Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

A partir da 11.8

Ocorrência:

Explicativo sobre as condições de pagamentos no faturamento disponíveis no produto Protheus

Ambiente:

Todos

Indice_btn
Nameponto de entrada

Conceito

As condições de pagamento existem para estipular regras comerciais e prazos no momento da finalização da compra, seja ela um recebimento de empresas (compras) ou entrega (vendas). É possível víncular em casos da entrada de produtos (compra) pagamentos adiantados e no caso da saída de produtos (venda/faturamento) um recebimento adiantado.

Acréscimos, descontos, tipos, percentuais e algumas condições podem ser impostas no momento do cadastro da condição de pagamento, além do prazo/quantidade das parcelas da movimentação.


Considerações


Aviso
titleExceção de datas em pagamentos

As condições de pagamento possuem cadastro de datas somente por regra. Não é possível configurar para não cair em determinados dias ou determinar acréscimos ou decréscimos de acordo com a forma de pagamento.

No módulo financeiro [SE1 - Títulos à Receber] é feito um tratamento que pega o vencimento E1_VENCTO, que tem seu valor calculado pelo campo E1_EMISSAO e, ajusta o vencimento real do vencimento do título para o dia útil mais próximo e grava reajustado no campo “Vencto. Real - [E1_VENCREA]”




Dia 31 do mês

Os prazos de pagamento contam dias corridos, então, quando o mês possui 31 dias, ele será contado para definição do prazo final.
No entanto, para Tipos em que são definidas datas específicas para pagamento (Tipos 3/7) se utilizar a data "31" como dia fixo e o pagamento for calculado para cair no dia 31, porém, cair em um mês que não possui o dia 31 no Calendário, então será considerado o dia 30 tendo como regra o conceito de Mês Comercial (o qual considera que o ano possui 360 dias e cada um dos meses 30 dias, indistintamente).




Simulação e gravação real

A simulação da condição de pagamento e visualização na planilha são calculados a partir do campo “DT Emissao [C5_EMISSAO]”. A gravação real para ínicio da contagem dos vencimentos dos títulos em uma emissão de pedido de venda real a contagem é feita pelo campo D2_EMISSAO.

Isso ocorre pois pedidos de venda podem ser emitidos mas não liberados/faturados imediatamente, ou seja, o faturamento é superior a data de emissão do pedido de vendas, então a simulação calcula a partir do campo C5_EMISSAO para uma melhor visualização.

O parâmetro MV_DIACONT é importante nesse processo. (Define se o início é pela data da emissão da nota fiscal ou no dia posterior).

  • Exemplos de utilização desse parâmetro no tópico "Parâmetros" dessa documentação.




Cópia do pedido de venda

Quando realizar a cópia de um pedido de vendas, considerar o parâmetro MV_TIPCPDT para ajustar o Preenchimento da "Data de Entrega [C6_ENTREG]".

  • Exemplos de utilização desse parâmetro no tópico "Parâmetros" dessa documentação.




Antecipar/prorrogar datas

Quando utilizada uma condição de pagamento que configura dias específicos (Tipos 3/4/6), se o pagamento for calculado para uma data que não está entre as datas válidas configuradas no [E4_COND], então o sistema sempre irá prorrogar este pagamento para o próximo dia configurado como válido, o pagamento não é antecipado.




Recebimento Adiantado (RA)

Em Pedidos de Venda é possível relacionar a Venda com um Recebimento antecipado, de modo a gerar o parcelamento do restante com base na configuração da condição de pagamento.




Quantidade de parcelas
Por padrão o Protheus permite a inserção de 35 Parcelas (0 à 9 - A à Z), porém é possível aumentar este número a partir das configurações:

  • Parâmetro MV_1DUP: Por padrão possui o conteúdo A, podendo ser alterado para até 3 dígitos (AAA ou 001);

  • Campo E1_PARCELA: Por padrão possui a informação 1 (um dígito), pelo grupo de campos "PARCELA" do configurador pode ser alterado para até 3 dígitos.




Títulos de Devolução NDF (Nota Débito Fornecedor) / NCC (Nota Crédito Cliente) parcelados/datados conforme a condição de pagamento

Em uma compra/venda e negociado pagamento em 4 vezes, por algum motivo qualquer ocorre a desistência da compra dentro do prazo de devolução e é emitida uma nota de devolução do produto, para desfazer essa compra/venda.
No caso, o sistema não parcela o título de devolução (apesar da condição de pagamento selecionada) e gera apenas um título, com a data em que a compra está sendo desfeita, com o mesmo intuito, que é desfazer o pagamento/recebimento (não ocorrerá mais visto que o produto fora devolvido).




Impostos e acúmulo na primeira parcela

Sempre que configurar a condição de pagamento para Separar os Impostos (E4_IPI e/ou E4_SOLID) deve-se acrescentar o primeiro dígito da Condição de Pagamento (E4_COND) exclusivo para a duplicata de impostos.


  • Caso a nota emitida separe os impostos calculados:
    Serão gerados na primeira parcela configurada na Condição de Pgto.
    Deste modo, se desejar ratear o valor da duplicata em 3x mas com E4_IPI e/ou E4_SOLID = Separa, então é necessário configurar 4 parcelas na Condição, pois a primeira será de uso exclusivo para os impostos caso existam.

  • Caso a nota emitida não separe os impostos calculados:
    A primeira parcela configurada na Condição de Pagamento será desconsiderada, desde que E4_IPI e/ou E4_SOLID = Separa.


