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  • Manual Operacional da customização - Versão 2.0

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Expandir
titlePermissões Técnicas

Para utilização da Integração com o Portal SESI Educação é necessário observar alguns pontos:

  1. É necessário ter o FRAMEHTML configurado e publicado em zona publica e acessível à chamada do Portal SESI Educação;
  2. A publicação do FRAMEHTML deve ser feito em DNS público e com certificado válido, disponibilizando em um site HTTPS;
  3. As configurações de publicação de serviços customizados no FRAMEHTML devem ter sido realizadas com sucesso;
  4. A Instalação Completa da customização, seguindo instruções apresentadas na Guia de instalação e Release Notes;
  5. A configuração inicial, com as informações do WebService, Usuário, TOKEN, devem ser preenchidos e a customização ativada (não Habilitada);
  6. Alterar senha de todos os usuários que necessitam ser integrados com o Portal SESI (alunos, responsáveis acadêmicos, professores, funcionários);
  7. Preencher todos os parâmetros 
  8. Habilitar os menus, dando permissões aos perfis de usuários, conforme demostrado no Gif abaixo:

Expandirinfo
titleParâmetros da IntegraçãoPremissas
info
Section
bordertrue
Column
width30

Toggle Cloak
exclusivetrue
id1
Criação do Canal (Turma)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id2
Criação do Departamento Regional (Coligada)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id3
Criação da Unidade Escolar (Filial)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id4
Criação do Curso (Grupo)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id5
Criação da Turma (Grupo)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id6
Criação do Estudante (Usuário)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id7
Criação do Docente (Usuário)

Toggle Cloak
exclusivetrue
id8
Vínculo do Docente ao Canal

Toggle Cloak
exclusivetrue
id9
Vínculo da Turma ao Canal

Toggle Cloak
exclusivetrue
id10
Matrícula do Aluno na Turma (Grupo)

Column
width70
Cloak
visibletrue
id1

Para a Criação do Canal (Turma) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..

Para a Criação do Canal é necessário que o Master Curso com ID "CYBER_SECURITY_2023-06-06-043214" esteja cadastrado corretamente na plataforma TDX - Este item é uma premissa, porém não é necessária nenhuma ação pelo regional, pois este é mantido pelo DN para todos os regionais

Elegível para exportar:
  • Turma deve pertencer a um Curso parametrizado;
  • O período da Turma deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

Importante: a exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id2

Para a Criação do Departamento Regional (Coligada) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..

Como este é o primeiro agrupador do Regional no TDX não há necessidade de nenhum cadastro/integração prévio

Elegível para exportar:
  • Parâmetro Sigla DR deve estar corretamente parametrizado nos Parâmetros Gerais do Sistema Indústria.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id3

Para a Criação da Unidade Escolar (Filial) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..
  • Criação do Departamento Regional (Coligada).
Elegível para exportar:
  • Alguma Turma da Filial deve pertencer a um Curso parametrizado;
  • O período de alguma Turma da Filial deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence alguma Turma da Filial, não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence alguma Turma da Filial, deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id4

Para a Criação do Curso (Grupo) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..
  • Criação do Departamento Regional (Coligada);
  • Criação da Unidade Escolar (Filial).
Elegível para exportar:
  • Alguma Turma do Curso na Filial deve pertencer a um Curso parametrizado;
  • O período de alguma Turma do Curso na Filial deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence alguma Turma do Curso na Filial, não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence alguma Turma do Curso na Filial, deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id5

Para a Criação da Turma (Grupo) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..
  • Criação do Departamento Regional (Coligada);
  • Criação da Unidade Escolar (Filial);
  • Criação do Curso (Grupo).
Elegível para exportar:
  • Turma deve pertencer a um Curso parametrizado;
  • O período da Turma deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id6

Para a Criação do Estudante (Usuário) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..

Como o Usuário no TDX não tem dependências, não há necessidade de nenhum cadastro/integração prévio.

Elegível para exportar:
  • Ter Matrícula em Turma que deve pertencer a um Curso parametrizado e com Situação de Matrícula correspondente a situação parametrizada como "Matriculado no Curso";
  • Ter Matrícula em Turma que atenda ao Público Alvo parametrizado, inclusive com a Situação de Matrícula parametrizada no Público Alvo;
  • O período da Turma Matriculada deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence a Matricula não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence a Matricula deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id7

Para a Criação do Docente (Usuário) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..

