Histórico da Página
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1.0 - Configuração Integração com o TAE e configuração do Relatório a ser exibido no Novo portal do professor
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title | Configurando o RM para a Integração com TOTVS Assinatura Eletrônica |
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É necessário realizar as parametrizações em: Ambiente | Parâmetros Globais | Integração com o Totvs Assinatura Eletrônica.
Nota |
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Caso, os parâmetros acima não tenha sido preenchido, o sistema irá emitir uma mensagem de alerta ao abrir a tela, informando a necessidade desta configuração para o correto funcionamento da integração
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Expandir | ||
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Os usuários que poderão realizar a integração de documentos com o TOTVS Assinatura Eletrônica, deverão ter seus perfis de acesso ajustados para permitir o acesso às telas responsáveis pela integração. Para isso acesse o cadastro de perfil e conceda acesso às opções de Assinatura Eletrônica, do sistema Educacional. |
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title | Gerenciamento do documento |
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Através dessa tela o usuário deverá realizar o cadastro dos tipos de relatórios que serão integrados. O preenchimento das informações dessa tela possibilitará a geração do relatório, a identificação dos destinatários e o envio do documento para assinatura.
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title | Configurações dos relatórios |
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title | Padrão de relatório |
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Para saber mais acesse
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Informações | ||
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Para que seja possível gerar o relatório através do portal, é necessário configurar com o tipo de "RELATÓRIOS DE TURMAS" |
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title | Filtros |
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Cada relatório deve possuir os campos obrigatórios para correta emissão do relatório, os filtros são passados automaticamente para os relatórios do portal.
Caso utilize a tabela master: STURMADISC (Turma/Disciplina)
Parâmetros obrigatórios: CODCOLIGADA, IDTURMADISC (filtros são passado automaticamente pelo portal)
Parâmetros obrigatório quando o relatório é por Etapa: CODETAPA (filtros são passado automaticamente pelo portal, quando o tipo de relatório é por CODETAPA)
Nota | ||
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Caso queira filtrar os dados por algumas variáveis dinâmicas referentes ao usuário, consulte Variáveis dinâmicas. |
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title | Tipo de documento |
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O sistema possui atualmente o tipo de documento "Diário de classe".
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title | Diário de classe |
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Segue algumas particularidades deste tipo de relatório
Informações | ||
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Regras para geração do nome do arquivo PDF. Dentre as opções temos:
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title | Data início para assinatura no portal do professor |
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Através desta informação identificamos a data início para o documento ficar disponível no portal do professor. Dentre as opções temos:
Informações | ||
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As consideradas para exibição são:
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Informações | ||
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O portal exibe todos os documentos que já iniciaram o processo de "Assinatura eletrônica", sendo assim não considerando o período de "Data de inicio" e "Data limite" para assinatura do diário de classe no portal professor. |
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Para cada etapa de falta da turma/disciplina, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibida e ser assinada pelo professor no portal do professor. |
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Para a última etapa de falta, o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para o documento ser exibido e poder ser assinado pelo professor no portal do professor. |
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Para cada etapa de falta da turma/disciplina, o portal irá considerar a "Dt. limite conteúdo efetivo" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibido e assinado o documento pelo professor no portal do professor. |
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Para a última etapa (leva em consideração a última Etapa de falta Cadastrada), o sistema considera a maior "Data de término" cadastrada da turma/disciplina. Desta forma, o portal irá considerar a "Data de término" cadastrada na tela de "Etapa", como a data início para ser exibido e poder ser assinado o documento pelo professor no portal do professor.
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O portal irá considerar a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data início para ser exibido e assinado o documento pelo professor no portal do professor |
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title | Data limite para assinatura no portal do professor |
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title | Data final do período letivo |
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O portal irá considerar a "Data de término" se preenchida ou senão a "Previsão de término" cadastrada na tela de "Período letivo" como a data final para ser exibido e assinado pelo professor no portal do professor
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O portal não irá ter uma data limite para ser assinada pelo professor no portal do professor. |
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O portal irá considerar a "Data personalizada" cadastrada na tela de "Documento de assinatura eletrônica" como a data final para ser exibido e assinado o documento pelo professor no portal do professor |
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title | Destinatário(s) do documento |
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Através dessa opção que podemos definir os destinatários para o documento.
