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1.8. Associar as Habilidades e Competências

 Novo!

Este processo tem por objetivo vincular de maneira rápida e em lote várias habilidades às várias disciplinas da matriz curricular e/ou do Itinerário.

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Tratando do Calendário da Unidade Operacional, apenas o contexto da Unidade Operacional em questão, deve ser incluído. Novo!

O Calendário Corporativo deverá ser visualizado pelo SESI e SENAI, liberar pelos contextos.

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Para acessar o Portal do Professor, o mesmo deve acessar a página do Portal e entrar com os seus dados de “Login” e “Senha”. As atividades a seguir são realizadas pelo Professor através do Portal Educacional (Portal do Professor). Novo!

  • Para as Áreas de Conhecimento, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SESI.
  • Para as Unidades Curriculares, o Plano de Aula deverá ser cadastrado na estrutura curricular no SENAI.
  • O aluno terá acesso ao Plano de Aula por relatório consolidado com as informações do SESI e SENAI.
  • Para que seja possível a consolidação das Informações do Plano de Aula das disciplinas de SESI e SENAI em um único relatório será criado um campo complementar na turma/disciplina na estrutura do SESI que precisará ser preenchido com o ID da turma/disciplina correspondente do SENAI.
  • No perfil do aluno deverá ser desabilitado o menu de Portal / Plano de Aula, pois a consulta do aluno será feita através de relatório. Terá que ter um Novo Perfil para os alunos do Novo Ensino Médio.

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Área de Interesse Ofertada – É por meio desse cadastro que é disponibilizada as opções ou áreas de interesse de um processo seletivo. Este cadastro é controlado por filial e por período de calendário (do processo seletivo), ou seja, se iniciar o período de seleção no calendário não será possível alterar dados deste cadastro.Novo!

 Campo Itinerário Informativo

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O Calendário pode ser definido também por oferta da Matriz Curricular, por meio do campo “Calendário” a seguir. Desta forma, é permitido usar um calendário diferente para cada Matriz, de acordo com a necessidade de cada Departamento Regional.

Novo!


Novo campo => Max. Itinerários a cursar

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Para emitir o Contrato de Prestação de Serviço/Termo de Compromisso, o usuário deve clicar em “Anexos” do “Relatório” e selecionar a opção “Relatório”.

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Após a emissão do “Contrato”, é necessário gerar o boleto de pagamento para o aluno (se for necessário).

5.4. Matricula em Lote no Itinerário Formativo

Novo!

Esse processo permite realizar a matrícula em lote de um ou mais alunos em itinerários formativos e suas respectivas disciplinas. 

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Matricula e Avalição / Mais / Matricula em lote no Itinerário Formativo

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Ao abrir o processo será exibido três grids e um componente de filtro. Conforme tela abaixo:

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A primeira grid será apresentada as situações de matrícula disponíveis do contexto. As que forem selecionadas serão utilizadas no filtro de alunos, ou seja, serão buscados os alunos cuja a situação de matrícula no período letivo seja igual as que forem selecionadas.

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Por fim a última grid são as disciplinas que possui oferta no período letivo selecionado. Somente será exibidos as disciplinas que pertencem aos itinerários formativos selecionados na grid anterior.

5.5. Matricula no Itinerário via Processo Seletivo

Novo!

Durante o processo, o aluno pode se matricular no itinerário formativo. Para que seja possível visualizar quais itinerários estão disponíveis é necessário realizar a configuração no Totvs Processo Seletivo.

No decorrer da matricula, a seleção da turma do itinerário formativo só ficará disponível mediante a seleção da turma no período letivo (De acordo com as configurações no Processo Seletivo, conforme já descrito neste manual).

Aviso
 Caso não seja informada a turma para o itinerário, o aluno não será matriculado nas suas disciplinas, apenas no itinerário.

5.6. Rematrícula

Novo!

O parâmetro novo que deverá ser habilitado para a “Nova Rematrícula”

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Ambiente-Parâmetros-Educacional-Matricula- Geral 2/2



Procedimento para fazer a matrícula no período letivo durante a rematrícula:  

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Foi incluído no novo processo de rematrícula o parâmetro Rematricular no próximo itinerário formativo que, ao ser marcado, fará com que o processo matricule o aluno no itinerário formativo configurado no campo Próximo Itinerário Formativo, existente no itinerário formativo que está sendo cursado pelo aluno no período letivo atual.

Novo!

