Versões comparadas

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  • Processos - Cancelar Sucateamento de Objeto de Manutenção
    Permite cancelar o sucateamento do Objeto de Manutenção que esteja neste estado de conservação. Ao ser cancelado, o estado de conservação do objeto passará a ser “Usado”.
  • Processos – Cria OS do Plano de Manutenção
    Permite criar ordem de serviço para o objeto de manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido.
  • Processos – Cria OS para Terceiros do Plano de Manutenção
    Permite criar ordem de serviço para terceiros do Objeto de Manutenção que possua Plano de Manutenção vencido. Caso o Plano de Manutenção não esteja vencido o sistema irá emitir uma mensagem avisado que o plano não está vencido. 
  • Processos - Imprimir Objeto de Manutenção
    Permite a impressão e a visualização de um relatório de Objeto de Manutenção personalizado por meio do Gerador de Relatórios.


Controle de Pneu

O Pneu é um item crítico da manutenção do ponto de vista de custos e disponibilidade de operação dos equipamentos. Devido a isto o pneu é um tipo de objeto de manutenção com algumas particularidades de controle.

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Exemplo:
“Modelo de Chuva” e “Banda de Rolagem Macia” são exemplos de Modelos de Desenho.

Tipo de Borracha

Permite cadastrar os Tipos de Borrachas utilizados no objeto de manutenção do tipo pneu, definido no seu processo de reforma. Na tela de visão é possível incluir, editar, excluir, atualizar, navegar pelos registros, localizar um registro, configurar colunas, exportar dados, imprimir relatórios, acessar Anexos, acessar Processos e aplicar filtros.

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Nota

A última reforma cadastrada será visualizada clicando no botão “Reforma de Pneus” na tela de edição da Ordem de Serviço.

A diferença entre “Campos Configuráveis” e “Campos Complementares” é que os “Campos Complementares” além de permitir a criação de campos do tipo alfanumérico permite criar campos de outros tipos (inteiro, data, real e texto).


Operação e Manutenção

Neste tópico serão apresentadas as operações de manutenção e acompanhamento dos processos do RM.

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Para trabalhar com apropriação direta de produto, na tela de cadastro de índice de acompanhamento marque o parâmetro “Apropriação Direta de Produto” e depois na tela de cadastro de Objeto de
Manutenção / Anexo – Produto do Objeto de Manutenção cadastre o produto a ser apropriado. Informe a quantidade a ser apropriada, a data de inicialização e o consumo médio do produto para o Objeto de Manutenção. Após fazer o cadastro como mostra a figura 28 abaixo, ao acessar o menu Operações / Apropriação Direta de Produto(s) informar o identificador do Objeto de Manutenção o produto ficará visível para fazer a apropriação. Veja mais detalhes no tópico Apropriação Direta e Medição de Consumo.

Plano de Manutenção

Os Planos de Manutenção são conjuntos de serviços e produtos a serem executados e aplicados periodicamente a uma unidade ou a um grupo de Objetos de Manutenção do mesmo tipo. Através
do Plano de Manutenção é possível Planejar e controlar a execução da manutenção periódica. Estes devem ser executados em intervalos que variam em função dos Indicadores de Uso Cadastrados no
Tipo de Objeto de Manutenção. É possível que Objetos de Manutenção pertencentes ao mesmo grupo (Tipo, Modelo e Submodelo) façam parte de Planos de Manutenção diferentes. O vencimento dos Planos de Manutenção poderá ser por marco ou cíclico em função do indicador de uso. E o vencimento será calculado em função da média atual do indicador de uso do Objeto de Manutenção. Para cadastrar um plano de manutenção acesse o menu Tabelas  / Manutenção / Plano de Manutenção.

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Processos – Cópia de Planos de Manutenção
Permite criar cópias dos Planos de Manutenção selecionados. Para fazê-lo, selecione o(s) plano(s) que deseja copiar, e defina o Tipo de Objeto, Modelo e SubModelo que a cópia do(s) plano(s) terá(ao). Os planos copiados terão os mesmos itens do(s) plano(s) selecionado(s) para fazer(em) a(s) cópia(s).


Ordem de Serviço

As Ordens de Serviços(OS) devem ser emitidas para a execução de serviços nos Objetos de Manutenção. As OS são compostas por itens de serviços e peças. Acesse o menu  Manutenção / Ordem de Serviço.

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Seleção de Preço Permite selecionar o preço dos produtos/serviços presentes no Plano de Manutenção, de acordo com a parametrização no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento.

Ordem de Serviço para Terceiros

Alguns serviços de manutenção são realizados por terceiros de acordo com critérios técnicos. Os equipamentos ou partes dos mesmos são enviados para o prestador do serviço ou consertados na
própria empresa. Nestes casos é utilizada a ordem de serviço para Terceiros. Esta OS também é composta por produtos e serviços. Os produtos normalmente são fornecidos pelo prestador do serviço, mas também pode ser fornecidos pela empresa. Neste caso estas podem ser requisitadas normalmente a partir da OS utilizando-se dos movimentos no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Para os serviços da OS para Terceiros não é gerenciado a alocação de mão-de-obra. Todos os campos da Pasta Identificação são os mesmos da Ordem de Serviço. Somente o campo “Fornecedor do Serviço” é acrescido, se o movimento for parametrizado para tal no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento. Normalmente os movimentos de OS para terceiros são parametrizados para que o destinatário seja um fornecedor já que normalmente o setor de manutenção já tem fornecedores definidos de acordo com os critérios técnicos.