Como o Usuário no TDX não tem dependências, não há necessidade de nenhum cadastro/integração prévio.

Elegível para exportar:
  • Estar vinculado em Turma pela Turma/disciplina a qual deve pertencer a um Curso parametrizado;
  • O período da Turma vinculada deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence a Turma vinculada não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence a Turma vinculada deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id8

Para a Vínculo do Docente ao Canal é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..
  • Criação do Canal (Turma);
  • Criação do Docente (Usuário).
Elegível para exportar:

Ser o Professor:

  • Vinculado em Turma pela Turma/disciplina a qual deve pertencer a um Curso parametrizado;
  • O período da Turma vinculada deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence a Turma vinculada não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence a Turma vinculada deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id9

Para a Vínculo da Turma ao Canal é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..
  • Criação do Canal (Turma);
  • Criação da Turma (Grupo).
Elegível para exportar:

Sempre que a Turma e o Canal tiverem exportados com sucesso.

Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.

Cloak
id10

Para a Matrícula do Aluno na Turma (Grupo) é necessário atender:

Itens que devem ser integrados/existir no TDX primeiro..
  • Criação da Turma (Grupo);
  • Criação do Estudante (Usuário).
Elegível para exportar:
  • Ter Matrícula em Turma que deve pertencer a um Curso parametrizado e com Situação de Matrícula correspondente a situação parametrizada como "Matriculado no Curso";
  • Ter Matrícula em Turma que atenda ao Público Alvo parametrizado, inclusive com a Situação de Matrícula parametrizada no Público Alvo;
  • O período da Turma Matriculada deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Inicial e Final da Turma, considerando que a turma não tem fim determinado quando a data Final não está preenchida;
  • O Período Letivo que pertence a Matricula não pode estar Encerrado;
  • O período do Período Letivo que pertence a Matricula deve estar vigente - A data corrente deve compreender o período que cabe entre a Data Início e Fim do Período Letivo, considerando que o Período Letivo não tem fim determinado quando a data Fim não está preenchida.
Importante

A exportação não reenvia item - Itens com erro devem ser enviados pelo Reenvio de item no Log.



Informações
iconfalse

Toggle Cloak
Parametrizações

Cloak

Esta parametrização é realizada por coligada (SESI – Departamento Regional) e somente para o nível de ensino do SGE – Módulo Educacional Educação Básica (Ensino Básico) e as informações preenchidas são armazenadas em tabela customizada. 




Os parâmetros estão agrupados em abas/guias. A seguir apresentamos os parâmetros necessários para a integração e seus significados: 

false

Aba Identificação

Habilita Integração Portal SESI Educação

Parâmetro que indica se a integração será realizada ou não

O processo de integração pode estar agendado, mas a integração apenas irá ocorrer se este parâmetro estiver marcado. Tal parâmetro é valido para os registros de Alunos, Responsáveis Acadêmico, Professores, Diretor(es), Secretário(s), Coordenador(es) e Orientador Pedagógico para que seja realizada a integração de usuários para o Portal SESI Educação.

Dados de Integração

  1. Endereço de acesso ao webservice de integração, disponibilizado pela Educar Brasil;
  2. Usuário do Portal SESI Educação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil;
  3. Chave de verificação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil.

Estando Habilitado a Integração, estes 3 parâmetros são Obrigatórios.

Datas

  1. Utilizar data referência é um parâmetro que habilita o campo Data Referência para que sirva de data de corte, para que somente os dados alterados pela última vez após a data selecionada sejam enviados. Também é utilizada no envio de Inativação de alunos para filtrar matrículas antigas, enviando apenas inativações relacionadas à matrículas posteriores a Data Referência;
  2. Data da última execução do processo de exportação para entidade de Aluno, esta data servirá de referência para a próxima execução da exportação;
  3. Data da última execução do processo de exportação para entidade de Professor, esta data servirá de referência para a próxima execução da exportação;
  4. Data da última execução do processo de exportação para entidade de Funcionários, esta data servirá de referência para a próxima execução da exportação.

Importante: Caso utilize a data de referência a primeira execução desconsiderará registros criados/alterados antes da data parametrizada. Depois da primeira execução este parâmetro é utilizado somente para o envio das inativações de alunos,  e para os demais utilizará as datas de última execução.




