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2.1- Calendário Escolar (Corporativo e e UO)

 ELABORAR CALENDÁRIO ESCOLAR Elaborar Calendário Escolar

Para incluir um novo calendário, é necessário acessar a opção “Gestão” no Módulo Educacional, conforme passos a seguir.

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Tratando do Calendário da Unidade Operacional, apenas o contexto da Unidade Operacional em questão, deve ser incluído. 

Novo!

O Calendário Corporativo deverá ser visualizado pelo SESI e SENAI, liberar pelos contextos.

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Para acessar o Portal do Professor, o mesmo deve acessar a página do Portal e entrar com os seus dados de “Login” e “Senha”. As atividades a seguir são realizadas pelo Professor através do Portal Educacional (Portal do Professor). 

Novo!

  •  Para as Áreas de Conhecimento, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SESI.
  • Para as Unidades Curriculares, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SENAI.
  • O aluno terá acesso ao Plano de Aula por relatório consolidado com as informações do SESI e SENAI.
  • Para que seja possível a consolidação das Informações do Plano de Aula das disciplinas de SESI e SENAI em um único relatório será criado um campo complementar na turma/disciplina na estrutura do SESI que precisará ser preenchido com o ID da turma/disciplina correspondente do SENAI.
  • No perfil do aluno deverá ser desabilitado o menu de Portal / Plano de Aula, pois a consulta do aluno será feita através de relatório. Terá que ter um Novo Perfil para os alunos do Novo Ensino Médio.

2.3 -Complemento de Disciplina (Plano de Ensino);

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 Os complementos de disciplinas serão preenchidos pelos professores via Portal.

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Para as Unidades Curriculares, o Plano de Ensino deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SENAI seguindo o padrão já adotado pelo SENAI.

 Importante:

  • No complemento da disciplina o professor não poderá habilitar a opção “Complemento liberado para visualização”, pois a consulta do aluno será feita através de relatório Plano de Ensino no Portal.
  • Neste relatório o aluno irá visualizar os Planos de Ensino das Áreas do Conhecimento (SESI) e das Unidades Curriculares (SENAI).
  • Os Tipos de Complementos de Disciplinas já estão cadastrados conforme descrito no processo de Planejamento Escolar e serão utilizados para composição do Plano de Ensino.
  • O Complemento da Disciplina, referente ao Plano de Ensino, deve ser cadastrado por cada Departamento Regional no sistema TOTVS Educacional.
  • Os Tipos de Complementos de Disciplinas estarão associados a um grupo de Complemento, que por sua vez, esse grupo estará vinculado à disciplina da matriz curricular.


Aviso
  • É importante que a Matriz Curricular já esteja cadastrada corretamente no sistema, para que os passos a serem percorridos estejam habilitados para o cadastro de Complemento da Disciplina
  • As disciplina deverá estar cadastrada para que seja possível acessar posteriormente “Anexos” e selecionar a opção de editar o complemento da disciplina.
  •  O campo “Grupo de complemento” deve ser informado. Já existirá o grupo “Planejamento Escolar” e nesse grupo todos os tipos de complementos estarão associados. Essa funcionalidade faz com que o professor responsável pela disciplina consiga inserir os registros dos tipos de complemento vinculados a este grupo.
  • Dentro do cadastro de Disciplinas, há o anexo “Professor responsável pela disciplina”, em que somente os professores inseridos poderão incluir/alterar complementos de disciplinas através do Portal
  • Após a inclusão do Complemento de Disciplina, este será encaminhado para aprovação via workflow. Quando houver a aprovação do Plano de Ensino pelo Coordenador, o workflow deverá ser concluído e o responsável pela elaboração receberá um e-mail de notificação.

3- Processo Seletivo

Objetivo: Selecionar candidatos aptos à matrícula nos cursos conforme requisitos, critérios e condições definidas nas diretrizes do Departamento Regional e regulamentação específica

3.1 -Elaborar Plano de  Seleção

A Sede do DR do SENAI e SESI analisam as demandas de cursos, as vagas disponíveis e as metas do Planejamento Anual já definidas, e elaboram um Plano de Seleção considerando no mínimo: 

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4 - Organização de Turma

Objetivo :O processo Organização de Turmas possui como finalidade alocar disciplinas e docentes para um determinado período e horário, de acordo com a matriz curricular definida no plano de curso.

São requisitos básicos do Processo de Organização de Turmas.

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Atualmente para o SESI – CNI deverá ser informado apenas 1 itinerário por Matriz.

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ANEXOS: Anexo Modelo de Etapas da Matriz Aplicada (modelos definidos no Rendimento Escolar)

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O Modelo de Etapas pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular (Parametrização por Curso), caso haja a necessidade de definição de um modelo de etapa por Matriz.

