Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Configurações para uso do cobrança PIX
  3. Geração do QRCode para cobrança através de PIX
  4. Parametrização
  5. Manutenção de Liberações
  6. Fluxo de eventos Liquidação dos pagamentos através de PIX (Explicação)
  7. Automação para cancelamento de registros PIX


01. VISÃO GERAL

Foram implementadas funcionalidades para possibilitar o usuário realizar cobranças através do sistema de transferência PIX em nosso sistema Credimaster.

A partir da geração de qrcode dinâmico e boletos com qrcode é possível realizar o pagamento e liquidação de títulos abertos no sistema.

introduzidas melhorias significativas no módulo de Consignado, visando simplificar o acompanhamento, manutenção e a troca de informações relacionadas aos correspondentes bancários e operações de crédito consignado. Além disso, foram adicionadas funcionalidades para consultar e avaliar os correspondentes, contribuindo para a tomada de decisões e para o cumprimento das diretrizes da Autorregulação pelas instituições participantes.

Image Added


Projetos envolvidos: 

CredimasterJCF16Credito JSCF17

Sistema

Versão

ConsignadoSPACG_5.4.0
Consignado ServiceJSCG_4.4.0
SB Crédito Pagamento Service JSBCREDPAG_1.0.0

Requisitos: 

Essas alterações estão contempladas nas versões Wildfly Keycloak do nosso sistema.


Principais mudanças envolvidas nessas implementações:

  • Inclusão de novos meios de pagamentos: "Ordem de pagamento PIX" e "Lançamento C/C Online". Alteração da nomenclatura do antigo meio "Lançamento C/C" para "Lançamento C/C Batch" 
  • Adicionado tratamento no processo de efetivação (*) para separar os lançamentos de liberação parametrizados com os novos meios de pagamentos para que sejam postados em uma fila para tratamento específico e a parte.
  • Adicionado uma nova estrutura de processamento que obtêm os dados das liberações da fila e faz a comunicação online a depender do tipo de pagamento.
    • Nos casos parametrizados com "Lançamento C/C Online", o fluxo irá efetuar a chamada diretamente ao módulo Conta Corrente através de APIs para realizar a movimentação do crédito.
    • No caso do "Ordem de Pagamento PIX", o fluxo irá efetuar a chamada às nossas APIs do integrador TOTVS SPI para assim efetuar uma comunicação com o BACEN. 
  • Adicionado uma estrutura de processamento para tratamento do retorno das chamadas efetuadas, no caso do PIX, tratamento da confirmação da execução da ordem de pagamento. 
  • Uma tela nova para manutenção das liberações, possibilitando a visualizar, editar e controlar a execução das liberações. Essa tela estará disponível no menu Liberações do módulo Operações de Crédito na versão Wildfly Keycloak.

(estrela) Alteração feita somente na versão mais nova da efetivação, através da instalação e configuração dos novos projetos Crédito Efetivação (SPACFEF) e o Credito Efetivacao SB Service (JSBCREDEF). O projeto Credito Efetivacao SB O módulo SB Credito Pagamento Service é um módulo de serviços em Spring Boot que está sendo adicionado ao projeto foi criado para melhorias de performance e organização das funcionalidades implementadas. 

Também, para o uso das funcionalidades PIX implementadas é necessário também a adesão ao módulo de integração TOTVS SPI que integra em parceria com fornecedores do sistema de pagamentos do Bacen.


Histórico de atualizações: Histórico de Atualizações:

DataVersãoDescrição

12

2023  JSCF_

JSBCREDEF_1.2.0,

JSBA_4.

17

12.

0

15,

JCF

JBA_5.

16

10.

0
  • Parametrização necessárias (Parâmetros Globais, Modalidade).
  • Cadastro da Chave PIX junto as informações da conta do cliente.
  • Implementações da função PIX na geração de boletos da tela Cálculo de Liquidação.
  • Liquidação automática de Cobrança PIX.

5

  • Inclusão dos meios de pagamentos no básico.
  • Criação de serviço para a listagem dos meios de pagamento.

 

JSBCREDPAG_1.1.0

.5,

JSBCREDEF_1.3.0, JSCF_4.18.0, JCF_5.17

.5, JCF

.0, JSBA_4.12.15, JBA_5.

16

10.5

  • Automação para cancelamento dos QRCode PIX que não foram pagos.
  • Melhorias e ajustes do fluxo de liquidação automática do Cobrança PIX.

02. CONFIGURAÇÕES PARA USO DO COBRANÇA PIX

Para habilitar as funcionalidades de cobrança do PIX no Credimaster é preciso ativar alguns parâmetros do módulo BackOffice de Crédito. Esses parâmetros habilitarão as opções de geração de QRCode para pagamentos através de PIX, impressão de boletos com QRCode PIX, a liquidação automática dos títulos e a troca de beneficiário recebedor (disponível em certos tipos de operações). 

