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Chave

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  • A formatação mudou.

...

Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idOCORRÊNCIAS
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelProcessos técnicos

Processos esporádicos que ocorrem entre os módulos e que são necessários para nossos testes.

Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idVerificações
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelIntegrações
Expandir
titleEAI
Expandir
titleXML
Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idXML passos
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idConfigurando WebServices
label1 - Configurando WebServices

A - Criar pasta chamada "web" dentro da pasta "protheus_data"

B - Criar pastas chamadas "pp" e "ws" dentro da pasta "web"

C - Baixar o "WEB_FILES" (https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download?e=947480) e descompactar tudo dentro da pasta "web"

D - Entrar no sistema com App Server + SmartClient com o Programa inicial "SRVWIZARD"

E - Ir na pasta "Servidor Internet (HTTP/FTP) > HTTP" > Incluir:

Dica
titleImportante
  1. Flag para Habilitar o Protocolo
  2. Path de Arquivos = Caminho da Pasta Web
  3. Ambiente = Nome do Ambiente
  4. Porta de Conexão = Porta de configuração dos Serviços


Na configuração da Seção, inserimos como exemplo a porta 92, porém ela pode ser alterada caso prefira.

Caso definida a porta padrão do serviço HTTP que é a 80, não é necessário especificá-la na configuração do WS e Portais.


F - Ir na pasta "Módulos Web" > Incluir:


G - Ver se gerou as chaves no "[localhost:XX/ws]" e "[JOB_WS_XXXX]" no "appserver.ini

H - Incluir o atributo/valor "SECURITY=0" nas chaves "[localhost:XX/ws]", "[HTTP]" e "[JOB_WS_XXXX]"no "appserver.ini

I - Fechar e abrir o AppServer

J - Testar o WebServices indo ao navegador e pesquisando pelo caminho do WebServices: "http://localhost:XX/ws", e veja se está "HABILITADO"

  • OBSERVAÇÃO: Caso não esteja habilitado/tenha valor no site, revise os passos anteriores.


K - Procurar pelo link dentre a lista "EAISERVICE" e clicar:


L - Clicar na descrição de serviço (WSDL) e copiar a URL (http://localhost:xx/ws/EAISERVICE.apw?WSDL):

Card
defaulttrue
id2 - Configurando o SoapUI
label2 - Configurando o SoapUI

M - Baixar o SOAP: https://www.soapui.org/downloads/latest-release/

N - Ir no caminho do WebServices: "http://localhost:XX/ws"

O - Ir no Soap > "File" > "New SOAP Project"

P - No campo "Project Name" pode ser qualquer um, no campo "Initial WDSL" o link copiado no passo "L" > Ok.

Q - Expandir o menu esquerdo e dar dois cliques na "Requisição/Request"


R - Colocar a tag substituindo o ponto de interrogação:

Bloco de código
languagec#
titleTag antes
<tot:RECEIVEMESSAGE>?</tot:RECEIVEMESSAGE>
Bloco de código
languagec#
titleTag depois
<soapenv:Envelope xmlns:soapenv="http://schemas.xmlsoap.org/soap/envelope/" xmlns:tot="http://www.totvs.com/">
   <soapenv:Header/>
   <soapenv:Body>
      <tot:RECEIVEMESSAGE>
         <tot:INMSG>

<![CDATA[
 
    (XML Conteúdo que irá dentro da TAG)
 
]]>
         
         </tot:INMSG>
      </tot:RECEIVEMESSAGE>
   </soapenv:Body>
</soapenv:Envelope>
Card
defaulttrue
id3 - Configurando o SIGACFG (De paras Empresa-Filial/Mensagem Unica e Adapter)
label3 - Configurando o SIGACFG (De paras Empresa-Filial/Mensagem Unica e Adapter)

S - Verifique: 


Expandir
titleJSON
Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idREST passos
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelConfigurando o REST

A - Ir no AppServer e colar o trecho:

Bloco de código
;====================================================================
;======================== WEB REST ==================================
;====================================================================

[HTTPV11] 
Enable=1 
AddressFamily=1 
Sockets=HTTPREST

[HTTPREST] 
Port=XXXX (Exemplo: 8080)
IPsBind=
MaxQueue=10
URIs=HTTPURI
SECURITY=0

[HTTPURI]
URL=/rest
PrepareIn=ALL
Instances=1,10
OnStart=REST_START
OnConnect=REST_CONNECT
OnExit=REST_EXIT

[HTTPJOB] 
MAIN=HTTP_START
ENVIRONMENT=O nome do seu ambiente logo acima entre colchetes (Exemplo: [12.1.33fulano])

[ONSTART]
jobs=HTTPJOB
RefreshRate=120


;========== REST ==================================================================


B - Observação: Alterar a tag "ENVIRONMENT" para o nome do seu ambiente e alterar a tag "PORT" para uma porta que não utilize em nenhuma de suas bases.

Card
defaulttrue
idConfigurando SOAP
labelConfigurando o SoapUI

C - Ativar o appserver.ini

D - Ir no navegador ver se está funcionado pelo link: http://localhost:XXXX/REST (Alterar para sua porta colocada)


E - Filtre por "TOTVSEAI" e aperte sobre e vá em "Mais detalhes"


F - Filtre por "POST" e use o de caminho "standardmessage/v1/transactions"


G - http://localhost:8086/REST/index/TOTVSEAI


H - Crie um projeto REST no SOAP:


I - Informe a URL: http://localhost:XXXX/REST/TOTVSEAI/standardmessage/v1/transactions (Colocar a sua porta) > "Ok"


J - Informar o método "POST":


K - Alterar a visualização para "JSON":



Card
defaulttrue
id3 - Configurando o SIGACFG (De paras Empresa-Filial/Mensagem Unica e Adapter)
label3 - Configurando o SIGACFG (De paras Empresa-Filial/Mensagem Unica e Adapter)

L - Verifique: 


Expandir
titlePortal Gestão de Vendas (PGV | TGV)


A - Criar um usuário no Configurador (SIGACFG) de código "PMS"

  • Liberar todas as permissões
  • Liberar todos os menus
  • Liberar todas as empresas

B - Entrar na rotina "PMSA050" e vincular o usuário criado no Passo A ao campo "Cod. Usuario (AE8_USER)", aba "Usuario" e cadastrar no campo "Calendario (AE8_CALEND)", aba "Dados Gerais", algum calendário:

calendario de projeto.gifImage Removed                      Image Removed


C

10 - Ir na rotina "FATA220" e incluir o usuário que entrará no

Portal do Vendedor

Portal 

  • Dar privilégio de Administrador
  • Vincular no campo "Usuário Int. (AI3_USRSIS)" o Usuário do configurador criado no Passo A da respectiva particularidade abaixo.
D


11 - Posicionar na aba inferior "Direitos", depois ir em "Outras Ações" > "Carrega Direitos" e depois salvar.

E


12 - Ir no link do Portal e selecionar a opção "Portal Protheus", colocando seu usuário e senha configurado no passo 10




Expandir
titlePortais

1 - Criar pasta "web" dentro da pasta "protheus_data"


2 - Baixar os arquivos "WEB_FILES" e descompactar na pasta "web" e "systemload"


3 - Entrar no Protheus Modo Wizard


4 - Configurar o HTTP:

OBS 1: No path de arquivos deve ser colocado o caminho da pasta web

OBS 2: A porta de conexão pode variar

OBS 3: No ambiente colocar o nome do seu ambiente (Environment)


5 - Configurar o WebService


6 - Configurar PP


7 - Sair do SmartClient e AppServer


8 - Ir no "appserver.ini" e acrescentar em todas as chaves geradas pelo Web Services e pelo Portal, a tag "SECURITY=0":

Bloco de código
; PORTAL

[HTTP]
ENABLE=1
PATH=C:\protheus\12.1.2310\protheus\protheus_data\web
PORT=81
ENVIRONMENT=12.1.2310
SECURITY=0 <-------------------------------------------------------------------------------- 


[localhost:81/ws]
ENABLE=1
PATH=C:\protheus\12.1.2310\protheus\protheus_data\web\ws
ENVIRONMENT=12.1.2310
INSTANCENAME=ws
RESPONSEJOB=JOB_WS_9901
DEFAULTPAGE=wsindex.apw
SECURITY=0 <-------------------------------------------------------------------------------- 


[JOB_WS_9901]
TYPE=WEBEX
ENVIRONMENT=12.1.2310
INSTANCES=1,1
SIGAWEB=WS
INSTANCENAME=ws
ONSTART=__WSSTART
ONCONNECT=__WSCONNECT
PREPAREIN=99,01
SECURITY=0 <-------------------------------------------------------------------------------- 


[ONSTART]
JOBS=JOB_WS_9901,JOB_PP
SECURITY=0 <-------------------------------------------------------------------------------- 


[localhost:81/pp]
ENABLE=1
PATH=C:\protheus\12.1.2310\protheus\protheus_data\web\pp
ENVIRONMENT=12.1.2310
INSTANCENAME=pp
RESPONSEJOB=JOB_PP
SECURITY=0 <-------------------------------------------------------------------------------- 


[JOB_PP]
TYPE=WEBEX
ENVIRONMENT=12.1.2310
INSTANCES=1,1
SIGAWEB=PP
INSTANCENAME=pp
ONSTART=STARTWEBEX
ONCONNECT=CONNECTWEBEX
ONEXIT=FINISHWEBEX
WEBSERVICELOCATION=http://localhost:81/ws                                                                              
MODULE=PP
SECURITY=0 <--------------------------------------------------------------------------------

; FIM PORTAL


7 - Testar se o Web Services está funcionado colando o link (http://localhost:XX/ws) no navegador


8 - Ir na rotina "FATA230" > "Outras ações" > Automático (irá criar as conexões)


9 - Ir na rotina "FATA240" e visualizar se foram criado os portais.

Expandir
titleParticularidade Portal PMS
Expandir
titleParticularidade Portal PMS

A - Criar um usuário no Configurador (SIGACFG) de código "PMS"

  • Liberar todas as permissões
  • Liberar todos os menus
  • Liberar todas as empresas


B - Entrar na rotina "PMSA050" e vincular o usuário criado no Passo A ao campo "Cod. Usuario (AE8_USER)", aba "Usuario" e cadastrar no campo "Calendario (AE8_CALEND)", aba "Dados Gerais", algum calendário:

calendario de projeto.gifImage Added                      Image Added opção "Portal Protheus", colocando seu usuário e senha configurado no passo C. 


Resultado


EXTRA: Algumas documentações sobre: 




Expandir
titleParticularidade Portal do Vendedor

A - Criar um usuário no Configurador (SIGACFG) de código "PDV"

  • Liberar todas as permissões
  • Liberar todos os menus
  • Liberar todas as empresas


B - Entrar na rotina "MATA040" e vincular o usuário "PDV" ao vendedor.

