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  1. Visão Geral
  2. Filtrar
  3. Cadastrar Contrato
    1. Estrutura
    2. Coberturas
    3. Carências
    4. Faturamento
  4. Modificar Contrato
  5. Enviar para Liberação
  6. Detalhar
  7. Incluir Beneficiário

01. VISÃO GERAL 
Âncora
visao_geral
visao_geral

Este programa tem por objetivo a definição dos contratos dos clientes que possuem planos com a Operadora. Ele possui as informações sobre o produto (plano) que o cliente está interessado ou já adquiriu. São disponibilizadas informações de coberturas, segmentação, contratação, carências, entre outras.



Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

FiltrarFiltra os registros para exibição.

Cadastrar contrato

Incluir novo registro.

Modificar contrato

Modifica um registro.

Enviar para liberaçãoEnvia a proposta para a liberação
Copiar contrato normal

Efetua a cópia do contrato, criando nova proposta baseado no mesmo.

Está opção pode ser bloqueada através de permissão no programa "hvp.proposalNormalCopy".

Copiar contrato para DEMAP

Efetua a cópia do contrato, criando nova proposta baseado no mesmo e passando o histórico de reajuste do contrato selecionado para a nova proposta que será criada.

Está opção pode ser bloqueada através de permissão no programa "hvp.proposalDemapCopy".

DetalharDetalha o registro.

02. FILTRAR 
Âncora
filtrar
filtrar

As informações na tela podem ser filtradas de forma simples através do campo de filtro na tela por código da modalidade e número da proposta (estes valores podem estar separados pelos caracteres "/" "-" "," "\" e ";") ou CPF ou CNPJ. Caso estes campos não sejam suficientes para a localização do contrato, pode-se utilizar a busca avançada:

Campo:

Descrição

Modalidade

Código da modalidade.
PropostaCódigo da proposta.
ContratoCódigo do termo de adesão.
Contratante Seleção do contratante por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa

Contratante origem

Seleção do contratante origem por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa

Exibir Propostas

Indica que serão exibidos somente contratos que estão na situação em cadastramento.

Exibir Contratos

Indica que serão exibidos somente contratos que possuem termo de adesão.

Exibir Excluídos

Indica que serão exibidos termos já excluídos.

03. CADASTRAR CONTRATO 
Âncora
cadastrar_contrato
cadastrar_contrato

a. ESTRUTURA 
Âncora
estrutura
estrutura

Ao clicar em Cadastrar contrato, no campo Selecione uma estrutura o sistema apresentará todos os produtos (modalidade, plano e tipo de plano) que estão disponíveis na Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C, para a seleção do produto adquirido pelo cliente. Pode-se utilizar o filtro caso necessário. Após a seleção do produto, clica-se em Confirmar


Deve-se informar o contratante (cliente) que será vinculado ao contrato. Para selecionar um contratante pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa. Após a seleção do contratante, clica-se em Continuar. Também é possível ir para a tela de inclusão de um novo contratante através do ícone ao lado do campo.


Caso o campo Motivo Recebimento estiver preenchido com a opção 00-Contrato na Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C, no momento da inclusão de uma nova proposta pode-se então escolher o contratante origem para o contrato.

Dados da Proposta

Detalhes

Campo:

Descrição:

Situação

Apresenta a situação da proposta. Caso esteja sendo realizado o processo de inclusão, irá aparecer sempre como "2 - Em cadastramento". Esta informação não pode ser alterada.

Número da proposta anteriorApresenta o número da proposta anterior caso houver. Esta informação não pode ser alterada.
Data da propostaData que o contratante adquiriu o plano. Pode-se utilizar o botão calendário para pesquisar uma data.
Tipo da propostaTipo de proposta disponível na Manutenção_Tipo_Proposta_VP0210I.
VendedorCódigo do vendedor definido no cadastro Representante Financeiro.
EmpresaCódigo da empresa que está relacionado à cidade do endereço principal do contratante, disponível na Associativa_Cidade_x_Empresa_x_Estabelecimento_AssociativeCityEnterpriseEstablishment. Caso não exista essa associação, o campo virá como padrão da Parâmetros_do_Sistema_WEBCG01A_HPR1410P.
EstabelecimentoCódigo do estabelecimento que está relacionado à cidade do endereço principal do contratante, disponível na Associativa_Cidade_x_Empresa_x_Estabelecimento_AssociativeCityEnterpriseEstablishment. Caso não exista essa associação, o campo virá como padrão da Parâmetros_do_Sistema_WEBCG01A_HPR1410P.
UnidadeSerá exibido automaticamente com a unidade parametrizada para no contratante
ConvênioCódigo de convênio parametrizado para a estrutura da proposta, disponível na Manutenção_Convênios_PR0210A.


