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Caso estes campos não sejam suficientes para a localização do contrato, pode-se utilizar a busca avançada:

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Campo:

Descrição

CPF

Código do CPF
CarteiraCódigo da carteira.
CCOCódigo CCO
Controle UnimedCódigo de controle Unimed do Brasil
Modalidade Código modalidade

Proposta

Código proposta

Contrato

Código do termo de adesão

Código

Código do beneficiário

Nome do beneficiário

Descrição do nome do beneficiário
CNSCódigo da CNS
Nome socialNome social da pessoa
ContratanteSeleção do contratante por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa
Contratante origemSeleção do contratante origem por inscrição e nome. Também pode-se utilizar a pesquisa avançada na lupa
Prestador APSSeleção do prestador de atenção primária à saúde, através do botão de pesquisa ao lado
Login Usuário (Realizou a inclusão do beneficiário)Login do usuário no sistema que realizou o processo de inclusão do beneficiário
Código de funcionárioCódigo de funcionário
Data inclusão (inicial)Data inclusão inicial
Data inclusão (final)Data inclusão final
Exibe PendentesIndica que serão exibidos beneficiários que possuem situação aguardando atualização e digitado
Exibe EfetivadosIndica que serão exibidos beneficiários ativos (liberados)
Exibe ExcluídosIndica que serão exibidos beneficiários já excluídos

03. RESULTADOS 
Âncora
resultados
resultados

...

Guia Dados do beneficiário:

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Endereço

Campo:

Descrição:

Motivo de inclusão

Este campo exibe as opções de inclusão do beneficiário conforme determinado pela ANS.

As opções variam de acordo com um indicador baseado na identificação de um beneficiário anterior. O sistema considera um beneficiário anterior qualquer beneficiário relacionado à mesma pessoa física que o beneficiário manutenido. Caso o beneficiário esteja excluído, a data de exclusão não pode ultrapassar a quantidade de meses de vínculo, parametrizada no programa Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastro.

Quando não existe nenhum beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário inclusão por portabilidade de plano (beneficiário trocou de plano);
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência voluntária – outra operadora (beneficiário transferido de outra operadora);
  • Transferência compulsória (por determinação da ANS).

 Quando existe beneficiário anterior no plano. Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário;
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência manual – novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário);
  • Transferência manual - voluntária;
  • Transferência voluntária – Outra operadora;
  • Transferência compulsória.

Quando existe beneficiário anterior no plano com motivo de cancelamento diferente de 99 na ANS (Manutenção Associativa Motivo Cancelamento x ANS). Opções de Motivo de Inclusão:

  • Novo Beneficiário;
  • Inclusão por portabilidade de plano;
  • Transferência manual – novo beneficiário (transferência de plano considerando novo beneficiário);
  • Transferência manual – portabilidade do plano;
  • Transferência manual - voluntária;
  • Transferência voluntária – Outra operadora;
  • Transferência compulsória.
VendedorInformar o código do vendedor dentre os disponíveis na Representante Financeiro.
Data de admissãoInformar a data de admissão do beneficiário na sua empresa. Obrigatório quando alterado o Grau de Parentesco de tipo de dependente para tipo de titular.
CBOInformar o código brasileiro de ocupação, disponível na Manutenção Cadastro CBO.
Cobrar participação do beneficiárioInformar se o sistema gerar cobrança de participação para o beneficiário.
Código do FuncionárioInformar o código do funcionário. Obrigatório quando alterado o Grau de Parentesco de tipo de dependente para tipo de titular. Este campo e sua obrigatoriedade citada anteriormente só serão consideradas caso esteja parametrizada na Proposta a máscara de código de funcionário.
Cliente preferencialIndica se o beneficiário é formador de opinião.
Rede de atendimentoInformar a rede de atendimento relacionada ao tipo de plano. 
Obs.: Este campo apenas será considerado pelo sistema se o parâmetro "Utiliza Rede de Atendimento?" do programa "Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de Cadastros - VP0210O" estiver selecionado. 
Para mais informações referentes a esse processo, acessar Rede_de_Atendimento_HCG.ATTENDANCENETWORK.
Data de vínculoInformar a data de inclusão do beneficiário na operadora.
Segmento Assistencial

Escolher um dos segmentos assistenciais padronizados pela ANS:
00- Não informado;
01- Ambulatorial;
02- Hospitalar com obstetrícia;
03- Hospitalar sem obstetrícia;
04- Odontológico;
05- Referência;
06- Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia;
07- Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia;
08- Ambulatorial + odontológico;
10- Hospitalar com obstetrícia + odontológico;
11- Hospitalar sem obstetrícia + odontológico;
13- Ambulatorial + hospitalar com obstetrícia + odontológico;
14- Ambulatorial + hospitalar sem obstetrícia + odontológico.

IMPORTANTE: Durante a inclusão do beneficiário, poderá vir o Segmento Assistencial padrão setado, sendo ele o padrão do Plano ANS, ou caso não haja neste, o padrão setado no Tipo de Plano. Mesmo vindo com um valor padrão, ele poderá ser alterado.