C - Ir na rotina "FATA220" e incluir o usuário que entrará no Portal do Vendedor

  • Dar privilégio de Administrador
  • Vincular no campo "Usuário Int. (AI3_USRSIS)" o Usuário do configurador criado no Passo A.

D - Posicionar na aba inferior "Direitos", depois ir em "Outras Ações" > "Carrega Direitos" e depois salvar.

E - Ir no link do Portal e selecionar a opção "Portal Protheus", colocando seu usuário e senha configurado no passo C.


Resultado


EXTRA: Algumas documentações sobre: 



Expandir
titleEDI (TOTVS Colaboração Neogrid)
Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idXML passos
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
id1 - Criar pastas
label1 - Criar pastas

A - Criar pastas "XML" dentro da "system"


B - Criar pastas "NEOGRID" dentro da "protheus_data"


C - Criar pastas "BIN" dentro da "NEOGRID"


D - Criar pastas "INN", "LIDOS" e "OUT" dentro da "BIN"


Card
defaulttrue
id2 - Parametrizar
label2 - Parametrizar
  • MV_CROSFAT = 1 (Depende do usuário, se ele usa é um processo diferente [Crossdocking])
    1 - Não utiliza
    2 - Programação de entrega
    3 - Pedido de vendas


  • MV_TCNEW = 6 (Define os documentos a serem usados no Faturamento)
    0 - Todos
    1 - NFe
    2 - CTe
    3 - NFS
    4 - MDe
    5 - MDfe
    6 - Recebimento


  • MV_NGINN = Caminho da pasta INN (\NEOGRID\BIN\INN)


  • MV_NGLIDOS = Caminho da pasta LIDOS (\NEOGRID\BIN\LIDOS)


  • MV_FATTSPD = 501 [TES usado caso o B1_TES = "" (esteja vazio/em branco)]


Card
defaulttrue
id3 - Requisitos básicos
label3 - Requisitos básicos

E - Alterar o nome da tabela CKO para CKOCOL (Embaixo do campo Path ao editar a tabela no SIGACFG)


F - Informar CNPJ do fornecedor (emitindo o pedido) (Tabela SM0) com o código da Tag "VENDORGOVINFO"


G - Inserir condição no A1_COND


H - Inserir tag "ItemCode" no B1_CODBAR


I - Inserir tag "CustomerGovInfo" no A1_CGC


J - Se o cliente de entrega for diferente, inserir o CNPJ da tag "DeliveryCustomerGovernmentalInformation" no campo A1_CGC do cliente entrega (C5_CLIENT)


Card
defaulttrue
idadastro dos schedules
label4 - Cadastro dos schedules

K - Cadastrar Agent > Cadastro > Incluir bola verde


L - Agent > Iniciar o serviço no play com asterisco

  • COLATOUREAD
    1. Agendamentos > Cadastro > Incluir canto inferior esquerdo
    (1) Rotina: COLAUTOREAD
    (2) Empresa filial: Do sistema (99/01;)
    (3) Módulo: 05
    (4) Ir na recorrência (símbolo preto de atualização girando) e colocar "Sem data de término" e
    N execuções no mesmo dia "0100", com menor intervalo possível (00:05).
    (5) Confirmar no "V de checklist" verde.


  • MA411Job
    1. Agendamentos > Cadastro > Incluir canto inferior esquerdo
    (1) Rotina: MA411JOB
    (2) Empresa filial: Do sistema
    (3) Módulo: 05
    (4) Ir na recorrência (símbolo preto de atualização girando) e colocar "Sem data de término" e
    N execuções no mesmo dia "0100", com menor intervalo possível (00:05).
    (5) Confirmar no "V de checklist" verde.


  • MA412Job
    1. Agendamentos > Cadastro > Incluir canto inferior esquerdo
    (1) Rotina: MA412JOB
    (2) Empresa filial: Do sistema
    (3) Módulo: 05
    (4) Ir na recorrência (símbolo preto de atualização girando) e colocar "Sem data de término" e
    N execuções no mesmo dia "0100", com menor intervalo possível (00:05).
    (5) Confirmar no "V de checklist" verde.


Card
defaulttrue
id5 - Procedimento da integração
label5 - Procedimento da integração

Pedido de venda: 005_20160409024448005_6121.xml

Programação de entrega: 252_20141215152121498_0001.xml


M - Inserir arquivo.XML na pasta "IN" (deve começar com '005_' para identificação do sistema que é um pedido de venda, exemplo: 005_9348573495734_1621)


N - Ir no Schedule, Schedule > Iniciar


O - Ir no Schedule, Agente > Iniciar o agente no "Agent" para que ele fique com Status "iniciado"


P - Ir no 'Agendamentos', posicionar em cima do COLAUTOREAD e dar play em cima
       Olhar no 'Monitor' se foi executado, na guia de baixo (Hora) ajuda a ver se foi executado no momento
             > [POPULA DA CKOCOL]
             > TIRA O arquivo.XML da pasta "IN" para a pasta "LIDOS"


Q - Ir no 'Agendamentos', posicionar em cima do MA411JOB e dar play em cima
        Olhar no 'Monitor' se foi executado, na guia de baixo (Hora) ajuda a ver se foi executado no momento
              > [POPULA A SC5 e SC6 com o pedido de venda de fato (MATA410)]
              > TIRA O arquivo.XML da pasta "LIDOS" para a pasta "OUT"
               > Gera um log 'order' na pasta "XML" dentro da "system" com o resultado


OBSERVAÇÃO: Se o Agent não funcionar excluir e fazer um novo


Card
defaulttrue
id6 - Antes e depois das tabelas
label6 - Antes e depois das tabelas

Antes:

SYS_COMPANY (SM0) alterada
SA1 criada/alterada
SB1 criada/alterada


Depois:

CKOCOL populada
SC5 populada (PV)
SC6 populada (PV)

Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelNossos processos

Nossos processos

Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelFaturamento (SIGAFAT)
Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idnossos proc
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelFaturamento (SIGAFAT)
Expandir
titleConversões e moeda no faturamento
Expandir
titleConversão Tabela de Preço x Pedido de Venda

Passo a passo:


1 - Configurador (SIGACFG)

MV_MPRCBAS = 2


2 - Moedas (MATA090)

No registro do dia da DDATABASE do sistema, cadastrar taxa para a moeda em realação ao Real, no caso, será na moeda 2 (dólar), simbolizando que cada real (R$) vale 5 dólares ($) nessa taxa:

M2_DATA = 20/10/2022

M2_MOEDA2 = 5 




Caso 3.1 - Tabela de preço com moeda estrangeira e pedido de vendas com moeda nacional (tendo que ser convertido para o real) [DA1_MOEDA diferente de C5_MOEDA]


3.1.1 - Tabela de preço (OMSA010)

DA0_CODTAB = 001

DA1_CODPRO = PROD01

DA1_PRCVEN = 5 ($)

DA1_MOEDA = 2 (Dólar)


3.1.2 - Pedidos de Venda (MATA410)

Preencher o cabeçalho do pedido de vendas:

C5_TABELA = 001

C5_MOEDA = 1 (R$)


Preencher o item no Pedido de Vendas (MATA410), como a moeda da Tabela de Preço (OMSA010) está em Dólar e a do Pedido de Vendas está em Real, é convertido para a moeda do pedido de vendas (Dólar → Real)

C6_PRODUTO = PROD01

  • C6_PRCVEN = 25 (Dólar → Real [$5 x R$5 = R$25])




Caso 3.2 - Tabela de preço com moeda nacional e pedido de vendas com moeda estrangeira (tendo que ser convertido para a moeda estrangeira) [DA1_MOEDA diferente de C5_MOEDA]


3.2.1 - Tabela de preço (OMSA010)

DA0_CODTAB = 001

DA1_CODPRO = PROD01

DA1_PRCVEN = 5 (R$)

DA1_MOEDA = 1 (Real)


3.2.2 - Pedidos de Venda (MATA410)

Preencher o cabeçalho do pedido de vendas:

C5_TABELA = 001

C5_MOEDA = 1 ($)


Preencher o item no Pedido de Vendas (MATA410), como a moeda da Tabela de Preço (OMSA010) está em Real e a do Pedido de Vendas está em Dólar, é convertido para a moeda do pedido de vendas (Real → Dólar)

C6_PRODUTO = PROD01

  • C6_PRCVEN = 1 (Real → Dólar [R$5 / $5 = $1])




Caso 3.3 - Tabela de Preço (OMSA010) com mesma moeda que o Pedido de Venda (MATA410) [DA1_MOEDA = C5_MOEDA]

  • C6_PRCVEN será igual ao DA1_PRCVEN




Documentação base: https://tdn.totvs.com/x/sxBdDg

Nome do KCS/TDN acima: FAT0096_Uso_Moeda_Modulo_Faturamento

Data revisão: 20/10/2022


FONTEDATA
OMSA01003/08/2022
MATA41026/09/2022
MATA09027/07/2020
MATXFUNA06/10/2022
MATXFUNB05/10/2022
MATXFUNC11/04/2022
Expandir
titleAssunto 2

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelCall Center (SIGATMK)

Conhecimento Geral : https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001533381-Call-Center-SIGATMK-


Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelProject Management System (SIGAPMS)
Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelProtheus Jurídico (SIGAJUR)
Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelGestão de Transporte e Passageiros (SIGAGTP)
Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelCustomer Relationship Management (SIGACRM)

Conhecimento geral: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001533621-Customer-Relationship-Management-SIGACRM-


Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idPE
labelProcessos Extrafaturamento

Outros processos


Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idProcessoos
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelManufatura (SIGAPCP) e Estoque (SIGAEST)
Expandir
titleGerar OP por um pedido de venda (SIGAPCP)

Passo a passo:


1 -  Cadastro de Produtos (MATA010) [Criar um produto]


2 - Saldos Iniciais (MATA220) [Cadastrar saldo zerado]


3 - Pedidos de Venda (MATA410) [Fazer um pedido de venda com esse item]


4 - Ordens de Produção (MATA650) [Gerar a ordem de produção]

1 - Ir na opção "Outras ações" > "VenDas"

2 - Cadastrar o formulário dessa forma:

Dar Enter

OBS: Na parte do "Produto De/Até" colocar o código (B1_COD) do produto.


3 - Na tela que abrir, selecionar o pedido de venda criado (flag)

4 - Apertar o botão azul "Gera O.P."


