Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

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  • Visão de Cadastro e Posição de Crédito
  • Integração e sincronização de dados com ERP
  • Enquadramento de Perfil de Crédito
  • Controle de Capital Através de Linhas de Crédito
  • Visão da Capacidade do Cliente com Base no Histórico do ERP
  • Intermediação de Crédito com Parceiros (Mais Negócios)
  • Gestão de Eventos de Pós-Venda
  • Gestão de Limites através do Motor de Crédito

Visão do produto:

Modo de uso:

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Prorrogação

Gera título a pagar contra Supplier (Despesa ao portador) com valor da taxa de prorrogação (quando se aplica)

Manutenção de Linhas de Crédito

Configuração de condições da linha:

  • Vigência
  • Valor Máximo Disponível
  • Número Máximo de parcelas
  • Prazo Máximo de pagamento
  • Validade da pré-autorização
  • Concessão de linha á perfis de clientes específicos

Enquadramento de Perfil de Crédito - Crédito Interno

O enquadramento é realizado cm base na classificação de Grau de Risco e Classe de Crédito.

Grau de Risco

A avaliação pelo grau de risco permite definir uma tolerância máxima de dias de atraso para aprovação de uma solicitação de crédito ao cliente.

Para o Grau A é possível selecionar a opção "Sem restrição". Isso significa que esta informação não será avaliada e deverá ser utilizada somente quando o perfil for identificado como "Sem risco para venda".

Para o Grau E é possível selecionar a opção "Sempre Bloquear". Isso significa que qualquer solicitação de crédito realizada por este cliente (exceto crédito de parceiros) será bloqueada, sendo necessária uma análise manual para decisão da liberação do crédito.

Por exemplo, considerando que no cadastro de um cliente o campo Grau de Risco está definido como B, o campo tolerância de atraso do Grau B está parametrizado como 15 dias, ao solicitar um crédito ao cliente com Média de atraso igual a 17 dias, este é bloqueado, pois seu atraso é superior á tolerância máxima definida para este cliente nesta classe.

Já no caso de um cliente definido como Grau B, com o campo tolerância de atraso do Grau B parametrizado como 15 dias e uma solicitação de crédito ao cliente com Média de atraso igual a 13 dias, não é bloqueado por este critério, pois seu atraso é inferior a tolerância máxima definida para este cliente.

Classe de Crédito

A avaliação pela classe de crédito permite definir um limite máximo por solicitação de crédito do cliente. 

Por exemplo, considerando que no cadastro de um cliente o campo Classe está definido como A, o campo Limite de Crédito da classe A está parametrizado como R$ 10.000,00, ao solicitar um crédito com valor de R$ 5.000,00, este não é bloqueado por este critério, pois seu valor é inferior ao limite máximo definido para este cliente.

Já no caso de um cliente definido como Classe B, com o valor de limite máximo de R$ 5.000,00 e uma solicitação de crédito com valor de R$ 6.000,00 este é bloqueado, pois seu valor é superior ao limite máximo definido para este cliente.

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Apresentação de solicitações que não atendem às regras do motor de crédito para tomada de decisão para Aprovação ou Recusa da liberação do Crédito.

Image Removed

Regras do motor de crédito:

Descrição

Passível de análise

Linha de crédito sem saldo suficiente

Sim

Saldo do cliente insuficiente na linha

Sim

Cliente fora do enquadramento da linha

Sim

Cliente com análise de crédito vencida

Sim

Valor da transação maior que o limite da classe de crédito

Sim

Cliente com atraso de pagamento acima da tolerância

Sim

Cliente bloqueado por alto risco

Sim

Cliente com dados inconsistentes

Sim

Condição de pagamento informada incompatível com a linha

Sim

Linha de crédito fora da vigência

Sim

Linha de crédito não encontrada

Não – Reprovação automática de crédito

Cliente em atraso no parceiro em prazo superior ao acordado

Não – Reprovação automática de crédito

Cliente não habilitado na linha de crédito

Não – Reprovação automática de crédito

Crédito recusado pelo parceiro

Não – Reprovação automática de crédito

Parceiro não habilitado

Não – Reprovação automática de crédito

Histórico de Movimentações (Extrato) 

Extrato detalhado da movimentação do cliente (Concessão, Pré-autorização, Faturamento e Pós-Venda).

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