Anexo Disponibilidade do Itinerário:

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Nessa tela é possível cadastrar o período que o itinerário formativo ficará ofertado na matriz aplicada selecionada.

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Se não estiver preenchido a “disponibilidade”, o itinerário ficará sempre disponível.

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4.5 . Cadastro da Turma

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Levar em consideração o seguinte anexo dentro do cadastro de Turmas:

  • Anexos: Dados para o Censo Escolar e SISTEC.
  • Incluir todas as informações necessárias para que, posteriormente, seja possível a geração do arquivo para Censo Escolar e SISTEC.
  • As turmas são formadas a partir das parametrizações realizadas para os cursos. Logo, estão vinculadas a um período letivo, herdando as configurações da parametrização definida para a matriz em questão.
  • Toda turma criada gera uma oferta. Dessa forma, diversas informações como vagas, sala da turma, são contempladas nesse momento.
  • A vinculação de uma Matriz à Turma não é obrigatória, porém não é comum utilizar uma turma sem este vínculo no contexto do Ensino Básico.


Aviso
O preenchimento dos campos “Data inicial” e “Data final” é de extrema importância por se trataram de informações necessárias para a geração do SCAE. Já o campo “Código da próxima turma” se faz necessário para o processo de Rematrícula.

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Dica
Importante que seja selecionado o campo “Professor disponível” para que leve o professor para o horário

5 -Matricula

Objetivo: Registrar formalmente a inscrição do em um estabelecimento de ensino em determinado nível/etapa/componente curricular/área de conhecimento do Ensino Médio.

5.1. Realizar Pré -

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Matrícula 

Para execução dos processos descritos as Situações de Matrícula listadas abaixo devem estar no sistema SGE, conforme Glossário SESI:

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O candidato pode efetuar a Matricula de três maneiras: com Pré-matrícula, sem Pré-matrícula e Rematrícula.

  • Sem Pré-matrícula: O aluno/responsável já entrega na secretaria da escola ou os documentos necessários para a Matricula ou já realiza a matricula via Processo seletivo Venda Online de Cursos.
  • Pré- Matricula: É necessário preencher a ficha de pré- matricula pessoalmente ou via Processo Seletivo ou via sistema na Secretaria.
  • Rematrícula: O aluno que desejar se rematricular, poderá acessar o Portal SGE Educacional e atualizar os dados cadastrais pré-existentes. O Portal do Aluno permitirá a alteração de dados cadastrais diretamente na base de dados ou poderá solicitar uma alteração enviando um e-mail para o endereço informado na Filial/Unidade do aluno. Após o preenchimento, será necessário apenas entregar a documentação de matrícula na secretaria pessoalmente (conforme definido em cada regional).

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5.4. Matricula em Lote no Itinerário Formativo

Novo!

Esse processo permite realizar a matrícula em lote de um ou mais alunos em itinerários formativos e suas respectivas disciplinas. 

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5.5. Matricula no Itinerário via Processo Seletivo

Novo!

Durante o processo, o aluno pode se matricular no itinerário formativo. Para que seja possível visualizar quais itinerários estão disponíveis é necessário realizar a configuração no Totvs Processo Seletivo.

No decorrer da matricula, a seleção da turma do itinerário formativo só ficará disponível mediante a seleção da turma no período letivo (De acordo com as configurações no Processo Seletivo, conforme já descrito neste manual).Observação:

Aviso
 Caso não seja informada a turma para o itinerário, o aluno não será matriculado nas suas disciplinas, apenas no itinerário.

5.6. Rematrícula

Novo!

O parâmetro novo que deverá ser habilitado para a “Nova Rematrícula”

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Foi incluído no novo processo de rematrícula o parâmetro Rematricular no próximo itinerário formativo que, ao ser marcado, fará com que o processo matricule o aluno no itinerário formativo configurado no campo Próximo Itinerário Formativo, existente no itinerário formativo que está sendo cursado pelo aluno no período letivo atual.

Novo!

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Durante a execução do processo serão feitas validações referente a matrícula no itinerário formativo, caso ocorra algum problema nessas validações, todo o processo de rematrícula do aluno será cancelado, ou seja, não será feita a rematrícula no próximo período letivo e nem no próximo itinerário formativo.

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5.7. Selecionar Disciplinas da Turma

Novo!

No lookup de turma do itinerário formativo irá vir com o valor default com a turma do aluno, ou seja, a turma que foi selecionada no primeiro passo do processo.

