Páginas filhas
  • RMPAT00004_Roteiro de Conversão do Totvs Gestão Patrimonial

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

De acordo com nosso exemplo, o mês inicial e final informado será Setembro. Poderíamos também emitir o relatório com mês inicial em janeiro e final em setembro, pois precisamos conferir os saldos patrimoniais no final de setembro.

Para exemplificar vamos emitir o relatório para as contas 1.01.1.1.650 a 1.01.1.1.656 conforme print abaixo.

 

Reparem que a conta 1.01.1.1.650 apresentou um saldo final de R$ 67.000,00 para o valor Patrimonial.

Já o saldo final de Depreciação Acumulada – conta 1.01.1.1.651 foi de R$ 5.024,97 

Ou seja, no módulo TOTVS Gestão Contábil estas contas contábeis devem possuir o mesmo saldo final, pois até o mês de setembro todas as contabilizações já foram integradas ao lote zero da contabilidade. 

2º PASSO: Para conferência do saldo contábil dentro do TOTVS Gestão Contábil sugerimos que seja emitido um Balancete ou Razão Analítico para conferência.
Em nosso exemplo, vamos emitir um Balancete.

Após acessar o TOTVS Gestão Contábil, deve-se acessar o menu Relatórios/Balancete.

 

 
Seguindo o nosso exemplo, vamos emitir o relatório para a conta 1.01.1.1.650 e conta 1.01.1.1.651 no período de 01/09/2011 a 30/09/2011.


 

 
Reparem que o saldo final da conta 1.01.11.650 e da conta 1.01.1.1.651 coincidem com os saldos do Razão Auxiliar do RM Bonum.
Este mesmo procedimento deve ser feito para todas as contas do Ativo Imobilizado. 

ATENÇÃO: Após a conferência e conciliação dos saldos das contas, deve-se emitir todos os relatórios necessários e executar uma cópia de segurança (backup) da base de dados, pois o próximo passo será a execução da Liberação de Período no RM Bonum.

É muito importante que todos os relatórios necessários já tenham sido emitidos e um backup de segurança já tenha sido feito, pois a liberação irá apagar os cálculos existentes e após não será possível emitir dados do período liberado.

No caso de qualquer problema na liberação do período, este backup deve ser voltado imediatamente, portanto este processo deve ser feito fora do expediente de trabalho, pois caso ocorra algum problema e seja necessário voltar o backup, os demais departamentos da empresa não serão afetados com a restauração.

No exemplo que apresentamos, a contabilidade já está encerrada até o mês 09/2011 e os saldos do Razão Auxiliar estão de acordo com os saldos na contabilidade, portanto o próximo passo será realizar a liberação mensal até o mês 09.


3º PASSO: Para liberação mensal deve ser acessado o menu Utilitários/Liberações.Image Added

Image Removed 

Após será apresentada a tela para que sejam informados os dados da liberação.


 

 
No campo "Tipo" deve ser informado "Mensal" e no campo "Mês final de liberação" deve ser informado o mês desejado.
Em nosso exemplo vamos informar o mês de Setembro.

4º PASSO: Após a realização da Liberação de Período até o mês de Setembro, sugerimos que seja emitido o relatório "Razão Auxiliar" no RM Bonum para o mês de Outubro. O objetivo da emissão deste relatório é conferir se os saldos anteriores estão de acordo com o saldo final que foi apresentado antes da liberação.

Ex: Vamos emitir o relatório Razão Auxiliar para as contas 1.01.1.1.650 e 1.01.1.1.651 no mês de outubro após a liberação mensal que foi feita.


 

 

Reparem que o saldo anterior em 30/09 para a conta 1.01.1.1.650 se encontra em 67.000,00. O saldo anterior para a conta de depreciação 1.01.1.1.651 em 30/09 é de 5.024,97.
Ou  Ou seja, os saldos anteriores estão corretos e de acordo com os saldos finais antes da liberação.

