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Iniciada a transação, são enviadas informações referentes ao pagamento, exibindo as mensagens retornadas pelo SiTef para o operador do caixa, e visualizadas na tela de comunicação com o PinPad.

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Na conclusão da transação de cartão, o processo de baixa será finalizado, efetivando os pagamentos realizados com cartão.

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Ao fim da baixa o sistema armazena os seguintes campos referente ao SiTef:

  • Identificador de transação (TID);
  • Bandeira do cartão;
  • Data e hora da transação;
  • Status da transação;
  • Código do estabelecimento;
  • Meio de pagamento;
  • Número de parcelas do pagamento;
  • Código da coligada;
  • Modelo Transação;
  • NSU do SiTef;
  • NSU adquirente;
  • Código da rede autorizada;
  • Código autorização emissor de cartão.


Esses dados das transações serão armazenados no sistema para futura conciliação, na tabela FINTEGRACAOCARTAO e FINTEGRACAOXCX.


Caso no processo de baixa ocorra erro, a transação SiTef será cancelada, não confirmando as transações realizadas. Ocorrendo algum problema na transação com cartão, o SiTef irá retornar a mensagem com o erro para o operador. O sistema por sua vez, exibe outra mensagem para o operador, dando opção de continuar a baixa normalmente sem utilizar o SiTef (com o meio de pagamento 'Dinheiro', por exemplo). 

Importante: A partir do patch 12.1.34.214 o comportamento citado acima foi alterado. Caso ocorra algum erro no processo de baixa do lançamento financeiro, a transação SiTef não será mais cancelada. Neste caso, o pagamento será efetivado junto a operadora e o lançamento financeiro ficará com o campo BAIXAPENDENTE igual a 'Pendente Sitef' até que a ocorrência exibida no log da baixa seja resolvida. Ao corrigir o problema que impediu a baixa do lançamento, será necessário executar o processo "Ajustar Transação", localizado no menu 'Movimentações Bancárias - Histórico de Transações", para que a baixa seja realizada com sucesso e o status da transação relacionada atualize de "Pagamento confirmado" para "Pagamento Concluído". Vale ressaltar que, considerando que o ambiente esteja configurado em N camadas, o processo de ajuste de transação pode ser agendado, evitando a intervenção do usuário para tal.

ObservaçãoObservações:

  • No processo de baixa com transação com SiTef, caso o parâmetro "Não interromper o processo de baixa, caso algum lançamento apresente inconsistência na baixa" estiver marcado, o mesmo deverá ser desconsiderado.
  • Os comprovantes da transação serão impressos após o processo, e após a autenticação mecânica caso esteja parametrizado, também poderão ser reimpressos pela visão da Sessão de Caixa no botão '2° Via do Cupom TEF'.

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  • Se o parâmetro Saída de Impressão seja "Impressora Windows", no momento da impressão dos comprovantes, o operador deve selecionar a impressora que deseja imprimir. Caso contrário, se o parâmetro Saída de Impressão seja "Impressora Windows" e o parâmetro "Utilizar impressora Padrão" estiver selecionado, os comprovantes serão impressos na impressora padrão configurada no terminal.

Cancelamento de Baixa com Sitef

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Caso a transação seja realizada com sucesso pelo SiTef e no processo de baixa ocorreu algum erro, é possível estornar somente a transação no Sitef. Selecione o (s) lançamento (s) envolvido (s) e acione a opção 'Estorno' da tela do módulo de caixa. Será chamado o processo para cancelar a transação no Sitef. OBSObservação: Sugerimos que tais transações sejam estornadas separadas de outras onde a baixa ocorreu. Entretanto, caso haja seleção de lançamentos com diferentes cenários, primeiro serão estornadas, de forma independente, as transações com baixa e, em seguida, as outras sem baixa.

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Na baixa integrada com SITEF quando a comunicação com o terminal é interrompida por algum motivo, será apresentada a mensagem de erro informando a falha de comunicação e somente haverá a opção de clicar em [okOk]. Logo, o sistema automaticamente retorna para o operador a visão de forma de pagamento do formulário da baixa, onde caso queira concluir a baixa, deverá tentar novamente ou modificar a forma ou modificar o meio de pagamento para outro tipo primitivo (diferente de cartão) que não utilize o Sitef para Sitef para recebimento de pagamento. Caso não queira efetivar a baixa, o operador deverá cancelar o processo através do botão botão [cancelarCancelar]  no no formulário de baixa.