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Nota
titleImportante!

A Gestão de Glosa foi remodelada na versão 12.1.2302, para que o usuário tenha maior facilidade e agilidade na conferência dos itens.

01. Visão Geral

Glosa é o não pagamento por parte da Operadora do valor da remessa apresentada pelo Prestador. Este não pagamento, ou glosa, pode ser total ou parcial

02. Glosa Total

É um tipo de glosa sintética disponibilizada no nosso sistema.

Glosa Total refere-se ao não pagamento do valor total da remessa ou uma parte da remessa, sem especificar quais contas ou itens daquela conta que tiveram valores glosados. 

03. Glosa Parcial

É um tipo de glosa analítica disponibilizada no nosso sistema.

A Glosa Parcial refere-se ao não pagamento do valor apresentado de parte de uma remessa, onde cada conta e seus respectivos itens do Grupos de Gastos vão estar identificados com os seus respectivos valores liberados e glosados.

Para esse tipo de glosa, para as Operadoras privadas que trabalham no padrão TISS, disponibilizam arquivos XML de retorno, onde os mesmos serão importados pelo nosso sistema, com cada um dos itens dos Grupos de Gastos com os seus valores liberados, glosados e motivos de glosa.

Para operadoras que não trabalham com o padrão TISS, geralmente são disponibilizados planilhas ou relatórios informando os mesmos dados acima, ou até em algumas situações, onde a Operadora informa somente o valor total ou percentual que será pago para aquela remessa, partindo do pressuposto que há alguma irregularidade.

04. Motivos de Glosas

Os motivos justificados de glosas são os mais variados, mas podemos destacar os mais comuns como: falta de assinatura do usuário na guia/autorização, falta justificativa do médico para a realização do procedimento, falta do CID (Código Internacional de Doenças) que justifique o procedimento, valor cobrado incorreto, geralmente maior do que o negociado. 

Se o convênio glosar uma conta ou Remessa/Fatura o Prestador/Hospital pode corrigir o “problema” relatado pelo convênio e reapresentar a conta ou Fatura/Remessa no outro mês na tentativa de receber o valor original apresentado.

05. Fluxo do Processo

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