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Durante a execução do processo serão feitas validações referente a matrícula no itinerário formativo, caso ocorra algum problema nessas validações, todo o processo de rematrícula do aluno será cancelado, ou seja, não será feita a rematrícula no próximo período letivo e nem no próximo itinerário formativo.

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Se o sistema estiver parametrizado para "Utilizar contabilização por competência", a data contábil de competência estiver parametrizada para "Data contábil do contrato e plano de pagamento" (Parâmetros > Integrações > Contabilidade -> Data contábil), opção de cadastrar contrato marcada e o usuário tiver permissão de perfil Educacional -> Financeiro / Contábil -> Contratos -> Contratos -> Permite alteração de data contábil do contrato marcada, o sistema exibirá os campos de competência inicial e competência final que conterão os valores a serem preenchidos nos contratos que serão gerados
Se um dos campos for preenchido, o outro será obrigatório.
Preenchendo ambos os campos, o sistema considerará o período de competência informado no processo para todos os contratos a serem gerados.
Caso não seja informado nenhum valor para os campos de competência, o sistema buscará os valores preenchidos no plano de pagamento utilizado como modelo para a criação das parcelas do contrato.

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5.7. Selecionar Disciplinas da Turma

Novo!

No lookup de turma do itinerário formativo irá vir com o valor default com a turma do aluno, ou seja, a turma que foi selecionada no primeiro passo do processo.

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  • Caso outra turma/disciplina que não seja da turma estiver marcada e o botão for pressionado, essa turma/disciplina será desmarcada e a disciplina da turma será marcada.
  • Caso o aluno tenha matrícula em alguma disciplina que não seja da turma escolhida, essa disciplina não será desmarcada ao clicar neste botão.

5.8.  Alteração de Situação de Matricula do Itinerário

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Ao alterar a situação de matricula no PL também poderá alterar no Itinerário e disciplinas do Itinerário. De acordo com a parametrização nas situações de matricula.

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Está é a alteração manual direta do Itinerário do Aluno e podendo propagar para as disciplinas.

6. Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado

Objetivo: Acompanhar e analisar os serviços prestados pelas unidades do SESI e SENAI, possibilitando identificar oportunidades de melhoria, por meio de consolidação no SGE.

As orientações detalhadas para cadastro e aplicação das pesquisas de satisfação (Acompanhamento da Qualidade do Serviço Prestado) no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

7- Certificação de Competência Complementar

Objetivo: Avaliar as competências adquiridas pelo aluno visando as certificações de competências complementares a seu nível médio, conforme diretrizes do DR.

7.1. Solicitar Certificação de Competência Complementar 

O aluno poderá solicitar semestralmente a análise de portfólio para certificação de competências complementares não previstas no plano de estudos.

As Competências Complementares poderão ser solicitadas nos seguintes âmbitos de desenvolvimento:


Competências Complementares

(Máximo 240h - 20% da carga horária total do curso)

Âmbito de Desenvolvimento 

Descrição

Científicas, Tecnológicas e de Inovação

- Resolução de problemas complexos;

- Apresentação de trabalhos em eventos científicos

- Publicações de trabalhos científicos

- Desenvolvimento de protótipos, processos, metodologias ou produtos inovadores;

- Registro de patentes;

- Participação em eventos com relatório qualitativo da aprendizagem;

- Membro de projeto de pesquisa;

- Estudos avançados de interesse do estudante, devidamente orientados;

- Membro de equipe de robótica educacional;

- Participação em campeonatos e torneios ligados à ciência, tecnologia e/ou inovação;

- Produção de textos argumentativos científicos;

- Criação de aplicativos/ plataformas ou atividades adaptativas de baixa, média ou alta complexidade;

- Participação em feiras empreendedoras;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Profissionais e Empreendedoras

- Participação em startups;

- Elaboração de projetos de empreendedorismo;

- Visita técnica com relatório qualitativo da aprendizagem;

- Participação em eventos, com relatório qualitativo da aprendizagem;

- Exposição em feiras de empreendedorismo, com declaração, certificado ou relatório;

- Estágio (remunerado ou não);

- Membro de projeto voltado ao empreendedorismo;

- Estudos avançados de interesse do estudante, devidamente orientados;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Socioemocionais

- Atitudes que demonstrem evidências de empatia, felicidade, autoestima, ética, paciência, autoconhecimento, confiança, responsabilidade, autonomia e criatividade, liderança;

- Demonstrar por meios de atividades como formação de equipes de trabalho, discussões de levantamento de temas e/ou insumos para pesquisas diversas, o poder de negociação;

- Elaboração de esquemas, fluxogramas, cronogramas para apresentação de atividades diversas;

- Organização de documentos, caderno/ portfólio;

- Demonstração de liderança quando participar em trabalhos de equipe;

- Flexibilidade de pensamento e capacidade de adaptação às mudanças e ao novo;

- Geração de novas ideias;

- Demonstração uma abordagem proativa nas ações/iniciativas/atividades sem lembretes ou avisos;

- Identificação da necessidade de abordagens únicas ou modificadas para alcançar resultados e desenvolver soluções para problemas reais;

- Trabalhar de forma independente, a partir de direcionamentos das atividades da equipe;

- Apresentar uma comunicação clara, objetiva, aberta, a fim de identificar causas de conflito e explorar diferentes perspectivas e soluções;

- Proposição de soluções para resolução de possíveis conflitos de maneira respeitosa e que seja adequada às necessidades de cada um da equipe;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Comunicacionais, Linguísticas e Literárias

- Participação na equipe de jornal escolar, rádios comunitárias;

 - Publicação em jornais locais ou de âmbito nacional;

- Auxiliar professores ou tradutores em traduções orais ou escritas;

- Publicação de crônicas, contos e escrita de poemas;

- Participação em sarais literários e/ou lançamentos de livros;

- Participação em projetos literários;

- Participação e estruturação de eventos que simulem conferências internacionais que defendam as políticas externas de suas representações em encontros de organizações internacionais.

- Utilizar adequadamente o código oral, evitando o uso excessivo de bordões, frases feitas e repetições em apresentações.

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

Culturais e Artísticas

- Orientação e participação de grupos de teatro e formação de bandas;

- Participação em peça teatral, balé, exposição de fotografias e/ou pinturas/esculturas;

- Realização de visitas a museus, exploratórios, cidades históricas e outros locais culturais;

- Participação em concursos culturais;

- Participação em manifestações artísticas de "rua" como o boi bumbá, estátua Viva ou Manequim vivo, decoração de Corpus Christis, grafiteiros, apresentações circenses;

- Confecção de trabalhos manuais, participação em oficinas diversas (costura, pintura, escultura em gesso, madeira, isopor, crochê, tricô, biscuit dentre outros);

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório

Desportivas

- Organização de campeonatos desportivos na escola e/ou comunidade;

- Estruturação de regras e normas para execução de campeonatos diverso;

- Treinamento em academias e/ou times para competições locais, estaduais, nacionais ou internacionais, nas mais diferentes modalidades do desporto.

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório

Sociais e Voluntariais

- Participação em ações comunitárias tais como: grupos de jovens da comunidade, apoio nos serviços ofertados pelas ONGs ou Centro Comunitários, aulas de reforço ou monitoria em escolas, organizações não governamentais internacionais;

- Participação em grupos para apoio ou suporte: associação de moradores, grupo de trabalhos com objetivos como o saneamento e saúde, por exemplo); trabalho de alfabetização e letramento de crianças carentes (moradoras de abrigos por exemplo);

- Organização, com apoio dos professores, de campanhas tais como: doação de sangue, arrecadação de livros, reciclagem, etc;

- Promoção ou participação em atividades propostas para orfanatos e asilos.

Éticas e Políticas

- Participação em reuniões e audiências públicas, realizadas nas prefeituras ou Assembleias;

- Proposição de campanhas de conscientização de temas contemporâneos;

- Participação em júri simulado ou real em Faculdades ou Fóruns;

- Elaboração propostas de projetos Lei com o apoio do professor;

- Proposição ou organização de ambiente que simule o sistema de eleição utilizado no nosso país;

- Participação ou proposição da escrita de Código de Ética para a escola ou turma;

- Participação em cursos ou oficinas, com declaração, certificado ou relatório.

A solicitação de Certificações de Competências Complementares será realizada pelo aluno que já estiver matriculado. A solicitação poderá ser feita via Portal SGE Educacional, por meio de acesso ao menu de solicitações, ou presencialmente na secretaria.

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  • Unidade Operacional;
  • Curso e série do aluno;
  • Competências Complementares (listar os tipos de Componente Curriculares do Educacional);
  • Nome da Competência (será preenchido pelo orientador);
  • Evidências para a Certificação (será preenchido pelo orientador);

7.2. Apresentar Evidências da Certificação – Aluno / Atividade Manual

Devem ser apresentadas as evidências que confirmem o desenvolvimento da competência no estudante.

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  • Certificados;
  • Declarações de comparecimento;
  • Declaração de matricula e outros;

7.3. Verificar evidências– Orientador / SGE Modulo Workflow

Orientador verifica se as evidências são suficientes e caso contrário finaliza a solicitação devido o aluno não ter as evidências suficientes para a certificação. Após a finalização será enviado e-mail para o aluno.

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Para tal, acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente do TOTVS Aprovações e Atendimentos e criar um novo atendimento, conforme demonstrado a seguir.

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 Ao selecionar o Novo Atendimento, é necessário preencher apenas o “Grupo de atendimento” e o “Tipo de atendimento”.

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Ao clicar em “SALVAR”, será exibido um pop up de confirmação se deseja enviar um e-mail informando a abertura do atendimento.

...

Aviso
Para que a solicitação aberta esteja completa para o aprovador visualizar, é necessário anexar o as evidências (documentos) apresentadas sobre o desenvolvimento da competência exigidas para o processo na solicitação feita no Sistema ou no Portal Educacional.

Ao anexar o arquivo desejado, avançar a solicitação para a próxima etapa.

A partir do momento em que a solicitação está completamente realizada, é necessário o atendente acessar o Módulo de Gestão do Relacionamento com o Cliente TOTVS Aprovações e Atendimentos e dar sequência ao atendimento.

...

Neste momento, o atendente deverá analisar as informações preenchidas e selecionar a opção adequada, podendo esta ser: Evidencias Insuficientes, Aluno não possui perfil ou Apresentar Portfólio de Competências.


Aviso
O aluno faz a apresentação do Portfólio de Competências para o Conselho de Classe.

O atendente deverá avançar etapa, este ficará com o status de “Apresentar Portfolio de Competências (Em andamento).

...

  • Criar o Tipo de Certificado: Certificação de Competência Complementar
  • Geração de Certificado:
  • Selecionar por Atividade Ofertada
  • Filtrar a Atividade Ofertada e/ou Aluno
  • Selecionar o(s) aluno(s) e Gerar o certificado
  • Será gerado um ID (código interno) para o Certificado   Image RemovedImage Removed


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Cadastro do Aluno

  • No anexo Certificação será visualizado o registro do Certificado de Competência Complementar.
  • As informações do Certificado do aluno estarão registradas na Inscrição do Aluno na Atividade Ofertada

7.4.Concluindo a solicitação

Após gerar o Certificado de Competência Complementar no Módulo Educacional, o usuário responsável deve retornar ao atendimento no Módulo Gestão de Relacionamento com o Cliente TOTVS Aprovações e Atendimentos para concluir/finalizar o atendimento, conforme os passos a seguir.

...

Assim que o atendente se apropriar do chamado, este ficará com o status de “Emissão de Certificado” (Em andamento).

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8 . Bolsas e Descontos

Objetivo: Conceder os benefícios de bolsa de estudos e descontos conforme regras de negócio dos Departamentos Regionais e Departamento Nacional.

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 AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de Solicitação de Bolsas e Descontos no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_2

9 .Expedição de Documentação do Aluno

Objetivo: É possibilitar aos alunos e ex-alunos a expedição de documentos.

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 AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de Expedição de Documentos no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

10. Acompanhamento do Aluno

Objetivo: Monitorar a vida escolar do aluno, visando o rendimento e a sua permanência nas Unidades Operacionais do SESI e SENAI até a conclusão do curso. 

AVISO: As orientações detalhadas para o Acompanhamento do Aluno no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_2

11.Rendimento Escolar

Objetivo: Registrar as frequências e avaliações das atividades escolares visando garantir as informações e resultados de cada aluno.

11.1. Lançar Frequência/Participação

Após a matrícula dos alunos e a organização das turmas é disponibilizado o diário de classe contendo os dados necessários para o acompanhamento por parte do docente do SESI e SENAI, que realizará o registro diário ou por aula sendo o curso Presencial, das frequências do aluno, podendo ser compartilhadas e acompanhadas pelos interessados.

...

Modelo de Etapas Bimestrais:                                  Modelo de Etapas Trimestrais:


1

1º Bimestre


1

1º Trimestre

2

2º Bimestre


2

2º Trimestre

3

3º Bimestre


3

3º Trimestre

4

4º Bimestre


4

Total de Faltas

5

Total de Faltas


5

% Frequência

6

% Frequência




11.2. Registrar Conteúdo da Aula

...

Estes conceitos serão classificados como:

Conceito

Criação

Avaliação

Analise

Aplicação

Compreensão

Memorização

Esta funcionalidade de Habilidades das Competência estará implementada somente no nível de ensino do SESI não existirá a mesma funcionalidade no SENAI. Então será preciso que o SENAI envie um relatório (manual) ao SESI por Unidade Curricular (disciplina) contendo os registros das habilidades atingidos em cada Bimestre / Trimestres para que sejam digitados na Unidade Curricular da estrutura do SESI pela Secretaria ou Coordenação via SGE.

Caminho: Matricula e Avaliação – Mais –Digitação por aluno – Competências e Habilidades

Selecionar o Periodo Período Letivo- O aluno-  a Disciplina- a Etapa de Nota

...

Modelo de Etapas Bimestrais:                                          Modelo de Etapas Trimestrais:

1

1º Bimestre


1

1º Trimestre

2

Ac/Int 1º Bim


2

Ac/Int 1º Tri

3

Resultado 1º Bim


3

Resultado 1º Tri

4

2º Bimestre


4

2º Trimestre

5

Ac/Int 2º Bim


5

Ac/Int 2º Tri

6

Resultado 2º Bim


6

Resultado 2º Tri

7

3º Bimestre


7

3º Trimestre

8

Ac/Int 3º Bim


8

Ac/Int 3º Tri

9

Resultado 3º Bim


9

Resultado 3º Tri

10

4º Bimestre


10

Resultado Final

11

Ac/Int 4º Bim




12

Resultado 4º Bim




13

Resultado Final




Cada Área de Conhecimento poderá ter mais de um docente, mas somente um docente poderá registrar as notas/conceitos. Então este docente deverá ser classificado com o Tipo de Professor como “Diretor da Turma”.

11.5. Apurar Parcialmente as Notas/Menções

A apuração parcial das notas / conceitos em menções nas Áreas de Conhecimento/ Unidades Curriculares é feita bimestralmente / trimestralmente de acordo com o portfólio e avaliações. Podem ser atribuídas como:

...

Menções Parciais

Nota (%)

 

Conceito

PPS (Parcial em Processo Satisfatório)

80 – 100%


A

PPM (Parcial em Processo Moderado)

60 – 79%


B

PPI (Parcial em Processo com Intervenção)

0 – 59%


C

Relatório do Boletim Escolar

11.6. Publicar Frequência e Notas

As informações de notas/conceitos e faltas registradas pelo docente, serão disponibilizadas por meio do Portal SGE Educacional para acompanhamento por parte da Coordenação Pedagógica e do Aluno. Esta publicação inclui:

...

Após a publicação da frequência e notas/conceito se o período letivo estiver finalizado é necessário seguir para atividade de apuração de resultado final da Área de Conhecimento / Unidade Curricular, caso contrário retornar para atividade de lançamento de faltas e lançamento de notas/conceitos.

11.7. Apurar Resultado Final de Área de Conhecimento / Unidade Curricular

Ao término do período letivo, com base nas informações disponibilizadas pelos docentes e nas orientações estabelecidas no Plano de Curso, deverá ser realizado no sistema SGE o processo de Apuração de Resultados de Disciplinas, que no caso será das Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares. Após execução desse processo, será possível extrair as seguintes informações:

...

Menções Finais

Valores

Conceito

 

APA (Aprovado na Área)

80 – 100%

A


EPS (Em Processo – avançar ao ano seguinte)

60 – 79%

B


EPM (Em Processo)

0 – 59%

C



No SGE estas menções finais serão registradas como situação de matricula e resultado nas Áreas de Conhecimento / Unidades Curriculares.

Exemplo de APURAÇÃO DE  RESULTADO FINAL DE ÁREA DE CONHECIMENTO

11.8. Apurar Resultado Final do Curso / Série

Ao término do período letivo, com base nas informações disponibilizadas pelo docente e nas orientações estabelecidas no plano de curso deverá ser realizado no sistema SGE o processo de Apuração de Resultados Final de curso / série. Este resultado inclui:

...

Menções Finais do Ano

Descrição

Resultado

 

APL

Aprovado no Ano Letivo

Todas as Áreas APA


AEP

Aprovado no ano Letivo, mas em processo - avança para o próximo ano letivo

Uma ou Duas Áreas constarem EPS

EPI

Em processo no mesmo ano, com intervenção permanente

Três ou mais áreas constarem EPM


No SGE estas menções finais do ano serão registradas no Resultado da Matricula no Período Letivo pelo Processo de Apuração de Resultados Finais.

...

Menção Final do Curso

Descrição

Resultado

 

CCC 


Curso concluído e certificado

Cumprir todas as Áreas de Conhecimento

11.9. Revisar Diário de Classe

O Diário de Classe poderá ser impresso e revisado pelo docente através do Portal SGE Educacional e depois assinado pelos responsáveis.

O docente revisa o diário de classe considerando a quantidade de faltas e as Aulas lecionadas no período.

12-Conselho de Classe

Objetivo: Discutir, apreciar e decidir sobre assuntos relacionados à vida escolar do aluno, a fim de propor melhorias no processo de ensino e aprendizagem e desempenho dos alunos.

AVISO: As orientações detalhadas sobre o processo de Conselho de Classe no SGE estão descritas no material de capacitação: SGE_SESI_MC_Processos Educacionais_Mod_3

13-Histórico Escolar

Objetivo: Cadastrar as informações para a geração do Histórico Escolar do aluno

13.1-Estrutura do Histórico

Para a inclusão e geração de Histórico do Aluno no sistema TOTVS Educacional é preciso primeiramente definir a estrutura de Histórico a ser utilizada. A necessidade dessa estrutura justifica-se pelo fato de que uma estrutura de Histórico pode não seguir a mesma estrutura curricular definida pela instituição e, ao mesmo tempo, pode receber informações de alunos que vieram de outras instituições. Desta forma, é permitido ter estruturas de histórico diferentes para cada situação sem que a grade definida pela instituição seja afetada

13.2 - Cursos do Histórico

Neste cadastro serão definidos os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que os cursos criados nessa estrutura sejam vinculados aos cursos que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Cursos).

...

Neste cadastro serão definidas as séries que compõem os cursos que farão parte da Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas, é imprescindível que as séries criadas nessa estrutura sejam vinculadas às séries que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de Séries).

13.3- Disciplinas do Histórico

Nesse cadastro serão definidas as disciplinas que compõem a Estrutura do Histórico. Para que o processo de geração de histórico ao término do Período Letivo ocorra com as informações completas é imprescindível que as disciplinas criadas nessa estrutura sejam vinculadas às disciplinas que compõem as estruturas curriculares da Instituição (Cadastro de disciplinas).

...

Aviso
title Importante

As disciplinas de Itinerário Formativo também serão importadas, caso preencham os requisitos acima e possuam uma disciplina correspondente configurada para o histórico.


13.4- Partes do Histórico

O cadastro de Partes do Histórico é utilizado para separar as disciplinas do Histórico em Grupos no Histórico. Geralmente utiliza-se “Base Nacional Comum” e “Parte Diversificada”, sendo estas utilizadas na definição do Layout de Importação do Histórico, cujo cadastro está demonstrado nos “Anexos” do Grupo de Série.

 

13.5- Grupos de Série

Os grupos de séries são importantes para a definição das divisões no layout do Histórico, desempenhando importante papel no momento do desenvolvimento do relatório para a impressão do Histórico. Definem-se quais cursos/séries farão parte de cada grupo, porém, há ainda a possibilidade de criar um único grupo, vinculando todos os cursos/séries.

13.6 - Layout de Importação

No Layout de importação define-se a ordem de cada disciplina no Histórico e a qual grupo (Parte do Histórico) a disciplina pertence.

Em cada Grupo de Série foi vinculado as disciplinas (apenas as disciplinas de formação geral e do Módulo Mundo do Trabalho, pois as demais são de acordo com cada Itinerário ofertado pelo Regional).

13.7- Geração Histórico 

Este processo é considerado uma rotina anual, quando a apuração de resultado das turmas já está finalizada.

...

Preencher as informações necessárias e gerar o relatório:

12 -Portais (Habilidades x Competências) 

...

Objetivo: O professor lançará  as habilidades dos alunos pelo portal do professor e o aluno poderá ver o lançamento via portal do aluno.

12.1 Portal do Professor

Esta tela permite que sejam digitados os conceitos por competências e habilidades do aluno em cada disciplina que estiver matriculado.

...

Esta funcionalidade está localizada no item de menu Professor | Diário de Classe | Botão Competências/HabilidadesNovo!

Aviso
 Liberar a funcionalidade para o Perfil dos professores.

12.2- Portal do Aluno

...

O menu Competências / Habilidades está disponível para o Aluno dentro do item "Central do Candidato" 

Aviso

Liberar a funcionalidade para o Perfil dos Alunos.