- Criado por Angelita Cardoso Leite, última alteração por Tarcisio Bruno Mota Almeida. em 12 jun, 2018
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Processo de verbas e bonificações
Produto: | WinThor |
Passo a passo: | #dica: Para entender melhor o processo de verbas e bonificações no Winthor, sugiro que você acesse o link abaixo: |
Segue detalhamento referente ao funcionamento no processo de verbas e bonificação no WinThor: O que é uma verba e para que serve? Verba é uma moeda dentro do sistema e pode ser utilizada para: rebaixa de custo, desconto em duplicada, ou despesas diversas. Como a verba trabalha no sistema? A verba trabalha com Crédito e Débito, conforme segue, onde um anula o valor do outro:
Observação: esta movimentação pode ser visualizada, na rotina 1809 - Relação de verbas por fornecedor, aba Opções, opção Exibir informações crédito / debito verbas. Quais são as formas de inclusão de uma verba? Uma verba pode ser incluídas pelas seguintes rotinas: 1801 - Incluir Verba / Bonif. Fornecedor 220 - Pedido de Compra 1302 - Devolução a fornecedor 1301 - Entrada de mercadoria (diferença de preço) O que é aplicação da verba? A aplicação da verba, é como ela será é utilizada no sistema, ou seja, rebaixa de custo de produto ou rebaixa de CMV por exemplo. O que é recebimento da verba? O recebimento é a quitação da verba, ou seja, é lançada a verba para identificar que o fornecedor deve X valor, ao ser recebida ela será quitada no sistema. Quais os tipos de verbas? Segue relação com os tipos de verbas existentes no WinThor:
Quais as formas de pagamento? Segue relação com as formas de pagamento:
Como é efetuada a rebaixa de custo? A rebaixa de custo pode ser realizada por meio dos seguintes processos: Entrada de nota bonificada
Entrada com nota normal e bonificada
Recebimento de valor do fornecedor
Como funciona a Diferença de Preço? A Diferença de Preço funciona da seguinte forma:
Como funcionam as verbas criadas por avaria? Na rotina 1182 - Gestão de Avarias podem ser criadas as verbas oriundas de avarias. Para isso, é necessário primeiramente Efetuar a entrada de avaria no estoque, em seguida criar um Grupo / Lote de avaria e selecionar o tipo de verba a ser criada em Dados do grupo/lote de avaria conforme segue:
O que é Fundo de Reserva? O Fundo de Reserva é um crédito que pode ser utilizado de formas diversas, ou seja, como rebaixa de custo para outros fornecedores ou para campanhas por exemplo. Como utilizar o Fundo de Reserva? Antes de começar a trabalhar com fundo de reserva, verifique na rotina 530 - Permitir acesso a rotina as permissões para as rotinas 1801 e 1807 - Aplicar verba, 4 - Incluir verbas fundo de reserva (Aplicação) e 1.Incluir verbas fundo de reserva (Aplicação), respectivamente. Para alimentar a conta de Fundo de Reserva siga as orientações abaixo: 1) Acesse a rotina 1807 e selecione a Verba que será lançada no fundo de reserva; Observação: esta verba pode ser do tipo Rebaixa de custo ou Outras e a forma de pagamento igual a Dinheiro ou Mercadoria. 2) Informe a Conta e o Valor da Aplicação para o fundo; 3) Marque a opção Aplicar valor para Fundo de Reserva e clique Processar; 4) O valor aplicado ficará na conta definida na rotina 132 - Parâmetros da Presidência, parâmetro 2468 - Conta da verba Fundo de Reserva, que deve ser preenchido previamente para cada filial; Para utilizar o fundo de reserva realize os procedimentos a seguir: 1) Acesse a rotina 1801 - Incluir Verba/Bonif. Fornecedor e clique Incluir; 2) Marque o Tipo de Verba igual a Rebaixa de Custo ou Outras e marque a Forma de Pagamento desejada; 3) Informe o Valor e marque a opção Fundo de Reserva; 4) Clique Confimar. Observação: o valor não pode ser superior ao valor que o fundo de reserva possui. Se preferir apenas lançar um crédito em uma conta, pode ser realizado na rotina 1807 também, mas ao invés de marcar a opção Fundo de Reserva, selecione a conta a qual será enviado o crédito da verba. Como funciona a Rebaixa de CMV? A rebaixa de CMV, será realizada para produtos que já foram vendidos. Este processo pode ser efetuado de duas formas: Rebaixa de CMV com valor definido
Ou
Rebaixa de CMV com valor a apurar. Crie a verba por meio da rotina 1801 do tipo Rebaixa CMV – valor a apurar e forma de pagamento igual a Mercadoria; Ou
Observação: a rebaixa de custo pode ser visualizada na rotina 146 - Resumo de Venda. |