OBS: Para que o valor seja demonstrado corretamente no rateio entre as parcelas, a funcionalidade "Simulação" da rotina Cadastro de Condição de Pagamento [MATA360], o campo "Valor de Referência" deve compor o montante com os impostos, apesar de mencionar o valor especÍfico dos impostos nos campos "Valor do IPI" e "Valor do ICMS Solidário".


Para reter PIS COFINS CSLL somente na primeira parcela da Nota Fiscal de Entrada, pode ser obtido através dos parâmetros:

  • MV_RATPIS

  • MV_RATCOF

  • MV_RATCSLL


Detalhes em: Condição de Pagamento_Retenção_de_PIS_COFINS_CSLL somente na primeira parcela da Nota Fiscal de Entrada

  • Dúvidas sobre retenção PIS/COFINS/CSLL na nota fiscal de entrada contate a Equipe Compras / GCP / GCT [SIGACOM].




Rateio das Despesas acessórias entre as parcelas

O valor das despesas acessórias (frete/seguro/despesas) compõem a base de cálculo e assim, por padrão, são somadas ao valor das mercadorias para rateio (divisão) entre as parcelas.
O valor das despesas acessórias não é gerado em título(s) a parte ou apenas na primeira parcela (como ocorre com impostos).


Tipos de Condição de Pagamento


Configurado pelo campo “Tipo* [E4_TIPO]” na rotina MATA360.


Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idCusto Médio
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelTipos


Tipo 1:

Recomendado para condições de complexidade baixa;

É possível determinar a distância dos vencimentos entre as parcelas tendo como base a emissão do documento de saída.




Tipo 2:

Recomendado para condições de pagamento de complexidade baixa;

Representa o tempo até o vencimento (com um multiplicador), o números das parcelas e o intervalo entre elas também com um multiplicador.




Tipo 3:

Recomendado para condições de complexidade média;

Determina-se os dias até o primeiro vencimento, a quantidade de parcelas e os dias exatos de vencimento. (para o sistema ajustar para os dias colocados)




Tipo 4:

Recomendado para condições de pagamento com média complexidade;

Declara-se a quantidade de parcelas, o intervalo entre estas e o dia da semana padrão de vencimento.




Tipo 5:

Recomendado para condições de complexidade baixa;

Determina-se os dias até o primeiro vencimento, a quantidade de parcelas e a carência entre elas.




Tipo 6:

Recomendado para condições de complexidade alta;

Determina-se a quantidade de parcelas, o tempo em dias) até o início dos pagamentos, o dia da semana que o vencimento pode cair e a carência entre os vencimentos das parcelas (duplicatas).




Tipo 7:

Recomendado para condições de complexidade muito alta;

O primeiro algarismo simboliza a quantidade de parcelas, seguido dos dias do mês de cada mês que as parcelas cairão.




Tipo 8:

Recomendado para condições de complexidade muito alta;

Determinado com dois blocos númericos. O primeiro determina a distância de dias para o vencimento das duplicatas (a partir da emissão da nota fiscal, assim como a condição de pagamento do Tipo 1). O segundo determina a porcentagem de pagamento em relação ao total das duplicatas a ser paga nas respectivas parcelas.




Tipo 9:

Recomendado para condições da mais extrema complexidade;

Determina-se manualmente no pedido de vendas (Rotina MATA410 - Tabela SC5), a data das parcelas e os valores das parcelas.




Tipo A:

Não é utiliza no Faturamento - SIGAFAT.

Para informações e exemplos de uso, contate os módulos SIGAVEI - Veículos e SIGAOFI - Oficinas.




Tipo B:

É possível combinar as condições de pagamento em uma só (Exceto as do Tipo 9/A/B). Para isso é utilizado o item da rotina e configurado para cada uma seu tipo e a participação para compor o total da condição de pagamento única (rateio), para isso é utilizada a tabela SEC.



Card
defaulttrue
idCusto Médio
label1

Tipo 1:

Recomendado para condições de complexidade baixa;

É possível determinar a distância dos vencimentos entre as parcelas tendo como base a emissão do documento de saída.



Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 1

  • E4_COND = 00,30,60



OBS: Atente-se à configuração do parâmetro MV_DIACONT sendo 1 = Conta o dia atual ou 2 = Conta a partir do dia seguinte

  • Exemplos de utilização desse parâmetro no tópico "Parâmetros" dessa documentação.


GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 1 - E4_TIPO = “1”):

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label2

Tipo 2:

Recomendado para condições de pagamento de complexidade baixa;

Representa o tempo até o vencimento (com um multiplicador), o números das parcelas e o intervalo entre elas também com um multiplicador.



Cadastrando:

  • E4_CODIGO = 341 (Não é livre para escolha do usuário pois faz parte da composição da regra de condições de pagamento Tipo 2)

  • E4_TIPO = 2

  • E4_COND = 7 (nesse exemplo, o multiplicador tem valor 7)



GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 2 - E4_TIPO = “2”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label3

Tipo 3:

Recomendado para condições de complexidade média;

Determina-se os dias até o primeiro vencimento, a quantidade de parcelas e os dias exatos de vencimento. (para o sistema ajustar para os dias colocados)



Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 3

  • E4_COND = 3,42,7,14,21,28



GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 3 - E4_TIPO = “3”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label4

Tipo 4:

Recomendado para condições de pagamento com média complexidade;

Declara-se a quantidade de parcelas, o intervalo entre estas e o dia da semana padrão de vencimento.



d(S) são os dias de semana, assume-se:

1 - Domingo

2 - Segunda-Feira

3 - Terça-Feira

4 - Quarta-Feira

5 - Quinta-Feira

6 - Sexta-Feira

7 - Sábado


OBS: O sistema não retrocede a data para a semana vigente ao vencimento. Quando por intervalo de parcelas O vencimento cair na Quarta-Feira, a mesma semana o sistema levará a regra como vencimento para a Terça-Feira da semana seguinte.