5 - Resultado

1 - No registro do pedido de venda (MATA410), os campos "C6_NUMOP" e "C6_ITEMOP" foram preenchidos no pedido de venda: C2_NUM → C6_NUMOP  |  C2_ITEM → C6_ITEMOP  |  C2_TPOP → C6_TPOP

2 - No registro da ordem de produção (MATA650), o campo "C2_PEDIDO" fica preenchido com o "C5_NUM", o campo "C2_ITEMPV" fica preenchido com o "C6_ITEM".




Documentação base: -

Nome do KCS acima: -

Data revisão: 15/02/2023



Expandir
titleTransferência Entre Filiais (SIGAEST)

Passo a passo:


1 - Pré-requisitos:

1 - É necessário criar/ter uma nova filial

2 - MV_AVALEST == 1

3 - MV_VEBLQRG == .T.

4 - Não ter regra de negócio conflitante

5 - Incluir o campo NNT_NUMPED no dicionário de dados pois o campo será responsável por armazenar o número do pedido de venda quando a solicitação de transferência for encerrada com bloqueio, conforme documentação: Help PV Bloqueado (Equipe Protheus Estoque)

6 - Avaliar se o saldo a ser transferido não está em poder de terceiros (armazém/TES) (Equipe Protheus Estoque). 



2 - TES (MATA080) [Criar TES]

Filial 1 e Filial 2 (TES de Entrada Idêntica):

Campos obrigatórios == Padrão

Impostos == A gosto

F4_CODIGO == 015

F4_DUPLIC == "N - Não"

F4_ESTOQUE == "S - Sim"

F4_PODER3 == "N - Nao Controla"

F4_TRANFIL == "1 - Sim"

Filial 1 e Filial 2 (TES de Saída Idêntica):

Impostos == A gosto

Campos obrigatórios == Padrão

F4_CODIGO == 515

F4_DUPLIC == "N - Não"

F4_ESTOQUE == "S - Sim"

F4_PODER3 == "N - Nao Controla"

F4_TRANFIL == "1 - Sim"


3 - Produtos (MATA103) [geralmente tabela compartilhada (sem necessidade fazer na filial 1 e 2)]

B1_COD == TRANSF

Campos obrigatórios == A gosto

B1_TE == 015
B1_TS == 515


4 - Armazém (AGRA045) [Criar armazém]

Filial 1:

NNR_CODIGO == 01

NNR_DESCRI == ARMAZEM 01


Filial 2:

NNR_CODIGO == 02

NNR_DESCRI == ARMAZEM 02


5 - Colocar saldos iniciais nos armazéns do produto (MATA220) [Criar saldo inicial]

Filial 1 (populado):

B9_COD == TRANSF

B9_LOCAL == 01

B9_QINI == 1000,00

B9_VINI == 1000,00

Campos obrigatórios == Padrão


Filial 2 (vazio):

B9_COD == TRANSF

B9_LOCAL == 02

B9_QINI == 0

B9_VINI == 0

Campos obrigatórios == Padrão


6 - Fornecedores (MATA020) [Criar fornecedores] [geralmente tabela compartilhada (sem necessidade fazer na filial 1 e 2)]

A2_COD == FORT

A2_COND == 001 (condição de pagamento qualquer)

A2_FILTRF == 01

Campos obrigatórios == Padrão



7 - Clientes (MATA030)/(CRMA980) [Criar clientes] [geralmente tabela compartilhada (sem necessidade fazer na filial 1 e 2)]

A1_COD == CLIT

A1_FILTRF == 02

Campos obrigatórios == Padrão


8 - Transferência Entre Filial (MATA311) [Criação e efetivação da transferência]

1 - (INCLUIR)

Selecionar filial 01

NNS_CLASS == "2 - Classificado" (Nota de entrada no MATA103 já fica vermelha)

NNS_ESPECI == "SPED" ou "NFE"


NNT_FILORI == 01

NNT_PROD == TRANSF

NNT_LOCAL == 01

NNT_QUANT == 1,00 (A gosto [depende de quanto entrou de produtos no passo 5])

NNT_FILDES == 02

NNT_PRODD == TRANSF

NNT_LOCLD == 02

NNT_TS == 515

NNT_TE == 015

2 - (CONFIRMAR/SALVAR)


3 - Selecionar Registro que acabou de ser criado no Browser


4 - Clicar no Botão "Outras Ações" e depois em "Efetivar"


5 - Caso dê algo de errado avalie o passo 1 (pré-requisitos)


OBS: A nota de entrada e o pedido de venda já são criados com legenda vermelha (o pedido de venda inclusive possui nota fiscal atrelada, podendo ser verificado pelo Tracker [Visualizar pedido de venda → Outras Ações → Tracker → Rastrear]).




Documentação base: Apoio Sabrina e https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360024378631-Cross-Segmento-Backoffice-Linha-Protheus-SIGAEST-Help-PV-BLOQUEADO-na-rotina-de-Transfer%C3%AAncia-entre-Filiais-MATA310-e-MATA311-

Nome do KCS acima: Cross Segmento - Backoffice (Linha Protheus) - SIGAEST - Help PV BLOQUEADO na rotina de Transferência entre Filiais (MATA310 e MATA311)

Data revisão: 09/12/2022



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titleFazer um lote bloqueado (SIGAEST)

Passo a passo:


1 - Pré-requisitos:

A - Ir na rotina "SB8" no configurador, e preencher: "Rotina = PROCLOTE()":

mceclip0.png


B - MV_DATALOT = 01/01/1980 (Preencher assim pois se nesse parâmetro estiver uma data futura, caso contrário o sistema não atualizará (pois só atualiza se a DDATABASE for maior que a data do parâmetro)


2 - Documento de Entrada (MATA103) [Incluir produto com lote para que o lote seja gerado automaticamente]

A - Campos obrigatórios == Padrão

OBS: Não informar o lote na tabela SD1.


3 - Bloqueio de Lotes (MATA275) [Mudar data do sistema pro dia seguinte antes de realizar esse passo 3 (DDATABASE + 1)]

A - Clicar no lote bloqueado no Browse > Botão "Liberar" (A legenda ficará verde)


4 - Pedidos de Venda (MATA410) [Será possível selecionar o lote agora nos itens]

A - Campos obrigatórios == Padrão

B - Digitar manualmente o código do lote desbloqueado (B8_LOTECTL) [Por consulta/tecla "F4" mesmo desbloqueado não será exibido na lupa de pesquisa]


Documentação base: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360025875571-Cross-Segmento-Backoffice-Linha-Protheus-SIGAEST-MATA275-Lote-vencido-como-posso-Movimentar-ou-Inventariar-produto-com-Lote-Vencido-que-est%C3%A1-bloqueado-

Nome do KCS acima: Cross Segmento - Backoffice (Linha Protheus) - SIGAEST - MATA275 - Lote vencido, como posso Movimentar ou Inventariar produto com Lote Vencido que está bloqueado?

Data revisão: 26/06/2023



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titleMovimentar endereço e lote ao mesmo tempo (SIGAEST)

Passo a passo:


1 - Pré-requisitos

MV_RASTRO = S (Permitir lote)
MV_LOCALIZ = S (Permitir endereçamento)


2 - Cadastro de Produtos (MATA010) [Cadastrar produto que controla lote e endereço]

1 - INCLUIR:

Campos obrigatórios == Padrão
B1_RASTRO = 'L - Lote'
B1_LOCALIZ = 'S - Sim'


3 - Doc. entrada (MATA103) [Dar entrada no produto, que como controla lote, preencherá as tabelas de lote]

1 - INCLUIR:

Campos obrigatórios == Padrão

D1_COD = Colocar o produto da etapa 2


OBS 1: (Movimentou tabela SB8 - Lotes):

OBS 2: (Movimentou tabela SD1 - Linhas da NF Entrada)

OBS 3: (Não movimentou tabela SBF - Endereços)


4 - Endereçar (MATA265) [Amarrar o produto ao endereço]

1 - Procurar no browse NF Entrada com o produto (do passo 1)

2 - Clicar no botão "Endereçar"

DB_LOCALIZ = 'Colocar o endereço desejado/pode-se criar'

DB_QUANT = 'Colocar a quantia que será endereçado (do D1_QUANT/B2_QATU)'

OBS 4: (Movimentou tabela SBF - Endereços) com (DB_QUANT == BF_QUANT)


Documentação base: -

Nome do KCS acima: -

Data revisão: 26/06/2023

Apoiador: Vinicius Domingues da S. Fonseca



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titleUsar controle de qualidade e liberar (SIGAEST)

Passo a passo:


1 - Pré-requisitos:

MV_CQ = 98
Ter um armazém (local de estoque) criado de código "98" (NNR_CODIGO = 98)


2 - Cadastro de Produtos (MATA010) [Incluir produto com controle de qualidade]

1 - INCLUIR:

Campos obrigatórios == Padrão
B1_NOTAMIN = 1
B1_TIPOCQ = 'M - Materiais'
B1_NUMCQPR = 1


3 - Amarração Produto x Fornecedor (MATA061) [Amarrar produto com o fornecedor]

1 - INCLUIR:

A5_PRODUTO = 'Código do produto criado no passo 2'

A5_FORNECE = 'A escolha'
A5_LOJA = 'Loja do fornecedor escolhido'
A5_SKIPLOT = 1
A5_NOTA = 1


4 - Documento de Entrada (MATA103) [Dar entrada no item com lote]

1 - INCLUIR:

Campos obrigatórios == Padrão

F1_FORNECE = Colocar o fornecedor da etapa 3

D1_COD = Colocar o produto da etapa 3
D1_LOTECTL = "LOTECQ"


5 - Qualidade (MATA175) [Liberar a quantidade, o item já foi para o armazém 98 e está visível em tela]

1 - Clicar no botão "Liberar/Rejeitar":

Ir nos itens e dar linha para baixo, na nova linha:

D7_TIPO = 1
D7_QTDE = Colocar a mesma quantidade que está na linha acima, campo "Saldo"

2 - Clicar no botão "Salvar".

OBS 1: Nesse momento é movimentado as rotinas SD7 (Controle de Qualidade) e SD3 (Movimentações internas de estoque)

OBS 2: Nesse momento é movimentado o saldo de armazéns (SB2), do armazém "98" para o armazém padrão colocado no produto "B1_LOCPAD"


Documentação base: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360011947711-Cross-Segmento-Backoffice-Linha-Protheus-SIGAEST-Configura%C3%A7%C3%A3o-do-Controle-de-Qualidade-de-Materiais-no-Protheus

Nome do KCS acima: Cross Segmento - Backoffice (Linha Protheus) - SIGAEST - Configuração do Controle de Qualidade de Materiais no Protheus

Data revisão: 29/06/2023

Apoiador: Cassio X. Reis



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titleTransferência de Armazéns (Tabela SD3)

Passo a passo:


OBS 1: Se usar produto que controle lote, a tabela SB8 será movimentada na emissão da nota fiscal.
OBS 2: Se usar produto que controle endereço, ao faturar o pedido de venda, a tabela SBF criará uma nova linha com o endereço, se excluida a nota fiscal,
OBS 3: A tabela SDB é movimentada.