Validade

Campo:

Descrição:

Identificação

Escolher qual o tipo de identificação será emitido para os beneficiários do contrato: cartão ou carteira.
Validade da carteira/cartãoIndica se haverá uma validade do cartão diferente da informada na estrutura de produto (Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C). 
Data base para a validade da carteira/cartãoCaso seja diferente da informada na estrutura do produto, pode-se informar a quantidade e o tipo da quantidade (dia, mês ou ano) e a data base da validade do documento de identificação do beneficiário (Data Início Contrato ou Informada).
Validade do contratoIndica se a validade do contrato será diferente da informada na estrutura do produto. Caso seja, é possível informá-la.

Plano ANS

Campo:

Descrição:

Indicador do Registro do Plano

Se a opção selecionada for Proposta, indica que o registro do contrato é o informado no parâmetro Plano ANS do contrato. Se for Beneficiário, indica que o registro será definido em cada beneficiário.
Plano ANSSe o registro é por Proposta, deve-se informar o código do plano dentre os disponíveis na Manutenção de planos ANS. Será exibido o código do registro do plano conforme o parâmetro Registro Plano da Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C.
Registro ANSSerá exibido o registro ANS do plano selecionado. Esta informação não pode ser alterada.
Motivo de Alteração da RegulamentaçãoMotivo da troca do Plano ANS. Campo é apresentado apenas se for alterado o Plano ANS.
Data de Alteração da RegulamentaçãoData de alteração do Plano ANS. Campo é apresentado apenas se for alterado o Plano ANS.
Tipo de contrataçãoTipo de contratação do contrato entre: Individual/familiar, Coletivo por adesão com patrocínio, Coletivo por adesão sem patrocínio, Coletivo empresarial com patrocínio, Coletivo por adesão sem patrocínio ou Não informado.
Tipo de naturezaTipo de natureza do contrato, conforme o tipo de pessoa (cliente) relacionado ao contrato: física, empresarial, adesão e beneficente.
Contratação por Empresário IndividualIndica se a contratação é por empresário individual.
Validade do documento de identificação fora do grau/faixa etáriaTipo de validade que será atribuída para o cartão/carteira do beneficiário na geração do documento. Se 01-Validade Termo de Adesão será considerada a validade para o documento conforme calculado pela parametrização no contrato e tipo de plano. Caso 02-Validade Grau/Faixa Etária e caso o beneficiário, no momento da geração do documento, esteja fora de grau e faixa etária, o documento assumirá a data do último dia do mês de aniversário do beneficiário.
Suspensão do reajuste de idade x tempo de permanência no planoBeneficiários que trocarem de faixa etária e que possuírem dez anos ou mais de plano, sua mensalidade não será reajustada na troca de faixa para 60/70 anos. Este parâmetro depende das regras parametrizadas na Manutenção_Parâmetros_Venda_Planos_Manutenção_Cadastros_VP0210O e Manutenção_Parâmetros_Faturamento_FP0310A.

b. COBERTURAS 
Âncora
coberturas
coberturas

Observação: Caso a forma de pagamento da proposta esteja parametrizada como MISTA, será exibida uma coluna para seleção da forma de pagamento por módulo, como a imagem abaixo.

Módulos de cobertura obrigatórios não possibilitam a alteração.

Padrões de Cobertura é um card adicional/opcional, que estará disponível apenas para planos que optarem por usar padrão de cobertura. Esse card depende de outros programas para que seja exibida e tenha dados incluídos.

No programa Manutenção Tipos Planos Saúde o parâmetro "Usa padrão cobert." deve estar marcado como "Sim" para indicar que o plano utilizará padrão de cobertura e para que a aba Padrões de Cobertura seja exibida na Manutenção Contratos;

No programa Manutenção Coberturas com Percentual Acréscimo/Decréscimo serão cadastrados os percentuais de acréscimo e desconto da taxa de inscrição e mensalidade dos módulos dos padrões de cobertura, que posteriormente serão exibidos na aba Padrões de Cobertura.

Padrões de Cobertura

Campo:

Descrição:

Padrões de Cobertura

Será exibido o padrão de cobertura que será utilizado pelo produto a partir do código indicado na Manutenção Coberturas com Percentual Acréscimo/DecréscimoAo marcar o mesmo, serão selecionados todos os módulos de cobertura para adição:

Módulos de Cobertura

Será exibido o módulo de cobertura do produto a partir do código indicado na Manutenção Coberturas com Percentual Acréscimo/Decréscimo. Dentro desse campo há a opção "Editar" que permite configurar o padrão de cobertura com dados adicionais:


É possível selecionar os módulos do padrão de cobertura individualmente para adição.