Exemplo:

Emissão 28/06/22 + 30 DDL
Vencimento cairia para o dia 27/07 (Quarta-Feira), como a regra no pagamento é toda Terça-Feira , o vencimento correto será dia 02/08/22 (terça-feira da próxima semana), então o sistema reajusta, se utilizar essa condição de pagamento.


Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 4

  • E4_COND = 4,30,3 (Terça-Feira)



Resultado:

Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:


• 1ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.• 2ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 3ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 4ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.


GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 4 - E4_TIPO = “4”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label5

Tipo 5:

Recomendado para condições de complexidade baixa;

Determina-se os dias até o primeiro vencimento, a quantidade de parcelas e a carência entre elas.



Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 5

  • E4_COND = 30,4,30



Resultado:

Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:


• 1ª parcela paga 30 dias após a emissão do documento de saída.

• 2ª parcela paga 30 dias após o vencimento da parcela anterior.

• 3ª parcela paga 30 dias após o vencimento da parcela anterior.

• 4ª parcela paga 30 dias após o vencimento da parcela anterior.



GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 5 - E4_TIPO = “5”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label6

Tipo 6:

Recomendado para condições de complexidade alta;

Determina-se a quantidade de parcelas, o tempo em dias) até o início dos pagamentos, o dia da semana que o vencimento pode cair e a carência entre os vencimentos das parcelas (duplicatas).



d(S) são os dias de semana, assume-se:

1 - Domingo

2 - Segunda-Feira

3 - Terça-Feira

4 - Quarta-Feira

5 - Quinta-Feira

6 - Sexta-Feira

7 - Sábado


Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 6

  • E4_COND = 6,15,4 (Quarta-Feira),30



Resultado:

Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:


• 1ª parcela paga 15 dias após a emissão, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 2ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 3ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 4ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 5ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.

• 6ª parcela será paga após o vencimento da duplicata após os 30 dias de intervalo, a parcela será paga no reajuste para o dia da semana mais próximo (configurado) para cair.


GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 6 - E4_TIPO = “6").

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label7

Tipo 7:

Recomendado para condições de complexidade muito alta;

O primeiro algarismo simboliza a quantidade de parcelas, seguido dos dias do mês de cada mês que as parcelas cairão.


Somente um dia fixo no ano (independente da emissão)
Exemplo: Vencimento no dia 10/07

Criar uma condição de pagamento Tipo = 7 e Condição: 1,0,0,0,0,0,0,10,0,0,0,0,0 , onde o primeiro digito corresponde ao numero de parcelas e depois cada zero como corresponde a um mês do ano.

No sétimo zero foi inserido o dia do vencimento. Ao incluir uma nota na data de hoje, o vencimento ficará para 10/07.



Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 7

  • E4_COND = 03,05,10,15,20,25,30,05,10,15,20,25,30



Resultado:

Supondo que a emissão da nota fiscal de saída da compra foi emitida dia 01/01. Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:

• 1ª parcela paga dia 5 de janeiro.

• 2ª parcela paga dia 10 de fevereiro.

• 3ª parcela paga dia 15 de março.


OBS: O sistema não retrocede o mês para cálculo do vencimento.

Exemplo:

Se a Emissão: 10/01/22

O primeiro vencimento (janeiro) seria no dia 5 de janeiro, como foi emitido a nota fiscal em uma data superior a da primeira parcela, ele não retrocede e sim avança para a próxima, que é dia 10 de fevereiro.


GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 7 - E4_TIPO = “7”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label8

Tipo 8:

Recomendado para condições de complexidade muito alta;

Determinado com dois blocos númericos. O primeiro determina a distância de dias para o vencimento das duplicatas (a partir da emissão da nota fiscal, assim como a condição de pagamento do Tipo 1). O segundo determina a porcentagem de pagamento em relação ao total das duplicatas a ser paga nas respectivas parcelas.



Os blocos devem ser separados por []:

  • Primeiro bloco: Vencimento das duplicatas (similar ao da condição de pagamento Tipo 1).

  • Segundo bloco: Percentuais acumulados (concentrados) em cada duplicata respectiva que está no primeiro bloco.


Atenção:

O segundo bloco de números deve possuir em sua soma 100% e deve ter a quantidade de números igual a quantidade de parcelas (do primeiro bloco)


Porcentagem decimal:

Caso o número da porcentagem seja “quebrado”, por exemplo a porcentagem “Quinze e meio por cento” deve ser representada como “15.5” (com ponto e não vírgula) e separada por vírgulas para que não afete a contagem das demais parcelas e porcentagens.


Cadastrando:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = 8

  • E4_COND = [30,60,90],[50,22.5,22.5]



Resultado:

Supondo que o total das parcelas seja R$1000,00. Os pagamentos serão efetuados da seguinte forma:

• 1ª parcela 30 dias após a emissão com valor de R$550, que é 55% do valor total.

• 2ª parcela 60 dias após a emissão com valor de R$225, que é 22,5% do valor total.

• 3ª parcela 90 dias após a emissão com valor de R$225, que é 25,5% do valor total.


GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo 8 - E4_TIPO = “8”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
label9

Tipo 9:

Recomendado para condições da mais extrema complexidade;

Determina-se manualmente no pedido de vendas (Rotina MATA410 - Tabela SC5), a data das parcelas e os valores das parcelas.