Grau de Parentesco DMEDEscolher qual o grau de parentesco do beneficiário. Os códigos disponíveis estão cadastrados na Manutenção_Associativa_Tipo_Plano_x_Grau_Parentesco_PR0110N
Código Controle Unimed do Brasil

Informar o código de controle Unimed do Brasil

Regras de Mensalidade

Informar a Regra de Mensalidade. Quando já existir uma Regra ativa e ela for alterada, são solicitados os campos:

  • Data de início da nova regra: A mesma não pode ser menor ou igual ao mês/ano do último faturamento.
  • Desconsiderar reajustes de mensalidade por contratos anteriores: Quando selecionado indica que não serão considerados os reajustes aplicados no contrato anteriormente à data de início da nova regra.
Antecipação Mensalidade

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Guia Seguro Assistencial

Guia Seguro Assistencial
Guia disponível somente para propostas de seguro assistencial.
CampoDescrição
Data de Inclusão no Plano

Data que o beneficiário será incluído no plano.

Motivo de CancelamentoMotivo de Cancelamento do beneficiário. Para o titular aparecerão todos os motivos, para os dependentes, irão aparecer todos os motivos, menos os quais indicam óbito.
Data de Exclusão do PlanoData que o beneficiário será inativado no plano.

...


1) Coberturas

São visualizados os módulos obrigatórios do beneficiário e disponibilizados os módulos opcionais que o contrato possui para seleção.

1.1) Módulos de Cobertura Obrigatórios: 


1.2) Módulos de Cobertura Opcionais:

Na coluna "Ações" estão disponibilizados os botões que permitem adicionar ou remover um módulo opcional para o beneficiário. Clicar e "+" para adicionar um módulo e "-" para remover um módulo.


1.3) Padrão de Cobertura: Caso o contrato aceite o padrão de cobertura, poderá ser selecionado qual o padrão que o beneficiário utilizará. Ao clicar na seta ao lado do código do padrão, serão exibidos os módulos que fazem parte do padrão de cobertura. 


Informações

Ao realizar a troca de padrão de cobertura, caso sejam retirados módulos da cobertura do beneficiário, esses módulos serão cancelados utilizando o primeiro motivo de cancelamento da entidade "MC" com o campo "Selecionado por Padrão" marcado na Manutenção de Motivos de Cancelamento Genérico (hcg.cancellationMotive).



2) Carências

Na tela "Carências" constam as informações de carência do beneficiário sobre cada módulo de cobertura.

2.1) Considerar Carência: Indica se o beneficiário possui ou não carência. 

2.2) Dias de Carência: Neste campo é possível informar uma quantidade de dias de carência que será aplicada igualmente à todos os módulos do beneficiário. Caso o número informado seja positivo, será adicionado dias de carências, caso o valor informado seja negativo, a quantidade de dias será reduzida dos módulos.

2.3) Aproveitamento de Carências: Indica se deverá ser realizado o aproveitamento de carências cumpridas pelo beneficiário em outro plano. Ao ativá-lo, será exibido um campo adicional onde é possível informar a operadora origem do beneficiário, da qual estão sendo aproveitadas as carências. 



2.4) Módulos de Cobertura: Apresenta os módulos de cobertura do beneficiário, indicando se possuem ou não carência, a quantidade de dias para atendimentos eletivos e de urgência, se há bonificação ou penalização e o usuário de atualização. Caso o módulo permita, podem ser configuradas carências por procedimento e/ou insumo, acessando através do botão correspondente da coluna "Ações": 



2.5) Ajustar carência: Pode-se bonificar ou penalizar a carência de cada módulo. Esse processo pode ser realizado selecionando grupos de módulos pré-definidos, utilizando o parâmetro "Grupos de módulos que deseja ajustar" ou selecionando individualmente os módulos em "Módulos de Cobertura":



Tipo de Carência

Pode ser informado o tipo de carência já parametrizado para o beneficiário. Ao escolher uma das opções irá retornar para cada módulo da estrutura os dias de bonificação e penalização. 

Os tipo de carência são parametrizados no programa Manutenção Tipo de Carência - hvp.graceType.

Tipo de Ajuste

Seleciona-se a bonificação ou penalização, informando a quantidade de dias no campo ao lado. A partir do preenchimento da quantidade de dias o sistema calcula e exibe a data final da carência do módulo de cobertura do beneficiário.





Guia Repasse:

Caso a modalidade do beneficiário permita Recebimento de Repasse (campo Beneficiário Outra Unidade) e o Tipo de Plano da Proposta tenha o valor 01-Repasse no campo Movimento Recebido, são apresentadas as informações referentes ao recebimento do beneficiário da Unidade origem:

...

Aprovar:


Libera o beneficiário para ser faturado.

Data de inclusão do plano:

RecalculaIndica que a data de inclusão do beneficiário deve ser recalculada conforme os parâmetros do contrato.
Manter DataIndica que a data de inclusão do beneficiário deve permanecer a atual.
Alterar DataIndica que a data de inclusão do beneficiário deve ser alterada. Informar a data de Inclusão plano.

