Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsPré-Requisitos , Parâmetros Integração, Config.Servidor RPW, Config.Módulo Audit Trail, Geração Triggers, Agendamento Automático, Sincronização Dados
ids1,2,3,4,5,6,7
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referencia1


1.Progress Openedge versão 11.7.5

  • A versão do seu Progress deve ser conferida abrindo com um editor de texto o arquivo <unidade>\dlc117\version, por exemplo, C:\dlc117\version.

    Utilize o botão direito do mouse em cima do arquivo, opção Abrir com, escolha Notepad.


2.Bibliotecas no início do propath

  • Estas 4 bibliotecas devem ser inseridas no início do propath do AppServer e do RPW.

<%DLC%>\gui\OpenEdge.BusinessLogic.pl

<%DLC%>\gui\OpenEdge.Core.pl

<%DLC%>\gui\OpenEdge.ServerAdmin.pl

<%DLC%>\gui\netlib\OpenEdge.Net.pl

  • Os propaths podem ser alterados nos arquivos .ini do diretório *<diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80*


3.Datasul 12.1.32 ou superior

  • No canto superior direito clique no botão Ajuda  .

  • Selecione Suporte, novas opções devem aparecer, selecione Informações do sistema. Na nova janela apresentada procure por Versão do Produto.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia2


4.Dados de acessos parâmetros de integração

Para que seja possível utilizar a integração do ERP com o TOTVS App (mais detalhes no item 04. PARÂMETROS PARA INTEGRAÇÃO deste documento) , é importante ter atenção para a carga dos certificados que serão responsáveis pela ativação das credenciais para autenticação da plataforma com os serviços utilizados no processo da integração (acesso ao RAC e Carol).  Estas credenciais serão enviadas através de um e-mail de registro dos dados provisionados para a equipe técnica do cliente.

Os certificados precisam ser baixados e importados para o progress através dos passos abaixo descritos neste documento:


Parâmetros de integração (Equipe TI cliente):

O erp Datasul deve rodar com um dos servidores:  Jboss(btb946aa) ou Tomcat(THF) que deverão ter parametrizados seus serviços conforme abaixo para integração com o TOTVS Consignado:


Para quaisquer servidores que estejam instalados a equipe técnica deverá:

  • Baixar e importar certificados dos serviços
  • Acesse os 3 serviços (TOTVS RAC, TOTVS Apps e TOTVS Carol) através do seu navegador e baixe o certificado, faça o mesmo procedimento para os 3 serviços, seguindo os passos abaixo:
  1. Acessar em um navegador a URL sugerida para o serviço Carol;
  2. Selecionar o ícone de cadeado;
  3. Selecionar Certificado;


Figura 1


4. Selecionar Caminho de Certificação (Certification Path), selecionar o primeiro certificado e selecionar Exibir Certificado (View Certificate) comforme imagem da Figura 2;

Figura 2


5. Acessar a aba de Detalhes (Details) e selecionar o botão Copiar para arquivo (Copy to File) conforme Figura 3;

Figura 3



6. Será exibida tela inicial do Assistente para Exportação de Certificados, selecionar o botão Avançar duas vezes.

Figura 4


7. Salvar o certificado no diretório de sua preferência e Concluir.
   Após fazer este procedimento para os 3 serviços, execute o arquivo C:\dlc117\bin\proenv.bat em modo Administrador.
   Uma tela DOS deve ser aberta, então execute o comando certutil –format DER –import <diretório-do-certificado> para cada certificado anteriormente salvo.


Figura 5

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia3


5.Servidor RPW

Caso já utilize um servidor RPW, você tem a opção de utilizá-lo também para esta configuração e pode pular para a próxima etapa Configuração do Módulo Audit Trail.

  • Criando .pf para o rpw
    Acesse o diretório que contém os arquivos .pf, normalmente <diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80\, clique com o botão direito do mouse e selecione Editar, o arquivo será aberto com o bloco de notas, na opção Arquivo escolha Salvar como, salve o arquivo no mesmo diretório porém com outro nome, por exemplo, rpw.pf. Apague todas as linhas de conexão de banco, são as linhas iniciadas por -db, exceto a linha do banco emsfnd, -db emsfnd. Na linha de configuração do clientlog altere o nome do arquivo .txt como desejar e salve o arquivo.
  • Criando .ini para o rpw
    Acesse o diretório que contém os arquivos .ini, normalmente <diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80\, clique com o botão direito do mouse e selecione Editar, o arquivo será aberto com o bloco de notas, na opção Arquivo escolha Salvar como, salve o arquivo no mesmo diretório porém com outro nome, por exemplo, rpw.ini.
Image Removed

Procedimentos para habilitar o novo RPW (utilizado na 11.5.x):


  1. No servidor acessar: http://localhost:9090/login.jsp com usuário/senha “admin”;Image Added
    Figura 6


  2. Certificar-se que o “AppServer: THF-RPW” está executando;Image Added
    Figura 7

  3. Executar o script C:\totvs\RPW\Start-RPW.bat localizado, no servidor joisrvapldev007, em “C:\totvs\RPW”;



  4. Será aberta a janela abaixo, que deve permanecer em execução para que os pedidos RPW gerados para o servidor CONSIG (nome do servidor deve ser indicado em letra maiúscula, pois atualmente a lógica dos programas estão como case sensitive) consiga executar corretamente os pedidos gerados.Image Added

    Figura 6




Importante:

  • Com essa alteração no RPW os programas de Start do RPW (BTB908za) e o programa Manutenção Servidor Execução (bas_servid_exec) deixaram de ser utilizados. Em alguns ambientes eles podem permanecer ativos, porém sem uso.
  • O cadastro de RPW passa a ser realizado, por Empresa, no programa BTB962aa, a aba “Servidores”;Image Added
    Figura 9


