Negociação e Histórico de OPME
Características do Requisito
Linha de Produto: | Microsiga Protheus | ||||
Segmento: | Saúde | ||||
Módulo: | SIGAPLS - Plano de Saúde | ||||
Rotina: |
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Requisito (ISSUE): | 003296 | ||||
País(es): | Brasil | ||||
Banco(s) de Dados: | Todos Relacionais | ||||
Tabelas utilizadas: | B2I – Negociação de OPME B53 – Auditoria B72 – Parecer Auditoria | ||||
Sistema(s) operacional(is): | Windows®/Linux® | ||||
Versões/Release: | 12.1.6 |
Descrição
Implementada melhoria no Módulo de Auditoria, onde agora é possível registrar as negociações comerciais envolvendo OPME que estão para análise da auditoria. Também é possível consultar históricos dessas negociações, para estipular média de valores e por material e região onde o prestador de Serviços está situado.
Desta forma, o auditor ou responsável pode registrar no sistema o valor proposto pelo fornecedor do OPME e depois, registrar qual foi o valor fechado, para alimentar a base de dados sobre negociações. Qualquer colaborador que tenha acesso a auditoria poderá depois consultar os valores de determinado OPME, para verificar se o valor cobrado está de acordo com os outros registrados no sistema, evitando maiores gastos e prejuízos nesta operação delicada.
Para um melhor funcionamento desta melhoria, se faz necessário que a empresa utilize o módulo de Anexos Clínicos, pois nele lançamos a guia de referência e todos os OPMEs e outros materiais necessários para a situação.
Com estas melhorias, foram necessários a criação de uma nova tabela (B2I), novos índices e campos, para suportar está melhoria no sistema e se adequar as necessidades oriundas destes controles.
Procedimento para Utilização
- Para utilizar o módulo de negociação de OPME, é necessário que o parâmetro MV_NEGOPME esteja com o valor .T., indicando que o módulo será ativado.
- Por se tratar de uma melhoria na Auditoria, se faz necessário que tenhamos alguma guia no módulo de Auditoria. Para isto, devemos lançar alguma guia (Autorização/Liberação) ou Anexo Clínico que contenham algum material de OPME (tabela 05 no sistema) e que deva passar por auditoria, para vermos a nova funcionalidade em ação. Após a inserção desta guia e caso o procedimento tenha que ir para a auditoria, iremos ver a mensagem da figura 01, confirmando que a guia foi encaminhada para o módulo de auditoria.
Figura 01 – Mensagem de confirmação, indicando que a guia contém algum procedimento ou OPME para ser auditado. - Agora, devemos nos dirigir para o módulo de auditoria. Na tela inicial do sistema, devemos ir em Atualizações -> Auditoria -> Auditoria por Guia. Será aberta a janela referente a auditoria e veremos nossa guia para ser auditada, conforme instruções anteriores.
- Devemos então selecionar a guia, clicar em Outras Ações e selecionar Reservar/Liberar, para que a guia seja reservada pelo usuário e esteja pronta para ser auditada. Após isto, devemos clicar no botão Analisar.
Figura 02 – Tela do módulo de Auditoria, com a guia constando para ser analisada.
5. Na nova tela, selecione a OPME desejada (caso haja vários procedimentos e OPMEs para auditar – figura 03) e clique em Parecer. Na janela que se abre, clique em Outras Ações e em seguida, clique na opção Negociação de OPME.
Figura 03 – Tela de Procedimentos e Críticas.
Figura 04 – Tela de Parecer.
6. Após clicar na opção Negociação de OPME, será aberta a nova janela do módulo, onde teremos algumas informações pré-carregadas, tais como: nome do OPME, Registro na ANVISA, guia que pertence o material analisado e outros, já preenchidos de acordo com as informações da guia selecionada. Para o auditor ou responsavel, será possível modificar o Código de Registro ANVISA do OPME (caso necessário), inserir o nome do Fornecedor, valor Orçado (que é o valor da proposta comercial do fornecedor) e valor Negociado (o valor final após negociações entre as partes). Ao inserir estes valores, o sistema mostrará em reais e porcentagem o desconto obtido (Valor Orçado – Valor Negociado).
Figura 05 – Tela de Negociação de OPME, onde vemos que algumas informações o sistema já carrega na tela e outras, o auditor ou responsável deverá inserir, como valores. Após a inserção de valores, o sistema exibe de forma prática o desconto obtido em reais e a porcentagem.
7. Após a inserção das informações, basta clicar no botão Salvar. Deste modo – para esta guia, prestador e material – já salvamos a negociação e os dados ficarão armazenados, para consulta de históricos.
Para facilitar, o sistema coloca na tela anterior (tela de Parecer) – no Campo Valor Autorizado – o valor negociado com o cliente e habilita o auditor/responsável a colocar o parecer final – se deseja Autorizar ou Negar o procedimento.