0 - Configurar os parâmetros (SIGACFG)
MV_ALMTERC = 80/
MV_CONTERC = T
MV_CUSFIL = F
MV_SLDATER = 

1 - Criar armazém padrão ao produto (pular essa etapa caso já tenha)
NNR_CODIGO = 10
NR_TIPO = 1

2 - Criar armazém das movimentações
NNR_CODIGO = 80  
NR_TIPO = 1

3 - Colocar saldo do produto no armazém (MATA103)
D1_COD = <código do produto>
D1_LOCAL = 10

4 - Criar registro do produto no armazém 80 (MATA220)
B9_COD = <produto>
B9_LOCAL = 80
Resto dos campos do cadastro = 0 (zerados)

5 - Criar TES (MATA080)
F4_DUPLIC = Não
F4_ESTOQUE = Não 
F4_PODER3 = Remessa
F4_CONTERC = Sim


A - Colocar no pedido de vendas e liberar (MATA410)
C6_QTDVEN = 10 (quantidade hipotética)
C6_TES = <informar TES criada no passo 3>
C6_LOCAL = <informar armazém padrão que não é o 80>
C6_LOCALIZ = <informar caso houver [se não pegar ele pega o menor (A1 até ZZ -->) e exibe na SDB e SD3]>
C6_LOTECTL = <informar caso houver [se não pegar ele pega o mais antigo e exibe na SSBX e SD3]>


B - Ao faturar o pedido de venda (MATA460A/MATA461), é gerado na SD3 duas movimentações, uma requisição ao armazém 01 (RE4) e uma devolução ao armazém 80 (DE4):

*O que ocorre na tabela SD3 ao faturar o pedido de venda:
1 | D3_FILIAL = <vazio> | D3_TM = 999 | D3_COD = <produto informado>  |  D3_CF = RE4 (Sai saldo do estoque [RE = Requisição])  |  D3_LOCAL = 10 | D3_ESTORNO = <vazio>
2 | D3_FILIAL = <vazio> | D3_TM = 499 | D3_COD = <produto informado>  |  D3_CF = DE4 (Sai saldo do estoque [DE = Devolução])   |  D3_LOCAL = 80 | D3_ESTORNO = <vazio>


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titleComportamento das Tabelas

**O que ocorre na tabela SB6 ao faturar o pedido de venda:
1 | B6_FILIAL =  <vazio> | B6_PRODUTO = <produto informado> | B6_DOC = <doc. saída> | B6_QUANT = 10 | B6_TES = <TES criada no passo 3> | B6_TIPO = E (Entrada de armazém/Remessa)


***O que ocorre na tabela SD2:
1 | D2_FILIAL =  <vazio> | D2_COD = <produto informado> | D2_DOC = <doc. saída> | D2_QUANT = 10 | D2_TES = <TES criada no passo 3>


****O que ocorre na tabela SF2:
1 | F2_DOC = <próprio doc. saída>


*****O que ocorre na tabela SB2:
1 | B2_COD = <produto informado> | B2_LOCAL = 10 | B2_QATU = 90 (quantidade anterior antes de faturar era 100)
2 | B2_COD = <produto informado> | B2_LOCAL = 80 | B2_QATU = 10 (foi 10 para esse novo armazém)


******O que ocorre na tabela SBF (caso o produto tenha endereço [provavelmente se controlar lote na SB8 é o mesmo conceito]):
1 | BF_PRODUTO = <produto informado> | BF_LOCAL = 10 | BF_QUANT = 90 (quantidade anterior antes de faturar era 100)
2 | BF_PRODUTO = <produto informado> | BF_LOCAL = 80 | BF_QUANT = 10 (foi 10 para o novo armazém)


*******O que ocorre na tabela SDB (agora é o mesmo caminho do tópico B porém inverso):
1 | DB_FILIAL = | DB_SERVIC = 999 | DB_PRODUTO <produto informado>  |  DB_LOCALIZ = <endereço informado> | DB_ORIGEM = SD3 | DB_LOCAL = 10 | DB_ESTORNO = S | DB_QUANT = 2
2 | DB_FILIAL = | DB_SERVIC = 499 | DB_PRODUTO <produto informado>  |  DB_LOCALIZ = <endereço informado> | DB_ORIGEM = SD3 | DB_LOCAL = 80 | DB_ESTORNO = S | DB_QUANT = 2




C - Ao excluir o documento de saída gerado por esse pedido de venda (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda) (MATA521A)

*O que ocorre na tabela SD3 (agora é o mesmo caminho do tópico B porém inverso):
1 | D3_FILIAL = | D3_TM = 999 | D3_COD <produto informado>  |  D3_CF = RE4 (Sai saldo do estoque [RE = Requisição])  |  D3_LOCAL = 10 | D3_ESTORNO = S
2 | D3_FILIAL = | D3_TM = 499 | D3_COD <produto informado>  |  D3_CF = DE4 (Sai saldo do estoque [DE = Devolução])   |  D3_LOCAL = 80 | D3_ESTORNO = S
+-------------------------------------------------------------- ACRESCENTADO 2 LINHAS ABAIXO --------------------------------------------------------------------+
3 | D3_FILIAL = | D3_TM = 499 | D3_COD <produto informado>  |  D3_CF = DE4 (Sai saldo do estoque [DE = Devolução])   |  D3_LOCAL = 80 | D3_ESTORNO = S
4 | D3_FILIAL = | D3_TM = 999 | D3_COD <produto informado>  |  D3_CF = RE4 (Sai saldo do estoque [RE = Requisição])  |  D3_LOCAL = 10 | D3_ESTORNO = S


**O que ocorre na tabela SB6 (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda):
+--------------------------------------------------------------------------------------------- LINHA EXCLUIDA ------------------------------------------------------------------+
1 | B6_FILIAL =  <vazio> | B6_PRODUTO = <produto informado> | B6_DOC = <doc. saída> | B6_QUANT = 10 | B6_TES = <TES criada no passo 3> | B6_TIPO = E (Entrada de armazém/Remessa)


***O que ocorre na tabela SD2 (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda):
+--------------------------------------------------------------- LINHA EXCLUIDA ---------------------------------------------------+
1 | D2_FILIAL =  <vazio> | D2_COD = <produto informado> | D2_DOC = <doc. saída> | D2_QUANT = 10 | D2_TES = <TES criada no passo 3>


****O que ocorre na tabela SF2 (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda):
+------- LINHA EXCLUIDA ---------+
1 | F2_DOC = <próprio doc. saída>


*****O que ocorre na tabela SB2 (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda):
+------------------------- SALDO DO CAMPO B2_QATU DA LINHA 2 SAIU DO ARMAZÉM 80 E FOI PRO ARMAZÉM 10 ---------------------------+
1 | B2_COD = <produto informado> | B2_LOCAL = 10 | B2_QATU = 100 (quantidade anterior antes de faturar era 100)
+------------------------ LINHA 2 NÃO EXCLUIDA PORÉM O SALDO DO B2_QATU FOI RETORNADO AO ARMAZÉM 10 --------------------------------+
2 | B2_COD = <produto informado> | B2_LOCAL = 80 | B2_QATU = 0 (foi 10 para o novo armazém)


******O que ocorre na tabela SBF  (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda) (caso o produto tenha endereço [provavelmente se controlar lote na SB8 é o mesmo conceito]):
+------------------------- SALDO DA LINHA CRIADA 02 VOLTOU PARA O MESMO ENDEREÇO, SAIU DO ARMAZÉM 80 E FOI PRO ARMAZÉM 10 -----------------------------+
1 | BF_PRODUTO = <produto informado> | BF_LOCAL = 10 | BF_LOCALIZ = <endereço informado> | BF_QUANT = 100 (quantidade anterior antes de faturar era 100)
+------------------------------------------------------------ LINHA 2 EXCLUIDA ------------------------------------------------------+
2 | BF_PRODUTO = <produto informado> | BF_LOCAL = 80 | BF_LOCALIZ = <endereço informado> | BF_QUANT = 0 (foi 10 para o novo armazém)


*******O que ocorre na tabela SDB (ao excluir o documento de saída gerado pelo pedido de venda):
1 | DB_FILIAL = | DB_SERVIC = 999 | DB_PRODUTO <produto informado>  |  DB_LOCALIZ = <endereço informado> | DB_ORIGEM = SD3 | DB_LOCAL = 10 | DB_ESTORNO = S | DB_QUANT = 2
2 | DB_FILIAL = | DB_SERVIC = 499 | DB_PRODUTO <produto informado>  |  DB_LOCALIZ = <endereço informado> | DB_ORIGEM = SD3 | D3_LOCAL = 80 | D3_ESTORNO = S | DB_QUANT = 2
+--------------------------------------------------------------------- ACRESCENTADO 2 LINHAS ABAIXO ---------------------------------------------------------------------------+
3 | DB_FILIAL = | DB_SERVIC = 499 | DB_PRODUTO <produto informado>  |  DB_LOCALIZ = <endereço informado> | DB_ORIGEM = SD3 | DB_LOCAL = 10 | DB_ESTORNO = S | DB_QUANT = 2
4 | DB_FILIAL = | DB_SERVIC = 999 | DB_PRODUTO <produto informado>  |  DB_LOCALIZ = <endereço informado> | DB_ORIGEM = SD3 | D3_LOCAL = 80 | D3_ESTORNO = S | DB_QUANT = 2




Documentação base: -

Nome do KCS acima: -

Data revisão: 04/07/2023

Apoiador: Cassio X. Reis



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelContábil (SIGACTB)
Expandir
titleGeração dos campos UUID "XX_MSUIDT" pelo compatibilizador

Pré-requisitos:

A - Ter chaves habilitadas no appserver.ini
B - MV_PRJOVER = .T.
C - Ter os fontes CTBA930.PRW, CTBA930a.PRW, CTBA930b.PRW, CTBA930c.PRW e CTBA930d.PRW
D - Ter LIB e DBAccess atualizados
E - Possuir tabelas QLB, QLC e QLD
F - Ter os campos CV3_IDORIG e CV3_IDDEST na tabela CV3
G - Ter senha no usuário Administrador
H - Ter contabilizado alguma vez algum registro (https://tdn.totvs.com/x/Yn6ZDg)


Passo a passo:

1 - Crie as chaves nas seções do appserver.ini:

  • MULTIPROTOCOLPORT=1 na seção "[DRIVER]"
  • MULTIPROTOCOLPORTSECURE=0 na seção "[DRIVER]"
  • APP_ENVIRONMENT=<environment> na seção "[GENERAL]"


2 - Deixe o parâmetro MV_PRJOVER = .T.


