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  • TOTVS Assistente de Criação de Base Teste

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A ferramenta de Assistente de Criação de Base Teste permite selecionar em sua base origem as tabelas que deseja exportar, através de um wizard de interface intuitiva, e então salvar em um arquivo de configuração que será lido pela ferramenta DBTools (maiores informações sobre o DBTools neste link), que irá criar uma base de testes com os mesmos dados das tabelas selecionadas na base de origem.

Obs.: esta ferramenta destina-se ao uso exclusivo de criação de bases de teste/desenvolvimento. Não recomendamos o uso para criação de bases de produção.


Para utilização, primeiro deve-se seguir os passos do aviso abaixo, para configuração de execução de Apps no Protheus.Aviso:

Informações

Para utilização desse App no Protheus, ative as seguintes linhas no arquivo appserver.ini:
[General]
App_Environment={nome-do-ambiente-utilizado}

[Drivers]
MULTIPROTOCOLPORT=1


Segundo, deve-se incluir um item de menu através do Configurador, para chamar o App FWCFGTOOLS. Acesse: Configurador > Ambiente > Cadastros > Menus, edite o menu do Configurador, e inclua um Novo Item abaixo da pasta Base de Dados / Dicionário com as configurações abaixo:
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Após essas configurações, abra o App através do atalho de menu criado. Será exibida a tela abaixo:
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A primeira tela do App são as Orientações. Leia as orientações referentes ao tipo de base que deve ser criada, então marque a caixinha indicando que está de acordo, e clique em Próximo.
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Na tela seguinte, clique na lupa para selecionar o Grupo de empresas que deseja utilizar como base de origem. Então clique em Próximo.
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Na tela de Tabelas, clique na lupasetinha para baixo do menu dropdown, e selecione quais tabelas desta base deseja exportar para a base destino. É possível marcar/desmarcar todas, e fazer filtros através do campo Pesquisar Buscar, por exemplo, digitando apenas SX para trazer apenas as tabelas contendo SX no nome.
IMG_6621Do lado direito serão listadas as tabelas selecionadas. Após fazer a seleção, clique em Próximo.
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A próxima tela lista os dados do Banco de dados de origem. Os campos são bloqueados para edição, servindo apenas para conferência. Se o DBAccess possui Usuário e Senha para acesso, preencha-os nos respectivos campos. Clique em Próximo.

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Em seguida, na tela de Banco de dados de destino, é necessário configurar a conexão com o DBAccess que fará a conexão com o banco de dados que foi designado para receber a exportação. 
- Database: digite o nome do banco de dados de destino
- Endereço do servidor: digite o endereço ou hostname do servidor onde este DBAccess está instalado
- Porta: digite a porta configurada neste DBAccess
- Alias: digite o nome da conexão, nome da base de destino criada
- Usuário: é opcional, digite apenas se o DBAccess exige usuário e senha para entrar
- Senha: é opcional, digite apenas se o DBAccess exige usuário e senha para entrar

Após preencher as informações acima, é recomendável clicar no botão Testar conexão para verificar se está tudo OK. Ao clicar, será exibido um popup informando se está OK.

Estando tudo certo, clique em Próximo.

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Na última tela, de Conclusão, confira as informações cadastradas nos passos anteriores e, estando tudo certo, clique no botão Gerar (se precisar alterar alguma coisa, pode clicar na respectiva bolinha no topo da tela).

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Ao clicar no botão Gerar, será exibida a caixa de diálogo do sistema operacional para salvamento de arquivos. Selecione uma pasta (recomendamos já selecionar a pasta onde fica o executável do DBTools), escolha um nome para o arquivo, e salve-o. Será exibida uma mensagem de "Arquivo gerado com sucesso".

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Finalizado o processo, se clicar no botão Encerrar, será exibido um aviso que as informações de tela serão apagadas e voltará ao primeiro passo do assistente.

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Na pasta selecionada, serão gerados 2 arquivos: dbtools.ini, contendo as configurações de conexão com DBAccess origem e destino, e o arquivo .txt com o nome escolhido, que contém a listagem das tabelas gerada pelo assistente. Estes arquivos serão utilizados pela ferramenta DBTools para criar a base teste.

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Templatedocumentos

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