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Manutenção de Beneficiários no Portal do Beneficiário e no Portal Empresa

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Cadastro dos tipos de documentos

PLSA013

Análise de beneficiários incluídos/alterados/excluídos pelo PortalPLSA977AB

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Grupo Familiar / Beneficiários

PLSA260
Layout Genérico WebPLSCADLAY
Cadastro de passos da análisePLSA816
Motivos de alteração/solic. contratualPLSA727
Bloqueios de beneficiáriosPLSA310

Parâmetro(s):

MV_DATVENP, MV_TPPRAP, MV_PLLPACE, MV_TPPERA, MV_CDPBEN

Requisito (ISSUE):PCREQ-6467

País(es):

Todos os países

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais

Tabelas Utilizadas:

BTS, BA1, BA3, BSW, B49, BBA, B2N, B7L

Sistema(s) Operacional(is):

Windows e Linux

Versões/Release:

12.1.7 - Fev/16

Versão Expedida:12.1.7 - Fev/16

Descrição

Implementada nova funcionalidade para o processo de Manutenção de Beneficiários através dos Portais do Beneficiário (inclusão, exclusão e ajustes de seu plano e dependentes) e Portal Empresa (inclusão, exclusão e outros ajustes de colaboradores e respectivos familiares).

Essa funcionalidade possibilita as manutenções de beneficiários e demais ajustes pelos portais. Todos os envolvidos ganham em agilidade e confiabilidade das informações, além de diminuir o tempo de interação com a operadora, já que se pode resolver tudo de forma online e sem intermediários, tornando o processo mais seguro e simples, pois elimina-se uma série de etapas que pouco agregam para o resultado final e que muitas vezes, acabavam onerando os demais envolvidos. 


Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

  1.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie os parâmetros a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_TPPRAP

Tipo:

Caracter

Descrição:

Informe o código do perfil criado para ser usado após a aprovação do grupo familiar (acesso completo ao Portal).

 Obs: Deixe esse parâmetro em branco caso não queira vincular novos usuários do portal a nenhum perfil, entretanto este terá acesso completo a todos os menus do portal.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_DATVENP

Tipo:

Caracter

Descrição:

Informe o dia padrão do vencimento da mensalidade que será utilizado para os usuários que realizaram a inclusão via Portal.

Obs: Deixe esse parâmetro em branco e o sistema assume que o dia é 1.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLLPACE

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.F.

Descrição:

Exibir a opção "Primeiro Acesso" na página de login do Portal.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_TPPERA

Tipo:

Caracter

Descrição:

Informe o código do perfil criado para ser usado no primeiro acesso (usuário limitado apenas a Inclusão e Visualização de Protocolos)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_EXCBEN

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

 .F.

Descrição:

Permite (.T.) ou nao (.F.) a solicitação de exclusão de beneficiários via portal.


Obs: É de suma importância informar esse parâmetro, para restringir o acesso a menus do portal do beneficiário a usuários do primeiro acesso.

Configure o parâmetro a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_CDPBEN

Tipo:

Caracter

Descrição:

Código do direito padrão para inclusão automática de login de beneficiários no portal.    


CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGAPLS, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

CONTRATO / FAMÍLIA

Nome da Rotina

Tipos de documentos

Programa

PLSA013

Módulo

SIGAPLS

Menu

Atualizações

Submenu

CONTRATO / FAMÍLIA

Nome da Rotina

Análise de beneficiários

Programa

PLSA977AB

Módulo

SIGAPLS



Procedimento para Utilização

 

  1. Após executar o UPDDISTR será alimentada a tabela BMV com as seguintes mensagens:
    1. Mensagens do primeiro acesso

      Código da mensagemQuando é exibidaMensagem padrão cadastrada
      STR0002Beneficiário acessa o portal pela primeira vez e cria seu loginLogin criado com sucesso! Verifique seu e-mail as informações para acesso!
      STR0003Beneficário tenta criar o usuário do portal e acontece algum erro.Não foi possível criar o usuário!
      STR0004Beneficiário já existente na base de dados tenta efetuar uma nova criação de usuário.Beneficiário já existe, caso tenha esquecido a senha, solicite uma nova no link 'Esqueceu sua senha'!
      STR0005Beneficiário tenta fazer login no portal com um e-mail inválido.Não existe e-mail cadastrado ou está incorreto no cadastro de Vidas!
      STR0006Beneficiário tenta fazer login no portal com um CPF inexistente no cadastro de vidasNão foi encontrado o CPF no cadastro de Vidas!
    2. Mensagens do relatório

