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  • Manual Operacional da customização - Versão 2.0

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titleProcesso de Exportação

Após as configurações descritas acima, o usuário poderá executar o processo de Exportação.

A exportação de dados é responsável pelo envio das seguintes Entidades:

  • Alunos (e responsáveis acadêmicos)
  • Docentes
  • Funcionários (Diretores escolares, secretários Escolares, orientadores, comissão coordenadores)
  • Turmas
  • Matriculas
  • Aulas Docentes
  • Oficinas (apenas para o Regional Paraná)

Antes de executar o processo é necessário que o usuário entenda as regras de cada Entidade que será integrada.


Informações
titleClique na entidade e veja as regras ao lado
Section
bordertrue
Column
width30

Toggle Cloak
exclusivetrue
id1
Pré Cadastro de Pessoa

Toggle Cloak
exclusivetrue
id2
Integração de Alunos/responsáveis

Toggle Cloak
exclusivetrue
id23
Integração de Turmas

Toggle Cloak
exclusivetrue
id34
Integração de Matrículas

Toggle Cloak
exclusivetrue
id45
Integração de Docentes

Toggle Cloak
exclusivetrue
id56
Integração de Aulas do Docente

Toggle Cloak
exclusivetrue
id67
Integração de Funcionários

Column
width70
Cloak
visibletrue
id1

Essa integração antecede o envio de Aluno, Responsável, Docente e Funcionários para o Portal SESI, na intenção de identificar se será aproveitado algum cadastro existente ou criado o pré-cadastro. 

Para integração de alunos e responsáveis acadêmicos (para alunos menores de 18 anos), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: 

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
  • Senha do usuário
  • Nome da Nome da mãe (caso não possua CPF informado)

*Ao instalar a customização no ambiente de produção é necessário executar o processo de geração de usuário selecionando todos os alunos para que os mesmos realizem a troca de senhas ao fazer login no sistema.

Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o email O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)Raça.
Outras validações

E

Sendo encontrado um registro, o Portal SESI retornará o Iduser* correspondente. *Identificar único da pessoa no Portal SESI.

Cloak
visibletrue
id2

Para integração de alunos e responsáveis acadêmicos (para alunos menores de 18 anos), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: 

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
  • Senha do usuário
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)

*Ao instalar a customização no ambiente de produção é necessário executar o processo de geração de usuário selecionando todos os alunos para que os mesmos realizem a troca de senhas ao fazer login no sistema.

Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o email O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)
  • Raça
Outras validações
  • E-mail do responsável acadêmico:  Será verificado se o responsável  acadêmico é também um aluno ou Professor. Caso seja, consultamos se o e-mail do responsável acadêmico (PPESSOA) é o mesmo e-mail do campo complementar a Office 365 (aluno ou professor). Se os e-mails forem idênticos, a validação na Quickemail não será necessária, se forem divergentes, a validação na Quickemail será aplicada respeitando os parâmetros cadastrados.
  • Notificação de Alerta para E-mail Inválido: Será exibida notificação no cadastro de Aluno, caso seja realizada inclusão ou alteração no e-mail, para validar a sintaxe*   do e-mail (*se tem domínio, o @ e ponto caracteres validos)  e alertar da importância de um e-mail válido. 
Cloak
id23

Para integração é necessário de as Turmas e Turmas/disciplinas sejam cadastras considerando:

Campos obrigatórios para integração

Para turmas e turmas Disciplinas:

  • Turno 
  • Data inicial
  • Data final
  • Código turma

Para o Novo Ensino Médico considerar também:

  • Itinerário Formativo
Outras validações
  • Campo complementar Enviar ao Portal SESI no cadastro da Turma: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado a Turma e seus vínculos  não serão considerados na integração com o Portal SESI.
Cloak
id34

Serão exportadas as Matriculas dos alunos considerando:


Itens que serão integrados

Alunos já exportados ao Portal SESI e que estejam matriculados com algum dos Status abaixo:

  • Pré-matrícula: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Pré-Matriculado” ou “Matriculado” e a Data corrente é menor que a Data Início da Turma;
  • Matriculado: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Matriculado” e não forem identificados como Concluinte ou Pré-Matriculado;
  • Inativo: para matrículas no período letivo que estiverem parametrizadas com Situação de Matrícula que o Status Indica estiver preenchido como “Inativo”.
Outras validações
  • Campo complementar Enviar ao Portal SESI na Matrícula do Período letivo: Este campo, por padrão estará marcado. Caso seja desmarcado essa matrícula não será considerada na integração com o Portal SESI.
  • A data de início daturma não é considerada um pré-requisito para exportação. Consideramos a data da entrada da pré-matrícula no SGE (exceto para alunos da EJA).
Cloak
id45

Para integração de Docentes (Professores), tem como base o cadastro de Pessoa. Sendo assim consideramos: 

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário (Ativo)
  • Senha do usuário
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o e-mail O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)
  • Raça
Cloak
id56

Para integração de Aulas do Docente, será enviado a relação do Docente com as turmas/disciplinas:


Validações
  • Professores vinculados a turmas/disciplina, já exportadas.

Verificar as regras de envia das turmas e turmas/disciplinas.

Cloak
id67

O termo 'funcionários' se refere às pessoas designadas a determinadas funções no SGE – Módulo Educacional (secretários escolares, membros da comissão coordenadora e diretores escolares). 

Sendo assim, consideramos:

Campos obrigatórios para integração
  • Nome
  • Estado Natal e Naturalidade
  • Data de nascimento
  • Sexo
  • E-mail 
  • Usuário* (caso o usuário esteja inativo será enviado o comando de inativação ao Portal SESI)
  • Senha do usuário
  • Perfil de funcionário (Cadastrado nos parâmetros)
  • Nome da mãe (caso não possua CPF informado)
Campos de envio opcional
  • CPF
  • Nome Social
  • E-mail Complementar (caso o email O365  Esteja preenchido ele será enviado como principal)
  • Raça
Outras validações

Tais registros de 'funcionários' do SGE – Módulo Educacional são pessoas (PPESSOA) associados às funções através dos Menus:

  • Filial | Dados Educacionais | <anexo> Diretores por Filial 
  • Módulo Educacional | Currículo e Oferta | Estrutura Curricular | Matrizes curriculares | <anexo> Matriz aplicada | <anexo> Comissão Coordenadora'.


Conhecendo a regra de cada Entidade que será exportada.  O usuário poderá executar o processo de Exportação através do Menu:

TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | Exportação de Entidades


Informações
  • Esse processo poderá ser agendado conforme recurso nativo.
  • O envio acontecerá de forma assíncrona, ou seja, ele não deve bloquear outras operações.; sendo executado em segundo plano.
  • O primeiro envio pode levar mais tempo para ser concluído. 

Executando manualmente o processo o usuário poderá selecionar uma ou mais entidades.

  • poderá ser agendado conforme recurso nativo.
  • O envio acontecerá de forma assíncrona, ou seja, ele não deve bloquear outras operações.; sendo executado em segundo plano.
  • O primeiro envio pode levar mais tempo para ser concluído. 

Executando manualmente o processo o usuário poderá selecionar uma ou mais entidades.

Image Added


O resultado da exportação é registrado  no Monitor de log da integração, descrito no próximo tópico deste manual.


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titleMonitor de log

Após a exportação dos dados, cada exportação gera um determinado registro de Log.

O Monitor de Log, possibilita uma visão dos dados que foram enviados e o retorno de cada exportação. Ele estará disponível no Menu: 

TOTVS Educacional | Sistema Industria | Integradores | Portal SESI | DE/PARA da integração

Image AddedImage Removed







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titleOficinas - SESI Paraná
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titleExportação de Dados - Oficinas

Acesse o menu: TOTVS Educacional | Sistema Indústria | Integrações | Integração Portal SESI. Dentro da opção, selecione o processo de Exportação de Dados do Portal SESI.

O processo de Exportação de Dados do Portal SESI será modificado para incluir o envio das informações das Oficinas da Regional Paraná. Será adicionado um novo checkbox chamado "Oficinas" na interface, permitindo que o usuário marque quando desejar enviar esses dados.

Este processo poderá ser executado manualmente pelo usuário, ou agendado.


 Ao executar o processo a customização irá considerar para envio as seguintes regras:

  1. Para que a Oficina seja enviada para o Portal SESI, é necessário que haja pelo menos um aluno matriculado nela e que sua data final + o número de “Dias para envio da Turma/Oficina Finalizada” (parâmetro) seja maior que a data corrente. Neste momento, serão enviados os dados da Oficina e seus respectivos professores: responsáveis e associados à Oficina. 
  2. O envio contempla apenas professores que já estão previamente integrados ao Portal SESI, devendo ter sido integrados por meio do processo atual.
  3. Serão enviadas apenas Oficinas do Tipo Formação Geral Básica (Ensino Médio)e Interseriado (Ensino Fundamental), definido no cadastro da oficina.

Será utilizado o parâmetro “Dias para envio da Turma Finalizada”, que terá seu nome alterado para “Dias para envio da Turma/Oficina Finalizada” para o Regional Paraná. Ele armazena o  número de dias considerados após o final da Oficina para identificar se ela deverá ser enviada. Será utilizado como base a Data final da Etapa Principal da Oficina.


Dica
titleExemplo

Dias para envio da Turma/Oficina Finalizada: 30 

Data corrente de execução do processo: 10/01/2024

Data calculada: 10/01/2024 - 30: 11/12/2023 (desconsidera as finalizadas até essa data)

Oficina ABC - Data início: 01/10/2023 e Data fim: 02/12/2023 - Não enviada

Oficina 321 - Data início: 01/12/2023 e Data fim: 11/12/2023 - Enviada

Oficina DEF - Data início: 01/01/2024 e Data fim: 30/03/2024 - Enviada

Ao ocorrer qualquer alteração nos dados das oficinas enviadas ou inclusão/exclusão de professores vinculados à sala oficina, os dados atualizados serão enviados ao Portal SESI ao rodar o processo de exportação novamente.

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titleExportação de Dados - Matrículas

Os dados das oficinas na matrícula serão enviados para o Portal SESI quando o processo de exportação for executado ou quando uma matrícula em oficina for efetuada. 

    • Processo existente de Exportação de Dados disponível no menu: TOTVS Educacional  |  Sistema Indústria  |  Integrações  | Integração Portal SESI.
  • Ao realizar uma nova matrícula em Oficina, através dos menus: 
    • Portal Oficinas - Aluno: Oficinas | Inscreva-se
    • Portal Oficinas - Pedagogo: Matrícula na Oficina

O processo atual de envio de matrículas do SGE para o Portal SESI será modificado para incluir informações das oficinas. Quando uma matrícula é enviada e contém informações de matrícula em oficina, essas informações serão enviadas na mesma requisição.

A API de Matrícula atual será ajustada pelo Portal SESI para considerar uma nova lista chamada "Oficinas", permitindo o envio desses dados pelo SGE.

Se não houver oficinas vinculadas, o processo de envio de matrícula continuará enviando apenas os dados da matrícula do aluno, conforme o fluxo padrão da integração do Portal SESI.

Durante o ano, um aluno pode estar vinculado a mais de uma oficina, portanto, todas as oficinas associadas à matrícula do aluno devem ser informadas ao Portal SESI. Sempre que ocorrer uma matrícula no Portal Oficina, o processo será acionado para atualizar as informações da matrícula do aluno com todas as oficinas associadas.

Serão consideradas apenas as oficinas do tipo Formação Geral e Básica e Interseriado.

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