Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Manual de Utilização Central de Ajuda Microsiga Protheus


Atenção

Na P12 a Central de Ajuda está disponível na versão da lib maior ou igual 20151013

Na P11 a Central de Ajuda está disponível na versão de lib maior ou igual a 20151216.1


Introdução

A Central de Ajuda substitui o antigo Help OnLine do Microsiga Protheus, trazendo além do conteúdo do Help, documentos de mais 4 fontes de pesquisa: TDN, YouTube, Blog TOTVS e Fluig



 O conteúdo será exibido com uma ou mais colunas para cada fonte de pesquisa contendo links para os resultados das buscas, conforme exemplo em imagem abaixo:


Na caixa de texto da Central de Ajuda o usuário poderá refinar suas buscas, conforme a definição de cada fonte de pesquisa (descritas mais adiante neste manual).
As consultas serão feitas online, trazendo sempre resultados atualizados em todas as fontes de pesquisa. Por conta disso, é necessário que o cliente possua conexão com a internet.
A busca em cada fonte é feita de forma assíncrona, ou seja, cada fonte é consultada de forma independente (sem travar a utilização da central) e o usuário pode acessar o conteúdo mesmo antes que a central seja carregada completamente (com o retorno de todas as fontes). Por conta disso, caso alguma fonte de pesquisa fique indisponível, somente a coluna relacionada a essa fonte exibirá uma mensagem de indisponibilidade enquanto as outas colunas continuarão trazendo os resultados disponíveis.


Ao acessar a Central de Ajuda os seguintes conteúdos serão apresentados:

  • Links para vídeos no YouTube

Conteúdo do canal Tutoriais e Demonstrações da TOTVS ({+}https://www.youtube.com/channel/UChsYWCL7MFkDM4OsK7de8dw) que conta com vídeos e playlists para auxiliar a operação de diversas rotinas dos produtos TOTVS.


  • Notícias do blog TOTVS

Serão exibidas as últimas novidades do segmento, publicadas no blog da TOTVS ({+}http://blog.totvs.com/)

Serão exibidas as últimas publicações em comunidades do Fluig (filtrando sempre por comunidades relevantes ao contexto em que a central foi aberta)

 

Links do TDN trazendo documentações das rotinas, pontos de entrada, soluções de chamados e diversos outros conteúdos. Como a consulta é online, o usuário tem acesso à informação sempre atualizada.

Além disso, será possível configurar uma aba da Central de Ajuda com uma fonte customizada, para exibir conteúdos de uma fonte própria.
Essa fonte customizada pode ser qualquer fonte de dados do próprio cliente que siga as definições técnicas descritas no tópico Configuração para fonte customizada. Por exemplo: um canal próprio no YouTube, um sistema de gestão de conteúdos, etc.


Cada fonte de dados irá trazer 6 links com as últimas novidades da fonte, respeitando os filtros aplicados. Caso o usuário deseje ver mais conteúdos relacionados, poderá utilizar o link "Veja Mais", disponibilizado no final de cada coluna, para ser redirecionado à página da fonte de pesquisa já com os filtros aplicados pela Central de Ajuda.
 

Para habilitar a Central de Ajuda no Protheus, siga os passos descritos em Configuração inicial para habilitar a Central de Ajuda no Protheus.

Conceito das buscas

A Central de Ajuda possui dois conceitos de busca:

  • Busca Inicial – executada na abertura da central
  • Busca Adicional – executada quando o usuário deseja refinar a busca utilizando a caixa de texto para pesquisa .


Cada fonte de pesquisa irá realizar a Busca Inicial e a Busca Adicional considerando diferentes filtros e especificações, conforme descritas mais adiante nos tópicos de cada fonte.
Em ambas as buscas, o sistema irá aplicar filtros considerando diferentes elementos (segmento, módulo, rotina e versão), de acordo com o tipo de busca e a fonte consultada.

 

Atenção

Para acessar o conteúdo de help do produto, o usuário deverá selecionar o link com a descrição "Documento de referência do Produto", exibido sempre como primeiro link da coluna Documentação. Esse link irá abrir o conteúdo de help da rotina que originou o acesso à central.

Definição das áreas

Na aba "Você precisa Saber", são exibidas 3 colunas com as seguintes fontes: 

  • Blog da TOTVS
  • Fluig - Comunidade #Segmento (de acordo com o segmento utilizado, por exemplo: #Manufatura)
  • Fluig - Comunidade @Consultoria Tributária

Na aba "Últimos Publicados", são exibidas as seguintes fontes

  • TDN
  • Youtube 
  • Fluig - Comunidades de acordo com o módulo que abriu a Central de Ajuda (caso haja mais de uma comunidade para o mesmo módulo, os resultados serão divididos, e o link "veja mais" será montado com base na comunidade de maior relevância)

Quando houver uma fonte de dados customizada, os links relacionados serão exibidos na aba chamada "Customizações".
 

Busca no TDN 

 

Atenção

Independente da busca realizada, o primeiro link exibido na coluna Documentação será sempre o link "Documento de Referência do Produto", que deve ser usado para abrir o Help padrão do produto.