      Código da mensagemQuando é exibidaMensagem padrão cadastrada
      STR0007Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre para documentação necessária
      STR0008Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre para documentação necessária
      STR0009Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre
      STR0010Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre
      STR0011Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre
      STR0012Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre
      STR0013Geração do relatório da manutenção dos beneficiáriosTexto livre
  2.  Cadastro de Tipos de documentos: armazena os tipos de documentos, como por exemplo, documento de identidade, documento de inclusão, entre outras classificações. Os tipos de documentos cadastrados nessa rotina, devem ser vinculados a tabela BD2 por intermédio da rotina PLSA110.
    1. Para cadastrar um tipo de documento acesse o SIGAPLS e vá até a rotina PLSA013 pelo caminho Atualizações/Contrato-Familia/Tipos de documentos.

      1. Ao abrir a rotina, aparecerá um browse com os registros que já estão cadastrados.
      2. Para incluir um novo registro clique no botão 'Incluir', preencha os campos necessários e clique em salvar.
      3. Para alterar um registro clique no botão 'Alterar', altere o(s) campo(s) desejado(s) e clique em salvar.
      4. Para excluir um registro clique no botão 'Excluir' e confirme a exclusão se desejar.
    2. Para vincular um tipo de documento aos documentos cadastrados na tabela BD2, vá até a rotina PLSA110 pelo caminho Atualizações/Operadora/Cadastro de documentos da operadora.
  3. Perfil de acesso, é necessário um cadastro de perfil de acesso a para quando o usuário solicitar o acesso ao portal. O código de perfil gerado será vinculado ao usuário pois deverá ser informado no parâmetro MV_TPPERA. Nesse perfil deverá ser definido apenas os acessos ao menus de Solicitação de inclusão e Consulta de protocolos.
    1. Para incluir um perfil de acesso consulte a documentação técnica DT_Criação_Perfil_Acesso_Usuários_Prestador_Beneficiário.
  4. Primeiro acesso no portal: Acesse o portal no beneficiário e clique na opção "Primeiro acesso" para solicitar adesão ao plano.
    1. Para realizar esse processo o usuário deve estar cadastrado na tabela BTS - Vidas.
    2. É necessário o usuário ter cadastrado um e-mail válido, pois será enviado os dados de acesso ao portal.
    3. Após realizado o primeiro acesso, o usuário deverá alterar sua senha.

  5. Inclusão dos beneficiários no plano de saúde: Após o acesso ao portal, o beneficiário deverá entrar no menu Principal / Solic./ Manutençao Benef.
    1. Clique no botão Incluir novo beneficiário.



      Obs: O primeiro beneficiário a ser incluído é sempre o titular; o processo é o mesmo para o portal do beneficiário e para o portal empresa.
    2. Após preencher todos os dados necessários clique em confirmar.
    3. Será exibido um alerta para perguntar se o usuário deseja incluir mais beneficiários na solicitação, se clicar em sim, o sistema permitirá a inclusão dos dependentes do plano. Exibirá a mensagem toda vez que o usuário clicar em confirmar até que ele clique em "Não" para finalizar a solicitação.  

  6. Alteração de beneficiários no plano de saúde: Para alterar beneficiários já existentes no plano, se for um usuário do portal do beneficiário, aparecerá uma grade de dados com um botão para editar e um botão para excluir o beneficiário.



    1. Para alterar o beneficiário, clique no botão  ,a mesma tela que abre no processo de inclusão abrirá preenchida com as informações do beneficiário selecionado.
    2. Edite os dados desejados e clique em "Confirmar", uma solicitação de alteração de dados será gerada.
      Obs: Na grade de dados da tela de solicitação/manutenção de beneficiários serão exibidos apenas os beneficiários que já fazem parte do grupo familiar. Os que ainda estão em análise não aparecerão.
    3. Se o usuário logado estiver no portal empresa, a grade de dados não virá carregada, será necessário informar a matrícula ou cpf de algum beneficiário e então a grade de dados será carregada com os usuários da família deste beneficiário que foram informados os filtros. A partir de então o processo segue igual ao portal do beneficiário.