    Image Added
    Figura 10

Figura 6

  • No programa Servidor de Execução (bas_ped_exec) inclua um novo servidor de execução:
Image Removed

Figura 7

  • Crie um atalho para ativar o servidor seguindo o padrão:
    C:\dlc117\bin\prowin32.exe -cpterm iso8859-1 -cpstream ibm850 -pf <diretório>\rpw.pf -ininame <diretório>\rpw.ini -p btb\btb908za.p -param TEC,BTB,nomedorpw,usuário,senha
    Usuário e senha que devem ser colocados no atalho deve ser o mesmo indicado como supervisor na inclusão do servidor de execução.
    O nomedorpw deve ser o nome indicado no campo Servidor Execução.
    rpw.pf e rpw.ini são os arquivos criados anteriormente.

Image Removed 

Figura 8

Image Removed

Figura 9

Image Removed

Figura 10

  • Execute o atalho, a tela de ativação do servidor irá abrir, para ativar basta clicar no botão Ativa. Quando estiver ativo o servidor RPW ficará com status Aguardando Execução de Pedidos.
Image RemovedFigura 11



Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia4


6.Configuração do Módulo Audit Trail

No programa AU0009 - Parametrização do Audit Trail informe o servidor RPW configurado no passo anterior.

Figura 12


No programa AU0001 - Manutenção Base de Dados configure as duas bases de dados necessárias para o TOTVS Consignado. Os campos Base Dados, Descrição e Nome Lógico devem ser os mesmos das imagens abaixo.
O valor do campo Nome Físico pode ser encontrado no arquivo de alias no diretório <diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80* normalmente nomeado *alias.p, abra o arquivo com um editor de texto e procure por CREATE ALIAS dthrpyc FOR DATABASE, o nome após DATABASE é o valor que usamos no campo Nome Físico. Faça o mesmo procurando desta vez por CREATE ALIAS mguni FOR DATABASE.
Caso não encontre essas bases de dados no arquivo de alias, utilize dthrpyc e mguni.


Figura 13


Figura 14


IMPORTANTE:

  • O diretório que está no campo Diretório Triggers, será onde as triggers serão geradas e este diretório deve estar apontado no Propath do servidor RPW e Appserver. Os propaths podem ser alterados nos arquivos .ini do diretório <diretório-instalação>\ERP\scripts-8X80\.
  • Para correto funcionamento do módulo Audit Trail no arquivo .pf do appserver e do RPW altere o valor do parâmetro -tok para 32000. Se essa alteração não for feita no próximo passo será apresentado erro em tela.
Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia5


7.Geração das triggers

Após todas estas configurações, é necessária a geração das triggers ou policies. Para isso devemos executar a tarefa AU0108 - Geração das Triggers.
Atenção:

Para este procedimento nenhum usuário pode estar conectado a base de dados ou a mesma deva estar em modo mono usuário. Desative e feche a tela de ativação do servidor RPW caso esteja aberta.


Na aba Digitação dê 2 cliques nas bases de dados que acabamos de configurar e clique em Executar.


Figura 15 - Confira no diretório configurado no AU0001 se as triggers foram geradas.


Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia6


8.Configuração agenda automática (CD8600)

Realize o cadastro do agendamento do programa. Para isso, acesse o programa de CD8600 - Agenda Automática, selecione a guia Genéricos e clique em Incluir. Ao abrir a nova tela, informe o código do programa AU0109 no campo Programa e em Calendário selecione a opção semanal.

Figura 16


Para programar o horário de execução do agendamento, selecione o programa AU0109 e utilize o botão Programar Horários.

Figura 17


Clique no botão Faixa para realizar a distribuição dos horários de forma automática.
Na imagem abaixo configuramos para que o AU0109 seja executado a cada 5 minutos de Domingo a Sábado das 00:00 às 23:59. Para manter os dados do TOTVS Apps fiéis ao Datasul, recomendamos a execução do AU0109 entre 1 à 5 minutos.
Para mais informações consulte Agenda Automática (CD8600) - Genéricos.

Figura 18

Para finalizar a configuração da agenda automática basta clicar em OK em todas as telas abertas, ao final deve ser exibida a tela Salvando Grade.

Figura 19

Totvs custom tabs box items
defaultno
referencia7


9.Sincronização dos dados Datasul x TOTVS Apps

Ative o servidor RPW como mostrado anteriormente no passo 5.
Abra o programa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x TOTVS Apps (programa do erp, responsável pela sincronização de dados com a Carol), clique em Executar informando o servidor RPW configurado anteriormente e marcando a opção "Utiliza Agenda Automática" (em destaque na Figura 20).  A marcação deste parâmetro fará com que o programa CD8600 - Agenda Automática execute automaticamente o programa de sincronização "AU0109" para que os dados modificados nas tabelas sejam enviados para a Carol.

IMPORTANTE:  Certifique-se que a opção "Utiliza Agenda Automática" esteja marcada.


Figura 20


Observe que um pedido foi gerado na tela de Ativação Servidor RPW.

Figura 21


Instalação/Atualização

Quando houver atualização do produto Datasul deve-se atentar para as seguintes necessidades:

  • Executar novamente a tarefa AU0108 - Geração das Triggers;
  • Quando houver utilização do Openedge CDC, antes de gerar novas policies, é necessário garantir que os dados estejam integrados executando a tarefa AU0109 - Sincronização de Dados Datasul x TOTVS Apps.

...