Instruções detalhadas de cada parâmetro estão disponíveis nesse documento de referência DR - Configurações das funcionalidades do Cobrança PIX.

Resumidamente, as configurações básicas são essas listadas abaixo:

  • Devemos habilitar o parâmetro "Permitir pagamentos através de PIX" nas parametrizações globais da empresa e agência que esta sendo efetuado a cobrança (BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Básica > Parâmetros Globais).
  • Informar a chave PIX da conta da instituição cobradora no campo "Chave PIX" na cadastro da conta da carteira (BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Básica > Cobradores).
  • Informar a chave PIX do cliente no campo "Chave PIX" no cadastro da conta utilizada nas operações, caso o cliente seja o beneficiário final da operação e a instituição deseje que o pagamento seja encaminhado diretamente para esse beneficiário final (BackOffice de Crédito, na tela Contas > Doc's). 
  • Informar o meio de pagamento padrão para a liquidação na modalidade da operação para que possa ser executada a liquidação automática desses pagamentos (BackOffice de Crédito, na tela Configuração > Configuração Produto > Modalidade).

03. GERAÇÃO DO QRCODE PARA COBRANÇA ATRAVÉS DE PIX 

A tela de Cálculo de Liquidação - Simulação foi adaptada para contemplar as funcionalidades e permitir ao usuário realizar cobranças através do sistema PIX em nosso sistema Credimaster. A partir das implementações é possível realizar a geração de QRCode dinâmico para pagamento imediato ou com vencimento, junto ao impressão de boleto ou somente o QRCode.

Nessa tela é possível realizar a simulação para cálculo dos valores de liquidação de títulos envolvendo diversas condições, tais como:

  • Antecipações com desconto
  • Liquidações parciais
  • Recálculo do valor devido
  • Alteração dos encargos moratórios
  • Lançamentos na Conta Vinculada

Para detalhes de todas as opções da tela a respeito da simulação dos valores devidos, formas de cálculo, moratórios e taxas é necessário consultar as instruções descritas em Simulação, Geração e Reimpressão de Boletos.

Após a geração do QRCode PIX, é possível acompanhar o andamento do pagamento dele através da tela de "Pagamentos PIX" no mesmo módulo Movimentação de Crédito.

Todos os detalhes a respeito da geração e acompanhamento do pagamento através de QRCode PIX abordaremos na documentação de referência descrita em DR - Geração e acompanhamento do QRCode para cobrança PIX.

04. LIQUIDAÇÃO AUTOMÁTICA DOS PAGAMENTOS ATRAVÉS DE PIX (Explicação)

A partir do momento da geração do QRCode através da tela, gravamos na base as informações para acompanhamento do pagamento. Uma vez que for feita a leitura e pagamento desse QRCode, nosso sistema de integração com o BACEN nos envia uma mensagem notificando o pagamento, para que o Credimaster possa fazer as devidas ações, no caso, a liquidação do valor pago. 

A liquidação dos títulos relacionado ao pagamento acontecerá de forma automática e on-line (assim que recebido a confirmação da transferência), sem necessitar de ação do usuário. Informações de meio de pagamento e histórico serão obtidos da Modalidade da operação. 

A situação "Pago" poderá ser visualizada através da tela de acompanhamento do pagamento PIX, e a liquidação, no detalhe da mesma página e em qualquer relatório de posição de títulos disponível no sistema. 

Para detalhes do funcionamento da tela de acompanhamento, abordaremos na documentação de referência descrita em DR - Geração e acompanhamento do QRCode para cobrança PIX (Item 3).

05. AUTOMAÇÃO PARA CANCELAMENTO DE REGISTROS PIX (Explicação)

Dentre as funcionalidades estão sendo implementadas na ferramenta Credimaster, há o cancelamento automático de registros de QRCode PIX. Um processo que ser encarregará de atualizar a situação dos QRCode gerados armazenados na base do Credimaster quando estes forem invalidados pela data de vencimento.

Passado a data de vencimento de um QRCode gerado, este se torna inválido para pagamento. Assim, para que os registros aqui no Credimaster não permaneçam aberto, foi desenvolvido uma pequena automação através de um conector Kafka que irá consultar esses registros vencidos e atualizar a situação do QRCode PIX para 'C' Cancelado.

A situação do QRCode poderá ser visualizada através da tela de acompanhamento dos pagamentos PIX, detalhes na documentação de referência em DR - Geração e acompanhamento do QRCode para cobrança PIX (Item 3).

É possível, também, visualizar a ocorrência desse cancelamento através de consultas diretas na tabela T402CPIQ (Cancelamento de PIX QRCode) 

Para que essa automação aconteça, será necessário a devida configuração do conector no momento da instalação e configuração do ambiente do SB Credito Pagamento Service, nessa configuração é possível escolher a base que irá ser consultada e o tempo entre cada consulta, por exemplo.

  • Entrega da solução principal.
  • Alterações na efetivação para tratamento das liberações.
  • Adição de parametrização. processamentos e eventos para processamento das liberações.
  • Tratamento de retorno das respostas das liberações.

02. PARAMETRIZAÇÃO

Para uso das funcionalidades implementadas será preciso alguns pequenos passos antes. 

  • Parametrização do meio de pagamento adequado (no módulo básico) para posterior seleção na momento da inclusão da liberação.
  • Parametrização do histórico de transferência da função histórico de liberações escolhida para a modalidade (no módulo backoffice de crédito - modalidade). 
  • Parametrização da chave PIX na conta do cliente favorecido (no módulo backoffice de crédito - contas) (somente para pagamentos PIX).
  • Parametrização para permitir pagamentos antes da efetivação (caso seja do modelo de negócio da instituição).

Mais detalhes de cada uma das parametrizações acima estão disponíveis no documento de referência: (DR - Configurações da Liberação de Crédito (online))

03. MANUTENÇÃO DE LIBERAÇÕES

Uma tela para manutenção das liberações para facilitar a visualização, edição e mesmo o envio das liberações em caso de problemas.

Em um fluxo natural dessas implementações, durante a efetivação de uma operação, é realizado o envio das liberações aos seus destinos (seja ele lançamento em conta TED ou PIX), esse processo iniciando automaticamente ao final da efetivação. Quando ocorrer algum erro, seja por preenchido de conta inválida, bloqueada, ou mesmo erro pontual em alguma chamada, a liberação fica ainda gravada e através da tela de manutenção é possível alterar alguns dados de liberações não realizadas, e enviar novamente para realizar a transferência.  

Esta nova tela localizada no módulo Operação de Crédito, mais especificamente no menu Liberações > Manutenção de Liberações. Esta tela possui as opções Visualizar, Alterar e Reprocessar.

Image Added
Image Added
Image Added


Na tela é possível consultar, visualizar detalhes de todas as liberações das operações registradas na base, em todas as situações (pendente, enviada, confirmada, baixada ou erro). Sendo possível também, enviar uma liberação que esteja em situação pendente ou erro se a operação já estiver efetivada.

Image Added

      VISUALIZAR

Na tela detalhe é possível visualizar o último processamento de envio e retorno de cada liberação, além de detalhes do favorecido, da conta e do valor liberado. 

Image Added

Image Added

Clicando na lupa de cada evento é possível visualizar o log desse evento, para que seja possível visualizar o log do tipo INFORMAÇÃO ou ERRO.

Image Added

      ALTERAR

Na tela detalhe é possível alterar informações bem como conta, meio de pagamento, banco, agência, praça, , tipo de conta, alteração das informações de favorecido que irá atualizar a T402MLIB. Além disto, quando o Meio de Pagamento for PIX
então serão habilitados os campos tipo chave pix e chave pix. Estas alterações são realizadas com o propósito de um futuro reprocessamento.

Image Added

Image Added

Image Added

      REPROCESSAR

Na tela de reprocessamento irá mostrar as informações e será feito o reprocessamento da liberação selecionada.

Image Added

Image Added


04. FLUXO DE EVENTOS (Explicação)

Para facilitar a execução principalmente na questão de performance, o fluxo dos acontecimentos da liberação foi implementada através de eventos. Um evento nada mais é que eu conjunto de tarefas que serão executadas e tratadas de maneira assíncrona, por vezes sendo executadas em paralelo. Desse modo, é possível verificar os detalhes de cada passo, reexecutar procedimentos sem maiores impactos e tratar problemas pontualmente.  

Um registro de liberação (gravado na tabela T402MLIB - Movimento de Liberação) passa diversas situações até que se confirme a liberação efetiva do valor. É possível verificar essas atualizações através das colunas situação da liberação (ID_SIT_LIB) e situação de autorização (ID_SIT_AUT).
Ao gravar um liberação na base, ela entrará na situação PENDENTE (em ambos as colunas). Durante o processamento dos eventos, essas colunas serão atualizadas conforme o processo avança corretamente:
Situação da liberação: PENDENTE (P) e ENVIADO (E)
Situação de autorização: PENDENTE (P), CONFIRMADO (C), BAIXADO (B)

Durante a efetivação da operação (momento em que a operação se torna ativa), os valores a serem liberados que foram parametrizados com os novos meios de pagamento serão separados e colocados em uma fila para outro processo faça a leitura.