  7. Layout genérico: Os formulários de inclusão e de alteração de beneficiários são construídos pela ferramenta do layout genérico web que fica em Miscelânea/Genérico/Layout Genérico Web (PLSCADLAY)
    1. Após rodar o UPDDISTR, serão populados na base de dados dois layouts: PPLINCBEN e PPLALTBEN





  8. Exclusão de um beneficiário do plano de saúde: Um beneficiário nunca será excluído do sistema, apenas bloqueado quando for solicitado esse tipo de manutenção. Se o usuário bloqueado for o titular, a família inteira será bloqueada.
    1. Para solicitar um bloqueio de usuário, na mesma grade de dados da tela de solicitação, haverá um botão para excluir em cada beneficiário.
    2. Clique no botão 
    3. O sistema abrirá uma tela para selecionar o motivo do bloqueio, cada motivo tem os documentos necessários para serem anexados. Esses documentos serão exibidos nesta mesma tela e a inclusão dos anexos também será feita nesse momento.
      1. Para anexar os documentos, clique no botão "Selecionar arquivo".
      2. Abrirá uma tela para a escolha do documento.
      3. Escolha um arquivo, clique em "Enviar".
      4. Aguarde o documento aparecer abaixo.
      5. Quando terminar de incluir os documentos, clique em concluir.
  9. Inclusão de motivos de bloqueio: Para incluir quais são os motivos de bloqueio que aparecerão no portal, devemos cadastrá-los na rotina alteração/solic contratual (PLSA727).
    1. Antes de cadastrar os motivos que aparecerão no portal na rotina de motivos de alteração/solic contratual (PLSA727), devem ser cadastrados os motivos de bloqueio da tabela BG3 que são vinculados as tabelas de família (BA3) e beneficiário (BA1) na rotina Bloqueios de beneficiários (PLSA310) que fica em Atualização/Bloqueios/Bloqueios de beneficiários.
      1. O processo de cadastro desta rotina é muito semelhante a rotina de tipos de documentos descrita acima (PLSA013).
      2. Ao abri-lá será exibido um browse com os registros já cadastrados na base de dados.
      3. Clique em "Incluir" para inserir novos motivos, preencha os campos e clique em "Confirmar"
      4. Para alterar clique em "Alterar", altere os campos desejados em clique em "Confirmar"
      5. Para excluir, clique em "Excluir" e confirme a exclusão se desejar.
    2. Para cadastrar os motivos de bloqueio que aparecerão no portal, acesse a rotina PLSA727 que fica em Atualizações/Rede Atendimento/Motivo de alteração/solic contratual.
      1. Para inserir, alterar e excluir os registros dessa rotina, é o mesmo processo da rotina de Bloqueio de beneficiários (PLSA310).
      2. Precisa ser informado nessa rotina o tipo do motivo (B9G_TIPMOT) como "2-Beneficiário", o campo de motivo de bloqueio (B9G_MOTBG3) ficará habilitado para edição, então devemos informar um motivo cadastrado na rotina de Bloqueio de beneficiários (PLSA310).
  10. Relatório: Após finalizar qualquer um dos tipos de solicitações descritos nos itens 5, 6 e 8 (Inclusão, Alteração e exclusão respectivamente) será gerado um relatório/formulário da solicitação que o beneficiário terá que imprimir, assinar e anexar de volta a solicitação.

  11. Consulta das solicitações realizadas: Todas as solicitações realizadas, de inclusão, alteração e exclusão poderão ser visualizadas no Portal.
    1. Para acessar essa rotina, é necessário fazer login no portal e acessar o menu "Consulta Solicitação Beneficiários".
    2. Após abrir a tela, o usuário deve informar os filtros para carregar a solicitações, deve ser informado o número do protocolo ou o status da solicitação (Pendente de documentação, Em análise, Processado, Aprovado, Rejeitado, Aprovado parcialmente).
    3. Clicar no botão "Exbir".
    4. Será carregada uma grade de dados com todas as solicitações.



    5. Nesta grid, na coluna "itens" quando clicado no botão na linha da solicitação desejada irá exibir abaixo outra grade de dados com os beneficiários da solicitação.



    6. Há também a coluna de observação, que exibirá uma observação que o analista da operadora fez sobre a solicitação.
    7. Coluna de Imprimir exibe o relatório da solicitação descrito no item 10 deste documento preenchido.
    8. Coluna de anexos, exibe a opção de anexar arquivos na solicitação.



