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Uma operação financeira em um sistema financeiro é uma transação ou atividade relacionada à gestão e registro de aspectos financeiros, como movimentações de dinheiro, pagamentos, recebimentos, cálculos de juros e descontos. A finalidade dessas operações é registrar e controlar os eventos ocorridos no sistema financeiro, permitindo o correto acompanhamento e gerenciamento das transações monetárias.
Abaixo estão alguns exemplos de operações cadastradas.
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Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.
Cadastro de Ocorrência Financeira
Acesse o módulo Supervisor Financeiro, clique no Menu Cadastros, em seguida, clique na aplicação Espécie.
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Imagem 2 - Visualizar Operações Cadastradas
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Dica |
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Não é aconselhável a edição de operações cadastradas, já que vários procedimentos |
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estão amarrados as devidas operações. |
Operação: Campo numérico do código da operação financeira. Para um novo cadastro, é importante que o código seja único e diferente das operações já existentes no sistema.
Descrição reduzida: Descrição breve e resumida da operação financeira.
Descrição: Descrição completa da Operação.
Classificação: Campo utilizado para categorizar a operação financeira em uma determinada classificação ou categoria, como abatimento, cancelamento, desconto, juros, entre outras opções disponíveis.
Nível para uso: Campo que define o nível de permissão de acesso à operação. É utilizado para determinar qual tipo de usuário terá autorização para executar ou visualizar essa operação. As opções podem incluir administrador, diretor, gerente, líder, usuário, trainee, visitante e bloqueado.
Imagem 3 - Operação
Partida: A partida, representa o registro inicial de uma transação financeira e define qual conta ou tabela será afetada pela operação, bem como a natureza da movimentação financeira (débito ou crédito). É a etapa em que ocorre o registro ou movimentação de valores em uma determinada conta, ou tabela financeira.
Contrapartida: é a operação que corresponde à ação oposta da partida. É usada para registrar a contrapartida de uma transação financeira. Usando o exemplo de uma
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transferência de valores entre contas correntes,
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na partida, o valor é debitado de uma conta corrente, enquanto na contrapartida, o valor é creditado em outra conta.
Imagem 4 - Partida e Contrapartida
Ocorrência de crédito
Gerar ocorrência: Ao marcar esta opção, selecione as Ocorrência cadastrada para registrar nos títulos as alterações efetuadas. Dependendo da configuração, podem impactar na disponibilidade de crédito ao cliente.
Observação: Definição de observação que se possa desejar que conste na operação e
insere em outra conta, ou seja, na partida é debitado da conta corrente e na contra
partida é creditado.
- Duplicar a operação facilita a cópia de informações de uma operação já existente,
mas sem excluir a atual, apenas é criada uma nova operação com os mesmos dados,
porém informando um novo código, descrição e descrição reduzida.Obs: Para a operação aparecer para ser selecionada, por exemplo, na inclusão de títulos, ela
primeiro deve ser cadastrada na operação por espécie com a espécie da inclusão.
CAMPO INDICADOR DE COMISSÃO
É necessário ”indicar de comissão”, conforme sinalizado e será uma operação
de Inclusão, Devolução de Cliente, entre outras.
Caso este campo esteja em branco, indica que o cliente não trabalha com
indicador de comissão ou não trabalha por liquidez, apenas no faturamento.
Botão Duplicar Operação: Facilita a cópia de informações de uma operação já existente, mas sem excluir a atual, apenas é criada uma nova operação com os mesmos dados, porém informando um novo código, descrição e descrição reduzida.
Obs: Para a operação aparecer para ser selecionada, por exemplo, na inclusão de títulos, ela primeiro deve ser cadastrada na operação por espécie com a espécie da inclusão.
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