Árvore de páginas

Cadastro Nacional de Usuários (A1300)

Produto:

Gestão de Planos de Saúde

Módulo:

HCG - Cadastros Gerais

Versão:12.1.x
Assuntos:

1. Como se divide o processo do Cadastro Nacional de Usuários?
2. Qual o conceito?
3. Como realizar a Parametrização para Utilização do A1300?
4. Como é realizada a Geração Arquivo de Exportação?
5. Quais são os arquivos Gerados no Processo?
6. Quais são os erros Cadastrais?

 

 1. Como se divide o processo do Cadastro Nacional de Usuários?

No sistema o processo se divide em duas partes:

  1. Exportação da movimentação dos beneficiários.
  2. Importação do retorno da Unimed do Brasil.

Segundo a definição da Unimed do Brasil, o PTU A1300 é o arquivo responsável por enviar a movimentação cadastral de beneficiários para a atualização do Cadastro Nacional de Usuários da Unimed do Brasil.

 2. Qual o conceito?

As Unimeds exportam os dados dos beneficiários da sua base e encaminham para a Unimed do Brasil, sendo que essa exportação pode ser de três tipos:

  • Massa total: as Unimeds devem exportar todos os beneficiários cadastrados na base, isso contempla os beneficiários ativos e excluídos.
  • Cadastro de Ativos: as Unimeds devem exportar apenas os beneficiários que estão ativos na base desconsiderando os cancelados.
  • Movimentação Periódica: as Unimeds devem exportar apenas os beneficiários que sofreram alteração cadastral no período para o qual o arquivo está sendo enviado.

A Unimed do Brasil processa esses arquivos e devolve um arquivo de retorno do processamento (A200), nesse arquivo segundo a definição do PTU, contém o total de beneficiários que foram incluídos, excluídos, alterados e rejeitados. As Unimeds importam esse arquivo de retorno e se existirem beneficiários que foram rejeitados deve-se realizar a correção dos mesmo na base e reenviar o A1300 corrigido para a Unimed do Brasil

 3. Como realizar a Parametrização para Utilização do A1300?

Layout Exportação

O layout de exportação deve ser parametrizado na Manutenção de Parâmetros do Revisão(RC0210J) nas opções de parâmetros do PTU no campo Layout Exportação PTU A1300. O layout para o PTU versão 6.0 é o labenef02.


Layout Importação do Retorno da Unimed do Brasil( A200)

O layout de importação do retorno do A1300 deve ser parametrizado na Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de cadastros (VP0210O), nas opções de parâmetros do A1300 no campo Layout de importação do A200. O layout para o PTU versão 6.0 é o laset049.

Conversão para Planos com Forma de Pagamento Mista

Devido ao fato do PTU a A1300 não contemplar os tipos de planos mistos na exportação, foi necessário se criar um cadastro para a definição de como os planos mistos devem ser exportados, ou seja, pode-se definir se eles serão exportados como pré-pagamento ou custo operacional, essa conversão só poderá ser informada uma única vez, uma vez informada não poderá ser modificada, a conversão deve ser parametrizada na Manutenção Parâmetros Venda de Planos/Manutenção de cadastros(VP0210O) nas opções de parâmetros do A1300 no campos Conversão dos Planos Mistos.


 4. Como é realizada a Geração Arquivo de Exportação?

A geração do arquivo de exportação é realizada pela Exportação de Beneficiários (VP0110H), o programa permite a geração do arquivo para 3 tipos de movimentação conforme definido no PTU, o mesmo também permite a seleção de quais modalidade devem ser consideradas na geração do arquivo.


Observação: Uma vez que a geração tenha sido executada para um determinado período os beneficiários que forem exportados não serão mais considerados nas próximas gerações dentro desse mesmo período, caso seja necessário realizar uma nova geração que considere todos os beneficiários dentro desse período deve-se executar o processo para desmarcar os beneficiários que já foram exportados para que os mesmos sejam considerados novamente na geração. 
Detalhamento das opções existentes para geração do arquivo:

Opção Tipo de Movimentação

Cadastro Ativo

Serão exportados todos os beneficiários da base que estiverem nas seguintes situações:

Liberado – 05

Primeiro Faturamento – 06

Faturamento Normal – 07

 

Cadastro Completo

Serão exportados todos os beneficiários da base incluindo ativos e excluídos, os beneficiários não exportados são os que estiverem nas seguintes situações:

Beneficiário ainda não liberados – situação menor que 5

Reprovado – 08

Pendente Complemento – 09

 

Movimentação Periódica

Serão exportados todos os beneficiários que sofreram alterações nas informações que são consideradas no A1300 dentro do período informado para a geração.