Aviso | ||
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As informações dos destinatários deve ser obrigatório o preenchimento(CPF / CNPJ), nome e e-mail |
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title | Tipo de documento - Diário de classe |
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Opções disponíveis para destinatários
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title | Pessoa |
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Os registros a serem considerados são as pessoa(s) vinculadas ao documento
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title | Coordenador da turma/disciplina |
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Aviso | ||
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Caso o campo "Data de término" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros |
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title | Coordenador da matriz aplicada |
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Aviso | ||
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Caso o campo "Data de término do mandato" não esteja preenchido o sistema não irá considerar uma data de término para considerar, sendo assim, considera apenas o campo "Data de início do mandato" para os registros |
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title | Secretário 1 |
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informações de
2.0 -
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title | Secretário 2 |
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Aviso | ||
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Os professor(es) responsável(es) por assinatura do diário de classe que iniciarem o processo de assinatura automaticamente irá ser um destinatário do tipo "Assinar". Não tendo como opção a remoção do mesmo |
Aviso | ||
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As validações dos destinatário a serem considerados são momento da iniciação do processo de assinatura do diário de classe pelo professor |
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title | Ordem de assinatura |
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Para definir ordem para as assinaturas, basta informar o número correspondente a posição do destinatário dentro do fluxo de assinaturas. Desta forma o fluxo de assinatura (envio de e-mail) só continua quando o destinatário atual dentro do fluxo realiza a assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento | Definindo ordenação das assinaturas (workflow)
Nota | ||
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Caso não queria utilizar a ordenação para as assinaturas, basta deixar todos os destinatários com a ordenação igual a 0. |
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O professor responsável pela assinatura do diário sempre será o primeiro destinatário do fluxo, com ordem de assinatura igual a 0. |
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title | Tipo de destinatário |
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O tipo de destinatário define a finalidade pretendida para cada um. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Publicando um documento | Adicionando destinatários
- Assinador: Usuários que assinarão digitalmente via certificado A1/A3 ou eletronicamente através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina);
- Validador: Usuários que irão apenas validar o documento, não participam da assinatura e servem apenas para definir se o documento está “OK”.
- Testemunha: Usuários que irão assinar eletronicamente como testemunha no documento através dos dados de usuário (nome, CPF, Geolocalização e IP da máquina).
2.0 - Configuração e processo de Assinatura de Diário através do Novo portal do professor
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3.0 - Monitor de Documento - Visualizar a relação de documentos que foram integrados ao TOTVS Assinatura Eletrônica
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title | Visualizar o documento |
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Aviso | ||
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Caso o documento já tenha sido rejeitado por todos os destinatários não será possível visualizar o documento. |
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de visualização do documento.
Documento disponível para visualização
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title | Download do documento |
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Para realizar o download do documento, tanto dos documentos ainda não integrado e também já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica , o professor tem a opção do botão de "Download":
Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de download do documento.
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title | Excluir o documento |
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Para excluir um documento já integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, o do professor deverá ter permissão em: Serviços Globais | Segurança | Acesso | Perfil | Sistema: Educacional | Educacional (Portal) | Professor | Diário de classe | Assinatura eletrônica | Excluir documento
Aviso | ||
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Caso o documento já tenha sido assinado por todos os destinatários não será possível excluir o documento. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Gerenciando uma publicação existente | Excluindo um documento |
O professor tem duas opção de excluir um documento:
1. Para excluir um documento, basta clicar na opção "Excluir" no documento desejado na tela de listagem dos documentos.
Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo.
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Ao clicar em "Excluir" o portal irá solicitar a confirmação da exclusão, através da mensagem abaixo.
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title | Protocolo de assinaturas do documento |
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O documento integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, possui ao final do arquivo as considerações sobre o "Protocolo de assinaturas", onde possui os destinatário do documento e seus respectivos status de assinatura. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Download de um documento
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Esse menu tem como objetivo, que a Instituição de Ensino, visualize e execute algumas ações nos documentos que foram integrados ao TOTVS Assinatura Eletrônica.
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title | Permissão de acesso |
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Para acessar a funcionalidade, o do professor deverá ter a opção "Responsável por iniciar o processo de assinatura do diário" marcado no cadastro de "Turmas do professor" em: Educacional | Turmas/Disciplinas| Anexos| Professores
As turmas/disciplina que o professor for responsável pela assinatura de diário, o portal irá exibir um item correspondente a esta funcionalidade.
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title | Documentos disponíveis |
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O portal irá disponibilizar a lista de documento para o professor conforme a regra definida no item "a tela documentação Documento
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title | Assinatura do documento |
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Para iniciar o processo de assinatura eletrônica de um documento ainda não integrado com o TOTVS Assinatura Eletrônica, basta clicar na opção "Gerar" no documento desejado na tela de listagem dos documentos.
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Ao clicar será apresentado uma barra de progresso de geração do documento.
Documento disponível para assinatura, sendo possível o professor visualizar as informações na própria tela ou realizar o download para uma melhor apresentação.
Para iniciar a assinatura de um documento, basta clicar na opção "Assinar", o portal irá solicitar a confirmação do inicio do processo de assinatura, através da mensagem abaixo.
Informações | ||
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Após clicar em confirma, o professor deve acessar o seu e-mail e fazer uso do token e link para realizar a assinatura, conforme a orientação enviada no email. Para saber mais acesse TOTVS Assinatura Eletrônica na opção de Funcionalidades | Fluxo do usuário | Assinando um documento | Eletronicamente (Com com autenticação por envio de código por e-mail) |
Saiba mais em Monitor de documentos