Figura 06 – Tela de Parecer, onde constatamos que em valor autorizado, o sistema colocou o valor Negociado e que o combo de Parecer está habilitado.
8. Para inserir outras negociações, basta selecionar outra guia ou caso a guia tenha mais itens, selecionar o desejado e proceder da mesma forma. A opção de Negociação de OPME só fica disponível quando se tratar de guia de Anexos Clínicos ou o procedimento for da tabela 05 – de itens de OPME.
9. OBS: Caso o auditor preencha a tela de Negociação, ao salvar, o campo de Valor Autorizado da tela de parecer será preenchido com este valor e o campo de Parecer ficará habilitado. Caso esta tela seja fechada sem dar o parecer, ao entrar novamente, o campo de Parecer ficará bloqueado e o Valor autorizado em branco, pois o registro ainda não foi salvo. Caso aconteça isso, basta apenas clicar em Negociação de OPME (os dados inseridos serão exibidos) e clicar em Salvar, pois o sistema irá exibir novamente o valor no campo de Valor autorizado e o Parecer ficará habilitado.
PARTE II – Uso da Funcionalidade de Histórico de OPME
1. Durante a atividade de auditoria, o auditor ou responsável pode querer consultar os valores de OPME já negociados anteriormente, para um panorama geral de valores e negociações e obter o melhor preço.
2. Para acessar está nova funcionalidade, o auditor deve entrar no Módulo de Auditoria, posicionar na guia desejada e clicar em Outras Ações e em seguida, clicar em Reservar/Liberar.
3. Após isto, clicar no botão Analisar. Na nova janela, devemos selecionar em qual procedimento (OPME) desejamos realizar a pesquisa (pois o sistema irá buscar todas as negociações já realizadas para este procedimento) e clicar no botão Parecer. Na janela que aparece, devemos clicar em Outras Ações e em seguida, clicar em Histórico de OPME.
Figura 07 – Tela de Parecer, onde encontramos a opção de Histórico de OPME
4. Ao clicar nesta opção, o sistema exibirá um alerta, pedindo que o usuário informe a data inicial e final de pesquisa (Figura 08), baseado na data de cadastros das negociações de OPME. Após informar estas datas, o sistema verifica qual é o material selecionado na guia e realiza filtros, como: procura as negociações que contenham este material; filtra as guias do Prestador de Serviços da guia num grid a parte; exibe diversas informações baseadas nestes parâmetros, como maior e menor valor negociado e média de valores e exibir uma opção de agrupar por região, de acordo com a região onde o Prestador de Serviços está alocado.
Figura 08 – Parâmetros de datas de pesquisa
Figura 09 – Tela de Histórico de Negociações de OPME. Na parte superior, os valores são calculados de acordo com outras guias que contenham o material. Na parte inferior (grid), o sistema mostra somente as guias do Prestador de Serviços que contenham também este material. A opção Região irá agrupar as guias que conteham o material, desde que a região dos Prestadores de Serviços estejam dentro da região da guia do Prestador de Serviços da guia em questão.
5. Na janela de Histórico de OPME, podemos constatar que o sistema efetua a busca das informações, baseado nos parâmetros de data informada e de acordo com o OPME selecionado. Desta forma, o auditor ou responsável tem um panorama geral de valores e pode constatar qual a média dos valores pagos no geral e no grid inferior, consultar a as guias e valores do prestador de serviços em que a guia está posicionada.
6. Caso seja pressionado o botão Guia de Maior Valor ou Guia de Menor Valor, o sistema irá abrir a guia de acordo com a guia que conta nestes campos, para que seja possível a visualização pelo auditor ou responsável. No grid inferior, caso seja dado um duplo clique em qualquer uma das linhas, o sistema também irá abrir a guia selecionada no grid.
7. O botão Região irá realizar um novo filtro, onde além de consultar negociações que contenham o material e a data informada anteriormente, irá também verificar quais guias possuem Prestadores de Serviços na mesma região do Prestador de Serviços da guia selecionada, para trazer um panorama da região em questão. Os demais que não se encaixarem nesta região, não serão contabilizados.
Figura 10 – Podemos notar que ao clicar em Região, o sistema realiza um novo cálculo, mudando as informações da tela, caso surja um novo resultado. No caso acima, podemos verificar que as guias de maior e menor valor continuam as mesmas, mas a média do valor mudou, pois foram contabilizados apenas os prestadores localizados na mesma região.
8. Deste modo, o auditor ou responsável tem uma visualização ampla dos valores pagos pelos materiais, podendo se basear melhor nas futuras negociações de OPME. Para sair desta tela, podemos clicar em Salvar ou Cancelar.
9. Para verificar o histórico de outros materiais, basta na tela de Análise selecionar outro material e realizar os passos acima.