3 - Rodar o expedição contínua e UPDDISTR do SIGACTB


4 - Atualizar LIB e DBAccess


5 - Inicie o sistema com "WIZARDUUID":


6 - Bote a senha do Administrador:


7 - Selecione a empresa e avance:


8 - Selecione a opção "Gerar SDF com os campos de ID" e avance:


9 - Após isso, clique em "Sim" na janela que perguntar "Deseja realizar o UDPDISTR". Ou, rode posteriormente o UPDDISTR separado para a criação dos campo XX_MSUIDT nas tabelas.


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 26/01/2024

Apoiador: [email protected]



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelFinanceiro (SIGAFIN)
Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelFramework (SIGACFG)
Expandir
titleGestão de Empresas

Passo a passo:

1 - Ir na rotina "CFGX032" (Ambiente > Empresas > Grupo de Empresas)

A - Incluir

XX8_CODIGO = '01'
XX8_DESCRI = "Grupo de Empresas 01 - Brasil"
XX8_SIZE = '6'
XX8_LEIAUT = 'EEUUFF'

XX9_PICT = '0-9' (em todas as linhas)


B - 'Sim'

Picture_2017-01-19_16_56_26.png


C - 'Com registros padrão'

Picture_2017-01-19_17_07_08.png


D - Esperar finalizar.


2 - Ir na rotina "CFGX032" (Ambiente > Empresas > Empresas)

A - Incluir

XX8_GRPEMP = '01'
XX8_CODIGO = '01'
XX8_DESCRI = 'Empresa 01 - São Paulo'


3 - Ir na rotina "CFGX032" (Ambiente > Empresas > Unidades de Negócio)

A - Incluir

XX8_GRPEMP = '01'
XX8_EMPR = '01'
XX8_CODIGO = '01'
XX8_DESCRI = 'Unidade de Negócio 01 - São Paulo'


4 - Ir na rotina "CFGX032" (Ambiente > Empresas > Filiais)

A - Incluir

XX8_GRPEMP = '01'
XX8_EMPR = '01'
XX8_UNID = '01'
XX8_CODIGO = '01'
XX8_DESCRI = 'Filial 01 - São Paulo'


5 - Sair e Entrar no sistema


6 - Exemplo de resultado (após o processo acima foi incluído outra filial):


Documentação base: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360025147611-MP-FRAME-Cria%C3%A7%C3%A3o-de-Empresas-e-Filiais

Nome do KCS acima: MP - FRAME - Criação de Empresas e Filiais

Data revisão: 03/01/2034



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSPED (TSS/NFE)
Expandir
titleAssunto 1

Passo a passo:


Documentação base: 

Nome do KCS acima: 

Data revisão: 



Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelCompras (SIGACOM)
Expandir
titleContrato do Gestão de Contratos (CNTA300)

Passo a passo: Criar contrato com planilha (SIGAGCT), vincular ao Faturamento (tecla F9) no campo (C5_CLIENTE)


Ativar parâmetro MV_CNPEDVE 


1 - Tipos de Contrato (CNTA021)

CN1_DESCRI = (qualquer opção)
CN1_ESPCTR = '2 - Venda'
CN1_MEDEVE = '1 - Sim'


2 - Tipos de Planilha (CNTA230)

CNL_DESCRI = 'CONFORME CONTRATO'


3 - Manutenção de Contratos (CNTA300) [Incluir com "Venda" no botão "INCLUIR"]

"Aba superior Cadastrais"

CN9_TIPO = (Escolher ALIAS criado no passo 1)
CN9_DTINIC = (dia atual vigente)
CN9_UNVIGE = '4 - Indeterminada'
CN9_CONDPG = (Escolher alguma criada na rotina MATA360)

"Aba inferior Clientes"

CNC_CLIENT = (Escolher algum criado na rotina CRMA980)

"Aba inferior Planilhas (aba do meio)"

CNA_CLIENT = (Escolher algum criado na rotina CRMA980)
CNA_TIPPLA = (Escolher ALIAS criado no passo 2)

"Aba inferior ltens (aba do fim)"

CNB_PRODUT = (Escolher algum criado na rotina MATA010)
CNB_QUANT = '10'
CNB_VLUNIT = '50'


(Outras Ações (No Browse da rotina CNTA300) →  Situação →  Nova Situação = '05 - Vigente' →  'Sim')


Documentação base 1: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/9041888557975-Cross-Segmentos-Totvs-Backoffice-Protheus-SIGAGCT-Informa%C3%A7%C3%B5es-adicionais-na-Consulta-padr%C3%A3o-da-Nova-Medi%C3%A7%C3%A3o-do-campo-Contrato-CND-CONTRA?source=search
Documentação base 2: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360019128831-Cross-Segmentos-Totvs-Backoffice-Protheus-SIGAGCT-Par%C3%A2metro-MV-CNPEDVE-Como-vincular-um-Contrato-do-Gest%C3%A3o-de-Contratos-a-um-Pedido-de-Venda-no-Faturamento-

Nome do KCS acima 1: Cross Segmentos - Totvs Backoffice Protheus - SIGAGCT -  Informações adicionais na Consulta padrão da Nova Medição do campo Contrato CND_CONTRA
Nome do KCS acima 2: Cross Segmentos - Totvs Backoffice Protheus - SIGAGCT - Parâmetro MV_CNPEDVE - Como vincular um Contrato do Gestão de Contratos a um Pedido de Venda no Faturamento ?

Data revisão: 22/06/2023

Apoiador: Eder Alberto de Campos



Card
defaulttrue
id060720201
labelFiscal (FIS)
Expandir
titleFISA170 - Configurador de Tributos (CFGTRIB)

A rotina Configurador de Tributos (FISA170) apenas possui vínculo com a estruturação de impostos no Pedidos de Venda (MATA410).

OBS: Nesses casos a atuação fica por parte da Equipe Fiscal.


Rotinas que não foram preparadas via fonte para isto, por exemplo, é a Orçamentos de Vendas (MATA415).

  • Faltam parâmetros na chamada da função MAFISINI e campos para guardar os IDs dos tributos.


Documentação base: https://tdn.totvs.com/display/public/PROT/CFGTRIB+-+Configurador+de+Tributos+-+12.1.33

Nome do KCS acima: CFGTRIB - Configurador de Tributos - 12.1.33

Data revisão: 18/10/2022


Expandir
titleCSLL | PIS | COFINS

1 - Naturezas (FINA010) [INCLUIR/ALTERAR]


Aba "Impostos"
"Calc. PIS [ED_CALCPIS]" = 'S - Sim'
"Porc PIS [ED_PERCPIS]" = 5,00 (Porcentagem qualquer)

"Calc. COFINS [ED_CALCCOF]" = 'S - Sim'
"Porc COFINS [ED_PERCCOF]"= 5,00 (Porcentagem qualquer)

"Calc. CSLL [ED_CALCCSL]" = 'S - Sim'
"Porc CSLL [ED_PERCCSL]"= 5,00 (Porcentagem qualquer)




2 - Tipos de Entrada/Saída (MATA080) [INCLUIR/ALTERAR]

Aba "Impostos"

"PIS/COFINS [F4_PISCOF]" = '3 - Ambos'
"Cred. PIS/COF [F4_PISCRED]" = Escolher se será debitado ou creditado




3 - Produtos (MATA010) [INCLUIR/ALTERAR]

Aba "Impostos"

"Retém PIS [B1_PIS]" = '1 - Sim'
"Retém COFINS [B1_COFINS]" = '1 - Sim'
"Retém CSLL [B1_CSLL]" = '1 - Sim'


Alíquotas (Não necessário preenchimentos caso seja definido do passo 1. Os resultados no fim desse tópico foram feitos colocando um produto que não tem esses três campos imediatamente abaixo preenchidos.)

"Perc. PIS [B1_PPIS]" = (Porcentagem qualquer)
"Perc. COFINS [B1_PCOFINS]" = (Porcentagem qualquer)
"Perc. CSLL [B1_PCSLL]" = (Porcentagem qualquer)




4 - Clientes (MATA030/CRMA980) [INCLUIR/ALTERAR]

Aba "Adm/Fin"

"Natureza [A1_NATUREZ]" = Colocar a natureza criada no Passo 1. (Caso o usuário use a natureza pelo pedido de venda, colocar a natureza criada no Passo 1 no campo C5_NATUREZ)


Aba "Fiscais"

"Rec. COFINS [A1_RECCOF]" = 'S - Sim'
"Rec. PIS [A1_RECPIS]" = 'S - Sim'
"Rec. CSLL [(A1_RECCSLL]" = 'S - Sim'




Utilizando no pedido de venda (MATA410) para faturar, com as configurações criadas nos passos anteriores:

  • O Produto [C6_PRODUTO]
  • O Cliente [C5_CLIENTE]
  • A Natureza criada (Vinculada ao cliente [A1_NATUREZ] ou no próprio pedido de vendas [C5_NATUREZ]
  • A TES Saída [C6_TS




Exemplos de testes:


1 - Resultado na planilha financeira (C6_VALOR = 10,00):


2 - Resultado nos campos do cabeçalho da nota fiscal ao faturar (SF2) o pedido de vendas do exemplo acima:



3 - Resultado ao aglutinar dois pedidos (MATA460A) com um produto apenas nos itens (com configuração do pedido de venda com os registros criados nos passos anteriores):





Documentação base: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/360019892171-Cross-Segmentos-Backoffice-Linha-Protheus-SIGAFIN-Configura%C3%A7%C3%A3o-e-Par%C3%A2metros-dos-Impostos-PIS-COFINS-CSLL

Nome do KCS acima: Backoffice Linha Protheus - SIGAFIN - Configuração e Parâmetros dos Impostos PIS / COFINS / CSLL

Data revisão: 13/10/2022



Card
defaulttrue
idAtivo Fixo (SIGAATF)
labelAtivo Fixo (SIGAATF)
Expandir
titleVenda de ativos (Ativo fixo vinculado a nota fiscal de saída) (ATFA036)

1 - Entrar na rotina "ATFA012" para criar os parâmetros MV_ULTDEPR exclusivos




2 - Deixar o parâmetro igual ao último dia do mes anterior (Exemplo: Se estou em 15 de agosto, deixo: "20233107")




3 - Sair e Entrar na rotina "ATFA012" e cadastrar um ativo fixo:


Aba superior "Dados do Bem":
"Cod. do Bem* (N1_CBASE)" = "CB1"
"Item* (N1_ITEM)" = "0001"
"Quantidade* (N1_QUANTD)" = 1
"Descr. Sint.* (N1_DESCRIC)" = "D1"
"Num.Plaqueta* (N1_CHAPA)" = "NP1"