Caso nenhum dos Tipos de Condição disponíveis atenda plenamente a particularidade de sua necessidade, pode-se utilizar a Condição de Pagamento Tipo 9, que é usada quando não há um tipo que automatize a especificidade da regra do cliente.
Detalhes abaixo e no link: Condição_de_Pagto_Tipo_9

O cadastro é feito na rotina Condições de Pagamento - [Rotina MATA360 - Tabela SE4], mas a configuração dos valores das parcelas e data de vencimento das parcelas é informada na rotina Pedidos de Vendas - [Rotina MATA410 - Tabela SC5] ou Orçamentos de Vendas - [Rotina MATA415 - Tabela SCJ].


Há dois tipos de uso sobre a Condição de Pagamento Tipo 9, o modo por percentual e o modo por valor fixo.

  • Valor Fixo (E4_COND = 0): O valor das parcelas é determinado inteiramente.

  • Valor Percentual (E4_COND = %): O valor das parcelas é determinado em porcentagens em relação ao total das parcelas.


Exemplo de Cadastro - Condição de Pagamento Tipo 9 - Valor Fixo

  • E4_CODIGO = 001

  • E4_TIPO = 9

  • → E4_COND = 0 (Valor fixo)

  • E4_DESCRI = “TIPO 9 VALOR FIXO”


Exemplo de Cadastro - Condição de Pagamento Tipo 9 - Valor Fixo

  • E4_CODIGO = 002

  • E4_TIPO = 9

  • → E4_COND = % (Valor em percentual)

  • E4_DESCRI = “TIPO 9 PERCENTUAL”




Exemplo de Uso da condição “001” que é Tipo 9 e tem o valor fixo:


Pedido 1:

“Pedido de Vendas” - C5_NUM: 000001
“Condição de Pagamento” - C5_COND: 001

“Parcela 1” - C5_PARC1 = 10
“Parcela 2” - C5_PARC2 = 30
“Parcela 3” - C5_PARC3 = 30
“Parcela 4” - C5_PARC4 = 30

“Vencimento 1” - C5_DATA1 = 25/03/2022
“Vencimento 2” - C5_DATA1 = 20/04/2022
“Vencimento 3” - C5_DATA1 = 05/05/2022
“Vencimento 4” - C5_DATA1 = 10/06/2022


Valor Total do Pedido R$ 1.000,00 (Total de todos os itens [C6_VALOR])


Resultado do Pedido 1:

• Parcela 1: 100,00 e vencimento 25/03/2022
• Parcela 2: 300,00 e vencimento 20/04/2022
• Parcela 3: 300,00 e vencimento 05/05/2022
• Parcela 4: 300,00 e vencimento 10/06/2022




Exemplo de Uso da condição “002” que é Tipo 9 e tem valor em percentual:


Pedido 2:

“Pedido de Vendas” - C5_NUM: 000002
“Condição de Pagamento” - C5_COND: 002

“Parcela 1” - C5_PARC1 = 10
“Parcela 2” - C5_PARC2 = 30
“Parcela 3” - C5_PARC3 = 30
“Parcela 4” - C5_PARC4 = 30

“Vencimento 1” - C5_DATA1 = 25/03/2022
“Vencimento 2” - C5_DATA1 = 20/04/2022
“Vencimento 3” - C5_DATA1 = 05/05/2022
“Vencimento 4” - C5_DATA1 = 10/06/2022


Valor Total do Pedido R$ 1.000,00 (Total de todos os itens [C6_VALOR])


Resultado do Pedido 2:

• Parcela 1: 10% sobre o total do pedido (R$100,00) e vencimento 25/03/2022
• Parcela 2: 30% sobre o total do pedido (R$ 300,00) e vencimento 20/04/2022
• Parcela 3: 30% sobre o total do pedido (R$ 300,00) e vencimento 05/05/2022
• Parcela 4: 30% sobre o total do pedido (R$ 300,00) e vencimento 10/06/2022



Cada duplicata tem seu valor colocado em um campo (C5_PARC1/2/3/4 ou CJ_PARC1/2/3/4) e seu respectivo vencimento colocado em outro campo (C5_DATA1/2/3/4 ou CJ_DATA1/2/3/4) manualmente na tela das rotinas Pedidos de Venda e Orçamentos de Venda.

A quantidade de parcelas usadas em condição de pagamento do tipo 9 depende do parâmetro MV_NUMPARC.
Por padrão são 4 parcelas (MV_NUMPARC = 4). (totalizando 8 campos, pois cada campo de valor tem seu respectivo campo de vencimento).

  • Exemplos de utilização desse parâmetro no tópico "Parâmetros" dessa documentação.


OBS 1: Cada duplicata deve ter um valor (C5_PARCx) e data de vencimento (C5_DATAx) correspondente no pedido de vendas.

OBS 2: Cada projeção de orçamento deve ter um valor (CJ_PARCx) e data de vencimento (CJ_DATAx) correspondente no orçamento de vendas.


Exemplo:

Duplicata 1/Parcela 1 (Primeira parcela com o valor de R$200 com seu respectivo vencimento dia 01/05/2022)

  • “Parcela 1” C5_PARC1 = 200,00 e “Vencimento 1” C5_DATA1 = 01/05/2022 (no pedido de venda)

  • “Parcela 1” CJ_PARC1 = 200,00 e “Vencimento 1” CJ_DATA1 = 01/05/2022 (no orçamento de venda)


Duplicata 2/Parcela 2 (Segunda parcela com o valor de R$400,08 com seu respectivo vencimento dia 02/05/2022)

  • “Parcela 2” C5_PARC2 = 400,08 e “Vencimento 2” C5_DATA2 = 02/05/2022 (no pedido de venda)

  • “Parcela 2” CJ_PARC2 = 400,08 e “Vencimento 2” CJ_DATA2 = 02/05/2022 (no orçamento de venda)


