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  • 03. Portal do Fornecedor | Principais Funcionalidades

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Instalação   

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Página Inicial

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Erros e Soluções

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Deck of Cards
idPaginageral



Card
idAutenticacao_usuario
labelAutenticação do usuário

O fornecedor deve ser convidado para participar de uma cotação, através do processo de Comunicar Fornecedores utilizando a opção "Exportar Orçamento p/ Web"

Um email será enviado com o conteúdo estipulado pelo relatório selecionado no processo, junto com o usuário e senha.





O código de acesso e senha enviados para o fornecedor é único.

Caso o fornecedor tenha esquecido a senha, uma nova senha poderá ser enviada marcando a opção Regerar Senha

Card
idPainel_Cotacoes
labelPainel de Cotações

Esta tela é responsável por exibir todas as solicitações de cotação recebidas pelo fornecedor, as quais são agrupadas pela situação corrente do registro:

  • Pendentes: Cotações exportadas para a Web, cuja data limite de resposta seja superior a data atual e que ainda não tenham sido respondidas pelo fornecedor.
  • Enviadas: Cotações que foram enviadas para o comprador, cuja data limite de resposta seja superior a data atual e que ainda não tenham sido respondidas pelo fornecedor.
  • Finalizadas: Cotações que foram canceladas, concluídas ou finalizadas (ordem de compra gerada). 


Deck of Cards
idPainel
Card
idPendentes
labelPendentes

Na aba responsável por exibir as cotações Pendentes, será possível verificar o status de conclusão, são eles:

  • Não iniciada: Fornecedor não iniciou o preenchimento
  • Andamento; Fornecedor iniciou o preenchimento da cotação e pode observar a quantidade de itens já preenchidos através da coluna Nº Itens, que mostra itens preenchidos/total de itens da cotação.


Em suas ações contamos com duas opções:

Editar acessa os detalhes da cotação, é possível visualizar este acesso observando a página "Detalhes da cotação".

Declinar sinaliza ao comprador que o fornecedor ficará de fora desta cotação, após realizar o declínio esta cotação sai da página "Pendentes" indo para a página "Enviadas".

Ao declinar, o fornecedor poderá informar o motivo do declínio da cotação e essa informação é opcional, o motivo informado é limitado a 100 caracteres e o comprador tem acesso a essa informação.

Card
idEnviadas
labelEnviadas

Na aba responsável por exibir as cotações Enviadas, será possível realizar algumas ações.

Depois de enviado o orçamento inicial, o fornecedor poderá registrar os valores negociados para uma nova avalição do comprador.

Mesmo depois de enviado, caso a cotação ainda esteja dentro da data limite, o fornecedor poderá realizar alterações no orçamento enviado anteriormente, sem a necessidade de iniciar uma negociação.

Mesmo depois de enviado o orçamento, o fornecedor poderá declinar da cotação.

  Caso o fornecedor tenha declinado, mas gostaria de retornar ao processo de cotação, basta selecionar a ação Participar .


Card
idFinalizadas
labelFinalizadas

Na aba responsável por exibir as cotações Finalizadas, será possível verificar o status de conclusão, são eles:

  • Encerrada (Fornecedor não ganhou a cotação)
  • Vencedor (Fornecedor foi o ganhador da cotação)
  • Cancelada (Cotação cancelada pelo comprador)


Card
idOrcamento
labelOrçamento

Quando o fornecedor inicia o preenchimento do seu orçamento, será direcionado para o fluxo de preenchimento dos dados, até poder finalizar e enviar para o comprador.

Deck of Cards
idOrçamento
Card
idDados_Gerais
labelDados Gerais

Nesta primeira tela é possível editar as informações de orçamento da cotação.

Os campos  despesa, desconto e condição de pagamento serão exibidos mediante parametrização do sistema.

Quando o fornecedor clica em Salvar e continuar é direcionado para a tela onde poderá visualzar os itens da cotação.

Card
labelItens de Orçamento (Visão)

Nesta tela temos acesso a lista de produtos a serem cotados, é possível visualizar de forma rápida e prática as informações principais e até os detalhes de cada um.

Para iniciar o preenchimento da cotação é necessário clicar no ícone   do primeiro item.


Clicando no ícone de engrenagem serão exibidos os campos que gostaríamos de visualizar inicialmente, poderão ser escolhidos até 5 campos.

É possível também, por meio do botão Aplicar aos itens, preencher condição de pagamento, data de entrega e informações de tributos. Ao clicar em Aplicar, essas informações serão persistidas nos itens selecionados.


Informações
titleObservação

Itens marcados como indisponíveis não podem ser selecionados.

Card
labelItem de orçamento (Edição)

Esta etapa da cotação, basicamente, tem por objetivo registrar o orçamento do produto selecionado.

No bloco Solicitação serão exibidos dados da solicitação do produto, tais como unidade solicitada e marca solicitada.