 

Busca inicial – TDN

A busca inicial do TDN é feita dentro do space do Microsiga Protheus filtrando os labels de documentos com a seguinte regra:

Quando a central for chamada a partir de uma rotina, será filtrado no TDN a rotina e a versão do sistema.
Quando a central for chamada a partir de um módulo, sem nenhuma rotina aberta, será filtrado no TDN o módulo e a versão do sistema.
Quando a central for chamada antes da seleção do módulo (na tela de login do sistema, por exemplo), será filtrado no TDN o segmento e a versão do sistema.

Busca adicional – TDN

A busca adicional permite que o usuário refine a pesquisa dentro do mesmo contexto. Desta forma, será mantido o filtro já aplicado na busca inicial (filtro feito em labels) e adicionado filtro pelo texto digitado no campo de pesquisa.
OBS: Os filtros padrões (rotina, versão do sistema e/ou segmento) são feitos nos labels de documentos. Já o filtro do campo de texto é feito nos títulos e conteúdos de documentos do TDN

Link "Veja Mais" – TDN

Ao clicar no link Veja Mais o usuário será redirecionado para uma página do TDN com filtro da Space Microsiga Protheus e com filtro dos labels que estiverem aplicados na Central de Ajuda (rotina, versão do sistema e/ou segmento), conforme regra descrita anteriormente.
Nesta página serão exibidos mais documentos do TDN que estejam relacionados com o contexto filtrado e o usuário poderá manipular os filtros de label adicionando mais filtros ou removendo-os.

Internacionalização - TDN

No Protheus serão observados dois aspectos para a consulta no TDN: país e idioma.
Quando a Central de Ajuda for aberta a partir um ambiente Protheus com país diferente de Brasil, será adicionado um filtro de label do país configurado no sistema. Nesse caso serão exibidos links dos documentos localizados.
Quando o idioma do sistema for diferente de português, os links exibidos na coluna TDN não serão traduzidos, porém ao selecionar algum desses links o TDN será aberto com o plugin de tradução já selecionado no idioma correspondente.

Busca no Youtube

Busca inicial – YouTube

A busca inicial do YouTube irá trazer os últimos vídeos da playlist do segmento que abriu a central. Neste ponto não é considerado a linha de produto, nem a rotina ou módulo que abriu a central.

Busca adicional – YouTube

A busca adicional do YouTube irá pesquisar vídeos de dentro do canal "TOTVS Tutoriais e Demonstrações" aplicando os filtros por segmento, versão do sistema, módulo, rotina e texto digitado na caixa de pesquisa.

Link "Veja Mais" – YouTube

Ao clicar no link "Veja Mais", o usuário será direcionado para a página do YouTube com a playlist do segmento carregada.

Internacionalização - YouTube

Não será feita nenhuma alteração na central quanto a internacionalização da fonte YouTube. As descrições dos links serão exibidas sempre em português, porém, ao acessar um vídeo, o YouTube permite ativar a legenda do áudio em diversos idiomas.  

Busca no Blog TOTVS

Busca inicial – Blog

A busca inicial do blog será feita com base apenas no segmento do sistema que abriu a central. Serão carregadas as últimas notícias publicadas no blog para o segmento específico.

Busca adicional – Blog

A busca adicional não será feita no blog TOTVS.

Link "Veja Mais" – Blog

Ao clicar no link "Veja Mais", o usuário será direcionado para a página do blog referente ao segmento do ambiente que abriu a central.

Internacionalização - Blog

Quando o idioma do ambiente que originou a chamada for espanhol, os links de notícias do blog serão exibidos em espanhol e o link veja mais irá carregar a página do blog em espanhol.
Para outros idiomas será carregado o conteúdo em português, pois atualmente o blog TOTVS só possui o conteúdo dos segmentos nos idiomas português e espanhol.

Busca no Fluig

Busca inicial – Fluig

O Fluig é exibido em 3 diferentes colunas com as seguintes comunidades:

  • #Segmento
    • São exibidos os últimos 6 posts da comunidade associada ao segmento utilizado
    • Esta coluna é exibida na aba "Você Precisa Saber"
  • @módulo
    • São exibidos 6 posts das comunidades associadas ao módulo acessado. No caso de existir mais de uma comunidade para o mesmo módulo, os resultados exibidos são divididos entre as comunidades e o link Veja Mais é montado baseado na comunidade de maior relevância.
    • Esta coluna é exibida na aba "Últimos Publicados"
  • @Consultoria Tributária
    • São exibidos 6 posts das comunidades de Consultoria Tributária de Segmentos TOTVS, P@ E-Social e P@ Fiscal, dividindo os resultados e montando o link Veja Mais com a comunidade Consultoria Tributária de Segmentos TOTVS.

Busca adicional – Fluig

A busca adicional não será feita no Fluig.

Internacionalização Fluig

Não será feito tratamento de internacionalização para as buscas no Fluig. 
 

Status do documentoConcluído
Data12/11/2015
Versão1.0
Versão anterior1.0
Autores

Ricardo Augusto Da Costa

 

 

Índice