Duplicata 3/Parcela 3 (Terceira parcela com o valor de R$777,77 com seu respectivo vencimento dia 16/07/2022)

  • “Parcela 3” C5_PARC3 = 777,77 e “Vencimento 3” C5_DATA3 = 16/07/2022 (no pedido de venda)

  • “Parcela 3" CJ_PARC3 = 777,77 e “Vencimento 3” CJ_DATA3 = 16/07/2022 (no orçamento de venda)


Duplicata 4/Parcela 4 (Quarta parcela com o valor de R$1234,56 com seu respectivo vencimento dia 28/09/2022)

  • “Parcela 4” C5_PARC4 = 1234,56 e “Vencimento 4” C5_DATA4 = 28/09/2022 (no pedido de venda)

  • “Parcela 4” CJ_PARC4 = 1234,56 e “Vencimento 4” CJ_DATA4 = 28/09/2022 (no orçamento de venda)




Aumentar quantidade de parcelas na condição de pagamento Tipo 9

Caso seja necessitado mais que 4 parcelas, deve-se fazer 3 processos para utilizar mais duplicatas no pedido de vendas:


Exemplo: Necessidade de ter 5 parcelas com a Condição de Pagamento Tipo 9:

1 - Criar os campos respectivos com estrutura igual aos nativos (C5_PARC1/2/3/4 e C5_DATA1/2/3/4 por exemplo) na tabela SC5 para os pedidos de venda.

  • C5_PARC5

  • C5_DATA5


2 - Criar os campos respectivos com estrutura igual aos nativos (CJ_PARC1/2/3/4 e CJ_DATA1/2/3/4 por exemplo) na tabela SCJ para os orçamentos de venda.

  • CJ_PARC5

  • CJ_DATA5


3 - Alterar o parâmetro de quantidade de parcelas

  • MV_NUMPARC = 5


OBSERVAÇÕES:

  • Em caso de aumento de parcelas, necessariamente a quantidades de parcelas no pedido de venda (SC5) deve ser igual a quantidade de parcelas no orçamento de venda (SCJ), mesmo que a empresa não utilize, por exemplo, os orçamentos de venda como regra de negócio/processo.
    Caso seja criado campos de “C5_PARCn e C5_DATAn” para mais duplicatas no pedido de venda e não sejam criadas respectivos campos para as mesmas duplicatas no orçamento de vendas (“CJ_PARCn” e ”CJ_DATAn”) o sistema apresentará inconsistências.

  • O parâmetro MV_NUMPARC deve ser igual o valor da quantidade das parcelas possíveis criadas para a Condição de Pagamento Tipo 9, caso contrário o sistema apresentará inconsistências.


Exemplo 1 (Protheus padrão):

  • C5_PARC1/2/3/4

  • CJ_PARC1/2/3/4

  • C5_DATA1/2/3/4

  • CJ_DATA1/2/3/4

  • MV_NUMPARC = 4

Não ocorre inconsistências e/ou HELPS.


Exemplo 2 (Em casos de aumento de parcelas, no exemplo foi criado campos para suportar 9 parcelas):

  • C5_PARC1/2/3/4/5/6/7/8/9

  • CJ_PARC1/2/3/4/5/6/7/8/9

  • C5_DATA1/2/3/4/5/6/7/8/9

  • CJ_DATA1/2/3/4/5/6/7/8/9

  • MV_NUMPARC = 4

Ocorre inconsistências e/ou HELPS pois o parâmetro não está: MV_NUMPARC = 9, que é a quantidade total das parcelas.


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelA

A Condição de Pagamento Tipo A não é utilizada no Faturamento - SIGAFAT.

Para informações e exemplos de uso, contate os módulos SIGAVEI - Veículos e SIGAOFI - Oficinas.


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelB

É possível combinar as condições de pagamento em uma só (Exceto as do Tipo 9/A/B).
Para isso é utilizado o item da rotina e configurado para cada uma seu tipo e a participação para compor o total da condição de pagamento única (rateio), para isso é utilizada a “Tabela SEC - Desmembramento de Condições de Pagamento”.


Na janela de inclusão de condição de pagamento, a área superior apresenta os campos para definição dos tipos das condições de pagamento já existentes; a área inferior, apresenta linhas para definição dos itens quando a Condição de Pagamento for Tipo B (E4_TIPO = B), neste caso, somente os campos definidos nos itens serão considerados para o cálculo dos vencimentos das duplicatas.




Cadastrando (misturando uma condição de pagamento do Tipo 1 e uma Tipo 5):

Data da emissão fiscal de saída (ou simulação), gerada por um pedido de venda no dia 01/01/2022:

  • E4_CODIGO = (critério do usuário)

  • E4_TIPO = B

  • E4_COND = 0 (o sistema desconsidera esta informação, pois trata-se do tipo B, esse campo é obrigatório, deve-se digitar qualquer valor)

  • E4_DESCRI = (critério do usuário)


Linha 1:

  • EC_ITEM = 01

  • EC_TIPO = 1

  • EC_COND = 00,30,90 (3 parcelas nesta linha)

  • EC_RATEIO = 60


Linha 2:

  • EC_ITEM = 02

  • EC_TIPO = 5

  • EC_COND = 30,3,30 (3 parcelas nesta linha)

  • EC_RATEIO = 40


Valor total de um pedido de vendas = R$1000,00 (para o exemplo de resultado à seguir:


Resultado:

Parcela 1: Valor da parcela R$200 - Data de vencimento da parcela: 01/01/2022

Parcela 2: Valor da parcela R$200 - Data de vencimento da parcela: 31/01/2022

Parcela 3: Valor da parcela R$200 - Data de vencimento da parcela: 01/04/2022

Parcela 4: Valor da parcela R$133,33 - Data de vencimento da parcela: 01/05/2022

Parcela 5: Valor da parcela R$133,33 - Data de vencimento da parcela: 31/01/2022

Parcela 6: Valor da parcela R$133,34- Data de vencimento da parcela: 30/06/2022




O campo Rateio “EC_RATEIO” é responsável por determinar a porcentagem em relação ao total das parcelas que será acumulada naquela condição de pagamento. A soma dos campos “EC_RATEIO” deve resultar em 100 (100% do valor assimilado).