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  • Caso outra turma/disciplina que não seja da turma estiver marcada e o botão for pressionado, essa turma/disciplina será desmarcada e a disciplina da turma será marcada.
  • Caso o aluno tenha matrícula em alguma disciplina que não seja da turma escolhida, essa disciplina não será desmarcada ao clicar neste botão.

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5.8.  Alteração de Situação de Matricula do Itinerário

Novo!

Ao alterar a situação de matricula no PL também poderá alterar no Itinerário e disciplinas do Itinerário. De acordo com a parametrização nas situações de matricula.

  • Situação de Matricula no Itinerário – Status do Período Letivo

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6. Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado

Objetivo: Acompanhar e analisar os serviços prestados pelas unidades do SESI e SENAI, possibilitando identificar oportunidades de melhoria, por meio de consolidação no SGE.

As orientações detalhadas para cadastro e aplicação das pesquisas de satisfação (Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado) no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

7- Certificação de Competência Complementar

Novo!

Objetivo: Avaliar as competências adquiridas pelo aluno visando as certificações de competências complementares a seu nível médio, conforme diretrizes do DR.

7.1. Solicitar Certificação de Competência Complementar 

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Para tal, acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente e criar um novo atendimento, conforme demonstrado a seguir.

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 Ao selecionar o Novo Atendimento, é necessário preencher apenas o “Grupo de atendimento” e o “Tipo de atendimento”.

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Ao clicar em “SALVAR”, será exibido um pop up de confirmação se deseja enviar um e-mail informando a abertura do atendimento.

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Ao clicar em “OK”, a solicitação estará aberta com o status “Em andamento”.

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Aviso
Para que a solicitação aberta esteja completa para o aprovador visualizar, é necessário anexar o as evidências (documentos) apresentadas sobre o desenvolvimento da competência exigidas para o processo na solicitação feita no Sistema ou no Portal Educacional.

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Ao anexar o arquivo desejado, avançar a solicitação para a próxima etapa.

A partir do momento em que a solicitação está completamente realizada, é necessário o atendente acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente e dar sequência ao atendimento.

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Será aberta a tela com todos os atendimentos existentes, porém não os que estão na fila para serem apropriados pelo atendente. Sendo assim, é necessário seguir os passos conforme demonstrado a seguir.

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O atendimento quando aberto ficará disponível para o grupo de atendentes pré-definido. Para que haja o atendimento, é necessário que o atendente se aproprie do chamado e dê sequência.


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Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Em análise (Orientador) (Em andamento).

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 O Orientador realiza o diagnóstico das competências de acordo com os documentos recebidos. Ele pondera a lista de atividades que levam a competência solicitada com os documentos enviados pelo aluno, para definir se existe o perfil.

Neste momento, o atendente deverá analisar as informações preenchidas e selecionar a opção adequada, podendo esta ser: Evidencias Insuficientes, Aluno não possui perfil ou Apresentar Portfólio de Competências.

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Aviso
O aluno faz a apresentação do Portfólio de Competências para o Conselho de Classe.

O atendente deverá avançar etapa, este ficará com o status de “Apresentar Portfolio de Competências (Em andamento).

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Neste momento o Conselho de Classe delibera sobre as evidências apresentadas e julga se o aluno possui a competência complementar que está sendo requerida.

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 Primeiramente, o responsável deve abrir novamente o atendimento e apropriar-se do atendimento em questão, conforme passos a seguir.

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Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Analisar Evidências (Em andamento).

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Neste momento o coordenador pedagógico solicita a emissão de certificado de competência complementar para o aluno aprovado pelo Conselho e finaliza o Workflow. Após a finalização será enviado e-mail para o aluno.

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O solicitante deve acessar o Módulo Educacional, para criar a Atividade Ofertada e preencher as informações necessárias para a realização da Emissão do Certificado.

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  • Criar a atividade ofertada por âmbito de desenvolvimento vinculando o componente e modalidade.
  • A Atividade poderá ser ofertada para uma ou várias Matrizes Aplicadas dos cursos do Novo Ensino Médio.
  • O período (data inicial e final) da Atividade Ofertada poderá deixar em branco para atender a vários alunos ao mesmo tempo.
  • A Carga horária deverá deixar o campo em branco para atender a vários alunos ao mesmo tempo.

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Após realizar o cadastro da atividade ofertada, deve-se Inscrever os Alunos nas Atividades Ofertadas.

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Ao criar a inscrição do aluno na Atividade Ofertada deverá ser informado:

  • Período Letivo que adquiriu a competência.
  • Informar o aluno
  • Vincular a Matriz Aplicada do aluno
  • Data de Conclusão da competência.
  • Carga Horária da competência adquirida.
  • Marcar que o aluno “cumpriu a atividade”
  • Em Observações preencher as informações da competência adquirida de acordo com os âmbitos de desenvolvimento:


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Cadastro do Aluno:

  • No anexo Atividades Curriculares será visualizado o registro da Competência Complementar.