Indicadores:

Alterar indicador da cobrança da taxa de inscriçãoIndica se o parâmetro da taxa de inscrição pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Cobrar taxa de inscriçãoIndica cobrança na taxa de inscrição.
Alterar indicador da cobrança de participaçãoIndica se o parâmetro de cobrança de participação pode ser alterado e/ou se a cobrança deve existir para o beneficiário.
Cobrar participaçãoIndica Cobrança na participação.

Carências:

Liberar Carências

Indica se as carências do beneficiário deverão ser liberadas após a efetivação do cadastro (liberação do beneficiário).

Este parâmetro somente será habilitado  se o beneficiário se enquadrar em uma regra de liberação de carências conforme manual: 

http://tdn.totvs.com/pages/viewpage.action?pageId=224124609

Complementar Cadastro:

Caso existam inconsistências no cadastro do beneficiário, utiliza-se a opção de complementar cadastro para solicitar a atualização cadastral. Escolhe-se o motivo de rejeição, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico, e informa-se o que deve ser atualizado no registro do beneficiário. O registro ficará na situação aguardando a atualização (9) e depois deve passar pelo fluxo de liberação novamente.

Reprovar:

Utiliza-se esta opção, caso o beneficiário tenha que ser reprovado, ou seja, o beneficiário não deve possuir o plano (beneficiário excluído). Informa-se o código de cancelamento do cadastro, dentre os disponíveis na Manutenção Motivos cancelamento - Genérico.

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OpçãoDescrição
Histórico do SIB

Na opção "Histórico do SIB" é apresentada uma tabela contendo as movimentações SIB para o beneficiário consultado:


CampoDescrição
Status RemessaSituação da remessa. “Erro”, “Em execução” ou “Concluído”.
Data GeraçãoData de geração do arquivo.
Nome do Arquivo SIB GeradoNome do arquivo gerado.
Data Importação Retorno ANSData de importação do arquivo de devolução da ANS, que contém os beneficiários rejeitados no último envio do SIB.
Histórico de movimentações

A opção "Histórico de Movimentações" exibe uma tabela contendo o histórico das movimentações cadastrais realizadas no beneficiário consultado, além do botão "Exportar CSV", responsável por exportar as movimentações para um arquivo no formato .csv, e disponibilizá-lo na Central de Documentos. Nos eventos que contém alterações, será exibido uma aba responsável por  detalhar as alterações anteriores:

Campo:Descrição
Tipo de OcorrênciaTipo de alteração efetuada no cadastro do beneficiário.
Data AtualizaçãoData da última atualização.
Usuário AtualizaçãoUsuário do sistema responsável pela atualização.
Valor AtualValor do campo alterado.
DescriçãoDescrição do campo alterado.
Valor AnteriorValor anterior do campo alterado.
Descrição AnteriorDescrição anterior do campo alterado.
Modalidade AnteriorModalidade anterior do beneficiário, em caso de transferência.
Proposta AnteriorProposta anterior do beneficiário, em caso de transferência.
Beneficiário AnteriorBeneficiário anterior, em caso de transferência.
Modalidade DestinoCódigo da modalidade após alteração, em caso de transferência.
Proposta DestinoCódigo da proposta após alteração, em caso de transferência.
Beneficiário DestinoCódigo do beneficiário após alteração, em caso de transferência.
Início SuspensãoData Início da suspensão.
Fim SuspensãoData de encerramento da suspensão.
Enviar Pré-Cadastro Unimed Brasil

Opção disponível quando usuário possuir a permissão de acesso ao menu hvp.beneficiaryRegister.

Para utilização da integração, deve ser realizada a devida parametrização no programa Central de Integrações Saúde Planos (hgp.integrationsParams).

Esta opção realiza a integração do beneficiário com o Pré-Cadastro da Unimed (CADBENEF), a fim do mesmo ter o atendimento liberado antes do envio periódico do PTU A1300.

Somente serão enviados no Pré-Cadastro, beneficiários que estejam entre a situação 5 a 7, com data de exclusão em branco ou menor que a data atual e que a modalidade esteja configurada para envio.

Consultar espelho da carteira/cartão

Simula o cálculo das carências para e a mensagem que aparece sobre o resultado (Carência cumprida, Em Carência, etc).

Parâmetros para consulta:

CampoDescrição
Data de ConsultaData referencial para consultar as carências

Seguro de Extensão Assistencial

Permite a consulta de beneficiários que usufruem do seguro assistencial (PEA).
Inclusão programadaIndica se exibe mensagem dos módulos que ainda estão com a inclusão programada para uma data futura
Exclusão programadaIndica se exibe mensagem dos módulos que ainda estão com a exclusão programada para uma data futura
Por mensagens da carteira/cartão

Opção que indica que o programa irá listar as mensagens parametrizadas no programa Manutenção Associativa Mensagens Documentos Identificação x Módulos

Por módulos do beneficiárioOpção que irá listar os módulos de cobertura com o indicador de carência dos mesmos.



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