Módulos de cobertura opcionais ou agregados podem ser incluídos e/ou excluídos no contrato. Caso o contrato necessite de algum módulo que está como opcional na estrutura do produto, deve-se marcar o módulo e analisar se este será obrigatório ou não no contrato.

c. CARÊNCIAS 
Âncora
carencias
carencias

Carências e Ajustar carências por módulo

Campo:

Descrição:

Carências (por módulo)

Exibe se o módulo de cobertura cumpre carência, o número de dias da carência por procedimento (eletiva/urgência) e insumo (eletiva/urgência) e se a mesma foi bonificada/penalizada.
Grupo de módulos cadastradosExibe grupos de módulos cadastrados e os seleciona para aplicação de carências.
IndicadorIndica se a carência será bonificada ou penalizada para os módulos de cobertura selecionados.
CarênciaQuantidade de dias de carência a ser bonificada ou penalizada.
Carência do procedimentoQuantidade de dias de carência a ser bonificada ou penalizada.Carência do procedimento
Carência do insumoNível da carência entre: não aplicar carência, carência por módulo ou carência por insumo.
Aplicar aos selecionadosAplica a carência preenchida aos módulos de cobertura selecionados.

d. FATURAMENTO 
Âncora
faturamento
faturamento

Informações gerais

Campo:

Descrição:

Forma de pagamento

Código da forma de pagamento parametrizada para a estrutura da proposta, que está relacionada ao produto (modalidade/plano/tipo de plano), disponível em Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T
Início da validadeInformar como será a data de início da validade do contrato e de inclusão dos beneficiários. Se informado data parecer, a data de início será a data atual da inclusão do contrato. Se próximo mês, a data de inclusão do contrato e dos beneficiários deste contrato, será o dia primeiro (01) do próximo mês.
Moedas por Prestador x ContratoInformar se o contrato possui parametrização de valorização de procedimentos e insumos por prestador.
ParticipaçãoInformar se o contrato possui ou não participação (cobrança de participação).
Tabela de cobrança diferenciadaIndica se a tabela de moedas e carência para cobrança será diferente da tabela de moedas e carências para pagamento.
VencimentoEscolher entre os tipos de vencimentos e dias de vencimentos cadastrados na Manutenção_Tipos_Vencimentos_HVP0210P e parametrizados na estrutura na Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T.
Dia de vencimentoExibido automaticamente, conforme o tipo de vencimento, o dia de vencimento do contrato, previamente parametrizado na estrutura do contrato na Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T.
Taxa de intercâmbio COInformar se o contrato possui cobrança de taxa de intercâmbio para movimentos de custo operacional realizados no intercâmbio.
% uso indevidoPercentual que será acrescido sobre os movimentos caracterizados como de uso indevido (glosa de uso indevido).
Permite informar a data de exclusãoParâmetro utilizado no acesso externo (clientes) para indicar se no momento da solicitação de exclusão do beneficiário, haverá um campo para informar a data de exclusão. Com o parâmetro desabilitado, o sistema calculará a data de exclusão, conforme os parâmetros do beneficiário e do contrato.


Mensalidade antecipada e Tabela de faturamento

Campo:

Descrição:

Mensalidade antecipada

Exibe as mensalidades antecipadas caso exista.
Utiliza Regras de Mensalidade de Pré-PagamentoIndica se a proposta utiliza regras de mensalidade de pré-pagamento.
Tabela de PreçosCódigo da tabela de preço disponível na Manutenção_Tabela_Preços_Módulos_Pr0110l. Esta tabela será utilizada para formar o valor da mensalidade do contrato.
Tabela de Quantidade de MoedasCódigo da tabela de quantidade de moedas e carência que será utilizada para formar os valores para pagamento. As tabelas estão disponíveis na Manutenção_Tabela_Quantidade_Moedas_PR0110J.
Tabela de Cobrança MédicaCódigo da tabela de cobrança médica.


Percentuais

Campo:

Descrição:

Taxa de inscrição

Tipo de taxa parametrizada para a estrutura, onde irá informar se haverá ou não cobrança e qual o valor, ocorrendo apenas uma vez, no mês de inclusão do beneficiário no contrato. Informar a validade e o valor do percentual.
Mensalidade

Tipo de percentual entre percentual de Desconto ou percentual de Acréscimo. Informar a validade e o valor do percentual.