Aba superior "Dados complementares":
"Cod. do Bem* (N1_PRODUTO)" = "AI"

Aba do meio "Saldos e Valores":
"Tipo Ativo (N3_TIPO)" = 1
"Historico (N3_HISTOR)" = "H1"
"Conta (N3_CCONTAB)" = <alguma criada não sintética>

Aba inferior "Valores":
"Val Orig M1 (N3_VORIG1)" = 1.000,00


Expandir
titleO que acontece ao salvar o registro nesse passo 3

[SALVAR]


Gera:

  • SN1 [Num.Plaqueta informado]
  • SN3 [Historico informado]
  • SN4 [Código de bem + Item + Ocorrência [05] e Motivo [ - ] informado] --- N4_IDMOV campo importante
  • SN5 [Conta contábil do ativo + Tipo [1] informado]





  • 4 - Ir na rotina "AFTA036"


Aperte F12 e marque o pergunte "Visualização ? = 'Tipos de Ativo'"

Reentre na rotina


Posicione sobre o ativo criado e vá no botão "Baixar":

      Aba superior "Dados da Baixa":
            "% Baixa (FN6_BAIXA)" = 100,00 > Botão "Sim" após
            "Qtd. baixa (FN6_QTDBX)" = (N1_QUANTD) cadastrado anteriormente

      Aba do meio "Tipos de ativos":
             Marcar a caixinha do item (histórico do tipo ativo)

        Aba superior "Dados da NF":
              "Gerar NF (FN6_GERANF)" = '2 - Não'
              "Num. NF (FN6_QNUMNF)" = 000134
              "Série (FN6_SERIE)" = 1
              "Valor NF/Ven (FN6_VALNF)" = 1.000,00


Expandir
titleO que acontece ao salvar o registro nesse passo 4

[SALVAR] Gera registro vermelho e: (FN6, FN7 e Acrescenta mais uma linha: SN4 e SN5)


(FN6) Importantes gerações:

  • FN6_NUMNF = 000134 (não deixa exlcuir NF saida se preenchido)
  • FN6_SERIE = 1 (Série do Documento)
  • FN6_DTBAIX = (data da baixa)
  • FN6_STATUS = 1 (1 = Baixado; 2 = Aberto)

(FN7) Importantes gerações:

  • FN7_DTBAIX
  • FN7_STATUS = 1 (1 = Baixado; 2 = Aberto)

(SN1) Importantes alimentações:

  • N1_BAIXA
  • N1_SERIE
  • N1_NFISCAL

(SN3) Importantes alimentações:

  • N3_DTBAIXA

(SN4) Importantes gerações com alimentações:


  • N4_NOTA
  • N4_VENDA
  • N4_SERIE
  • N4_IDMOV

(SN5) Importantes gerações com alimentações (SN5):

  • N5_TIPO





Documentação base: -

Nome do KCS acima: -

Data revisão: 24/08/2023

Apoiador: Pierre Martins do Nascimento





Card
defaulttrue
id060720201
labelNormas

Normas


Processos não técnicos necessários para a organização e histórico da equipe.

Deck of Cards
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effectDuration0.5
idVerificações 2
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelEstrutura de TDN (páginas)

1 - Índice

              1.1 - Índices abaixo (n...)

2 - How To & WEBINAR

               2.1 - How to (n...) [KCS]

                              2.1.1 - Minutagem 00:04 - Assunto (n...)

3 - Conceito

               3.1 - Conceito

4 - Considerações

               4.1 - Aviso/Consideração (n...) [KCS]

5 - Tópico de Aprofundamento na rotina

               5.1 - Processo (n...) dentro da rotina [KCS]

6 - Caminho, Campos e Tabelas

               6.1 - Caminho

                            6.1.1 - Caminho até chegar na tabela pelo menu

               6.2 - Campos do Cabeçalho

                             6.2.1 - Campo (n...)

                                       6.2.1.1 - Nota sobre o campo [KCS]

                                       6.2.1.2 - Dados técnicos do campo

               6.3 -  Campos do Item

                              6.3.1 - Nota sobre o campo [KCS]

                              6.3.2 - Dados técnicos do campo

                6.4 - Tabelas

                              6.4.1 - Tabelas envolvidas na rotina

                                        6.4.1.1 - Tabela (n...) (Explicação)

                              6.4.2 - Tabelas envolvidas diretamente após/indiretamente

                                        6.4.2.1 - Tabela (n...) (Explicação)

7 - Perguntas mais usuais (F.A.Q.)

                 7.1 - Dúvida (n...) [KCS]

8 - Como usar a rotina (envolve processos)

                 8.1 - Ensinamento (n...) [KCS]

9 - Botões na rotina

               9.1 - Botão (n...) [KCS]

10 - HELPS

                 10.1 - HELP (n....) [KCS]

11 - Parâmetros

                11.1 - Parâmetros (n...)

                               11.1.1 - Exemplo de uso do parâmetro [KCS]

12 - Relatórios relacionados

               12.1 - Utiliza tabelas da rotina diretamente

                              12.1.1 - Relatórios (n...) [KCS]

               12.2 - Utiliza os processos e dados da rotina

                              12.2.1 - Relatórios (n...) [KCS]

13 - Pontos de Entrada

                13.1 - Na rotina

                                13.1.1 - PE (n...) [KCS]

                13.2 - Em processos que envolvem a rotina

                                11.2.1 - PE (n...) [KCS]

14 - Rotina Automática (ExecAutos)

                14.1 - EA() [KCS]

15 - Sugestões

                15.1 - Sugestões


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelAbertura de ISSUE

Abertura de ISSUES


Expandir
titleDocumentação

1 - Registrar no ZenDesk (Macro Em Espera [Vinculando o link gerado na pasta Drive de evidências] e detalhando o ticket + Criação de ISSUE com passo a passo)

OBS 1: Se estiver bem explicado não necessita de evidências

OBS 2: Não vai para a planilha de ISSUES


Exemplo: https://totvssuporte.zendesk.com/agent/tickets/14761054


Etapas de criação:




Expandir
titleManutenção

1 - Gravar evidência e salvar no Drive das evidências: https://drive.google.com/drive/u/0/folders/1fCZQj_ImOB6MdMFI8sb4MN4LxtND-EbC

2 - Registrar no ZenDesk (Macro Em Espera [Vinculando o link gerado na pasta Drive de evidências] e detalhando o ticket + Criação de ISSUE com passo a passo)

3 - Registrar na planilha da equipe, planilha "ISSUES FAT/SERV/JUR", na aba interna do Excel do mês vigente.


Exemplo: https://totvssuporte.zendesk.com/agent/tickets/17811913


Etapas de criação:





Card
defaulttrue
id060720201
labelMontar bases

Montar bases

Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idVerificações 2
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
id060720201
labelProtheus completo

Protheus completo (Em andamento)


1 - Baixar o DBACCESS

2 - Baixar o Microsoft SQL

3 - 


(...)


2 - Criar Banco de Dados
3 - Linkar ODBC
4 - Linkar DBmonitor do DBACCESS
5 - Abrir e usar

Card
defaulttrue
id060720201
labelProtheus rápido (Bundles)

Tempo médio de duração para montagem e finalização: 22m

            a. Montagem e configuração: 12m
            b. Tempo do ambiente para criação de tabelas, organização e primeira parametrização: 10m


Passos

1 - Baixar bundles e organizar
2 - Criar Banco de Dados
3 - Linkar ODBC
4 - Linkar DBmonitor do DBACCESS
5 - Abrir o Protheus
6 - Gerar registro


1 - Baixar bundles e organizar

a. Ir no link do Arte e baixar o bundles da versão desejada (conterá tudo pronto das pastas "protheus" e "tec")
         > https://arte.engpro.totvs.com.br/engenharia/bundles/
b. Criar junto das suas pastas Protheus (onde está a pasta da sua 12.1.27 e 12.1.33 por exemplo NO C:) e criar uma pasta com o nome do ambiente desejado, por exemplo "12.1.33X".
c. Jogar as pastas baixadas no bundle ("protheus" e "tec") na pasta criada do ambiente "12.1.33X" [Agora temos dentro da pasta "12.1.33X" as pastas "protheus" e "tec"
d. excluir as pastas que vem solto junto das pastas "init.bat" e "contents.txt"
e. Pegar o appserver.ini de alguma base já criada e substituir no da nova base baixada no bundles. Após isso, dentro do appserver.ini, mude o nome do primeiro bloco de "[enviroinment]" para "[12.133X (nome do seu ambiente.)]", também deve-se escolher uma porta nova no bloco [TCP] e ajustar todos os caminhos, sugir mudar de por exemplo "/SourcePath=C:\protheus\12.1.27\protheus\apo/" para  "SourcePath=C:\protheus\12.1.33X\protheus\apo") em todos as partes de caminho, pode-se mudar o nome do ambiente copiado para o nome do ambiente a ser criado, faça isso toda vez que ler o nome do ambiente copiado dentro do arquivo "appserver.ini".
f. Pegar o smartclient.ini de alguma base já criada e substituir no da nova base baixada no bundles. Após isso, no bloco [tcp], coloque a nova porta também colocada no appserver.ini, coloque no bloco [config] o env server igual o nome da base "envserver=12.1.33x"
g. Ir no protheus > 12.1.22X > protheus > protheus_data > "system" ou continuar > fwbackup > "menu" e ver as listas dos arquivos ".xnu". Exclua qualquer arquivo dentro da pasta "menu" ou "system" que não seja ".xnu", exclua como por exemplo ".pfs/.pss"
h. No caminho "tec > appserver", dentro da pasta, selecione o arquivo "appserver.exe" > Clique com o botão direito na opção "Criar atalho".
i. Nesse atalho, selecione-o e clique com o botão direito > Vá na opção "Propriedades". > no campo "Destino" acrescente " -console" (Exemplo: C:\protheus\P12.1.33X\tec\appserver\appserver.exe -console) > Aperte no botão um pouco inferior chamado "Avançados..." > Selecione a opção "Executar como administador" > Aperte em "OK" para salvar a alteração. > Aperte no botão inferior "Aplicar" > Apertar no botão ao lado inferior "OK"
j. Selecione o atalho já ajustado e configurado (appserver.exe - ATALHO), aperte com o botão direito > Marque a opçãoo "Enviar para a área de trabalho"
k. No caminho "tec > smartclient", dentro da pasta, selecione o arquivo "smartclient.exe" > Clique com o botão direito na opção "Criar atalho".
l. Nesse atalho, selecione-o e clique com o botão direito > Vá na opção "Propriedades". > no campo "Destino" acrescente " -m" (Exemplo: C:\protheus\P12.1.33X\tec\smartclient\smartclient.exe -m) > Aperte no botão um pouco inferior chamado "Avançados..." > Selecione a opção "Executar como administador" > Aperte em "OK" para salvar a alteração. > Aperte no botão inferior "Aplicar" > Apertar no botão ao lado inferior "OK"
m. Selecione o atalho já ajustado e configurado (smartclient.exe - ATALHO), aperte com o botão direito > Marque a opção "Enviar para a área de trabalho"
n. Renomeie ambos arquivos como desejar.