Opção Seleção Modalidades

Após selecionar o tipo de movimentação, o sistema solicitará quais modalidades devem ser consideradas para a geração, na tela serão exibidas todas as modalidades cadastradas no sistema, sendo que como default todas virão selecionadas, caso o usuário deseje desconsiderar alguma dessas modalidades na geração deve-se desmarcar a(s) mesma(s).


Exportação de Beneficiários Vinculados a Uma Mesma Pessoa

Independentemente do tipo de exportação selecionado, o extrator irá identificar quais beneficiários estão relacionados à uma mesma pessoa física, a fim de exportar também estes dados, só não serão exportados os beneficiários vinculados a pessoa mas que estejam em modalidades que serão ignoradas no envio, conforme seleção do usuário em tela.

Opção Desmarcar Período Gerado

Essa opção permite que o usuário desmarque os registros já enviados dentro de um determinado período, permitindo que as informações desses beneficiários sejam consideradas novamente na geração. Essa opção foi criada para que caso existam beneficiários com dados inconsistentes e os mesmos devam ser enviados seja possível corrigi-los e realizar uma reexportação considerando todos os beneficiários do período novamente. Essa opção é válida apenas para movimentação periódica.



 5. Quais são os arquivos Gerados no Processo?

Este processo gera três arquivos:

  1. Arquivo PTU seguindo as definições da Unimed do Brasil;
  2. Relatório de acompanhamento
  3. Relatório de erros.

O programa permite que o usuário informe onde será gerado o relatório de erros. Neste mesmo diretório também serão gerados os arquivos PTU e o relatório de acompanhamento.

Arquivo PTU

O arquivo PTU gerado segue a estrutura abaixo:

  • R301 – Header
  • R302 – Empresa Contratante (Se existir)
  • R303 – Dados da Pessoa
  • R304 – Dados Biométricos (Se existir)
  • R305 – Complemento cadastral do beneficiário
  • R306 – Dados do Beneficiário
  • R307 – Dados do Repasse (Se existir)
  • R308 – Dados do Plano
  • R309 – Abrangência
  • R310 – Carências do Beneficiário
  • R306 – Dados do Beneficiário
  • R302 – Empresa Contratante (Se existir)
  • R318 – Contagem de beneficiários
  • R319 – Trailer

Relatório de Erros



O relatório de erros gerados possui o formato conforme imagem.

Relatório de Acompanhamento

O relatório de acompanhamento segue uma estrutura similar à da gerada para o arquivo PTU, ele realiza o agrupamento das informações baseado em cada tipo de registro. Segue exemplo da estrutura que é gerada.



 6. Quais são os erros Cadastrais?

Pelo fato do A1300 exigir muitas informações referentes aos beneficiários, também existem várias validações para a garantia de que essas informações estejam de acordo com o especificado pela Unimed do Brasil, com isso podem ser gerados vários erros de inconsistências cadastrais, principalmente para o caso de beneficiários antigos, por esse motivo segue abaixo alguns dos erros que podem ser gerados na exportação e a forma de corrigi-los:

  • Grau de Parentesco do PTU não encontrado. Grau de Parentesco

Não foi possível localizar registro de cadastro no programa MC0310G para o grau de parentesco do beneficiário com tipo de associação exportação ou ambos.

  • Erro ao montar o endereço a partir de

Verificar se o endereço está no formato: endereço, numero

  • Código do Registro do Plano Invalido

Verificar se a proposta do beneficiário e se o indicador do registro de plano está preenchido.

  • Segmentação do Produto invalida

Verificar no cadastro do PR0310B se o campo segmento está preenchido para a abrangência do beneficiário.

  • Nome da Rede Referenciada invalido

Verificar no cadastro do PR0310B se o campo Descrição da rede está preenchido para a abrangência do beneficiário.

  • Nenhuma abrangência relacionada a proposta ou tipo de plano encontrada

Esse erro pode ser gerado quando não for possível encontrar abrangência para o beneficiário ou o beneficiário possui abrangência mas a mesma não está vinculada com o cadastro PR0310B.

  • Código da Rede Referenciada invalido

Esse erro ocorre quando no cadastro do PR0310B o campo sequência não está preenchido ou o valor da sequência não está entre 1 e 5.
O cadastro do PR0310B é obrigatório para a geração do A1300 é desse cadastro que as informações de rede referenciada, segmentação, etc. São resgatadas para a abrangência do beneficiário.