No bloco Orçamento será possível cotar o produto, neste momento, os campos serão exibidos mediante parametrização do sistema, garantindo o mesmo comportamento da MDI.

O produto pode ser marcado como indisponível, desta forma o comprador saberá que o fornecedor não possui o produto solicitado. Quando marcado como indisponível, apenas o campo observações pode ser preenchido.

No bloco Solicitação, é possível navegar entre os itens do orçamento, facilitando a localização e redirecionamento para um produto específico.

Quando alguma informação é editada neste formulário, caso o usuário tente sair da página atual, o sistema emitirá um alerta informando que os dados não salvos serão perdidos.


O formulário de edição possui três ações principais, as quais mudam de acordo com o índice do produto na relação de itens a serem orçados. A opção cancelar é fixa e será responsável por cancelar a edição do formulário e voltar a tela anterior. Caso o produto selecionado seja o primeiro da lista, exemplo: "1 de 16", serão apresentados os botões Salvar e Voltar Salvar e Próximo

  • Salvar e Voltar: Persiste os dados de orçamento do item corrente e volta para a tela anterior.
  • Salvar e Próximo: Persiste os dados de orçamento do item corrente e redireciona para o próximo item.

Caso o produto selecionado seja o último da lista, exemplo: "16 de 16", serão apresentados os botões Salvar e Anterior Finalizar e Enviar

  • Salvar e Anterior : Persiste os dados de orçamento do item corrente e redireciona para o item anterior.
  • Finalizar e Enviar: Persiste os dados de orçamento do item corrente e finaliza a cotação. Neste momento o sistema finalizará a cotação para este fornecedor, e redirecionará para o Painel de Cotações já filtrando as cotações Enviadas.

Durante a finalização e envio da cotação, caso algum produto não tenha sido Cotado, o fornecedor será alertado. Desta forma será possível corrigir a situação em casos de esquecimento. Caso o fornecedor opte por enviar nesta situação, os produtos serão exibidos ao comprador com o status Não Cotado.



Caso todas as informações obrigatórias sejam preenchidas, o sistema emitirá uma confirmação de envio. Assim como na situação onde existem produtos não cotados, o sistema exibirá o Valor Bruto Atual da cotação, ou seja, será calculado neste momento apenas o valor total considerando a quantidade x preço informado nos itens de orçamento, neste momento não serão realizados cálculos de descontos, despesas, frete, etc...



Caso o sistema esteja parametrizado para utilizar condição de pagamento por item de orçamento, será habilitada a opção Composição de Preços


Este recurso permite informar o preço de acordo com a condição de pagamento, auxiliando o comprador na tomada de decisão.




Card
idNegociacao
labelNegociação

Quando o fornecedor inicia o preenchimento da negociação terá uma experiência semelhante ao do preenchimento do orçamento.

Deck of Cards
idNegociação
Card
labelItem de Negociação (Visão)

A visão de itens a serem negociados funciona da mesma forma que a visão de itens a serem cotados, vide "Itens de Orçamento (Visão)".

No entanto, em relação a negociação, a funcionalidade "Aplicar aos itens" não estará disponível.


Card
labelItem de Negociação (Edição)

Ao acessar a lista de cotações enviadas e clicar no botão negociar, será possível registar uma negociação para o produto, ou seja, diminuir o valor orçado. 



Com o objetivo de facilitar o preenchimento da negociação, é possível visualizar os dados do orçamento realizado clicando no botão Visualizar Orçamento.


Card
idanexos
labelAnexos da Cotação
titleAnexos da Cotação

O recurso de anexos no portal está desabilitado por default.

Para disponibilizar, é necessário configurar a quantidade de arquivos que podem ser anexados nos parâmetros da cotação Definições Gerais 6/6.

É possível anexar arquivos na cotação a qualquer momento, desde que a cotação ainda não tenha sido finalizada.

Os arquivos podem ser anexados por meio das seguintes telas:

  • Detalhes da Cotação (Orçamento) 
  • Visão dos Itens da Cotação
  • Edição do Item da Cotação


Ao clicar no botão de anexos, o sistema exibirá uma tela lateral com os seguintes recursos?

  • Visualizar arquivos já anexados
  • Remover um arquivo anexado
  • Anexar arquivos
  • Fazer download do arquivo em anexo



Card
labelCompatibilidade


Atualmente o portal do fornecedor está homologado para os seguintes Navegadores:

  • Chrome versões mais recentes (latest)
  • Firefox versões mais recentes (latest)
  • Edge 2 últimas versões principais
  • IE 11 *deprecated, veja o guia de depreciação oficial do Angular
  • Safari 2 últimas versões principais
  • IOS 2 últimas versões principais
  • Android Q (10.0), Pie (9.0), Oreo (8.0), Nougat (7.0)


O Portal do Fornecedor foi desenvolvido para ser responsivo até o nível de tablets para oferecer a melhor experiência ao fornecedor.

HTML
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