2 - Criar Banco de Dados

a. Abrir o "Microsoft SQL Server Management Studio"
b. Clique direito no menu lateral "Databases" > "New Database/Novo Banco de Dados" e abrirá uma janela.
c. Coloque no "Database name:" um nome fácil de identificar, seguindo o exemplo, será "P12.1.33X"
d. No botão do canto superior esquerdo dentro da janela aberta "Options" selecione o "Collation:" e deixe marcado a opção "Latin1_General_BIN".
e. Clique em "OK" no canto inferior direito da janela.


3 - Linkar ODBC

a. Pesquise no Windows "odbc" e selecione o ODBC de 64 bits.
b. Na janela aberta, vá na aba "DSN de Sistema"
c. Aperte o botão "Adicionar" > "SQL Server Native Client 11.0" (geralmente o penúltimo) > Aperte no botão "Concluir"
d. Na próxima janela aberta no campo "Name:" coloque o nome do ALIAS do banco de dados. Aconselho colocar "12.1.33X"
e. No campo "Description:" coloque o nome do banco de dados. Aconselho colocar "12.1.33X" (novamente)
f. No campo "Server:" coloque o nome do seu usuário de máquina (o mesmo que aparece quando loga-se no Microsoft SQL Server Management Studio, por exemplo: "SPON123456789") > Apertar "OK"
g. Na próxima janela marque a opção círcular debaixo "With SQL Server authentication using a login ID and password entered by the user." 
h. Coloque no campo "Login ID:" o usuário "sa". Coloque no campo "Password:" a senha de rede (a mesma usada para entrar no Microsoft SQL Server Management Studio) > Apertar "Avançar >"
i. Na próxima janela, marque o campo checkbox "Change the default database to:" e coloque "12.1.33X".  > Apertar "Avançar >"
j. Na próxima janela, aperte "Concluir" direto.
k. Aperte no pop-up que abriu o botão "Test Data Source...". Se aparecer "TESTS COMPLETED SUCCESSFULLY!" está tudo certo e ocorreu com sucesso a conexão do ODBC.


4 - Linkar DBmonitor do DBACCESS

a. Vá até onde está o DBAccess de seu computador, geralmente está em alguma pasta chamada "dbaccess" no "C:".
b. Dentro da pasta, aperte no "dbmonitor.exe"
c. Na janela que abrir aperte "Ok" > Vá na aba "Configurações"
d. Na aba filha vá em "Microsoft SQL"
e. No checklist "Ambiente:" escolha "MSSQL"
f. Na parte "Usuário" no campo "Nome:" preencha com "sa". (mesmo nome colocado no Microsoft SQL)
g. Na parte "Usuário" no campo "Senha:" preencha com a sua senha (mesma senha colocada no Microsoft SQL)
h. Aperte no botão inferior "Salvar"
i. Vá na aba mãe "Assistentes" > aperte o botão "Validação de Conexão" > aperte em "Avançar >" > Seleciona na opção "Selecione a Base de Dados a ser utilizada" o valor "Microsoft SQL" > aperte em "Avançar >" > No campo "Entre com o nome do ambiente a ser testado:" coloque o nome do ambiente criado, "12.1.33X" > Aperte em "Finalizar".
j. Se aparecer escrito no pop-up "Ok" é pois ocorreu tudo certo. Se aparecer no pop-up escrito "Falha de conexão" ou qualquer erro, revise o processo.


5 - Abrir

a. Abra o atalho do appserver que está no ambiente de trabalho
b. Abra o atalho do smarclient que está no ambiente de trabalho
c. No smartclient, selecione o programa inicial "SIGACFG"
d. Espere o sistema carregar ele por completo, pois é a primeira vez dele.
e. Abrir mais um smartclient, com o programa inicial "SIGAMDI"


6 - Entrar na rotina via SIGAMDI "Inscr. Event Viewer (CFGA040)" e gerar um registro caso não tenha gerado

a. Preencher os campos obrigatórios
b. Salvar
c. Usar o Protheus normalmente


Card
defaulttrue
id060720201
labelProtheus 11

Protheus 11


Card
defaulttrue
id060720201
labelAplicar artefatos

Aplicar artefatos

Deck of Cards
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effectDuration0.5
idVerificações 2
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
id060720201
labelConfigurar Visual Studio Code

VS Code


DO ZERO:







CASO JÁ EXISTA:


1 - Abrir o Visual Studio Code


2 - Criar novo link de ambiente

         


3 - Configurar

                    3.1 - Coloque o nome informada no primeiro bloco (antigo bloco "[enviroinment]") dentro do appserver.ini:

                                       

                     3.2 - Coloque "localhost"

                     3.3 - Coloque a porta TCP informada no bloco "[TCP] dentro do appserver.ini"

                     3.4 - Procure a pasta do include do ambiente, entre nela e copie o link até ela e salve, exemplo: C:\protheus\12.1.XXXX\tec\include

                                         

Card
defaulttrue
id060720201
labelConfigurar Visual Studio

Visual Studio


Card
defaulttrue
id060720201
labelCompilar fontes/pontos de entrada

P.E.


Card
defaulttrue
id060720201
labelLIB

Requisitos básicos:


1 - Visual Studio Code configurado com a extensão TOTVS.

2 - Estar conectado na VPN.



Passo a passo:


1 - Baixar a LIB no link abaixo

(Todas versões): https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#all/all/all/search/LIB_LABEL

OBS: Clicar no link duas vezes pois na primeira abrirá em branco.

OBS2: Quando aparecer algum registro (ou ser a segunda vez que clicou), apertar no filtro "Todos pacotes disponíveis":



2 - Descompactar o arquivo da LIB

I.   

II.   

III.     



3 - Rodar o AppServer da base que quer atualizar a LIB (SmartClient da base deve estar fechado)



4 - Abrir o Visual Studio Code



5 - Conectar-se ao serviço

              I. Apertar no número 1, que é a extensão TOTVS no Visual Studio Code

              II. Clique com o botão direito no número 2 (Que será o nome da base que quer atualizar)

              III. Clicar no 3, que é para conectar efetivamente

OBS: Caso o serviço não esteja conectando (aparecendo as janelas para confirmar), feche o AppServer (com o Visual Studio Code ligado) e abra novamente.



6 - Clicar confirmando/apertar Enter em todas janelas que aparecerem

I.                    II.                      III.

OBS: Geralmente o campo de senha (Passo III.) realmente fica vazio. 

OBS 2: No final ficará ativo e verde (conectado):



7 - Abrir o aplicador de pacote

            I. Apertar no número 1 (que é o nome da base ativa) com o botão direito do mouse, para abrir as configurações da base.

            II. Apertar no 2 para abrir o aplicador, botão "Aplicação de Patch"



8 - Aplicar o pacote

            I. Apertar no 1, botão "Escolher arquivos"

            II. Pelo Explorador de Arquivos, procurar e escolher a LIB descompactada (passo 2) e ir no arquivo ".ptm", sempre tem a versão da LIB no nome. Dar dois cliques ou apertar em Abrir

            III. Clicar no número 3, botão "Apply/Close", para aplicar e fechar a tela



9 - Fiscalizar a aplicação

I.        II.


Na etapa I., podemos ver pelo console do AppServer ligado, que os pacotes estão sendo aplicados e o Visual Studio Code abaixo nos dá a mensagem que o pacote está sendo aplicado, "Applying Patch: (1/1) C:\Users:\seu.nome\Downloads\XX-XX-XX-LIB_LABEL_XXXXXXXX_PXX_X".

Na etapa II., podemos ver pelo console do AppServer ligado, que os pacotes foram aplicados, com a última mensagem "[INFO  ][SERVER]  [THREAD XXXXX] [XX/XX/XXXX XX:XX:XX]  End Build." e o Visual Studio Code abaixo nos dá a mensagem que o pacote foi aplicado, "Patch Applied".




Caso não tenha funcionado, cheque:


1 - Se está conectado na VPN

2 - Se saiu e entrou do AppServer novamente antes do passo 6

3 - Se está ligando o AppServer correto e tentando conectar pelo Visual Studio Code com o AppServer correto

4 - Se o SmartClient do AppServer da aplicação está ligado (é necessário que não para a ferramenta obter acesso exclusivo)

5 - Se o License Server está temporariamente fora do ar (para comprovar, basta tentar nas rotinas do Protheus normalmente)




Processo revisado: 20/10/2022



Card
defaulttrue
id060720201
labelPacotes de correção

Pacotes


Card
defaulttrue
id060720201
labelExpedição Contínua

Requisitos básicos:


1 - Visual Studio Code configurado com a extensão TOTVS.

2 - Estar conectado na VPN.



Passo a passo:


1 - Baixar a Expedição Contínua de acordo com a sua versão no link abaixo

(Todas versões): https://suporte.totvs.com/portal/p/10098/download#000006/all/all/search/FAT_expedicao_continua


OBS: Clicar no link duas vezes pois na primeira abrirá em branco.

OBS2: Quando aparecer algum registro (ou ser a segunda vez que clicou), apertar no filtro "Todos pacotes disponíveis":



2 - Descompactar o arquivo da Expedição Contínua


I.  

II.  

III.    



3 - Rodar o AppServer da base que quer atualizar a Expedição Contínua (SmartClient da base deve estar fechado)



4 - Abrir o Visual Studio Code



5 - Conectar-se ao serviço

              I. Apertar no número 1, que é a extensão TOTVS no Visual Studio Code

              II. Clique com o botão direito no número 2 (Que será o nome da base que quer atualizar)

              III. Clicar no 3, que é para conectar efetivamente

OBS: Caso o serviço não esteja conectando (aparecendo as janelas para confirmar), feche o AppServer (com o Visual Studio Code ligado) e abra novamente.



6 - Clicar confirmando/apertar Enter em todas janelas que aparecerem

I.                    II.                      III.

OBS: Geralmente o campo de senha (Passo III.) realmente fica vazio. 

