Passo a passo: | O processo de Gestão de Contratos refere- se ao controle do que negociado, em contrato, entre o Convênio e o Prestador de Serviço. No sistema, esses contratos se subdividem em:
Condições Contratuais: possui as tabelas de cobranças acordadas entre as partes (Prestador de Serviço e Convênio). Condições Financeiras: possui valores do indexador que deve ser aplicado sobre o contrato. Como todo contrato, possui data de vigência desses valores. Cadastro de Condições Contratuais com ConvêniosNessa opção é realizado o cadastro de Condições Contratuais com Convênios para cada Unidade de Faturamento no sistema. Esse cadastro é necessário, pois cada Convênio possui seus critérios para se credenciar ao prestador de Saúde. No caso do SUS, esse possui uma tabela e codificação especifica, no entanto, é necessário o cadastro de uma condição contratual por questões gerenciais. Dessa forma, serão associadas às tabelas que o Hospital utilizará para equiparação de valores. Guias Gerais- No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Cadastros/Faturamento/Condições Contratuais com Convênios.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione a Unidade de Faturamento e o Convênio.
- Selecione o Padrão de Faturamento e Codificação que será usado para o Convênio.
- Em seguida, selecione as tabelas utilizadas para cobrança do Convênio.
- Selecione a Tabela de Procedimentos adotada pelo Convênio.
- Selecione a Tabela de Diárias, Taxas e Serviços adotada pelo Convênio.
- Se for necessário a inclusão de uma tabela específica, utilize o campo Tabela Especial.
- Selecione a tabela de Portes Anestésicos adotada pelo Convênio.
- Selecione a tabela de Materiais adotada pelo Convênio.
- Selecione a tabela de Medicamentos adotada pelo Convênio.
- No campo Limite para apresentação de contas (em dias) preencha o número de dias que o convênio aceitará as contas, contando a partir da data da Alta do Paciente. Caso o tempo seja excedido, no momento do encerramento da conta, será exibida uma mensagem de alerta.
Demais Guias- Na guia Parâmetros 1 é possível determinar quais informações são de preenchimento obrigatório no atendimento ao paciente, e realizar configurações de diárias.
- No painel Código do Beneficiário deve ser informada a rotina para cálculo do dígito verificador do código do beneficiário. Se informado, o sistema fará a consistência do código do Beneficiário no momento da digitação na tela de registro de atendimento interno e externo.
- Na guia Parâmetros 2 é possível configurar como o faturamento será feito, configurar o prazo para recurso de glosa, honorários, cobrança de atendimentos seriados e configuração do que será impresso na guia para a operadora de saúde.
- Caso o Convênio utilize código próprio marque a caixa Imprime Código Próprio do Convênio.
- Na guia Parâmetros 3 é possível configurar a cobrança quanto à diagnose e terapia, materiais e medicamentos, taxas e serviços e cálculo de repasse para a instituição.
- Na guia Eletrônico é possível configurar os parâmetros relacionados a Padrões ABRAMGE, Configurações específicas para Unimed e IPERGS.
- Na guia Eletrônico II é possível determinar quais serão as faixas de codificação para os insumos cadastrados na instituição de acordo com o grupo contábil.
- Na guia Eletrônico III – TISS devem ser configuradas as informações, caso o Convênio utilize o padrão TISS.
- Preencha a versão dos arquivos XML.
- Na guia Taxa Administrativa é possível configurar os parâmetros relacionados ao percentual de taxa administrativa.
- Defina se o cálculo da taxa será aplicado para pacientes internos, externos ou ambos.
- Selecione o Centro de Custo padrão.
- Clique em OK para salvar as informações.
Configurando Acomodação- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Acomodação.
- Nessa tela são definidas para quais acomodações o Convênio oferece cobertura.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione o Tipo de Acomodação.
- Determine o Fator por tipo de Acomodação (x Valor do Procedimento).
- Clique em OK.
Configurando Diárias- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Diárias.
- Nessa tela são definidas quais serão os tipos de diárias que o convênio oferecerá cobertura.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione o Plano e Subplano.
- Selecione a diária.
- Clique em OK.
Configurando Retorno- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Retorno de Consulta.
- Nessa tela é definida a quantidade de dias que o beneficiário terá de direito a retorno da consulta.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione o Plano.
- Selecione o Tipo de Consulta.
- Informe a Quantidade de Dias.
- Clique em OK.
Configurando Tabela de Preço Diferenciada- Selecione a condição contratual cadastrada e acesse Anexos/Tabelas de Preços Diferenciadas.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Nessa opção é definido se há algum plano e ou subplano do convênio que possui negociação diferenciada.
- Selecione o Plano.
- Determine as Tabelas e o Padrão de Faturamento.
- Clique em OK.
Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Informações do Contrato. Nessa opção é possível incluir informações adicionais ao Contrato. Estas informações são importantes e normalmente substituem as pastas com informações gerais sobre os convênios. As rotinas de registro de atendimento possuem acesso direto aos dados registrados nas informações de contrato. - Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione a Data da inclusão e informe o Assunto.
- Preencha o Conteúdo do assunto.
- Selecione o Tipo. Apenas os registros com status Ativo são exibidas para o atendimento.
- Clique em OK.
Configurando Regras Gerais do ContratoSelecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Regras Gerais do Contrato.Nessa opção é definido se o convênio utilizará regras diferenciadas por plano e subplano e quais serão essas regras. Estas regras determinam o que está contratado entre o convênio e o prestador de serviço. Se nenhuma informação é registrada, o sistema assumirá que atendimentos de qualquer natureza estão contratados. Mas se por exemplo, um Hospital está contratado apenas paras atendimentos de Pronto Socorro, pode-se incluir uma regra para atendimento apenas para pacientes EXTERNOS, em regime de URGÊNCIA e lotados na Unidade de Atendimento. Caso as equipes de atendimento tentem fazer qualquer atendimento diferente da condição acima a Equipe será alertada. - Clique em Incluir (página em branco).
- Preencha o período de vigência das regras.
- Selecione o Tipo de Paciente (interno, externo ou ambos).
- Selecione a Classificação de atendimento (eletiva, urgência ou ambos).
- Determine a qual Unidade de Atendimento, Especialidade, Plano e Subplano.
- Preencha o Conteúdo da regra.
- Clique em OK.
Configurando Restrições de Contrato- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Restrições de Contrato.
- Nessa opção é definido se algum plano do convênio não oferecerá cobertura para algum dos serviços prestados pela instituição de saúde.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione o Plano e o Subplano.
- Selecione os Tipos de Itens que não serão cobertos.
- No caso de um item específico, é necessário selecioná-lo.
- Selecione o Tipo de Paciente (interno, externo ou ambos).
- Selecione a Classificação de atendimento (eletiva, urgência ou ambos).
- Determine se os itens serão Proibidos, Gratuitos, Não cobertos pelo Convênio (particular), necessitam de liberação do Convênio ou se necessitam liberação do responsável.
- Grátis: importante para registrar já os itens que os convênios sabe que são utilizados e que desde o início do contrato já fica acordado o não pagamento do item.
- Particular: itens que já é praxe a modalidade de pagamento Particular do Item pela não cobertura do Convênio.
- ExigeLiberação do Convênio: define cobertura e deixa explicito a necessidade de obtenção de autorização especial além de definir qual o percentual de cobertura do Item.
- Exige Liberação dos responsáveis: utilizado para itens não cobertos pelos convênios que por uma questão clinica podem ajudar no tratamento, mas que pelo custo, é necessário uma autorização formal pelos responsáveis financeiros.
- Selecione a Unidade de Atendimento.
- Clique em OK.
Configurando Equivalências- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Códigos de Agrupamento/Equivalências.