Fator de desconto por quantidade de beneficiáriosCaso exista desconto na mensalidade conforme a quantidade de beneficiários, informar o código do fator de desconto que está disponível no Desconto_Quantidade_Beneficiários_FP0210P e que foi parametrizado para o contrato em questão.
Tipo de índiceTipo de índice que será aplicado para este contrato, entre os tipos disponíveis na Manutenção Tipos de Índices.
Nível do reajuste

Informar como será aplicado o reajuste neste contrato, entre as opções disponíveis:

  • 0-contrato: o reajuste será definido para o contrato, ou seja, para todos os beneficiários que estão na proposta. Esta opção é a padrão do sistema;
  • 1-grau de parentesco: esta opção determina que o reajuste seja aplicado conforme o grau de parentesco, assim, dependendo do grau haverá percentuais diferentes de reajustes;
  • 2-beneficiário: a aplicação do índice de reajuste será por beneficiário, ou seja, cada beneficiário poderá ter um percentual diferente de reajuste.


Faixa Etária Especial

Determina se o contrato possui faixa etária especial. Caso possua, deve-se marcar qual a forma de utilização da faixa etária: padrão pela estrutura de produto, padrão do convênio ou não utiliza padrão. Ao selecionar uma forma, o sistema carrega automaticamente as faixas conforme a seleção (do produto ou do convênio). É possível incluir a faixa etária por intervalo ou manualmente:

Anexos

Inclusão de anexos na proposta.

Outras Informações

Informações gerais

Campo:

Descrição:

Usuário responsável

Código de usuário do sistema (login) responsável pelo contrato. Os usuários disponíveis estão na Usuários Produto.
Auditor responsávelCódigo de usuário do sistema (login) responsável por auditar o contrato. Os usuários disponíveis estão na Usuários Produto e devem possuir o perfil (grupo de segurança) auditoria de cadastro.
Máscara para código de funcionáriosFormato do código do funcionário (interno da empresa ex.: 999). Se não informado, não será exibido o campo na Manutenção_Beneficiário_BeneficiaryView. Se o campo for alterado, os dados dos beneficiários serão mantidos. Se o campo da máscara for limpo, todos os beneficiários desse contrato também terão seus valores apagados.
Obriga código do funcionárioIndica se para todos os beneficiários deste contrato o código do funcionário possui seu preenchimento obrigatório.
Administradora de benefícios do contratoIndica se a administradora de beneficiários do contrato podendo ser selecionado entre contratante, contratante origem e nenhum.
Nome contratante no cartãoIndica para a carteira do beneficiário, no campo contratante, qual nome deve ser impresso. Podendo ser selecionado entre o Contratante ou Contratante Origem
Possui médico na empresaIndica se possui médico na empresa.
Solicita declaração de saúdeIndica se o sistema deve solicitar o preenchimento da declaração de saúde para os beneficiários do contrato. Caso ativo, este parâmetro inclui a mensagem apresentar avaliação médica, junto ao nome do beneficiário, logo após a inclusão. Vale destacar que esta mensagem é somente visual, ou seja, não fica gravada no nome do beneficiário.
Não abrir questionário referente à exclusão de beneficiáriosIndica que o sistema não deve solicitar informações complementares sobre a exclusão do beneficiário, quando este estiver sendo excluído por demissão/exoneração sem justa causa/aposentadoria (RN 279).
Permitir geração do termo de ciênciaIndica se o termo de ciência poderá ser gerado para os beneficiários desta proposta.
Obriga auditoria de exclusão de beneficiário demitidos e aposentadosIndica se a proposta obriga auditoria de exclusão de beneficiário para demitidos e aposentados.
Proposta utiliza beneficiário eventualIndica se a proposta permite a utilização de beneficiário eventual.
Contrato de autogestãoIndica se o contrato é de autogestão.
Código Autogestão na ANSCódigo de autogestão na ANS. Este campo é exibido somente se o contrato for de autogestão.
Replicar alterações de endereço de titular para dependentesIndica se a proposta replica alterações de endereço de titular para dependentes.
Processo de maioridadeIndica se o processo de maioridade é definido na proposta ou conforme a estrutura.
MaioridadeIdade de maioridade da proposta. Este campo é exibido somente se o processo de maioridade for definido na proposta.
Qtd. dias para excluirQuantidade de dias para exclusão após maioridade. Este campo é exibido somente se o processo de maioridade for definido na proposta.
Exclui paraDefine se a exclusão após a maioridade será realizada ao final do mês ou no aniversário. Este campo é exibido somente se o processo de maioridade for definido na proposta.
Rede de atendimentoInformar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano. 
Obs.: Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa "Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - VP0210O" estiver selecionado. 
Para mais informações referentes a esse processo, acessar Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK.
ObservaçõesCampo livre para observações do contrato.

Confirmação

Na confirmação é possível visualizar um resumo da proposta e realizar o cadastro através do botão Finalizar. A partir deste momento, a proposta que se encontra na situação em cadastramento deve ser liberada para análise de crédito. Para isso, clica-se no botão Enviar para liberação. A proposta será transferida para a situação Pendente análise de crédito até que o usuário responsável por esta análise libere o contrato. Caso deseje que o sistema envie a nova proposta direto para à "Auditoria Contratos", sem passar pela "Análise de Crédito", deve ser parametrizada para a estrutura por meio da Manutenção_Tipos_Planos_Saúde_PR0110C, onde na aba Dados adicionais, no campo Desconsidera análise de crédito deve ser preenchido com SIM. Caso ocorram inconsistências na atualização da proposta, o sistema disponibiliza em tela os erros (clicar na situação da proposta).

4. MODIFICAR CONTRATO 
Âncora
modificar_contrato
modificar_contrato

Em Modificar contrato pode-se realizar alterações nos dados da proposta  como por exemplo: alterar o contratante, alterar o contratante origem ou parâmetros dos contratantes, alterar parâmetros da proposta, consulta a evolução da proposta e enviar proposta para liberação. A edição pode ser acessada através do botão Editar na listagem de contratos:

Nela, a tela exibirá a estrutura e o contrato para edição:

5. ENVIAR PARA LIBERAÇÃO 
Âncora
enviar_liberacao
enviar_liberacao


O botão Enviar para liberação é acionado assim que alguma proposta ainda não liberada é marcada na listagem de contratos. Após clicar neste botão com uma ou mais propostas não liberadas selecionadas a mesma segue o fluxo ficando pendente para análise de crédito ou liberação.

6. DETALHAR 
Âncora
detalhar
detalhar


A tela de detalhes do contrato é acessada a partir do link no título do card. Nesta tela as informações serão exibidas em três abas: Dados da proposta, Cobertura e carências e Faturamento, sendo possível acessar a edição das etapas:

Situação

Para o campo situação caso existir cancelamento sempre irá mostrar o motivo e a data de cancelamento ao passar o mouse por cima do status da situação.

Outras Ações


  • Liberar Exclusões: Permite a exclusões de beneficiários do contrato detalhado. Permissão através do programa: hvp.proposalExclusionPermission
  • Bloquear Exclusões: Bloqueia a exclusão de beneficiários do contrato detalhado. Permissão através do programa: hvp.proposalExclusionPermission
  • Imprimir: Imprime um relatório do contrato detalhado.
  • Campos específicos: Permite verificar e editar a parametrização de campos específicos da proposta, substituindo o programa VP0210V - Manutenção Campos Específicos da Proposta. Também foi colocado um botão para geração de um relatório de beneficiários inconsistentes, como mostrado abaixo.

  • Histórico Parâmetros Mensalidade: Permite ao usuário verificar diversos históricos diferentes por período para a modalidade e proposta selecionada, como exemplificado abaixo. Permissão através do programa: hvp.proposalHistoryMPP

  • Cobertura Especial: Permite visualizar, cadastrar e cancelar Coberturas Especiais para a proposta em questão. Permissão através do programa: hvp.proposalSpecialCoverage

Ações: opção para exclusão do registro de Cobertura Especial da Proposta, caso seja cancelado o registro vai retornar a mensagem na tela dizendo que a cobertura especial da proposta foi cancelada e irá atualizar a data de cancelamento.

Ao clicar no botão "Adicionar" irá abrir a tela para realizar o cadastro da cobertura especial da proposta. O campo data inicial irá trazer sempre com primeiro dia do mês seguinte ou, se essa data for maior que data de início do contrato, irá trazer a data de início do contrato ao abrir a tela. A Data de Cancelamento ou a Data fim irá ficar sempre bloqueada e irá trazer a data de fim e cancelamento do termo se existir.

  • Incluir Beneficiário: Permite incluir beneficiários para o contrato atual. Através do programa: hvp.beneficiary abrindo diretamente na tela de adicionar novo beneficiário já com os dados do contrato atual preenchidos.


7. INCLUIR BENEFICIÁRIO 
Âncora
incluir_beneficiario
incluir_beneficiario

Permite incluir beneficiários para o contrato atual. Através do programa: hvp.beneficiary abrindo diretamente na tela de adicionar novo beneficiário já com os dados do contrato atual preenchidos.


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