Importante: Esta parametrização é por Nível de Ensino, portanto, a integração deve ser habilitada para todos os níveis de ensino que a customização deve funcionar.

false

Aba Reconhecimento de Saberes

Token

Este recurso serve para gerar um Token do tipo Basic Authentication, o qual deve ser informado no Portal SESI para utilização da autenticação da comunicação com o SGE

Gerando...

Para gerar o Token deve ser informado o usuário e senha do usuário que será registrado a utilização da integração vinda do Portal SESI Educação.

É importante utilizar um usuário exclusivo.

À Reconhecer

Utilizado para identificar as disciplinas em Reconhecimento de Saberes, que precisam ser reconhecidas pelo Portal SESI Educação.

Competência Reconhecida

  1. Utilizado para alterar a situação das disciplinas certificadas no Reconhecimento de Saberes;
  2. Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação ¹Competência Reconhecida automaticamente pelo processo.
Competência não Reconhecida

  1. Utilizado para alterar a situação das disciplinas reprovadas no Reconhecimento de Saberes;
  2. Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação ¹Competência não Reconhecida automaticamente pelo processo.
Matrícula no Período Letivo

  1. Utilizado para alterar a situação da Matrícula no Período Letivo ao receber o retorno do Reconhecimento de Saberes e para identificação da matrícula em itinerário a ser considerada como Matriculado;
  2. Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação da Matrícula no Período Letivo automaticamente pelo processo.
false

Aba Cursos (Segmentos)

Um cadastro onde deverá ser relacionado (informado/cadastrado) os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados. Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado.

false

Aba Situações de Matrícula

No Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o status dos registros que poderá ser: Ativo, Inativo ou Excluído. Para a integração de alunos este status será definido de acordo com a situação de matrícula do aluno. Como no SGE – Módulo Educacional as situações de matrículas são a partir de um cadastro (existem situações que não se pode alterar, mas é possível cadastrar novas) então é necessário definir o significado de cada situação de matrícula. 
Em vista disto, neste módulo de parametrização, há um cadastro onde é possível efetuar o mapeamento entre as diversas situações de matrículas do SGE – Módulo Educacional e o que ela representará para o Portal SESI Educação no momento da integração. 

É permitida a seleção da situação de matrícula e do status desta para o Portal SESI Educação podendo marcar uma entre três opções Ativo, Inativo e Excluído. Este mapeamento é realizado para todas as situações de matrícula do SGE – Módulo Educacional.

[Novo!]

Se o checkbox "Não enviar ao Portal SESI" estiver marcado as matrículas com tal situação serão desprezadas para a integração.


Importante : Se o usuário do aluno estiver Ativo, o processo customizado irá pegar a informação do DE/PARA da situação de matrícula na parametrização do Portal SESI.

Se o usuário do aluno estiver Inativo, o processo customizado já envia para o Portal SESI como Excluído.

false

Aba Validação de Email [Novo!]

  1. Endereço de acesso à API para  consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil;
  2. Token de acesso à API para  consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil.
false

Aba Funcionários [Novo!]

Na integração de Funcionários ao Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o perfil do funcionário, por padrão é enviado o perfil "FUNCIONARIO" que equivale ao Funcionário Administrativo do Portal SESI Educação. Caso o perfil do Funcionário não deva ser Funcionário Administrativo, deve ser utilizado este cadastro para selecionar outro perfil [Funcionário Pedagógico e Administrador de Unidade]. 
Em vista disto, neste cadastro devem ser preenchidos os campos conforme a sua funcionalidade:

  1. Código da filial/escola: utilizado para identificar para qual filial se destina o funcionário que terá um perfil diferenciado do padrão. Um funcionário pode estar em mais de uma filial e com perfis diferentes;
  2. Código da Pessoa: mostrando apenas os funcionários a serem levados ao Portal SESI para filial selecionada no campo 1 que ainda não foram parametrizados, deve ser selecionado o funcionário ao qual se quer atribuir um perfil diferenciado para a filial selecionada;
  3. Perfil no Portal SESI Educação: utilizado para identificar qual perfil enviar ao Portal SESI, combo que permite selecionar entre os perfis: Funcionário Administrativo, Funcionário Pedagógico e Administrador de Unidade.

Somente os funcionários cuja o perfil padrão (Funcionário Administrativo) não atenda as necessidades da Unidade que devem ser parametrizados neste cadastro.

...