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Após realizar inscrição do Aluno na atividade ofertada, deve-se gerar o Certificado.

  • Criar o Tipo de Certificado: Certificação de Competência Complementar
  • Geração de Certificado:
  • Selecionar por Atividade Ofertada
  • Filtrar a Atividade Ofertada e/ou Aluno
  • Selecionar o(s) aluno(s) e Gerar o certificado
  • Será gerado um ID (código interno) para o Certificado   
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Cadastro do Aluno

  • No anexo Certificação será visualizado o registro do Certificado de Competência Complementar.
  • As informações do Certificado do aluno estarão registradas na Inscrição do Aluno na Atividade Ofertada

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7.4.Concluindo a solicitação

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Primeiramente, o responsável deve abrir novamente o atendimento e apropriar-se do atendimento em questão, conforme passos a seguir.

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Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Emissão de Certificado” (Em andamento).

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8 . Bolsas e Descontos

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Selecionar o Periodo Letivo- O aluno-  a Disciplina- a Etapa de Nota

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11.4. Registrar Notas/Conceitos nas Áreas de Conhecimentos / Unidades Curriculares

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Relatório do Boletim Escolar

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11.6. Publicar Frequência e Notas

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Exemplo de APURAÇÃO DE  RESULTADO FINAL DE ÁREA DE CONHECIMENTO

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11.8. Apurar Resultado Final do Curso / Série

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Exemplo de APURAÇÃO RESULTADO FINAL DO CURSO / SÉRIE

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Quando o aluno receber o resultado final do ano como AEP, no próximo ano será matriculado no mesmo curso / serie com situação de “Dependência” e irá cursar as Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares que não conseguiu aprovação. E também irá cursar a próxima Série subsequente com todas as Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares.

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Neste cadastro serão definidos os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que os cursos criados nessa estrutura sejam vinculados aos cursos que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Cursos).

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Dica
É possível criar um novo Curso do histórico ou editar um já existente no Sistema. Para editar, basta selecionar o Curso do histórico, marcar com o “x” e clicar no ícone editar ou dar um duplo clique na descrição

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AVISO: Os campos que estão marcados em negrito indicam que o preenchimento é obrigatório dentro do SGE – SISTEMA DE GESTÃO ESCOLAR.

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Neste cadastro serão definidas as séries que compõem os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que as séries criadas nessa estrutura sejam vinculadas às séries que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Séries).

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13.3- Disciplinas do Histórico

Nesse cadastro serão definidas as disciplinas que compõem a Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas é imprescindível que as disciplinas criadas nessa estrutura sejam vinculadas às disciplinas que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de disciplinas).


Aviso
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As disciplinas de Itinerário Formativo também serão importadas, caso preencham os requisitos acima e possuam uma disciplina correspondente configurada para o histórico.


13.4- Partes do Histórico

O cadastro de Partes do Histórico é utilizado para separar as disciplinas do Histórico em Grupos no Histórico. Geralmente utiliza-se “Base Nacional Comum” e “Parte Diversificada”, sendo estas utilizadas na definição do Layout de Importação do Histórico, cujo cadastro está demonstrado nos “Anexos” do Grupo de Série.

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13.5- Grupos de Série

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Em cada Grupo de Série foi vinculado as disciplinas (apenas as disciplinas de formação geral e do Módulo Mundo do Trabalho, pois as demais são de acordo com cada Itinerário ofertado pelo Regional).

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13.7- Geração Histórico 

Este processo é considerado uma rotina anual, quando a apuração de resultado das turmas já está finalizada.

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Preencher as informações necessárias e gerar o relatório:

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12 -Portais (Habilidades x Competências) Novo

Objetivo: O professor lançará  as habilidades dos alunos pelo portal do professor e o aluno poderá ver o lançamento via portal do aluno.

12.1 Portal do Professor

Esta tela permite que sejam digitados os conceitos por competências e habilidades do aluno em cada disciplina que estiver matriculado.

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Esta funcionalidade está localizada no item de menu Professor | Diário de Classe | Botão Competências/Habilidades

Novo!

Image ModifiedATENÇÃO:

Aviso
 Liberar a funcionalidade para o Perfil dos professores.

12.2- Portal do Aluno

Novo!

O menu Competências / Habilidades está disponível para o Aluno dentro do item "Central do Candidato" 

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Aviso

Liberar a funcionalidade para o Perfil dos Alunos.