No exemplo acima, na linha 1, há a Condição de Pagamento Tipo 1 e, nela será concentrado 60% do valor (R$600) para ser distribuida conforme sua regra. Na linha 2, há a Condição de Pagamento Tipo 5 e, nela será concentrado 40% do valor (R$400) para ser distribuida conforme sua regra.


MV_AGLDUPB - Parâmetro que define se quando existirem duplicatas com a mesma data de vencimento, estas deverão ser aglutinadas.

MV_DATDUPB - Parâmetro que indica se para o cálculo dos vencimentos, será aplicada a data do último título gerado como referência para a próxima condição (1=Atualiza) ou será utilizada sempre a data inicial (2-Inicial).

  • Exemplos de utilização desse parâmetro no tópico "Parâmetros" dessa documentação.




GIF Exemplo do resultado da simulação utilizando a condição de pagamento acima (Tipo B - E4_TIPO = “B”).

Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelOutros

Caso nenhum dos Tipos de Condição disponíveis atenda plenamente a particularidade de sua necessidade, pode-se utilizar a Condição de Pagamento Tipo 9, que é usada quando não há um tipo que automatize a especificidade da regra do cliente.
Detalhes abaixo e no link: Condição_de_Pagto_Tipo_9




Forma de pagamento 90 - Sem pagamento:

Link do TDN:
https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=606095368


Importante:
Caso seja necessário gerar realmente 90 Sem pagamento:
1- Por padrão, para que seja levada as formas de pagamento no XML é necessário que o campo esteja preenchido Forma Pgto. E4_FORMA.


Cross Segmentos - Backoffice Protheus - Doc. Eletrônicos - Como gerar a forma de pagamento 90 - Sem pagamento:
https://centraldeatendimento.totvs.com/hc/pt-br/articles/4407763490327-Cross-Segmentos-Backoffice-Protheus-Doc-Eletr%C3%B4nicos-Como-gerar-a-forma-de-pagamento-90-Sem-pagamento?source=search




Caminho, Campos e Tabelas


Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idOCORRÊNCIAS
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelCaminho

Caminho: Ambiente Faturamento (SIGAFAT) [05] → Atualizações → Cadastros → Condições de Pagamento [MATA360]


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelCampos do Cabeçalho (SE4)

E4_FILIAL - “Filial” (nativamente obrigatório)

Grava a filial posicionada que você está inserido ao cadastrar a condição de pagamento.

KCS 1: Saiba como o campo E4_FILIAL é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_FILIAL


E4_CODIGO - “Codigo” (nativamente obrigatório)

Código ID da condição de pagamento.

KCS 2: Saiba como o campo E4_CODIGO é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_FILIAL


E4_TIPO - “Tipo” (nativamente obrigatório)

Código que determina o tipo da condição de pagamento (1/2/3/4/5/6/7/8/9/A/B).

KCS 3: Saiba como o campo E4_TIPO é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_TIPO


E4_COND - “Cond. Pagto” (nativamente obrigatório)

Regra a ser imposta nas duplicatas, tem de estar de acordo com o tipo cadastrado anteriormente [E4_TIPO].

KCS 4: Saiba como o campo E4_COND é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_COND


E4_DESCRI (nativamente obrigatório)

Campo para identificação da condição de pagamento pelo usuário.

KCS 5: Saiba como o campo E4_DESCRI é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_DESCRI


E4_IPI - “IPI (N/J/S)”

Define se o valor do IPI deve ser distríbuido entre as demais parcelas, se será cobrado na primeira parcela ou se será cobrado em um título gerado a parte.

KCS 6: Saiba como o campo E4_IPI é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_IPI


E4_DDD - “Dias da Cond”

Campo para impor regras sobre como será o início da contagem das datas dos vencimentos da parcela.

Saiba como o campo E4_DDD é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_DDD


E4_DIADESC - “Dias p/Desc.”

Até quantos dias a partir da emissão do título haverá descontos ao realizar a baixa deste (pagar).

Saiba como o campo E4_DIADESC é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_DIADESC


E4_MSBLQL = “Status”

Campo de status do registro. Toda tabela tem. Determina se este registro/cadastro/array está ativo ou desativo.

Saiba como o campo E4_MSBLQL é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_MSBLQL


E4_DESCFIN - “Desc.Financ.”

Desconto que é levado para a nota fiscal ao utilizar a condição de pagamento no pedido de venda. Não é mostrado o desconto no pedido de venda, é concedido apenas na baixa do título.

Saiba como o campo E4_DESCFIN é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_DESCFIN


E4_FORMA - “Forma Pgto”

Campo informativo de como será a forma de pagamento.

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGALOJA (Automação Comercial).


E4_ACRSFIN - “% Acres.Fin.”

Campo destinado a determinar o acréscimo financeiro por porcentagem, aparece só em simulações na planilha financeira e é aplicado na geração da nota fiscal de saída.

Saiba como o campo E4_ACRSFIN é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_ACRSFIN


E4_SOLID - “ICM Solid.”

