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  • Manual Operacional da customização - Versão 2.0

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Manual Operacional da customização - Integração SGE x Portal SESI

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Objetivo

Este documento foi elaborado para informar aos usuários chave da área Educacional do SESI, sobre a Integração SGE x Portal SESI . A integração com o TOTVS Educacional é responsável pela exportação dos registros, facilitando assim a gestão e acesso aos participantes (alunos, professores, funcionários)..

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Expandir
titleParâmetros da Integração
Table Excerpt
nameParametrosIntegracao
Table Excerpt
nameParametrosIntegracaoIntro

Além das premissas técnicas, é essencial realizar algumas configurações para garantir o sucesso da integração:

Acesse os Parâmetros através do seguinte caminho:

TOTVS Educacional > Sistema Indústria >Portal SESI> Parâmetros 


A interface exibirá sete abas para serem configurados: Identificação, Reconhecimento de Saberes, Cursos (segmentos), Situações de matrícula, Validação de e-mail, Funcionários e Autenticação SSO.


Deck of Cards
historyfalse
idParams
Card
labelIdentificação
Table Excerpt
nameparametrosidentificacao

Nesta aba, são configurados os campos básicos para o funcionamento da integração.



  • Habilita Integração Portal SESI Educação - O processo de integração pode estar agendado, mas a integração apenas irá ocorrer se este parâmetro estiver marcado. Tal parâmetro é valido para os registros de Alunos, Responsáveis Acadêmico, Professores, Diretor(es), Secretário(s), Coordenador(es) e Orientador Pedagógico para que seja realizada a integração de usuários para o Portal SESI Educação.
  • Dados da Integração:
    • Endereço de acesso ao webservice de integração, disponibilizado pela Educar Brasil;
    • Usuário do Portal SESI Educação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil;
    • Chave de verificação para o consumo do webservice, disponibilizado pela Educar Brasil.
  • Classificação de Municípios (IBGE): Campo com lista de classificação de municípios (DCLASSIFMUNICIPIO), para o usuário selecionar em qual classificação de Município corresponde a do IBGE.
  • Dias para envio de turma finalizada: Neste campo o usuário deverá informará a quantidade de dias (em números)  em que uma turma finalizada será considerada na exportação.

Card
labelReconhecimento de Saberes
Table Excerpt
nameparametrosrecsabes

Nesta aba, são configurados os campos referentes ao Reconhecimento de Saberes.

Token para WS: Este recurso serve para gerar um Token do tipo Basic Authentication, o qual deve ser informado no Portal SESI para utilização da autenticação da comunicação com o SGE

Gerando...

Para gerar o Token deve ser informado o usuário e senha do usuário que será registrado a utilização da integração vinda do Portal SESI Educação.

É importante utilizar um usuário exclusivo.

Os demais campos, são para configurar os status e motivos de alteração para indicar quando a situação do aluno  for:

  • Reconhecimento de Saberes: Utilizado para identificar as disciplinas em Reconhecimento de Saberes, que precisam ser reconhecidas pelo Portal SESI Educação.


  • Competências reconhecidas:  Utilizado para alterar a situação das disciplinas certificadas no Reconhecimento de Saberes;
  • Motivo da alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação Competência Reconhecida automaticamente pelo processo.


  • Competências não reconhecidas: Utilizado para alterar a situação das disciplinas reprovadas no Reconhecimento de Saberes
  • Motivo da alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação de matrícula para situação Competência não Reconhecida automaticamente pelo processo.


  • Matricula no período letivo: Utilizado para alterar a situação da Matrícula no Período Letivo ao receber o retorno do Reconhecimento de Saberes e para identificação da matrícula em itinerário a ser considerada como Matriculado;
  • Motivo de alteração: Utilizado no Motivo Alteração, ao alterar a situação da Matrícula no Período Letivo automaticamente pelo processo.



Card
labelCursos (Segmentos)
Table Excerpt
nameparametroscursos

Nesta aba deverá ser informado/cadastrado os cursos do SGE – Módulo Educacional (segmentos de ensino da Educação Básica indicadas no Portal SESI Educação (Educar Brasil)) para os quais somente alunos e professores/disciplinas de tais cursos serão integrados.


Junto a informação de cada curso deverá ser sinalizado se o e-mail do aluno (matriculado em tal curso) deverá ser obrigatório e também se alunos menores de 18 (dezoito) anos (matriculado em tal curso) deverão ter um responsável acadêmico informado. 

Cursos (Segmentos).gif

Card
labelSituações de Matrícula
Table Excerpt
nameparametrossitmatric

Para integração dos alunos  no Portal SESI, o status do aluno é definido de acordo com sua Situação de Matrícula no SGE. 

Nesta aba o usuário deverá informar as situações de matricula no SGE, que o Portal SESI deve considerar como: Pré matriculado, Matriculado ou Inativo.


Ao incluir um novo registro será apresentado 3 campos para preenchimento:

Sit. Matricula: Lista  das as situações de matrículas existentes na base.

Status Indica: Status no Portal SESI, da situação de matricula selecionada. Podendo ser Pré matriculado, Matriculado ou Inativo.

Não enviar ao Portal SESI:  Se o checkbox "Não enviar ao Portal SESI" estiver marcado as matrículas com tal situação serão desprezadas para a integração.


           


Estado
colourGreen
titleExemplo:

Se a Escola  considerar que a situação de matricula "cancelado" do SGE deve ser enviada ao Portal SESI como Inativo, o preenchimento será da seguinte:

Se em determinado momento a Escola determinar que essa situação de matrícula não deve ser considerada na  Exportação ao Portal SESI é necessário marcar  o checkbox:



Aviso

Se o usuário do aluno estiver Ativo, o processo customizado de exportação ao Porlta SESI busca a informação  parametrizada nessa aba, para fazer a relação da situação de matricula do Aluno com status indica, identifcado se será ou não exportado.

Se o usuário do aluno estiver Inativo, o processo customizado já envia para o Portal SESI como Inativo.

Card
labelValidação de e-mail
Table Excerpt
nameparametrosvalidaemail

Essa aba refere-se a configurações para utilização de Consulta/validação de email pela Quickemail.

Os campos apresentados são:

URL API: Endereço de acesso à API para  consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil;

TOKEN: Token de acesso à API para  consulta de e-mail, disponibilizado pela Educar Brasil.

Intervalo de horas: Este campo será considerado para validar novamente o e-mail na QuickeMail (somente daqueles que  não tenham sido considerados "válidos") respeitando o intervalo de horas definido no parâmetro. 



Card
labelFuncionários
Table Excerpt
nameparametrosfuncionarios

Na integração de Funcionários ao Portal SESI Educação os registros contêm uma propriedade indicando o perfil do funcionário.

Este cadastro deve ser utilizado para informar o perfil de cada Funcionário, que poderá ser:

  • Funcionário Administrativo (Perfil padrão do Portal SESI)
  • Funcionário Pedagógico e
  • Administrador de Unidade

Neste cadastro devem ser preenchidos os campos conforme a sua funcionalidade:

  1. Código da filial/escola: utilizado para identificar para qual filial se destina o funcionário que terá um perfil diferenciado do padrão. Um funcionário pode estar em mais de uma filial e com perfis diferentes;
  2. Código da Pessoa: mostrando apenas os funcionários a serem levados ao Portal SESI para filial selecionada no campo 1 que ainda não foram parametrizados, deve ser selecionado o funcionário ao qual se quer atribuir um perfil diferenciado para a filial selecionada;
  3. Perfil no Portal SESI Educação: utilizado para identificar qual perfil enviar ao Portal SESI, combo que permite selecionar entre os perfis: Funcionário Administrativo, Funcionário Pedagógico e Administrador de Unidade.

Aviso

Somente os funcionários cuja o perfil padrão (Funcionário Administrativo) não atenda as necessidades da Unidade que devem ser parametrizados neste cadastro.

Card
labelAutenticação SSO
Table Excerpt
nameparametrossso

Aba destinada à configuração de logins via SSO (Single Sign-On). 

Os campos são preenchidos automaticamente após a Importação do Arquivo (config_sesi.json) que é fornecido pelo Portal SESI


Abaixo descrição dos campos para conhecimento:

  • Endereço WebService: Endereço de acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
  • Public Key: chave pública para descriptografar o token JWT.
  • Client ID: usuáriode acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
  • Secret Key: Senhade acesso ao webservice disponibilizado pelo Portal SESI.
  • Importar arquivo (config_sesi.json): Botão para importação das configurações via arquivo JSON*.

*Arquivo disponibilizado pelo Portal SESI.

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