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Deck of Cards
idPainel
Card
labelVisão Geral

VISÃO GERAL

A integração com WhatsApp permite que o paciente possa fazer os Agendamentos de consultas 100% via WhatsApp e automatizada..

Alem disso é possível configurar e agendar Confirmações de consulta periódicas, onde será enviado uma mensagem de confirmação ao paciente , para que ela possa confirmar ou cancelar o agendamento.


O que é preciso para funcionar?

  1. Uma conta ativa no RD Conversas By Tallos, e com numero de WhatsApp disponível para uso.
  2. Um ambiente do  RM,  de preferência usando o CLOUD da TOTVS.
    1. Para os clientes não estão em ambiente CLOUD, e preciso alinhar com o time de RD Conversas By Tallos, para mais orientações de como se comunicar com as APIs do RM.
  3. {Confirmação de consulta} Será preciso um ambiente do RM, 3 camadas.
Card
labelAgendamento de consulta

Configurar o agendamento de consulta:

Premissas:

  1. Considerando que a conta e número de Whatsapp do RD Conversas by Tallos, esteja OK (seleção)
  2. Considerando que tenha um Ambiente RM em CLOUD e OK (seleção)


Com estes pontos de premissa superados o que mais iremos precisar?

  1. Importar fluxo de agendamento de consulta.
  2. Apontar para meu ambiente - Trocar URLs + Token de usuário
  3. Customização é possível?


Importar fluxo de agendamento de consulta:

Para facilitar a implantação, já deixamos um arquivo para importação de um fluxo pré definido, desta forma otimizando o tempo de construção de todo o fluxo.

Qual o arquivo preciso baixar?

E preciso baixar os arquivos abaixo:

Fluxo de agendamento de consulta: (Ultima atualização 04/06/2024)

View file
name(Cópia) _FLUXO_AGENDAMENTO (1).json
height250

Obs: Arquivo pode sofrer atualizações.


Onde eu importo o fluxo, dentro do RD conversas by Tallos?

  1. Acesse a página https://app.tallos.com.br/(sujeito a modificação pela plataforma RD Conversas)
  2. Faça Login, com suas credenciais.
  3. Encontre o menu de Automação> Fluxos.(Sujeito a modificação pela plataforma RD Conversas)
  4. Clique em Importar Fluxo.
  5. Selecione o arquivo baixado.


Assim que importar o arquivo o fluxo irá aparecer na lista de fluxos disponíveis na lista. 

  • Para que o seu fluxo já seja visível, a partir do momento que o cliente mandar um "Oi", no número disponível, basta clicar no icone , do fluxo pretendido, e informar que deseja "Aplicar no inicio", de todos canais disponíveis.

Apontar para meu ambiente - Trocar URLs + Token de usuário

Agora, para que o fluxo seja direcionado e se conecte ao seu RM, precisamos informar as URLs de comunicação das APIs. Isso fará com que o  RD Conversas by Tallos, se comunique e busque as informações necessárias.

Obs: Caso não saiba qual é sua URL de comunicação, peça apoio ao time da TOTVS.


Como trocar as URLs?

  • Clique no ícone , do fluxo pretendido.
  • Irá abrir o fluxo para modificação, você pode navegar usando os comandos do mouse e botões no topo da página(sujeito a modificação pela plataforma RD Conversas)
  • Encontre todos os Card(conforme exemplo), e troque onde está {Insira a informação aqui}, pela URL disponível.
  • Faça isso para todos os Cards, será necessário navegar no fluxo para olhar 1 por 1.

Como trocar o usuário?

  • Em todos os Cards, igual no exemplo anterior, onde trocamos as URLs, deve se trocar o token , no campo "Authorization"
  • Para conseguir este Token, poderá pedir apoio ao time de RD Conversas by Tallos, ou do time da TOTVS.


Mas caso queira obter manualmente, precisamos de:

  • Acessar a plataforma https://postman.com.br/.
  • Criar uma Workspace para testes de APIs.
  • Informar uma URL+ Rota, igual está configurado no RD Conversas by Tallos.
  • Inserir usuario e senha na aba "Authorization", dentro do postman.
  • E usar o recurso de Enviar do postman.
  • Ao fazer isso, conferimos na Aba "Console", qual e o token de authorization, que devemos usar na plataforma  RD Conversar by Tallos.



Customização é possível?

Sim, o  RD conversas by Tallos, aceita todo o tipo de modificação no fluxo, como duplicar e criação de novos fluxos.

Apenas se certifique de testar o fluxo e inserir as informações de comunicação com o as APIs do RM corretamente.


Para saber como cada API funciona e o que configurar no  RM  para que ela retorne corretamente, acesse a Aba de API's RM. 

Card
labelConfirmação de consulta

Configurar confirmação de consulta:


Premissas:

  1. Considerando que a conta e número de Whatsapp do RD Conversas by Tallos, esteja OK (seleção)
  2. Considerando que tenha um Ambiente RM em CLOUD e OK (seleção)
  3. O ambiente do RM está em 3 camadas
    1. Caso não esteja pode consultar as documentacões:
      1. Configuração para simular 3 camadas - JobServer
      2. https://tdn.totvs.com.br/pages/releaseview.action?pageId=270085915


Com estes pontos de premissa superados o que mais iremos precisar?

  1. Importar fluxo de Confirmação / Cancelar agendamento
  2. Apontar para meu ambiente - Trocar URLs + Token de usuário
  3. Inserir parâmetros no RM
  4. Executar/Programar Envio de confirmação
  5. Resposta do paciente
  6. Customização é possível?


Importar fluxo de Confirmação / Cancelar agendamento:


Para facilitar a implantação, já deixamos um arquivo para importação de um fluxo pré definido, desta forma otimizando o tempo de construção de todo o fluxo.

Qual o arquivo preciso baixar?

E preciso baixar os arquivos abaixo:

Fluxo confirma agenda: (Ultima atualização 04/06/2024)

View file
name_FLUXO_CONFIRMAAGENDA (1).json
height250

Fluxo cancela agenda: (Ultima atualização 04/06/2024)

View file
name_FLUXO_CANCELAAGENDA (12).json
height250

Obs: Arquivo pode sofrer atualizações.


Onde eu importo o fluxo, dentro do RD conversas by Tallos?

  1. Acesse a página https://app.tallos.com.br/(sujeito a modificação pela plataforma RD Conversas)
  2. Faça Login, com suas credenciais.
  3. Encontre o menu de Automação> Fluxos.(Sujeito a modificação pela plataforma RD Conversas)
  4. Clique em Importar Fluxo.
  5. Selecione o arquivo baixado.


Assim que importar o arquivo o fluxo irá aparecer na lista de fluxos disponíveis na lista. 


Apontar para meu ambiente - Trocar URLs + Token de usuário

Agora, para que o fluxo seja direcionado e se conecte ao seu RM, precisamos informar as URLs de comunicação das APIs. Isso fará com que o  RD Conversas by Tallos, se comunique e busque as informações necessárias.

Obs: Caso não saiba qual é sua URL de comunicação, peça apoio ao time da TOTVS.


Como trocar as URLs?

  • Clique no ícone , do fluxo pretendido.
  • Irá abrir o fluxo para modificação, você pode navegar usando os comandos do mouse e botões no topo da página(sujeito a modificação pela plataforma RD Conversas)
  • Encontre todos os Card(conforme exemplo), e troque onde está {Insira a informação aqui}, pela URL disponível.
  • Faça isso para todos os Cards, será necessário navegar no fluxo para olhar 1 por 1.

Como trocar o usuário?

  • Em todos os Cards, igual no exemplo anterior, onde trocamos as URLs, deve se trocar o token , no campo "Authorization"
  • Para conseguir este Token, poderá pedir apoio ao time de RD Conversas by Tallos, ou do time da TOTVS.


Mas caso queira obter manualmente, precisamos de:

  • Acessar a plataforma https://postman.com.br/.
  • Criar uma Workspace para testes de APIs.
  • Informar uma URL+ Rota, igual está configurado no RD Conversas by Tallos.
  • Inserir usuario e senha na aba "Authorization", dentro do postman.
  • E usar o recurso de Enviar do postman.
  • Ao fazer isso, conferimos na Aba "Console", qual e o token de authorization, que devemos usar na plataforma  RD Conversar by Tallos.


Inserir parâmetros RM:

Para funcionar a integração entre RM  RD Conversas by Tallos  e preciso inserir informações dentro do sistema para se comunicarem.


Onde insiro os parâmetros?

  • Apenas é inserido no RM, dentro da plataforma do RD Conversas by Tallos, não e necessário.
  • Os parâmetros ficam dentro de Ambiente>Parâmetros>Gestão Hospitalar>Integração WhatsApp
  • Os dados devem ser obtidos junto ao RD conversas by Tallos:
    • Endereço base da integração
    • Endpoint
    • Token
    • ID do template(template_message_id)(Deve ser criado e configurado junto ao time de RD Conversas by Tallos)
  • O dado de "Quantidade de dias anteriores a consulta", deve ser preenchido de acordo com o processo de cada cliente
    • Exemplo: Caso o cliente queira confirmar todas as agendas do dia seguinte, a data atual, então informa o numero "1", significa que vai confirmar todas as agendas 1 dia antes da data da consulta.
    • Exemplo: Caso o cliente queira confirmar todas as agendas 3 dias antes do agendamento, então informa o número "3", significa que vai confirmar todas as agendas 3 dias antes da data da consulta.
  • Após todos os campos preenchidos, então basta concluir a parametrização, para salvar as informações.
  • Tambem deve se alterar o fluxo dentro do  RD conversas by Tallos, mudando o parâmetro de ScheduleDate, para o mesmo valor que inseriu nos parâmetros do  RM



Executar/programar envio de confirmação:

Para enviar as mensagens de confirmação por Whatsapp, e preciso agora executar ou programar o disparo do processo.


Onde consigo executar/programar?

  • Basta ir no menu Atendimento>Outros>Integração Whatsapp
  • Definir a execução, se enviar Agora, ou se programar o JOB para executar sob demanda de acordo com a parametrização escolhida.
  • Ao executar, será enviado as mensagens de confirmação por Whatasapp.


Quais agendas serão enviadas?

  • Todas as agendas que estão dentro do parâmetro de quantidade de dia informado nos parâmetros gerais.
    • Se no parametro gerais, informado o valor "1", então todas as agendas do dia seguinte serão consideradas.
  • Todas as agendas que tenha numero de celular informado.
    • Caso a agenda não tenha o numero cadastrado, então não será informado.
    • Caso o número tenha algum erro onde o RD Conversas by Tallos não consiga mandar, também irá retornar erro
  • Todas as agendas com a data de nascimento informado.
    • Dado usado para o envio da mensagem de confirmação dos dados do paciente.
    • Caso não tenha, irá dar falha ao enviar.


Resposta do paciente:

o paciente tem 3 caminhos ao receber a mensagem de confirmação

  1. Confirmar sua presença
  2. Cancelar seu agendamento
  3. Conversar com atendente


Como o paciente confirma o agendamento?

  • Ao receber a mensagem, o paciente terá a opção "Sim, confirmar".
  • Ao clicar, iremos exibir quais os horários do dia informado deseja confirma, para caso tenha mais de um horário no mesmo dia.
  • Quando o paciente selecionar, qual a opção de confirmação, então e informado e atualizado na agenda do RM.

Como o paciente cancela o agendamento?

  • Ao receber a mensagem, o paciente terá a opção "Não, cancelar".
  • Ao clicar, iremos exibir quais os horários do dia informado deseja cancelar, para caso tenha mais de um horário no mesmo dia.
  • Quando o paciente selecionar, qual a opção de cancelamento, então e informado ao usuário e retirado na agenda do RM,  liberando o espaço da agenda.

Como o paciente conversa com atendente?

  • Ao receber a mensagem, o paciente terá a opção "Conversar com atendente".
  • Ao clicar, iremos direcionar ao chat para contato com um atendente humano.


Customização é possível?

Sim, o  RD conversas by Tallos, aceita todo o tipo de modificação no fluxo, como duplicar e criação de novos fluxos.

Apenas se certifique de testar o fluxo e inserir as informações de comunicação com o as APIs do RM corretamente.


Para saber como cada API funciona e o que configurar no  RM  para que ela retorne corretamente, acesse a Aba de API's RM.