Campo destinado a determinar o imposto “ICMS Solidário”

Saiba como o campo E4_SOLID é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_SOLID


E4_ACRES - “Acres. Financ”

Campo destinado a determinar o acréscimo financeiro em valor (não é porcentagem), aparece só em simulações na planilha financeira e é aplicado na geração da nota fiscal de saída.

Saiba como o campo E4_ACRES é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_SOLID


E4_PERCOM - “% Comissao”

Percentual de comissão ao vendedor ao gerar documento de saída com a condição de pagamento.

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGATMS (Gestão de Transportes).


E4_SUPER - “Lim.Superior”

Valor máximo de venda utilizado para a condição de pagamento.

KCS 13: Saiba como o campo E4_SUPER é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_SUPER


E4_INFER - “Lim.Inferior”

Valor mínimo de venda utilizado para a condição de pagamento.

Saiba como o campo E4_INFER é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_INFER


E4_FATOR - “Fator Multip”

Campo não utilizado (informativo exclusivo na rotina).


E4_PLANO - “Plano”

Plano do Infocard.

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGALOJA (Automação Comercial).


E4_JURCART - “Juros Cartao”

Juros do cartão por conta informada, campo informativo no Faturamento (SIGAFAT).

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGALOJA (Automação Comercial).


E4_CTRADT - “Adiantamento”

Informa se a condição de pagamento permitirá recebimento adiantado.

KCS 15: Saiba como o campo E4_CTRADT é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo E4_CTRADT


E4_AGRACRS - “Agrega Acrs.”

Indica se agrega ou não o acréscimo financeiro no valor das parcelas da venda. Caso negativo, será considerado o acréscimo somente no título e não será incluído o valor no documento fiscal

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGALOJA (Automação Comercial).


E4_LIMACRS - “Lim. Dias Pg”

Indica o prazo limite de dias para pagamento a vista de todas as parcelas do título. A verificação é feita com a Database “DDATABASE” do sistema e o vencimento da primeira parcela.

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGALOJA (Automação Comercial).


E4_CCORREN - “Con Corrente”

Indica se usará dados da conta corrente.

Para mais informações sobre o campo, contate a equipe do SIGALOJA (Automação Comercial).


E4_TPAY - “TOTVS Mais Negócio”

Indica se a condição de pagamento será integrada pelo TOTVS Mais Negócios (Integração Colaboração).


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelCampos dos Itens (SEC)

Campos da SEC (Usados apenas se E4_TIPO = B)


EC_FILIAL - “Filial” (nativamente obrigatório e oculto)

Grava a filial posicionada que você está inserido ao cadastrar a condição de pagamento.

Saiba como o campo EC_FILIAL é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo EC_FILIAL


EC_CODIGO - “Codigo” (nativamente obrigatório e oculto)

Código ID da condição de pagamento desmembrada. Esse campo não é usado pois as condições de pagamento do item são vínculadas ao ID código da condição de pagamento do cabeçalho (E4_CODIGO).

Dados técnicos do campo EC_CODIGO


EC_ITEM - “Item” (nativamente obrigatório)

Posição na linha dentre as demais condições se existirem.

Saiba como o campo EC_ITEM é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo EC_ITEM


EC_TIPO - “Tipo” (nativamente obrigatório)

Código que determina o tipo da linha desmembrada (1/2/3/4/5/6/7/8). Em condições do Tipo B, as condições 9/A/B não são permitidas.

Saiba como o campo EC_TIPO é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo EC_TIPO


EC_COND - “Cond. Pagto” (nativamente obrigatório)

Regra a ser imposta nas duplicatas, tem de estar de acordo com o tipo cadastrado anteriormente [EC_TIPO].

Saiba como o campo EC_COND é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo EC_COND


EC_IPI - “Ipi (N/J/S)”

Define se o valor do IPI deve ser distríbuido entre as demais parcelas, se será cobrado na primeira parcela ou se será cobrado em um título gerado a parte.

Saiba como o campo EC_IPI é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos:

Dados técnicos do campo EC_IPI


EC_DDD - “Dias da Cond”

Campo para impor regras sobre como será o início da contagem das datas dos vencimentos da parcela.

Saiba como o campo EC_DDD é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos.

Dados técnicos do campo EC_DDD


EC_SOLID - “ICM Solid.”

Campo destinado a determinar o imposto “ICMS Solidário”

Saiba como o campo EC_SOLID é alimentado e com quais parâmetros interage com exemplos.

Dados técnicos do campo EC_SOLID


EC_RATEIO - “% Rateio” (nativamente obrigatório)

Participação de cada condição de pagamento colocada na linha. O total de todas as linhas deve ser 100%.

Saiba como o campo EC_RATEIO é alimentado e com quais parâmetros interage diretamente com exemplos.

Dados técnicos do campo EC_RATEIO


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelTabelas

Tabelas da Condição de Pagamento (no Faturamento - SIGAFAT):

  • SE4 - Condições de Pagamento - [Cabeçalho]

  • SEC - Desmembramento de CondIções de Pagamento - [Item] - Usada somente se E4_TIPO = B.


Principais tabelas envolvidas diretamente em movimentações em detrimento da Condição de Pagamento (no Faturamento - SIGAFAT):

  • SE1 - Títulos à Receber (Gera as duplicatas à serem recebidas)

  • FIE - Relacionamento de Pedidos x Adiantamentos (Caso a condição de pagamento permita o recebimento adiantado)



Perguntas mais usuais (F.A.Q.)