O processamento das liberações selecionadas consistirá em duas etapas, o envio da liberação e o retorno da confirmação. Através dos eventos abaixo:

Image Added

  • Envio das liberações
    • Início do processamento
      • Leitura da fila de liberações selecionadas,
      • Montagem dos eventos (registros nas tabelas de eventos T402PROC e EVTO),
      • Atualização da situação do processamento (para PROCESSANDO).
      • Chama o evento 1.
    • Evento 1: Inicia liberação
      • Atualiza a situação da liberação e da autorização da T402MLIB para P.
      • Verifica se a situação da liberação e da autorização da T402MLIB está como E. Caso esteja não será possível realizar o processamento.
      • Chama o evento 2.
    • Evento 2: Define o tipo de liberação.
      • Verifica se é PIX ou C/C e chama o evento respectivo, eventos 3 ou 4.
    • Evento 3: Enviar liberação PIX
      • Obtém os dados da liberação e monta a chamada para as APIs do integrador TOTVS SPI.
      • Atualiza a situação da liberação para ENVIADO.
      • Finaliza chamando o evento 6 para encerrar o processamento.
    • Evento 4: Enviar liberação C/C
      • Obtêm os dados e monta a chamada para o C/C Digital (produto Dimensa).
      • Atualiza a situação da liberação para ENVIADO.
      • Finaliza chamando o evento 5 para o envio da confirmação direta.
    • Evento 5: Enviar pagamento liberação
      • Com os dados da liberação, coloca em uma fila para tratar o retorno da liberação.
      • Atualmente utilizado apenas para um lançamento C/C, pois o lançamento PIX é retornado através de outra fila.
    • Evento 6: Finalizar processamento de liberação
      • Atualiza situação do processamento para PROCESSADO

Qualquer cenários que resulte em erro no processamento, a situação da liberação permanece PENDENTE (P), enquanto o processamento irá parar e retornar o erro nos logs de evento da T402EVLO. 


A partir do envio da liberação, o sistema estará esperando resposta de confirmação para enfim confirmar a situação da liberação. Esse retorno se dá através dos eventos abaixo:

O processo de retorno foi desenvolvido como um processo separado pois em caso como liberações por PIX, o nosso integrador SPI que faz a comunicação, precisará informar ao Credimaster se a execução da ordem de pagamento foi completa. Espera-se que esse retorno leve de 10 a 60 segundos.
Já para as liberações C/C (Conta Corrente Digital), a confirmação é feita imediatamente à chamada, ainda assim, optamos por utilizar o mesmo fluxo de retorno para facilitar os tratamentos. 

  • Retorno das liberações
    • Início do processamento
      • Leitura da fila de liberações respondidas, 
      • Montagem dos eventos (registros nas tabelas de eventos T402PROC e EVTO), Tipo do processamento: 7 - Ordem de liberação de pagamento.
      • Atualização da situação do processamento (para PROCESSANDO).
      • Chama o evento 1.
    • Evento 1: Tratar retorno do processamento da liberação.
      • Verifica a situação respondida pelo processo externo (resposta da ordem de pagamento PIX ou da execução do C/C nos casos citados)
      • Atualiza a situação de autorização para CONFIRMADO.
    • Evento 2: Efetivar conta vinculada da liberação.
      • Quando a operação necessita informar uma entrada ou saída de valor do Credimaster, gravamos na tabela T402COTM - Conta Transitória Movimento. Esse registro de lançamento é tratado pelo processo batch de troca de arquivos e enviado para outro sistema (na maioria dos caso, para atualizar o C/C da própria Dimensa ou um C/C externo do cliente). As implementações aqui visam disponibilizar uma opção online para essa necessidade, portanto, alguns tratamento precisam ser feitos. 
      • Atualiza a situação do registro de lançamento da conta transitória para PROCESSADO para que o lançamento concluído de forma online não seja feito pelo processo batch de arquivos.
      • Atualiza a situação de autorização para BAIXADO.
    • Evento 3: Finalizar ordem de liberação do pagamento.
      • Atualiza situação do processamento para PROCESSADO


Qualquer cenários que resulte em erro no processamento de retorno, a situação de autorização é atualizada para ERRO (R), enquanto o processamento irá parar e retornar o erro nos logs de evento da T402EVLO. 


05. TABELAS UTILIZADAS


TabelaDescrição
T402MLIBMovimento Liberação
T402COTMConta Transitória Movimento
T402PRLIProcessamento Liberação (Fluxo de envio) 
T402PRLSProcessamento Liberação Situação (Fluxo de envio) 
T402PRLHProcessamento Liberação Histórico (Fluxo de envio) 

T402OLPG

Ordem de liberação de Pagamento (Fluxo de retorno)

T402OLPS

Ordem de liberação de Pagamento Situação (Fluxo de retorno)

T402OLPP

Ordem de liberação de Pagamento Processamento (Fluxo de retorno)

T402PROC

Processamento

T402EVTO

Eventos

T402EVLO

Log Eventos

T402COMM

Conciliação dos dados entre T402MLIB e T402COTM

T402LORE

Log de Requisição Externa

...