      Obs: Apenas para solicitações nos status Pendente de documentação e Rejeitado irá exibir o botão para anexar.
    9. Coluna Alterar: exibe um botão para alterar uma solicitação que abrirá o mesmo formulário de alteração construído no layout genérico web (PLSCADLAY) descrito acima no item 6.
      Obs: Apenas para solicitações nos status Pendente de documentação e Rejeitado irá exibir o botão para alterar.
  12. Inclusão de passos da análise: Para realizar a análise de uma solicitação de manutenção de beneficiários é necessário fazer o cadastro dos passos da análise na rotina Cadastro de Passos da análise (PLSA816) localizada em Atualizações/Rede Atendimento/Passos da análise.
    1. Ao abrir a rotina será exibido um browse com os registros já cadastrados. 
    2. Para incluir um novo registro clique no botão 'Incluir', preencha os campos necessários e clique em salvar.
      1. É muito importante informar o campo "Status para análise de beneficiários" (B4G_LEGBEN) para que ele apareça na rotina de Análise de beneficiários (PLSA977AB)
    3. Para alterar um registro clique no botão 'Alterar', altere o(s) campo(s) desejado(s) e clique em salvar.
    4. Para excluir um registro clique no botão 'Excluir' e confirme a exclusão se desejar.
  13. Para acessar a tela de análise vá em: Atualizações/Contrato-Família/Análise de beneficiários
    Análise de solicitações de inclusão: A análise das solicitações de inclusão é por registro, o beneficiário pode incluir nela o titular mais os dependentes, ou ainda, posteriormente, incluir apenas dependentes se o titular já estiver na base de dados como um beneficiário da operadora.
    Quando há a inclusão do titular na solicitação, deverá ser informado o código da empresa e o código do plano que a família do mesmo terá, entretanto somente quando a solicitação for de pessoa física.
    1. A análise é feita por passos, e o status da solicitação é controlado pelos mesmos.
    2. Na aba passos da análise, selecione o passo desejado, os passos possíveis, são:
      1. Passo "Pendente de documentação": quando falta algum documento na solicitação, neste passo é obrigatório informar uma observação no cabeçalho da solicitação, campo BBA_OBSERV
      2. Passo "Em análise": quando a solicitação ainda está com a operadora sendo analisada.
      3. Passo "Aprovado": quando a solicitação está aprovada, ao finalizar este passo não será mais possível editar a solicitação.
      4. Passo "Rejeitado": quando a solicitação é rejeitada por algum motivo, neste passo é obrigatório informar uma observação no cabeçalho da solicitação, campo BBA_OBSERV
      5. Passo "Aprovado parcialmente": quando alguns itens da solicitação não forem aprovados, neste passo é obrigatório informar uma observação no cabeçalho da solicitação, campo BBA_OBSERV

    3. Há também a aba beneficiários, onde é possível visualizar o registro que será incluído caso seja aprovado.
      1. É possível marcar o registro manualmente como aprovado ou não, entretanto, ao colocar o passo "Aprovado" e finalizá-lo, todos os registros, automaticamente, serão alterados para "Aprovado" também.

    4. Na parte inferior da tela tem a parte de Histórico, é onde o usuário vai informar, em pequenos textos, o que foi feito na solicitação em determinada etapa, não é obrigatório.

  14. Geração do grupo familiar: A geração do grupo familiar só pode ser feita quando a solicitação está no passo 'Aprovado" e o passo está finalizado.
    1. Para gerar um grupo familiar, no browse da rotina, escolha um registro, clique em "Outras ações" e então clique em "Gerar grupo familiar".
    2. Este é o processo em que o sistema irá incluir os beneficiários em algum plano da operadora efetivamente. Após o sistema fazer a gravação em todas as tabelas necessárias, irá abrir o cadastro do grupo familiar preenchido para que possam ser feitas algumas alterações. Basta clicar em salvar para fechá-lo, então o sistema irá mandar um e-mail para o beneficiário titular da solicitação com as respectivas matrículas dos beneficiários que foram inseridos em seu grupo familiar.



  15. Análise de solicitações de alteração: A análise das solicitações de alteração é realizada da mesma maneira que a de inclusão, é realizada por passos, há o histórico também, entretanto, na aba Beneficiários a aprovação é por campos, por exemplo: o beneficiário alterou o endereço em seu cadastro, então a aprovação será somente do campo endereço. Assim que a solicitação estiver no passo "Aprovado" e este estiver finalizado, ao confirmar a rotina, as alterações solicitada pelo beneficiário serão replicadas para o cadastro de beneficiários ( BA1 ) e para o cadastro de vidas ( BTS )

  16. Análise de solicitações de exclusão: A análise das solicitações de inclusão também é realizada da mesma forma que as análise de inclusão e alteração de beneficiários, a diferença é que há somente um registro na aba "Beneficiários" por solicitação, ou seja, há sempre apenas um beneficiário nesta solicitação. Assim como na inclusão, a aprovação é feita por registros, e assim como na alteração, quando a solicitação está no passo "Aprovado" e este está finalizado, ao confirmar a rotina, o registro será BLOQUEADO, jamais excluído para não perder a integridade referencial dos dados no sistema.
    1. Se o beneficiário incluído na solicitação for o titular, e a exclusão for aprovada, então a família inteira dele será bloqueada.
    2. Se o beneficiário incluído na solicitação for um dependente, somente este será bloqueado.