Requisição do Serviço de Terceiros
Os serviços de terceiros podem ser requisitados ao setor de compra para que este realize uma cotação ou simplesmente aprove e dispare o processo de pagamento do fornecedor definido pela manutenção. Ordem de serviço para terceiros sem fornecedor definido é quando o fornecedor não é definido no momento de abertura da OS, o movimento de abertura pode ser parametrizado para não trabalhar com fornecedor. Para configurar o movimento de ordem de serviço para terceiros sem fornecedor, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento, na parametrização dos tipos de movimentos define-se o destinatário como “Empresa”.

Geração de Objeto de Manutenção de Produto

Os produtos adquiridos pela empresa podem ser Objetos de Manutenção. Quando temos uma grande quantidade de um determinado produto que deve ser objeto de manutenção, podemos utilizar o
recurso para facilitar o cadastro das unidades. O uso de tal recurso reduz o trabalho de ter que cadastrar unidade por unidade de um mesmo objeto de manutenção. Porém, somente é possível gerar objetos de manutenção cujo tipo esteja associado a um produto da coligada. Acesse o cadastro de Tipo de Objeto de Manutenção e no Submodelo do tipo no campo “Produto” informe o produto que será utilizado na geração de Objeto de Manutenção a partir de produto. Este processo é utilizado principalmente para objetos de manutenção como pneus, cujo identificador é um número seqüencial chamado marca de fogo e cuja aquisição normalmente é realizada para várias unidades do mesmo tipo, modelo e submodelo. Acesse o menu Operações / Geração de Objeto(s) de Manutenção / Produto.

Importação de Lançamento de Indicadores de Uso

O CTF é um arquivo gerado pelos postos da Petrobrás e Ipiranga. Quando um Objeto de Manutenção passa em um dos postos dessas distribuidoras o sistema ler os dados da placa e o medidor atual.
Assim através do site das distribuidoras é possível ter acesso ao arquivo (.txt) para se ter controle dos indicadores de uso de uma frota de Objetos de Manutenção que estão em circulação. Um arquivo do tipo CTF carrega os principais dados para importação de indicadores de uso no RM Officina. O layout abaixo deve ser cadastrado no menu Atividades/ Importação de Lançamento de Indicadores de Uso / Layout de Importação. Essa funcionalidade não é especifica para importação de arquivo de CTF, poderá ser usada para importar arquivo de indicadores de uso de acordo com a necessidade da Empresa.

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Após cadastrar o layout acesse o menu Operações / Importação de Lançamento de Indicador de Uso / Importação e importe o arquivo “ArquivoCTF.txt”. O sistema armazena um histórico de todas as importações no menu Operações / Importação de Lançamento de Indicador de Uso / Histórico de Importação.

Aplicação de Produtos

Muitos produtos utilizados pelos equipamentos, Objetos de Manutenção, devem ser controlados para que seja possível reduzir os custos de manutenção e evitar falhas que interrompam o funcionamento do mesmo. Tal redução é possível através da instalação de peças compatíveis, do controle da sua vida útil e acompanhamento do consumo dos produtos do tipo “consumíveis” - lubrificantes, combustíveis, suprimentos etc.

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Os produtos utilizados pela manutenção são aqueles cadastros no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento pela gestão de materiais. Porém nem todos os produtos e serviços transacionados pela empresa são peças e serviços utilizados pela manutenção. Com o objetivo de disponibilizar para a manutenção somente os seus produtos e serviços, no Sistema de Gestão de Estoque e Faturamento acesse o menu Cadastros / Produtos / Pasta Integração, deve-se habilitar o parâmetro “Disponível para Manutenção”.


Segmentação de Produtos

Fazer a segmentação é determinar quais os produtos que podem ser utilizados por um determinado Tipo, Modelo e/ou Submodelo de Objeto de Manutenção. Ou seja, determinar as peças e consumíveis que atendem as especificações técnicas do fabricante e da gestão de manutenção para serem utilizados em um determinado grupo de equipamento ou para as unidades deste. A segmentação de produtos é um pré-requisito para os processos de Controle da Vida Útil e Aplicação Direta de Produtos. Os produtos podem ser associados a um Tipo, Modelo ou Submodelo.

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A lista de produtos vinculada a um Submodelo aplica-se somente aos objetos deste Submodelo.


Vida Útil

A vida útil é recomendada pelo fabricante e deve ser informada em Cadastros / Produtos / Serviços / Anexos / Produtos – Informações de Manutenção. Ao informar a vida útil nos campos referente ao indicador de uso definido no Tipo de Objeto de Manutenção, o produto irá vencer quando atingir X% da vida útil recomendada pelo fabricante sobre os valores de indicadores de uso (Dia, Quilometragem, Horas de Uso, Ciclos e etc).

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Para que haja essa restrição o usuário logado no sistema não poderá ter o perfil de “Supervisor” no cadastro de usuários. E também é necessário acessar o Cadastros / Segurança / Perfis / Acesso a Menus / Operações / Manutenção / Ordem de Serviço. Retire a permissão do usuário na tag de segurança “[03.01.01.26]
Apropria Produto(s) com vida útil não vencida”.

Apropriação Direta e Medição de Consumo

Alguns produtos que são utilizados pelos objetos de manutenção, principalmente equipamentos, são aplicados sem a necessidade de abertura de uma ordem de serviço. Isto ocorre devido à intensidade do processo (número de vezes que é realizado) e na maioria dos casos a simplicidade da intervenção.

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