OBS 2: No final ficará ativo e verde (conectado):



7 - Abrir o aplicador de pacote

            I. Apertar no número 1 (que é o nome da base ativa) com o botão direito do mouse, para abrir as configurações da base.

            II. Apertar no 2 para abrir o aplicador, botão "Aplicação de Patch"



8 - Aplicar o pacote

            I. Apertar no 1, botão "Escolher arquivos"

            II. Pelo Explorador de Arquivos, procurar e escolher a EXPEDIÇÃO CONTÍNUA descompactada (passo 2) e ir no arquivo ".ptm", sempre tem a versão da EXPEDIÇÃO CONTÍNUA no nome. Dar dois cliques ou apertar em Abrir

            III. Clicar no número 3, botão "Apply/Close", para aplicar e fechar a tela



9 - Fiscalizar a aplicação

I.        II.


Na etapa I., podemos ver pelo console do AppServer ligado, que os pacotes estão sendo aplicados e o Visual Studio Code abaixo nos dá a mensagem que o pacote está sendo aplicado, "Applying Patch: (1/1) C:\Users\seu.nome\Downloads\XX-XX-X_ATUALIZACAO_XX.XXXXX_FAT_EXPEDICAO_CONTINUA".

Na etapa II., podemos ver pelo console do AppServer ligado, que os pacotes foram aplicados, com a última mensagem "[INFO  ][SERVER]  [THREAD XXXXX] [XX/XX/XXXX XX:XX:XX]  End Build." e o Visual Studio Code abaixo nos dá a mensagem que o pacote foi aplicado, "Patch Applied".




Caso não tenha funcionado, cheque:


1 - Se está conectado na VPN

2 - Se saiu e entrou do AppServer novamente antes do passo 6

3 - Se está ligando o AppServer correto e tentando conectar pelo Visual Studio Code com o AppServer correto

4 - Se o SmartClient do AppServer da aplicação está ligado (é necessário que não para a ferramenta obter acesso exclusivo)

5 - Se o License Server está temporariamente fora do ar (para comprovar, basta tentar nas rotinas do Protheus normalmente)




Processo revisado: 20/10/2022



Card
defaulttrue
id060720201
labelAnálises

Análises

Deck of Cards
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effectDuration0.5
idVerificações 2
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
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id060720201
labelAnálise de Exporta-Dados

Estrutura:

1 - Fontes
2 - Aplicativos
3 - TReports
4 - Informações de ambiente
5 - Informações do remote (SmartClient)
6 - Informações do AppServer (Servidor local)
7 - Informações do DBAccess (Banco de Dados)
8 - Informações da LIB (Biblitoca estrutural)
9 - Informações da WorkArea
10 - Stage
11 - Central de atualizações


Demonstração:

1 - Fontes

Conteúdos da sessãoDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Fontes



NomeDataHora

ABREEXCL.PRG23/09/202217:20:56Fonte que compõe o código e ações que manipulam campos e tabelas de uma tela do ProtheusSão analisados os fontes pertinentes aos processos envolvidos com os módulos da equipe
(...)(...)(...)Continua-




2 - Aplicativos

Conteúdos da sessão

DefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Aplicativos



NomeDataHora

CENPOB2Y.APP26/06/202110:24:17Aplicativo envolvido com o ProtheusSão analisados os aplicativos pertinentes aos processos envolvidos com os módulos da equipe
(...)(...)(...)Continua-




3 - TReports

Conteúdos da sessãoDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
NomeDataHora

(...)(...)(...)-NÃO




4 - Informações de ambiente

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
AmbientePRODUCAONome do ambienteSIM
RPODBtop-NÃO
TRACE0-SIM
IXBLOGVazio-SIM
KILLSTACKVazio-NÃO
TRACESTACKVazio-NÃO
SPECIALKEYvinicius15.15ID único do ambienteNÃO
LOCALFILESCTREE-SIM
LOGPROFILERVazio-NÃO
TOPMEMOMEGA1-NÃO
RPOLANGUAGEMultiIdioma do ambienteNÃO
REGIONALLANGUAGEVazio-NÃO
LOCALDBEXTENSION.dtc-NÃO
CONNECTIONTIMEOUTVazio-NÃO
CTREEMODEVazio-NÃO
CONSOLELOG1-NÃO
CONSOLEFILEC:\protheus\12.1.XXXX\tec\appserver\log\log_XX.log-NÃO
MAXQUERYSIZEVazio-NÃO
MAXSTRINGSIZE10-NÃO



5 - Informações do remote (SmartClient)

Conteúdos da sessão

Utilizamos para análises na equipe?
Lib do remoteQT-5.15.3 WINLIB (Biblioteca) do SmartClientSIM (Comparação de versão de SmartClient)
Tipo do remoteMicrosoft WindowsSistema operacionalNÃO 
Build do remote7.00.210324P-20220412Estrutura do SmartClientSIM (Comparação de versão de SmartClient)
Versão do remote20.3.0.3Versão do SmartClientSIM (Comparação de versão de SmartClient)




6 - Informações do AppServer (Servidor local)

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Tipo do servidorConsoleTipo do servidorNÃO
AppServer Build7.00.211231-20243730Estrutura do AppServerSIM (Comparação de versão de AppServer)
Appserver version20.3.1.0_ts23Versão do AppServerSIM (Comparação de versão de AppServer)
Servidor 64 bitsSimDefine se a estrutura do computador/programa está em 64 bitsNÃO
Servidor UnixNãoDefine se o servidor é UnixNÃO




7 - Informações do DBAccess (Banco de Dados)

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Banco de dadosMSSQLAplicação do banco de dadosNÃO
DBAccess API Build20220303-20220720Estrutura da interface do DBAccessSIM (Comparação de versão de DBAccess)
DBAccess Build20210202-20220802Estrutura do DBAccessSIM (Comparação de versão de DBAccess)
DBAccess TipoWinNT (x64)Tipo da arquitetura do sistema operacionalNÃO
Latência entre DBAccess e SGDB0Latência entre DBAccess e SGDBNÃO



8 - Informações da LIB (Biblitoca estrutural)

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Informações da LIB


Versão da Lib20221010Versão da bilbiotecaSIM (Comparação de versão de LIB)
Data da Lib20220923_171326Data da bilbiotecaSIM (Comparação de versão de LIB)
ID da Lib3dc6520cc5055e5157d4ce350145cfc1126885c8Código identificador da bilbiotecaNÃO
Release12.1.033Versão do ProtheusSIM (Comparação de versão de LIB)
HardLock2014-NÃO
Versão do License Server3.4.3Versão do servidor de licenças do ambienteNÃO
Versão do ProtheusTOTVS EducacionalVersão do ProtheusNÃO
Dicionário no banco de dadosSimInforma se o dicionário é no banco de dadosNÃO




9 - Informações da WorkArea

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Informações da workarea


AliasSA1-NÃO
Índice ativo1-NÃO
Chave do índice ativoA1_FILIAL+A1_COD+A1_LOJA-NÃO
Recno posicionado9-NÃO
EOFNãoIndica se o sistema está em modo .EOFSIM (Análise de erros .EOF)
BOFNão-NÃO



10 - Stage

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Stage


STAGEMETADATAHabilitado-NÃO
STAGEERPHabilitado-NÃO
STAGECFGHabilitado-NÃO
STAGELEVEL0-NÃO
STAGENAME--NÃO



11 - Central de atualizações

Conteúdos da sessãoValor dos tópicosDefiniçãoUtilizamos para análises na equipe?
Versão TPH1.4.7
NÃO
TOTVSIdCONFIDENCIALCódigo identificar do ambienteNÃO
Data Avaliação Geral20221019-NÃO
Data Ok Ambiente--NÃO
ID TPH--NÃO
Mensagem PatchNão foi possivel enviar os dados para a request, Ids:  IDBIN estão com o valor 0-NÃO
Status RPO--NÃO
Mensagem RPO--NÃO
Data Ok Binários20221019-NÃO
ID Binários--NÃO
Mensagem BináriosLicenseServer not Allowed-NÃO
Chave GeralCONFIDENCIALChave do ALIAS do Banco SQLNÃO
Chave DataBaseCONFIDENCIALPorta do Banco SQL + Nome do Banco SQLNÃO





Card
defaulttrue
idAnálise de Error.log
labelAnálise de Error.log

Como analisar:

Estrutura:

1 - Cabeçalho


2 - Pilha de chamadas


3 - Informações do ambiente


4 - Variáveis públicas


5 - Pilha de chamadas abertas detalhadas

(. . .)


6 - Arquivos (Tabelas fixas, de sistema e temporárias) Exemplos na ordem: SX3, SYS_ADDRESS e SC00.


Card
defaulttrue
id060720201
labelDocumentações

(KCS Protheus 12): https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001529881-TOTVS-Backoffice-Linha-Protheus-

(TDN Protheus 12): https://tdn.totvs.com/x/Qj8mDg


Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idnossos proc
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelIntegrações

Integrações dos módulos:


FAT: https://tdn.totvs.com/x/-4upHg

TMK: https://tdn.totvs.com/x/GJypHg

PMS: https://tdn.totvs.com/x/eQ_uHg

CRM: https://tdn.totvs.com/x/z4ypHg

JURI: https://tdn.totvs.com/x/IhKuHg

GTP: https://tdn.totvs.com/x/8i6uHg  |  https://tdn.totvs.com/x/vVKnK

TEC: https://tdn.totvs.com/x/3xKuHg

PFS: https://tdn.totvs.com/x/0RuuHg

SISJURI: https://tdn.totvs.com/x/h2hsHQ

Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGAFAT

Conhecimento geral: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001545362-Faturamento-SIGAFAT-

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/6auRDg














Exclusivos:




Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGATMK

Conhecimento geral: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001533381-Call-Center-SIGATMK-

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/sUCWDg





  • Atualização de Dicionário






  • How To e WEBINAR


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGAPMS

Conhecimento geral: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001534081-Gest%C3%A3o-de-Projetos-SIGAPMS-

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/0RbsF






  • Atualização de Dicionário



  • Menu



  • How To e WEBINAR


Exclusivos:




Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGAJURI

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/kk8-Dg











  • ExecAuto

  • How To e WEBINAR


Exclusivos:







Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGAGTP

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/VU5yFw








  • FAQs



  • ExecAuto

  • How To e WEBINAR


Exclusivos:




Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGACRM

Conhecimento geral: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001533621-Customer-Relationship-Management-SIGACRM-

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/DYOpHg












  • How To e WEBINAR


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGATEC

Conhecimento geral: https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/sections/1500001533621-Customer-Relationship-Management-SIGACRM-

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/zEEaDg











  • ExecAuto

  • How To e WEBINAR


Exclusivos:






Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelSIGAPFS | SISJURI

Árvore principal (TDN): https://tdn.totvs.com/x/eu6FDg






  • Atualização de Dicionário


  • FAQs



  • ExecAuto

  • How To e WEBINAR


Exclusivos: