetros necessários, como: Sala e Professores disponíveis.

Em seguida adicione e execute o processo.

Dica
Importante que seja selecionado o campo “Professor disponível” para que leve o professor para o horário

4.3. Cadastro do Período Letivo

Este cadastro é utilizado para definir o período letivo da instituição, ou seja, o período de atividades desta. É possível definir neste o modelo da avaliação da instituição assim como o calendário escolar. A importância da definição do período letivo é relevante uma vez que diversos cadastros e processos serão baseados neste, principalmente o que diz respeito à oferta.

4.4. Cadastro da Parametrização por Curso 

  • A cada período letivo, é necessário que seja feito a parametrização do curso. Nesse momento será ofertada no período letivo a matriz aplicada, ou seja, estaremos disponibilizando o Curso/Série/Turno para o período letivo em questão.
  • Os Itinerários Informativos serão ofertados através das turmas.
  • Além disso, já poderá ser definido o período de matrícula, datas limites para numeração de turmas, modelos de etapas/avaliações, documentos que serão exigidos para matricula, etc.
  • Sem essa parametrização não é possível: Cadastrar turmas, vincular disciplinas e docentes nas turmas, gerar os horários e planos de aulas, bem como matricular alunos, pois a mesma não estará disponível para o período letivo em questão.
  • Ainda no cadastro da Parametrização por Curso, deverá ser informado o período para “Alteração de complemento disciplina via Portal”.
  • O calendário poderá ser vinculado à Parametrização por Curso. Isso porque haverá situações em que serão cadastrados um calendário para cada modalidade.

Nesse momento é realizada a junção da “Estrutura Curricular” a “Estrutura de Oferta”, uma vez que se vincula a “Estrutura Curricular” a um “Período Letivo”.

A partir da conclusão desse cadastro, torna-se possível ofertar uma Matriz Curricular em um Período Letivo.

O Calendário pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular, por meio do campo “Calendário” a seguir. Desta forma, é permitido usar um calendário diferente para cada Matriz, de acordo com a necessidade de cada Departamento Regional.

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Novo!

 Novo campo => Max. Itinerários a cursar

Atualmente para o SESI – CNI deverá ser informado apenas 1 itinerário por Matriz.

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ANEXOS:

Anexo Modelo de Etapas da Matriz Aplicada (modelos definidos no Rendimento Escolar)

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O Modelo de Etapas pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular (Parametrização por Curso), caso haja a necessidade de definição de um modelo de etapa por Matriz.

Anexo Disponibilidade do Itinerário:

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Nessa tela é possível cadastrar o período que o itinerário formativo ficará ofertado na matriz aplicada selecionada.

Após finalizado o período de oferta, o itinerário formativo ofertado na matriz aplicada não ficará disponível na tela de matricula para ser selecionado.

Se não estiver preenchido a “disponibilidade”, o itinerário ficará sempre disponível.

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5 -Matricula




6- Certificação de Competência Complementar

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