- Nessa opção é possível cadastrar os códigos de Agrupamento criados pela instituição, conforme o convênio. O sistema permitirá que seja criado um relatório permitindo a visualização dos itens vinculados a esse agrupamento de gastos.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Preencha o Código específico.
- Preencha a Descrição do cadastro.
- Selecione a opção Ativo.
- Selecione o Tipo de Paciente (interno, externo ou ambos),
- Selecione os Tipos de Itens (Procedimento e Serviços ou MATMED).
- Determine se é relacionado a um grupo de gasto, grupo de estoque ou faixas de código.
- Clique em OK.
Configurando Taxa Administração Especial- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Taxa Administrativa Especial.
- Nessa opção é possível cadastrar uma taxa administrativa especial para tudo que a Taxa Administrativa padrão cadastrada não atende.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione o Tipo de aplicação da taxa especial (por item, faixa, grupo ou especialidade).
- Preencha o Percentual da taxa.
- Clique em Incluir (página em branco) para Incluir itens.
- Clique em OK.
Configurando Intervalos de Guias- Selecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Intervalo de Guias.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Preencha a guia inicial e a guia final.
- Clique em OK.
Guias UtilizadasSelecione a Condição Contratual cadastrada e acesse Anexos/Guias Utilizadas. Nessa opção são listadas as guias utilizadas. Cadastro de Condição Financeira com ConvênioNessa opção é realizado o cadastro de Condições Financeiras com Convênio no sistema. Esse cadastro é indispensável para que a instituição receba corretamente os valores referente à prestação de serviço, evitando assim, glosas e possíveis problemas quanto ao recebimento das contas hospitalares. Nesta tela serão cadastrados os valores dos Coeficientes Honorários (CH) e do filme radiológico de cada Convênio. Nela também é armazenado o histórico dos valores do CH e filme de cada convênio e data de vigência. No TOTVS Gestão Hospitalar acesse Cadastros/Faturamento/Condição Financeira com Convênio.- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione a Unidade de Faturamento.
- Selecione o Convênio.
- Selecione a data da vigência da condição.
- Clique em Anexos/Valores de CH/CO.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Nessa tela estabeleça um valor de CH/CO padrão e para os demais casos, estabeleça os valores de CH/CO especiais.
- Selecione o Plano de Convênio.
- Selecione o Tipo de CH/CO (Principal ou Especial).
- Selecione o Tipo de Valor padrão (CH ou CO).
- Selecione se é referente a médico credenciado, não credenciado ou ambos.
- Selecione o Tipo de Paciente (Interno, Externo ou Ambos).
- Caso o CH/CO seja do tipo Especial selecione se é especial para Especialidade, Grupo, Honorários, SADT, Diárias, Taxas, Serviços ou Faixa.
- Selecione a Especialidade/ Grupo/ Item.
- Preencha o valor especial de CH/CO.
- Clique em OK.
- Na tela inicial de cadastro de Condição Financeira com Convênio clique em Anexos/Valores de Filme.
- Clique em Incluir (página em branco).
- Selecione o Tipo ( Básico, Especialidade, Grupo ou Item).
- Preencha o valor do m².
- Caso o Tipo seja referente à Especialidade, Grupo ou Item, clique em ''...'' para selecionar a opção correspondente.
- Clique em Salvar.
Negociação DTSNa tela inicial de cadastro de Condição Financeira com Convênio clique em Anexos/Negociação DTS. Nessa opção a instituição pode estabelecer, por uma faixa de codificação, um percentual de acréscimo para cobranças de diárias, taxas e serviços e ainda optar por discriminar como Acréscimo Contratual ou Reajuste na Tabela de Preços. - Selecione a data de início da Vigência.
- Preencha a faixa de codificação.
- Informe o percentual de acréscimo.
- Selecione o Plano.
- Determine se esse percentual será um acréscimo contratual ou um reajuste na tabela de preços.
- Clique em OK.
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