ATENÇÃO: Sugerimos que esta conferência seja feita para todas as contas contábeis do ativo imobilizado.
Após a realização da conferência dos valores, a conversão da base de dados para a versão 11.50 poderá ser feita.

Orientamos que primeiramente seja convertida uma base de "Testes", para que todos os processos internos sejam testados e conferidos antes da conversão da base oficial de produção. É muito importante que os usuários conheçam os novos recursos e realizem os testes de acordo com os processos internos existentes.

5º PASSO: Acessar o Conversor de base de dados – versão 11.50. Após executar o conversor o mesmo irá verificar se existem patrimônios cadastrados na base, existindo patrimônios será apresentada a mensagem abaixo:

Ao final da conversão da base para a versão 11.50 caso ocorram erros no log, o mesmo deverá ser enviado para análise da equipe técnica da TOTVS. Não ocorrendo erros a base poderá ser acessada.

Feita a conversão para a versão 11.50, ao acessar o RM Bonum.exe pela primeira vez será apresentada a mensagem abaixo:

 

Ao confirmar este processo, os registros existentes na base serão convertidos para as novas tabelas do Bonum.NET.
Atenção: Ao final deste processo será apresentado um log de conversão, caso o log apresente algum erro, favor entrar em contato com a equipe técnica de suporte do RM Bonum para análise do mesmo.

Após a conversão para o Bonum.Net, o processo de execução dos cálculos de depreciações deverá ser feito.
O Bonum.Net trabalha com o conceito mensal. Considerando nosso exemplo, após a conversão para o Bonum.Net o mês de cálculo será outubro, pois antes de converter a base realizamos a liberação mensal do período de setembro. Então a seguir, iremos executar os cálculos para este mês.

6º PASSO: Para execução dos cálculos devemos acessar o menu Cadastros/Cálculos.


Após  Após devemos selecionar o Cálculo e clicar em Processos/Cálculo do Patrimônio.

Após clicar em "Cálculo do Patrimônio" será apresentada a tela para confirmação do Processo. Confirmando a execução, será iniciada o processo de cálculos do mês em questão.
ATENÇÃO: Sem a execução deste processo a depreciação dos Patrimônios não é realizada, portanto este processo é imprescindível.
Existem outras formas de acesso para execução dos cálculos. O processo pode ser executado também pelos seguintes menus:
Na visão de Cadastros/Cenários acessar a opção Processos/Calcular Cenário
Na visão de Patrimônios acessar a opção Processos/Cálculo de Depreciação
ATENÇÃO: Caso o processo seja executado na visão de Patrimônios, deverá ser feito um filtro de todos os patrimônios,selecioná-los e executar o processo. Os patrimônios do tipo título não devem ser filtrados para execução de cálculos.
7º PASSO: Para emissão do relatório de conferência dos saldos patrimoniais deve-ser realizar os seguintes procedimentos:
Primeiramente deve-se importar o relatório "Ficha de Imobilizado". O relatório "Razão Auxiliar" que existe no sistema Delphi foi substituído pelo "Ficha de Imobilizado". Esta substituição foi necessário devido à nova estrutura de tabelas. No Bonum.Net não existe o conceito de grupo de contas, a contabilização das operações é feita utilizando eventos contábeis.
O relatório "Ficha de Imobilizado" irá apresentar os valores patrimoniais/depreciações acumuladas/ depreciações mensais de cada grupo, com suas respectivas operações patrimôniais (baixas, acréscimos, transferências monetárias, transferências de controle) caso existam.
Deve-se acessar o menu Relatórios/Gerador.NET (Preview).

Após devemos acessar Processos/Importar Estrutura de Relatório.

Após será apresentada a tela para seleção do relatório.

OBS: O relatório "Ficha de Imobilizado" também pode ser emtido por filial, para isso é necessário importar também o relatório "2 - Ficha de Imobilizado por Filial".

...