Como passar a usar a condição de pagamento

Deck of Cards
startHiddenfalse
effectDuration0.5
idOCORRÊNCIAS
effectTypehorizontal
loopCardstrue
Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelUsando para faturar (padrão)

1 - No pedido de venda [Rotina MATA410 - Tabela SC5], preencher o campo “Cond Pagto. [C5_CONDPAG]” com a condição criada.

2 - Liberar o pedido de vendas e posteriormente gerar o documento de saída (faturar).

3 - Visualizar os títulos com suas duplicatas geradas [Rotina FINA740 - Tabela SE1].


Card
defaulttrue
idCusto Médio
labelUsando para Recebimento Adiantado

1 - No cadastro da condição de pagamento, o campo “Adiantamento [E4_CTRADT]” igual a “1 - Sim”.

2 - No pedido de venda [Rotina MATA410 - Tabela SC5], preencher o campo C5_CONDPAG.

3 - No pedido de venda [Rotina MATA410 - Tabela SC5], entrar no botão “Outras Ações > Adiantam.” e vincular um Recebimento Adiantado.

4 - Liberar o pedido de vendas e posteriormente gerar o documento de saída (faturar).

5 - A primeira parcela da condição de pagamento estará compensada. [Rotina FATA740 - Tabela SE1].

6 - A compensação pode ser visualizada [Tabela FR3]


Aviso
titleOBSERVAÇÃO

Caso a condição de pagamento permita recebimento adiantado e este não for vínculado no botão da tela do pedido “Outras Ações > Adiantam.”, não será possível salvar o pedido de venda.


Saiba mais sobre:

KCS sobre Recebimento Adiantado: [Cross Segmento - TOTVS Backoffice (Linha Protheus) - SIGAFAT- Como vincular ou Desvincular RA no Pedido de Vendas pela Rotina MATA410]

TDN sobre Recebimento Adiantado: https://tdn.totvs.com/x/GkD2Dw


HELPS



Parâmetros


MV_DIACONT (Considera datas da contra-apresentação ou da parcela a vista da respectiva condição)

Válido apenas para Condição de Pagamento Tipo 1. Dependendo do valor posto começa a contar o prazo para pagamento à partir do próprio dia da emissão (E1_EMISSAO) ou no dia posterior (E1_EMISSAO + 1 dia). Pode atuar em conjunto do campo E4_DDD (o uso do parâmetro não invalida o uso do campo E4_DDD).


MV_1DUP (Define a inicialização da primeira parcela do título gerado. Exemplo: A -> Para sequência alfa)

Parâmetro MV_1DUP: Por padrão possui o conteúdo A, podendo ser alterado para até 3 dígitos (AAA ou 001). Pode atuar em conjunto do campo E1_PARCELA.


MV_TIPCPDT

Preenchimento da data de entrega “Entrega [C6_ENTREG]” em cópias de pedidos de venda.


MV_LJOFFLN

Determina se o ambiente (Protheus) está ou não trabalhando Offline.


MV_JFSINC

Determina se habilita ou não a fila de sincronização para integrar com outros sistemas e módulos. (SIGAPFS/Legal Desk)


MV_LJGRINT

Define se está ativa a integração Protheus.


MV_RATPIS

Indica se deve ou não ratear o PIS retenção nas parcelas do titulo da nota fiscal de entrada


MV_RATCOF

Indica se deve ou não ratear COFINS retenção nas parcelas do titulo da nota fiscal de entrada.


MV_RATCSLL

Indica se deve ou não ratear CSLL retenção nas parcelas do titulo da nota fiscal de entrada.


MV_DATDUPB

Indica se a data de referência da condições de pagamento do Tipo B serão atualizadas ou sempre terão como base a data inicial.


MV_AGLDUPB

Define se quando existirem duplicatas com a mesma data de vencimento, estas deverão ou não ser aglutinadas.


MV_IPITP9

Define se o valor do IPI será incluso nas parcelas. A Condição de Pagamento Tipo 9 tem o valor definido pelo usuário em valor ou em percentual, sendo assim, se a opção escolhida for valor, o IPI pode ser distribuído nas parcelas como convier.


Pontos de Entrada


Na rotina:

MTA360MNU - Adiciona opções no MenuDef() da Condição de Pagamento

MT360DEL - Validar exclusão de condição de pagamento

MT360GRV - Após a atualização de todas as tabelas da rotina de condição de pagamento nas operações de inclusão, alteração e exclusão

MT360VLD - Está localizado na rotina de validação, Ma360VLD(), das informações da condição de pagamento


Em processos que envolvem a rotina:

M460RTPD - Executado antes do rateio das despesas acessórias:http://tdn.totvs.com/display/public/PROT/M460RTPD

M460COND - Alteração de data inicial da condição de pagamento. Chamado antes de gerar o cabeçalho da nota fiscal de saída:


M460FIM - Chamado apos a gravação da nota fiscal de saída, e fora da transação


M461VTot - Verifica o total da nota fiscal de saída e a condição de pagamento escolhida, antes de sua geração
OBS: O ponto de entrada não é chamado na opção Prep. Doc. Saída da rotina MATA410, é chamado na opção Prep. Doc. Saída da rotina MATA461.

MT461VCT - Alteração no vencimento e valor do título

M4601DUP - Possibilita a alteração do número da primeira parcela dos títulos. As demais serão uma sequência alfanúmerica destes:


M460MOED - Altera definição da moeda do título:

GEMXGRCVND - Manutenção da condição de pagamento no pedido de venda


ExecAuto()

ExecAuto() da Rotina Condições de Pagamento (MATA360): https://tdn.totvs.com/x/4gZvBg


Outras ponderações

Gostaria de sugerir uma implementação diferente ou uma melhoria nessa documentação? Abra um ticket para nós, a Equipe Faturamento (SIGAFAT)!